A A A C
email
Retornando 52 resultados para o mês de 'Novembro de 2014'

Segunda-feira, 17/11/2014

Um Novo Olhar da Descoberta - 6º Ano Experimental

Tags: 7ªcre, projetos.

 

As turmas do 6º ano axperimental da Escola Mano Décio da Viola participaram do projeto "Um novo olhar da descoberta: o prazer do texto", que desenvolve objetivamente ações para a formação de leitores.

 

No início do ano letivo, a Escola Municipal Mano Décio da Viola realizou o planejamento com toda equipe pedagógica. As referidas propostas foram realizadas na escola através do projeto "Um novo olhar da descoberta: o prazer do texto", que desenvolve objetivamente ações para a formação de leitores.

 

 

Educação Física, Sala de Leitura, Artes e Inglês, juntos com os demais profissionais, objetivaram o desenvolvimento das seguintes habilidades através das seguintes propostas:

 

  • Cognitivas: estabelecimento e respeito de regras, leitura, escrita, pesquisa e estudo;
  • Não cognitivas: socialização, afetividade, ética, respeito, autoestima, limites, superação dos limites, criatividade, confiança e autonomia.

 

 

"[...] visto que os professores e os estudantes compartilham o mesmo ambiente escolar e que cada grupo depende do outro para responder as suas necessidades e alcançar seus êxitos..."

                                                                        (COLL, 2004 apud FIRESTONE, 1989)

 

 Objetivos

  • Desenvolver ação comunicativa e companheirismo;
  • Envolvimento com outras disciplinas pedagógicas, incentivando a pesquisa acerca da cultura Copa do Mundo;
  • Trabalhar não apenas as habilidades motoras, como jogos, mas refletir a respeito das notícias dos textos que circulam socialmente a respeito de eventos esportivos;
  • Trabalhar a alteridade: participação dos alunos na escolha das atividades e em suas modificações, reconstrução de valores e regras;
  • Resgatar a ação pedagógica na área de Educação Física na sua dimensão ética: o que os alunos levam para sua vida ao final das aulas de Educação Física.

 

Foram planejadas as seguintes ações:

  • 1ª etapa: Jogo da Trilha;
  • 2ª etapa: Soletrando da Copa.

 

Execução da 1ª etapa: Jogo da Trilha

 

              Jogo da Trilha gigante montada no chão da quadra.    

         

  • Seleção dos materiais utilizados na ação, sendo a sala de Leitura Monteiro Lobato um importante local, onde foram disponibilizados títulos literários, revistas, vídeos, livros de pesquisa;
  • Acolhimento dos materiais trazidos pelos alunos e professores;
  • Realização do Tapete de Leitura “Fuleco no país da Brazuca”, em que toda a comunidade escolar participou e as turmas do sexto ano experimental foram os anfitriões da leitura;
  • Os professores regentes construíram uma linha do tempo histórico sobre o tema Copa do Mundo através de pesquisas, artigos, leituras de jornais, na qual os alunos tiveram acesso a essas informações;
  • Os estrangeirismos da nossa língua nas aulas de Inglês;
  • As Artes na Copa do Mundo: arquitetura, geometria, pinturas etc.;
  • Durante as aulas de Educação Física, as turmas elaboraram perguntas sobre os estudos e curiosidades acerca do tema realizado em sala de aula;
  • Os professores de Educação Física digitaram as perguntas referentes à Copa do Mundo e distribuíram por toda escola, locais em que os alunos recorriam às informações;
  • Construção do Jogo da Trilha;
  • Realização do Jogo da Trilha.

 

 

Perguntas sobre a Copa do Mundo digitadas e coladas pelo chão da escola.

 

 

Execução da 2ª etapa: Soletrando da Copa

 

Soletrando da Copa com as perguntas divididas por cores nas caixas.

 

  • Pesquisa coletiva realizada pelos professores de Educação Física, de palavras e expressões que lembravam a Copa do Mundo, com professores, alunos, coordenação, direção e funcionários da escola;
  • Trabalho pedagógico dessas palavras em sala de aula (pesquisa, ortografia, sentidos, usos, regras de acentuação, manuseio de dicionário etc.);
  • Campanha da inscrição para a participação dos alunos;
  • Escolha das equipes, por turma, dos participantes do Soletrando;
  • Escolha do júri do Soletrando: sala de leitura e professores;
  • Disponibilização de dicionários para consultas;
  • Realização do Soletrando da Copa. 

 

Avaliação

 Muitos aspectos positivos podem ser destacados:

 

1- A apropriação da ação pedagógica pelos alunos, pois participaram ativamente de todas as etapas das propostas;

2- Um trabalho em equipe: fazer parte do planejamento das atividades de forma interdisciplinar;

3- Organização mental, tanto dos aspectos cognitivos, quanto dos aspectos não cognitivos;

4- Valorização de situações comunicativas em que a linguagem escrita é fundamental.

 

                 Torcidas atentas acompanhando o Soletrando da Copa.

 

 

Desafios

1- Lidar com a diversidade de opiniões.

2- Adaptação das propostas aos alunos com necessidades educativas especiais.

3- Ajudar o aluno a vencer o desafio de ser protagonista da ação pedagógica.

4- Motivar a equipe ao trabalho com a construção do conhecimento de forma diferente e lúdica.

 

Confira o vídeo sobre o projeto:

 

 

 

Principais referências utilizadas para o desenvolvimento das propostas

 

CORREA, Marcos Miranda. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na educação física. Campinas, SP: Papirus, 2006.

COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesus. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

GALLARDO, Jorge Sergio Pérez. Prática de ensino em educação física: a criança em movimento. São Paulo: FTD, 2009.

 

 

Professores responsáveis pelo projeto: Maria Mercês e Soraya Habib

 

Parabéns à equipe escolar e todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 14/11/2014

Trabalhando Atividades Psicomotoras

Tags: 5ªcre, psicomotricidade, .

 

A Creche Parque Bom Menino trabalha atividades psicomotoras com suas turmas de Educação Infantil, permitindo à criança explorar o mundo exterior através de experiências concretas.

 


Cada criança possui inúmeras maneiras de pensar, jogar, brincar, falar, escutar e de se movimentar. Por meio dessas diferenças, ações e linguagem, elas se expressam no seu cotidiano, no convívio familiar e social, construindo sua cultura e identidade infantil. Utilizam o corpo através do movimento como meio de expressão, o que possibilita a criança aprender e explorar o mundo estabelecendo relações com o outro e o meio: “Se movimentar adquire uma forma de compreensão do mundo pela ação” (HILDEBRANDT, 2001, p. 101).

 


A Creche Municipal 05.14.609 Parque Bom Menino faz um trabalho excepcional trabalhando atividades psicomotoras com suas turmas de Educação Infantil.

 

"O movimento permite a criança explorar o mundo exterior através de experiências concretas. Movimento e postura são inseparáveis. Partindo dessa perspectiva, a equipe tem a visão de que a Creche Parque Bom Menino é o local onde seus alunos têm um espaço para iniciar o convívio em grupo com outras crianças e com toda a equipe, tendo acesso a variadas atividades e estímulos", relata a equipe da Creche.

 


Segundo a equipe da Creche Parque Bom Menino, o respeito de cada fase do desenvolvimento que a criança se encontra, visando a estimulação psicomotora e os aspectos educativos (orientação espacial, orientação temporal, lateralidade, percepção, esquema corporal, ritmo e equilíbrio), além do prazer e alegria, proporcionam momentos de exploração do corpo com o uso de materiais diversos (minhocão, bambolê, corda, bola, rolo e materiais de espuma em formas geométricas etc.). Nossas crianças recebem esses estímulos, que são extraordinários fatores de equilíbrio da criança: acalmam sua angustia e lhe dão segurança.

 

 

Os rolos de espuma funcionam como apoio para formar o tronco para o treino de equilíbrio nas turmas iniciais (berçários). Já nas turmas dos maternais, esse mesmo material visa desenvolver o equilíbrio em um trabalho de esquema corporal e psicomotor amplo, favorecendo o desabrochar, dando-lhe segurança e permitindo à criança a vontade e o prazer de explorar o próprio corpo.

 

 


Com materiais que rolem pelo chão, como cilindros e bolas de diversos tamanhos, a Creche desenvolve um trabalho de esquema corporal e psicomotor amplo, sugere às crianças que se arrastem, engatinhem ou caminhem atrás deles ou, ainda, que rolem sobre eles. As bolas podem ser chutadas, lançadas, quicadas, etc. Túneis de pano sugerem às crianças que se abaixem e utilizem a força dos músculos dos braços e das pernas para percorrer seu interior.

 

É muito interessante todo esse esquema de aprendizagem, visto ser nessa fase que a criança se descobre corporalmente, exercitando o corpo para seu desenvolvimento pleno.


 

Parabéns à equipe da Creche Municipal Parque Bom Menino, pelo excelente trabalho psicomotor com seus pequenos.

 

Muito obrigada à equipe da Creche, pelo compartilhamento das suas experiências com o mundo através do Portal Rioeduca.

 

 


Prestigie os Blogs dos professores e escolas da 5ª CRE, clicando aqui.

.
Professora Regina Bizarro, Representante do Portal Rioeduca/5ªCRE.


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 14/11/2014

Dia do Brincar no CIEP Maestro Heitor Villa Lobos

Tags: 10ªcre.

 


 O Dia do Brincar tornou-se um dia especial na vida dos alunos e responsáveis do CIEP Maestro Heitor Villa Lobos, onde atividades são desenvolvidas com a participação da família, misturando o lúdico com a aprendizagem.

 

Visando estreitar os laços entre a Escola e a Comunidade, a Unidade Escolar desenvolveu como subprojeto  "O Dia do Brincar", no qual os conteúdos pedagógicos são trabalhados por todas as turmas de uma forma mais extrovertida e dinâmica. Este dia envolve apresentações de dança, teatro, poesias e, o principal, tem como público os pais dos próprios alunos.Com o passar do tempo os pais começaram a perguntar por este dia.

 

Os responsáveis foram convidados a confeccionar brinquedos de sucata para seus filhos.

 

A participação foi grande, alguns pais demonstraram grande facilidade para trabalhos manuais, despertando o interesse em realizar na nossa Unidade Escolar uma oficina de artesanato, que está programada para a primeira semana de dezembro.

 

Após a confecção do BILBOQUÊ, os pais brincaram um pouquinho com seus filhos e relataram ter saudades de antigas brincadeiras como cantigas de roda, pique pega e amarelinha, pois hoje só se fala em computadores e jogos eletrônicos.

 

 

 

Murais da Unidade Escolar com trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

 

O CIEP Maestro Heitor Villa Lobos fica situado em Antares, na 10ª CRE, atendendo a 756 alunos e 29 turmas, com grupamentos do 1º segmento, da Educação Infantil ao 5º ano.

 

A partir do Programa "O líder em mim", foi realizado no dia 30/10/2014 o Sarau da Sinergia juntamente com o Dia do Brincar.

 

Várias atividades foram realizadas durante todo o dia.


Atendendo a solicitações dos próprios responsáveis, o sarau no dia do brincar atendeu a todos os segmentos e contou com a participação de todas as turmas da Unidade Escolar.


Os pais da Educação Infantil foram convidados a participar deste momento, confeccionando, durante a semana, roupas, máscaras, adereços e cartazes que foram utilizados no evento.

 

Dentre as atividades, houve contação de histórias e leitura de poesias pelos responsáveis, apresentação de danças com músicas dos poemas de Vinícius de Moraes, desfiles a partir do poema “O vestido de Laura", de Cecília Meireles. As turmas criaram algumas poesias como: "O chapéu de Ellen", "A saia de Alice", "O uniforme do José", "O avental de Maria", entre outras versões de "O vestido de Laura".

 

 

Apresentações no DIa do Brincar.

 


Dentro do tema “Outubro Rosa”, o Posto de Saúde Sávio Antunes disponibilizou panfletos explicativos na luta contra o câncer de mama e de colo do útero. Foi ressaltada a importância do autoexame e do diagnóstico precoce.


Buscando a participação dos pais na vida de nossos alunos, o Sarau provou que os objetivos podem ser atingidos quando existe união por um bem comum. Crie sinergia, junto é muito melhor.

A Unidade Escolar tem como Diretora a Professora Luzinete Costa, que está na Unidade desde a sua inauguração e tem o enorme prazer de desenvolver um trabalho de integração, educacional e social, unindo educação, família e amigos.

 

 

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29



 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 13/11/2014

Atividades com Tinta na Creche

Tags: 9ªcre, creche.

 

 No EDI Renan de Souza Leal, 9ª CRE, alunos da EI-42 realizam atividade de pintura no tecido, desenvolvendo a coordenação, estimulando a criatividade e experimentando diferentes texturas.

 

 

Nada melhor que brincar e brincar com tintas, cores e texturas. É maravilhoso! Pensando nisso, realizamos uma dessas delícias de atividades com a turminha EI-42 que, para mim, assim como para as crianças, é muito divertido!


E lá fomos nós fazermos a nossa arte! Pois pintar, brincar e se sujar, para eles, é tudo festa!
Nossos pequenos atuaram maravilhosamente bem. Puseram as mãos nas tintas, utilizaram pincéis, misturaram cores, pintaram seus coleguinhas... Foi tudo de bom!

 


E nosso foco era diversão, pois a turminha ainda estava se conhecendo e tudo era novo neste ambiente escolar. Isso permitiu um momento de interação e descontração.

Na troca entre os pequenos, houve o ápice da nossa proposta: um sorriso. Não foi um sorriso corriqueiro, comum às crianças. Foi um sorriso de uma criança que no dia-a-dia escolar ainda não esboçara nenhuma expressão, sempre gostara de ficar à parte das atividades propostas e era muito difícil elaborar algo que chamasse sua atenção.

 

 


Envolver a criança numa proposta em todos os seus aspectos, físico, emocional, social e cognitivo, é o nosso grande desafio. Assim é o universo infantil, que nos surpreende a cada instante, superando nossas expectativas.


Ah, e a brincadeira terminou com um gostoso e divertido banho, em que até a direção entrou na festa!


Por Catia Regina, A.E.I., turma EI-42.

 

 

Para ver mais trabalhos realizados pelo EDI Renan de Souza Leal, acesse o blog.

 

Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share