A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Novembro de 2016'

Terça-feira, 01/11/2016

Professor Inspirador: Gênesis Carvalho

Tags: 6ªcre, professor inspirador, dia do professor.

 

 

Para comemorar o Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro, o Portal Rioeduca reuniu histórias de docentes que fazem a diferença na educação carioca e são considerados inspiradores por seus alunos, seja pelos métodos inovadores de ensino, seja pela trajetória exemplar em sala de aula.

 

Atualmente trabalha na E.M. Octávio Tarquínio de Souza

 

O professor Gênesis Carvalho, da 6.ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro, é o nosso homenageado da semana. Suas aulas são aguardadas com entusiasmo e carinho e servem de exemplo para seus pupilos e também para seus colegas.

Cursou o magistério no Ciep 341 Vereador Sebastião Pereira Portes – Queimados/RJ – e a graduação na Feuduc (Fundação Educacional de Duque de Caixas) no curso de Biologia.

Queria fazer uma formação profissionalizante e na escola que eu estava não teria uma formação adequada. Então, fui para o magistério e lá me apaixonei pela educação e pelos alunos”, relatou o professor Gênesis.

 

Atividade do Projeto Tablet

 

Ingressou no município do Rio de Janeiro no dia 29 de abril de 2011. Esta data ficou marcada em sua memória e em seu coração, foi um dia de muita alegria para familiares e amigos que o felicitavam por mais uma conquista. Desde então, trabalhou em duas escolas da 6.ª Cre: E. M. Gilberto Amado (2011-2012), Guadalupe/RJ, e E. M. Octávio Tarquínio de Souza (2012-2016), Pavuna/RJ.

A educação carioca ganhou um presente: um professor que se importa com cada aluno com a mesma dedicação de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e carinho. Passa algumas horas do seu dia planejando cada detalhe daquela aula, que mesmo acontecendo todos os dias, é única e original. 

 

Atividade do Projeto Tablet

 

De 2013 a 2014 realizou o Projeto Tablet com alunos do 4.º ano, onde utilizava aplicativos diversos para desenvolver a alfabetização, a contagem e conceitos diversos de matemática. Um aluno com diagnóstico de autismo foi alfabetizado através das atividades do projeto. Este fato foi motivo de muito orgulho para o professor Gênesis.

 

Aplicativo usado no Projeto Tablet

 

Utiliza o Material Dourado em suas aulas para trabalhar as necessidades individuais de cada aluno, tendo em vista a idade e o estágio de desenvolvimento que o mesmo se encontra. Com ele, seus alunos aprendem, de forma concreta e prazerosa, a adicionar, subtrair, multiplicar e dividir.

Os jogos fazem parte do seu fazer pedagógico, pois eles surgem como uma oportunidade de socializar os alunos através da cooperação mútua na resolução dos problemas propostos pelo professor. Atividades como “Nunca 10”, “Quanto a mais”, “Ditado dourado” e “Batalha dos fatores” fazem com os alunos do professor Gênesis tenham uma melhor compreensão do sistema decimal e dos algoritmos, além de tornar a aula mais divertida e criativa. 

 

Atividades com o Material Dourado

 

As crianças esperam com ansiedade as aulas passeio ao planetário e as atividades culturais na Arena Jovelina Pérola Negra. Realiza simulados de Língua Portuguesa e Matemática, semestralmente, com o 3.º e o 5.º ano. Segundo o professor Gênesis, estas atividades visam o treinamento e a maior desenvoltura na leitura e interpretação de enunciados. 

Todo este conhecimento, amor e dedicação é compartilhado com seus colegas através das palestras e oficinas que ministra para os professores da 6.ª Cre. Já palestrou para professores que participaram do projeto tablete, realizou formação com os regentes do 3.º ano sobre o material dourado e trabalhou com professores do 1.º ao 3.º ano com o tema “Jogos matemáticos na alfabetização”. 

 

Aula passeio ao Planetário e atividade cultural na Arena Jovelina Pérola Negra

 

Ao trabalhar durante vários anos na área da educação, conseguimos uma bagagem que muda a nossa visão de mundo. Choramos, rimos, nos frustramos, mas também comemoramos cada conquista. Terminar um ano letivo e ver que o seu aluno mudou e se desenvolveu muito, é a maior recompensa. O carinho com que eles nos olham e os laços eternos de carinho são a razão e o alento que nos fazem prosseguir buscando por um aprimoramento e não desistir de fazer o melhor. A você meu amigo de profissão, dedico esse momento, pois sei dos desafios que passamos a cada dia. Me orgulho de saber que você, assim como eu, é digno de ser chamado de inspirador por apenas fazer o seu trabalho com o coração”, relatou emocionado o nosso professor inspirador.

 

Atividade Cultural na Arena Jovelina Pérola Negra

 

Deixamos aqui a nossa homenagem ao Professor Inspirador da 6.ª Cre, Gênesis Carvalho, que faz da sua profissão uma das formas mais genuínas de amor. Como já dizia o grande mestre Paulo Freire, “eu nunca poderia pensar em educação sem amor”. É por isso que o consideramos um educador inspirador! Parabéns!

 

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho do professor Gênesis Carvalho? Entre em contato com ele!

Professor Gênesis Carvalho / (21) 2474-2729
E-mail: genesiszem@yahoo.com.br

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/11/2016

Ação FazGame SENATED Para Educadores

 

 

O FazGame é um software onde alunos desenvolvem games narrativos com conteúdos educacionais, sem conhecimento prévio de programação. Agora, alunos e professores podem trabalhar em conjunto na criação de um game, tornando o processo de aprendizagem colaborativa muito mais efetivo.

Veja como funciona.

 

 

 

Instituição de ensino
Professor
Aluno
 
Olá,

O FazGame é um software onde alunos desenvolvem games narrativos com conteúdos educacionais, sem conhecimento prévio de programação.

Com a mentoria de seus professores, desenvolvem competências como criatividade, colaboração, raciocínio lógico e resolução de problemas.

Os games criados são publicados e podem ser utilizados como recursos educacionais por toda a comunidade escolar!

Quer experimentar gratuitamente o plano premium do FazGame com seus alunos?

Aproveite essa oportunidade! Cadastre-se no SENATED - Seminário Nacional de Tecnologia da Informação. É online e gratuito: http://www.senated.com.br/

Assista à palestra "Experiências de Aprendizagem através da Autoria da Games", no dia 23/10 às 20 Hs, e participe da ação FazGame SENATED para educadores!

Novidades do plano premium do FazGame:

Que tal compartilhar a criação de seu game com outra pessoa?

Agora, alunos e professores podem trabalhar em conjunto na criação de um game, tornando o processo de aprendizagem colaborativa muito mais efetivo. Veja como funciona aqui!

Gostou muito de um game ou deseja criar outra narrativa para ele!?

Você pode copiar os games do portal, para conhecer a lógica de criação e criar novos games a partir de games publicados. Veja como funciona aqui!

Você já pensou naquela imagem que poderia ser usada como um cenário do seu game!?

Agora seus games ficarão muito mais criativos e customizados! Você pode importar imagens, para utilizar como cenários. E também pode importar objetos, para utilizar no seu game. Veja como funciona aqui!

Como o Editor de Cenários, você também pode criar novos cenários de forma simples! Veja aqui: https://youtu.be/VH5XdR_2NnQ

A avaliação das Competências do Século XXI agora é um processo online no FazGame!

O FazGame faz a avaliação técnica, medindo como os alunos colaboraram, quanto tempo levaram para criar o game, qual o grau de elaboração da lógica do game, entre outras métricas. Os alunos e professores fazem a avaliação do processo, e o FazGame apresenta o Painel das Competências. Conheça aqui!

Você pode compartilhar um game em outro idioma com pessoas de qualquer lugar do mundo, que podem continuar sua história!

O FazGame foi traduzido para Espanhol e Inglês! Agora fica fácil utilizá-lo para ensino dessas línguas! Os alunos podem criar games para contar histórias. Ou com conteúdos especí­ficos de aprendizagem - como tempos verbais, por exemplo - para reforçar e avaliar o aprendizado.



Um abração da
Equipe FazGame
Demand Solutions Award
O FazGame foi premiado no evento Demand Solutions 2016 do Banco InterAmericano de Desenvolvimento em Washington DC, como a 3ª startup mais inovadora da Indústria Criativa da América Latina e Caribe.
www.fazgame.com.br  


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/11/2016

Projeto Amigos na Praça

Tags: projeto, amigos na praça, leitura.

 


Prefeitura e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam:

 

“AMIGOS NA PRAÇA” OCUPA LONAS CULTURAIS E ARENAS CARIOCAS COM ATIVIDADES CULTURAIS GRATUITAS

Projeto que promove troca de livros e contação de histórias - circula pelos bairros de Campo Grande, Madureira, Realengo e Anchieta


Sebinho - crédito Guilherme Durão  -  Crédito Guilherme Durão


Depois de estrear, com sucesso de público, na Praça do Pomar, na Barra da Tijuca, chega a vez das Lonas Culturais e Arenas Cariocas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro receberem o projeto “Amigos na Praça”. Durante o mês de novembro o evento, que conta com troca de livros infantil e contação de histórias, vai circular nas seguintes datas e espaços: dia 9/11 na Lona Cultural Elza Osbourne, em Campo Grande, dia 11/11 na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, dia 17/11 pela Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo, encerrando o circuito no dia 18/11 na Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta. O projeto tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura e do Colégio Mopi, por meio de Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

O projeto acontece das 10h às 12h, ocupando assim a manhã de crianças e promovendo o gosto pela leitura e atividades recreativas. No Sebinho, por exemplo, um livro em bom estado vale uma ficha que dá direito a um novo livro, a ser retirado da banca, por crianças entre 0 e 10 anos.

"Amigos na Praça" foi criado por Christina Martins, a partir da sua experiência à frente do Sebinho nas Canelas, troca-troca de livros infantis, que marcou seu território na Praça Pio XI, no Jardim Botânico por doze anos. Junto com a jornalista Ângela Tostes ela promoveu troca de livros e recreação infantil como forma de levar as crianças de volta ao seu primeiro espaço de sociabilização, as praças, que andavam abandonadas e ocupadas por moradores de rua. Através do Amigas da Pracinha, são apresentadas alternativas de lazer para os infantes e seus familiares. Além do Sebinho e do Amigas, Christina é responsável também pelo Bloco da Pracinha que “concentra, mas não sai” há mais de dez anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico e já entrou para o calendário oficial da cidade como um dos melhores blocos voltados para o público infantil.

“A proposta do Amigos na Praça é criar o gosto pela leitura, não só o hábito, nas crianças desde cedo. Nós vamos fechar esse projeto com chave de ouro, circulando pelas lonas e arenas da prefeitura” – afirma Christina.

 

                                                                                                                         Crédito Guilherme Durão

 

Programação Amigos na Praça

Dia 9 de novembro - quarta-feira, das 10 às 12h
Lona Cultural Municipal Elza Osbourne
Estrada Rio do A, 220 - Campo Grande
Troca de livros e contação de histórias
Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado
Faixa etária – A partir de 5 anos
Entrada Franca

 

Dia 11 de novembro – Sexta-feira, das 10 às 12h
Arena Carioca Fernando Torres
Rua Bernardino de Andrade, 200 - Madureira
Troca de livros e contação de histórias
Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado
Faixa etária – A partir de 5 anos
Entrada Franca

 

Dia 17 de novembro- quinta-feira, das 10 às 12h
Areninha Carioca Gilberto Gil
Avenida Marechal Fontenelle, 5000 - Realengo
Troca de livros e contação de histórias
Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado
Faixa etária – A partir de 5 anos
Entrada Franca

 

Dia 18 de novembro, sexta-feira, das 10 às 12h
Lona Cultural Municipal Carlos Zéfiro
Estrada Marechal Alencastro, s/n - Anchieta
Troca de livros e contação de histórias
Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado
Faixa etária – A partir de 5 anos
Entrada Franca

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/11/2016

Informativo MultiRio - 01 de novembro

Tags: multirio, informativo.

Multirio | News Ascom
MultiRio
Clique

Série da MultiRio em sessão para professores do Ópera na Tela

A programação educativa do festival realiza, neste sábado (5), às 9h, um encontro para educadores no Cinema Odeon. Na sessão especial, o público poderá conferir, na tela, a ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini, e participar de um debate com o maestro Ricardo Prado. Com apoio da série Mãos à Ópera, oferecida aos presentes e uma produção da MultiRio com parceria do Ópera na Tela, os professores vão conhecer as potencialidades pedagógicas dessa arte e receber orientações para uso em sala de aula.
O agendamento para participar da sessão deve ser feito por formulário on-line. Informações pelo e-mail educativo@bonfilm.com.br.
A série Mãos à Ópera, que destaca o gênero e as etapas de sua produção, pode ser assistida na Videoteca do Portal MultiRio.

Sessão especial para educadores
Dia 5 de novembro, das 9h às 13h
Cinema Odeon – Praça Floriano, 7, Centro (Cinelândia)

Sociedade de consumo em debate

De que maneira o ato de consumir está nas nossas vidas? Como reformular o consumo para ter uma sociedade mais sustentável? O programa realiza uma mesa-redonda sobre o assunto, com o olhar de diferentes áreas do conhecimento. A jornalista e apresentadora Leila Richers recebe o psicanalista Carlos Eduardo Leal, a antropóloga Livia Barbosa e a consultora de Comunicação Nádia Rebouças. Pensares vai ao ar nesta quinta-feira (3), às 14h, no canal MultiRio (26 da NET) e na BandRio.

A Guerra de Canudos

O conflito no sertão da Bahia, que resultou em um dos maiores massacres da história no Brasil Republicano. Leia no Portal MultiRio.


Além do Portal MultiRio, a Empresa está presente no Facebook, no Twitter e no YouTube. Se você já faz parte dessas redes sociais, acompanhe as informações e novidades em nossos canais.
MultiRio

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 


   
           



Yammer Share