A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Novembro de 2016'

Quarta-feira, 23/11/2016

Rio, em 2016, Vinícius e Tom têm a sua vez

Tags: 2ªcre, alimentação, saudavel.

 

Os alunos da Escola Municipal Noel Rosa trabalharam o tema Olimpíada e conheceram a obra de dois grandes artistas brasileiros: Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

 

Ao longo do ano de 2016, a Escola Municipal Noel Rosa desenvolveu o Projeto “Rio, em 2016 Vinícius e Tom têm a sua vez”. O projeto foi elaborado com base no tema Olimpíadas. Todas as turmas tiveram acesso a informações sobre a origem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, cidades sede, mascotes, modalidades esportivas, inclusão, diversidade, vida e obra de Vinícius de Moraes e Tom Jobim e, claro, sobre a nossa Cidade Maravilhosa. Os temas foram trabalhados de acordo com as especificidades de cada turma e desmembrados em outros assuntos de forma interdisciplinar, incluindo as disciplinas Artes Plásticas, Educação Física e Língua Inglesa.

 

Apresentação dos alunos da Educação Infantil

 

Em meados do mês de outubro, a escola realizou o encerramento do projeto, com a participação de toda a comunidade escolar. A fim de promover uma diversidade maior na festa de encerramento do projeto, cada turma apresentou um tema.

 

Apresentação dos alunos do segundo ano.


Educação Infantil e primeiro ano apresentaram a Obra de Vinícius de Moraes e Tom Jobim; os alunos do segundo ano apresentaram o tema inclusão; os alunos do terceiro ano fizeram uma bela apresentação sobre as danças folclóricas dos países participantes nos Jogos Olímpicos; já os alunos do quarto ano estudaram as modalidades esportivas; as turmas de quinto ano fizeram uma degustação de alimentos saudáveis no dia do encerramento do projeto; e os alunos do sexto ano estudaram sobre a cidade de Roma, aproveitando o conteúdo do bimestre.

 

Professora  alunos do sexto ano.


A disciplina de Artes desenvolveu com os alunos atividades sobre a Cultura Grega e Romana. Nas aulas de Inglês o assunto foi trabalhado tendo como premissa a Língua Inglesa nas obras de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Durante as aulas de Educação Física os alunos conheceram as modalidades esportivas.

Foi um ano de muito trabalho, mas também de muito empenho, dedicação e aprendizagem!Com o Projeto “Rio, em 2016, Vinícius e Tom têm a sua vez”, os alunos do quinto ano, da Escola Municipal Noel Rosa, desenvolveram um trabalho sobre os diversos aspectos dos Jogos Olímpicos e como tema da culminância, trabalharam a relação dos atletas com a alimentação saudável.

Este trabalho foi integrado com o Caderno Pedagógico de Ciências (1º semestre), que abordou a diversidade da alimentação nas diferentes regiões do mundo e a importância da alimentação saudável. A professora Denise e suas turmas aproveitaram para pesquisar e conhecer a importância da alimentação saudável na vida dos atletas.

As turmas foram divididas em grupos, que realizaram pesquisas sobre algumas modalidades esportivas e o tipo de alimentação mais adequada.

A partir desta pesquisa, os alunos começaram a perceber os alimentos com a devida importância e a saborear mais as frutas, legumes e verduras, tanto na merenda escolar quanto em casa.

No segundo semestre, foi desenvolvida a degustação dos alimentos e a escolha do cardápio a ser apresentado no dia do encerramento do projeto. E os convidados que compareceram ao encerramento do projeto puderam encontrar no cardápio alimentos como: sucos naturais, água aromatizada com limão e laranja, frutas variadas, feijão preto, arroz branco, farofa com talhos de agrião, carne ensopada e salada com verduras e tomates.

 

Degustação de alimentos oferecida pelos alunos do quinto ano.

 

O preparo foi realizado pela Equipe Noel Rosa, sempre pronta a colaborar. O encerramento do projeto foi um sucesso! Os alunos serviram e explicaram os benefícios da alimentação saudável para toda a comunidade escolar.

Agradecemos a unidade escolar por compartilhar conosco esta experiência pedagógica e desejamos sucesso a toda equipe!

O contato da unidade escolar é: emnoelrosa@rioeduca.net

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 23/11/2016

Aula Passeio Pelo Rio Antigo

Tags: 11ªcre, história, aula, passeio.

 

 

A professora Fabiola de Pontes, da E. M. Jornalista Orlando Dantas, localizada na Ilha do Governador, realizou uma aula passeio com seus alunos do Projeto Acelera 6, no Centro do Rio de Janeiro. CONFIRA!

 

O plano era conhecer alguns dos patrimônios históricos que muitas vezes passam despercebidos dos cariocas e turistas. Então, a aula passeio (ou estudo de campo) se tornou uma opção. Ela é conhecida por ser um método pedagógico desenvolvida por Célestin Freinet, onde o aluno sai da sala de aula e realiza passeio com a intenção de aprender na prática.

A aula da professora regente Fabiola de Pontes, formada em História, iniciou pela travessia da Baia de Guanabara, através das barcas do Cocotá e descida na rica Estação da Praça Quinze, que guarda construções históricas desde o período Colonial. 

Visitaram o Paço Imperial, sede de vice reis, do governo de D.João VI, D.Pedro I e Pedro II, onde foi anunciada a Lei Áurea.

 

 

Os alunos puderam conhecer o Chafariz do Mestre Valentim (que abastecia as tripulações que aportavam e a vizinhança), o convento do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo que sediou a sagração de D.Pedro I, D. Pedro II e o Casamento da Princesa Isabel.

 

 Em 1818 Jean Baptiste Debret retratou o Paço, as igrejas da Rua Direita, os prédios, o Chafariz da Pirâmide e o antigo cais.

 

Também conheceram o Arco dos Teles (uma das entradas para ruelas com um casario antigo) que hoje é ponto da Boemia Carioca).

 

 

No final da aula visitaram a exposição do Piet Mondrian no Centro Cultural Banco do Brasil. A mostra é um panorama que apresenta pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa, conhecido como De Stijl (O Estilo), iniciado como revista em 1917 e que teve como ícone o pintor Piet Mondrian. Esses artistas elaboravam um tipo de “arte total”, usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas, como eles imaginavam o futuro. Conforme informação do site do CCBB.

Logo após, seguiram até o Boulevard Olímpico, um dos grandes legados da Olimpíada e Paralimpíada.

 

 

Parabéns, professora Fabiola, por propiciar aos alunos esta aula construtiva e prazerosa, eternizando a história do nosso Rio através do conhecimento.

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E. M. Jornalista Orlando Dantas

Telefone:  3368-8362 ou 2463-7615

 

 

 

Contato para publicações:

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 22/11/2016

Cardeal Leme, Que Território é Esse?

Tags: 1ªcre, projetos, eventos.

 

 

Projeto desenvolve nos alunos sentimento de pertencimento ao espaço escolar.

Partindo da indagação “Cardeal Leme, que território é esse?”, a Escola Municipal Cardeal Leme, que atende alunos do 5º ao 9º ano, além de Projetos de Reforço Escolar, construiu o seu Projeto Pedagógico se apresentando como lugar de vivência com afeto, de conhecimento, de ações e de relações. Tudo isso para despertar e reforçar o sentido de pertencimento ao espaço escolar.

 

 

Tendo o questionamento como mola propulsora, os trabalhos foram iniciados priorizando o tema Olímpico e foram realizadas atividades pedagógicas que se iniciaram com ênfase aos valores olímpicos e paralímpicos, mobilizando toda a comunidade escolar com as Olimpíadas Escolares.

 

 

Objetivando mobilizar todos em torno da valorização do espaço escolar, foi realizada a Feira de Ciências e Cultura, cujo tema “O valor de cada brilho em nosso lugar” propôs que fossem pesquisadas as colaborações científicas, bem como as características e as peculiaridades de 40 países participantes das Olimpíadas 2016. O encerramento dessa etapa do trabalho aconteceu com o Cine Pipoca, com a exibição do filme Paratodos.

 

 

 

Para o Professor Alexandre, regente de Língua Portuguesa da unidade “... durante as Olimpíadas Escolares o relacionamento com turma cresceu bastante.” Já o professor Daniel , regente de História, pensa que “ a Escola deveria ter sempre atividades como essas.” Ações dessa natureza cria o sentimento de coletividade e de pertencimento ao grupo.


Responsáveis pelos alunos ficaram encantados com o potencial de produção. Eles puderam perceber a capacidade criativa de seus filhos : “... nunca tinha visto uma Feira de Ciências tão linda!”, disse uma responsável encantada com o que vi.

 


 

 

Para saber mais:


Escola Municipal Cardeal Leme

Rua Ébano, 205 – Benfica

Direção: Karla de Oliveira da Costa Frazão

Telefone: 3895-8642

E-mail: emcleme@rioeduca.net

 

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 22/11/2016

Programa de Formação dos Agentes do Sistema Municipal de Administração

Tags: resolução, formação, sma.

 

 

RESOLUÇÃO SMA nº 2008 de 21 de novembro de 2016 (PUBLICADA NO DO DE 22/11/2016)

Estabelece o Nível Inicial do Quarto Programa de Formação dos Agentes do Sistema Municipal de Administração, no âmbito do Poder Executivo Municipal.

 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,

CONSIDERANDO o disposto na Lei nº 3.789, de 29 de junho de 2004, que instituiu o Sistema Municipal de Administração e no seu Decreto regulamentador nº 24.749, de 27 de outubro de 2004,

CONSIDERANDO a importância em dinamizar e qualificar os processos inerentes às ações relativas ao Sistema Municipal de Administração no âmbito da Prefeitura da Cidade do Rio de janeiro,

CONSIDERANDO a exigência da formação dos ocupantes de cargo efetivo das categorias funcionais elencadas nos diplomas legais acima mencionados, como Agentes responsáveis pela implementação dos processos e atividades do Sistema Municipal de Administração.

RESOLVE:

DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Art. 1º Promover, com base na Lei nº 3879/2004, o Nível Inicial do Quarto Programa de Formação dos Agentes do Sistema Municipal de Administração por intermédio da Coordenadoria de Educação Corporativa da Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da Secretaria Municipal de Administração, em conformidade com o art. 10 do Decreto nº 24.749, de 27 de outubro de 2004, observadas as alterações decorrentes do Decreto nº 26.210, de 07 de fevereiro de 2006 e do Decreto 30.614, de 16 de abril de 2009 e autorizado no Processo nº 05/001.126/2012.

Art. 2º As disciplinas e o cronograma geral do Nível Inicial do Quarto Programa de Formação dos Agentes do Sistema Municipal de Administração são os constantes no Anexo I e II respectivamente desta Resolução.

DA INSCRIÇÃO

Art. 3º A inscrição para participação do Nível Inicial do Quarto Programa de Formação será de responsabilidade do próprio servidor interessado, e efetuada a partir do dia 28 de novembro de 2016 até o dia 12 de Dezembro 2016, pela Internet, em formulário próprio constante na página da Secretaria Municipal de Administração, no endereço www.rio.rj.gov.br/gcap

Art. 4º São requisitos necessários para a inscrição:

a) ser ocupante de cargo efetivo das categorias funcionais de Agente Auxiliar de Administração, Agente de Administração ou Administrador,
b) não ter sido aprovado ou não ter participado do Nível Inicial, do referido programa em edições anteriores.

DA CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO

Art. 5º A confirmação da inscrição se dará através de mensagem automática (Prezado <>>>, Você fez seu credenciamento com sucesso no sistema GCAP. A senha cadastrada é <>) exibida após a finalização do preenchimento do formulário de inscrição e confirmado igualmente por mensagem enviada para o e-mail cadastrado pelo servidor.

DO CURSO DE FORMAÇÃO

Art. 6º As atividades pedagógicas do Programa serão desenvolvidas somente na modalidade de ensino à distância.

Art 7º O servidor terá acesso aos 7 (sete) cursos exigidos a partir do dia 19 de Dezembro de 2016 e as avaliações pertinentes a partir do dia 20 de Fevereiro de 2017.

DA MODALIDADE ENSINO À DISTÂNCIA

Art. 8º A Equipe de colaboradores da A/CGGT/CEC atuará como tutora e guia de acesso, informação e esclarecimento no processo pedagógico com o acompanhamento diário das atividades e avaliações, de forma regular, rápida e eficaz resolvendo conflitos/dúvidas presencialmente, por telefone ou e-mail, que garanta o sucesso na participação de cada servidor da referida edição, durante o prazo de execução dos cursos desta modalidade, em que os servidores poderão ser atendidos comparecendo à Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Bloco II, 10º andar – Ala B; através dos telefones 2976-1610, 2976-1629 ou do e-mail educorporativa.sma@rio.rj.gov.br

Art. 9º O acesso à plataforma de ensino à distância se dá através do endereço eletrônico www.rio.rj.gov.br/gcapcursos

DA AVALIAÇÃO

Art.10 Os servidores terão ate o dia 27 de Março de 2017 para realizarem as 7 (sete) avaliações, uma para cada disciplina, contendo 20 (vinte) questões cada.

DA CERTIFICAÇÃO

Art. 11 A certificação do Nível Inicial será conferida aos servidores que concluírem com totalidade os cursos exigidos e possuírem no mínimo 7,0 (sete) como nota na avaliação de cada disciplina.

Art. 12 A A/CGGT/CEC publicará no dia 30 de Março de 2017, listagem dos servidores que foram aprovados no nível inicial do Quarto Programa de Formação dos Agentes do Sistema Municipal de Administração.

Art. 13 A entrega dos certificados dos servidores aprovados será realizada a partir do dia 20/05/2017 na Coordenadoria de Educação Corporativa no endereço Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Bloco II, 10º andar – Ala B, este só será entregue para o próprio ou através de procuração.

Art. 14 Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

ANEXO I
DISCIPLINAS EXIGIDAS
TOTAL: 90 HORAS

 

 

ANEXO II
CRONOGRAMA

 

 

 

 


   
           



Yammer Share