A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Novembro de 2016'

Segunda-feira, 21/11/2016

Aula Passeio no Planetário com a Escola Municipal Bolívia

Tags: 5ªcre, planetário, aula, passeio.

 

 

 

Olhar o céu ou uma projeção dele, pode ser uma experiência inesquecível na vida de um aluno e a Escola Municipal Bolívia proporcionou essa rica experiência aos seus alunos através de uma Aula Passeio. Saiba mais detalhes sobre essa atividade bacana da escola.

 

 

"Planetários são uma oportunidade excelente de contato com a ciência para além do que se aprende na escola. E mais que isso, é uma vivência que vai muito além da informação disponível em livros e na Internet", explica Ener Borba, astrônomo responsável pelo planetário de Belo Horizonte. As projeções do céu se movimentando a 360° dão uma sensação de imersão que dificilmente algum cinema de tela plana é capaz de oferecer. E eles são uma ótima introdução ao universo da ciência porque "transformam a astronomia em magia", de acordo com João Paulo Delicato, diretor do planetário do Ibirapuera, em São Paulo.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/7-dicas-aproveitar-ida-ao-planetario-632528.shtml

 


A professora Patrícia Oliveira da Escola Bolívia foi idealizadora da Aula Passeio na Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro - PLANETÁRIO. Essa atividade contou com o apoio da direção da escola (diretora: Vera Mendes; dir. Adj.: Simone Coimbra) e com a professora da sala de leitura (Fabíola Bezerra). Foi um dia diferente e essa alegria foi traduzida no olhar de cada aluno do 4º ano do Ensino Fundamental, que foram as turmas atendidas nessa atividade.

A Fundação Planetário é um instrumento de pesquisa e divulgação da Astronomia e ciências afins.

 


A Instituição oferece aos seus visitantes cursos, exposições, experimentos interativos, sessões de cúpula, visitação guiada ao museu com monitores, observações do céu semanais e muito mais.

O Planetário dispõe de duas cúpulas na Gávea e uma em Santa Cruz, onde são realizadas as projeções com temáticas relacionadas à Astronomia e Ciências Afins. Durante a sessão, os espectadores aprendem sobre as constelações, planetas, galáxias e muito mais!

A Missão: Difundir a Astronomia e as Ciências Afins, integrando ciência, educação e cultura de forma inovadora em um ambiente acolhedor na Cidade do Rio de Janeiro.


Saiba mais sobre o PLANETÁRIO em:
http://www.rio.rj.gov.br/web/planetario/exibeconteudo?id=5896066

 

Os principais objetivos dessa atividade foram:

• Reconhecer a importância das atividades extraclasse, como a Aula Passeio ao Planetário, para observações do universo como um todo: planetas, satélites e afins;

• Elaborar atividades em sala de aula a partir das observações realizadas na Aula Passeio para fixar os conteúdos trabalhados;

Após a visita ao Planetário, as turmas de 4º ano fizeram várias atividades dirigidas sobre a Aula Passeio, trabalhando o conteúdo de Ciências, Geografia, Artes e outras disciplinas, visando tornar o estudo mais interessante, fazendo com que o aluno perceba que a aprendizagem ocorre muito além da sala de aula. As atividades dirigidas tiveram como principal objetivo a construção de uma maquete do planetário a partir das observações realizadas pelos alunos.

 

 

Sobre a Escola:

Escola Municipal Bolívia - E/CRE(05.14.005)
Diretor: VERA REGINA MENDES DE LIMA
Endereço: Praça. Cotigi, 211 - Vicente de Carvalho
embolivia@rioeduca.net
2482-9332 / 3457-6399
Atendimento: da Educação Infantil até o 4ºano.

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 18/11/2016

Circuito do Faz de Conta

Tags: 4ªcre.

 

Antes de ir para a escola, a criança já tem certo conhecimento sobre a leitura, consequência de sua vivência no meio em que faz parte. Assim, quando começa a frequentar o ambiente escolar, suas chances de exercitar a leitura e a escrita aumentam, porque ali ela terá acesso a atividades previamente preparadas, que a ajudarão a desenvolver esse processo da maneira correta e de acordo com suas capacidades e limites.

 

 A escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular, através de meios culturais, de diversas situações educativas e diversas línguagens (FERREIRO, 2001, p.18).

 

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil fundamenta-se no reconhecimento da criança como cidadã e na família como unidade referencial. Nela, a criança é vista num contexto amplo, interdisciplinar e interinstitucional, mediante a proposição de ações que se complementam e se inter-relacionam, num trabalho de construção e cooperação, visando o atendimento de suas necessidades globais.

Nessa perspectiva, a escola deve promover experiências que permitam ao alfabetizando transformá-las em vivências significativas e propícias à construção do conhecimento. Sabe-se que todos os alunos detêm conhecimentos diversos antes de ingressarem na escola, também sabemos que tais saberes se diversificam em extensão e qualidade, pois cada criança elabora sua própria teoria atribuindo-lhe significados que trazem de suas vivências.

Assim, em todos os seus segmentos a escola deve ter como um de seus principais objetivos o de formar escritores competentes, hábeis, capazes de produzir textos coerentes, organizados e claros, tornando-o apto a produzir um discurso com base no objetivo proposto, sabendo expressar por escrito seus sentimentos, experiências ou opiniões. Para tal, o contato e o acesso ao ambiente letrado, certamente, fará toda a diferença.

 

Conheçam o Projeto de Leitura do Espaço de Desenvolvimento Infantil Maria Amélia Castro e Silva Belfort

 

"Desafiados pela proposta da Maratona de Leitura, o Edi Maria Amélia promoveu várias atividades com o objetivo de despertar nas crianças de forma criativa e significativa o gosto pela leitura e escrita. A professora Andrezza da pré-escola apresentou diferentes contos e histórias que mexeram com a imaginação das crianças, através do encantamento e seus diferentes valores literários. Porque a leitura do mundo mágico e fantasioso faz com que as crianças associem ou diferenciem os acontecimentos da sua vida real, suas preferências, formando seus próprios conceitos.

Através das histórias e contos infantis a criança percebe o zelo, o amor, a beleza, o bem e o mal, a delicadeza da alma, a maldade, a coragem, o medo, a confiança, a solidariedade, a criatividade, fortalecendo a sua autoestima, seu poder de conquista; construindo seu próprio conhecimento, além de tornar-se um apreciador da leitura.

Após muita contação de histórias, atividades, pinturas, desenhos e esboços de escrita, baseados em nosso subtema: o percurso para a vitória se constrói agora, foi proposto para a turma EI 21 o circuito “Era Uma Vez”, trabalhando corpo, movimento e imaginação. Cada parte do circuito fazia referência a alguma história que a turma conheceu, onde as crianças se transformavam nos personagens das histórias em um percurso de brincadeira e fantasia. Cavalgaram no cavalo do príncipe, escalaram a torre da Rapunzel, arremessaram o coelho da Mônica, atravessaram a caverna da floresta encantada enfrentando o tigre, passaram pelo mar do Peter Pan, rodearam a árvore da Alice no País das maravilhas, colocaram na cesta os doces da chapeuzinho vermelho e por fim enfeitaram a casa de doces de João e Maria." Texto enviado pela Professora Rita de Cássia Bernardi - Gestora da Unidade Escolar

 

 

Por assim dizer, é importante realizar um trabalho que privilegie e considere a diversidade de tipos, gêneros e suportes textuais, por meio do contato diário com livros, revistas, histórias em quadrinhos, jornais, panfletos, etc.; a leitura frequente de histórias; escrita na presença das crianças quando esta se fizer necessária; incentivar as crianças a escreverem palavras e textos de forma espontânea, mesmo que não convencionalmente, são importantes meios de as fazerem vivenciar a linguagem da leitura e a escrita com significado social, tendo em vista a variedade de circunstâncias do uso.

 

Parabéns a todos os envolvidos com o projeto!

 

Unidade Escolar:  Espaço de Desenvolvimento Infantil Maria Amélia Castro e Silva Belfort 
Diretor: RITA DE CASSIA FREITAS SIQUEIRA BERNARDI
Endereço: Rua Teixeira Ribeiro 1000 Bloco 8
Bairro: Bonsucesso (Maré)

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 18/11/2016

Cronograma de inscrição para a Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer

Tags: creche, matricula.

 

 

REPUBLICAÇÃO

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
COORDENADORIA GERAL DO SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS
COORDENADORIA DE VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

(*) PORTARIA A/CSRH/CVS Nº 29 de 10 de NOVEMBRO de 2016 (PUBLICADA NO DO DE 16/11/2016)

 

Dispõe sobre o cronograma de inscrição para a Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer.

A COORDENADORA DA COORDENADORIA DE VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, e

Considerando a necessidade do desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, conforme o disposto no art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

Considerando o Decreto nº 34.531 de 04/10/2011;

RESOLVE:

Art. 1º A Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer destina-se exclusivamente, a filhos de servidores públicos municipais efetivos, segurados do FUNPREVI, que estejam na faixa etária compreendida entre 12 (doze) meses e 5 (cinco) anos e 11 (onze) meses.

§ 1º O menor sob a guarda efetiva e documentada do segurado equipara-se a filho para fins de inscrição na Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer.

§ 2º Poderão permanecer matriculados na Creche, até a conclusão do ano letivo, os menores atualmente atendidos e que não se enquadram na condição estipulada no caput.

§ 3º A criança com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/super dotação, no ato da inscrição, terá sua matrícula garantida, o que implicará na redução das vagas oferecidas para o grupo da mesma faixa etária dessa criança, de acordo com a Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência – ONU/2006, Decreto 186/2006.

§ 4º Enquanto o servidor tiver sua criança matriculada na Creche, fica-lhe assegurada à vaga para outro(s) filho(s) que o mesmo possa vir a ter e/ou adotar, sem que necessite do sorteio de vagas.

Art. 2º As matrículas para o ano de 2017 serão realizadas conforme o calendário abaixo:

I – De 21 a 25 de novembro de 2016 – renovação de matrícula das crianças já frequentando a Creche, atendidas em 2016 que confirmaram permanência.

II – 29 de novembro a 1º de dezembro de 2016 – inscrição das crianças candidatas à 1ª matrícula na Creche para 2017, nascidas entre os períodos de 01/04/2015 a 31/03/2016 e 01/04/2014 a 31/03/2015 – mediante a apresentação dos seguintes documentos:

- Original do contracheque do servidor responsável.
- Original e cópia da certidão de nascimento da criança.

III – 05 de dezembro de 2016 – Matrícula dos irmãos de filhos de servidores, já matriculados.

IV – 06 de dezembro de 2016, às 14 h – sorteio público, na creche.

V - 08 e 09 de dezembro de 2016 – efetivação da matrícula na Creche, das crianças que forem contempladas com a vaga, mediante a apresentação obrigatória dos seguintes documentos:

- Original e cópia do cartão de vacinação;
- 3 (três) fotos tamanho 3X4;
- Comprovante de residência;
- Atestado de saúde, expedido por médico pediatra;
- Exame parasitológico de fezes, audiometria e oftalmológico com validade de 30 dias.

VI – Caso venham a surgir outras vagas, após a não confirmação de matrícula das crianças atendidas no ano corrente, de acordo com o inciso I deste artigo, as mesmas estarão afixadas na creche nos dias das inscrições, seguindo os procedimentos citados acima.

Art. 3º As inscrições e matrículas serão efetuadas na Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer, localizada no Centro Administrativo São Sebastião – CASS – Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova – das 09 às 16h.

Parágrafo Único. Para que não haja o prejuízo das ações programadas, o horário de entrada na Creche deverá ser de 7h às 9h, e de saída de 16h às 18h.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

(*) Republicado por haver saído com incorreção no D.O. de 11/11/2016, página 26.


LAURA CASSANO


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 18/11/2016

Seminário Internacional Aluno Presente: a educação é um direito. De todas e todos

Tags: aluno presente, aprendiz.

 

 

Caro(a) Professor(a)

A Cidade Escola Aprendiz, uma organização da sociedade civil de interesse público, tem o prazer de convidá-lo(a) para participar do Seminário Internacional sobre o fenômeno da criança fora da escola e evasão escolar, a partir da experiência do projeto Aluno Presente. Essa iniciativa vem sendo desenvolvida, nos últimos três anos, no município do Rio de Janeiro e temos como resultado prático a inserção na escola de 21.003 crianças e adolescentes que se encontravam fora da escola, em situação de infrequência ou de abandono da instituição escolar.

Teremos, ainda, no evento, o lançamento do Guia Prático para Gestores Públicos: tecnologia social desenvolvida pelo projeto Aluno Presente para a superação do fenômeno das crianças e adolescentes fora da escola, que traz o passo a passo para esta tecnologia ser implementada na sua cidade.

O Seminário Internacional Aluno Presente tem como público prioritário gestores públicos dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. Nesse encontro, os gestores terão a oportunidade de conhecer a metodologia social trabalhada no Rio de Janeiro, bem como refletir sobre as possibilidades de replicar essa experiência em escala estadual como política pública. A proposta é que tenhamos presentes o prefeito e o secretário de educação.

O Seminário acontecerá no dia 22 de novembro no Rio de Janeiro, das 8h30 às 17h, na Casa de Rui Barbosa, localizada na Rua São Clemente, 134 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ. Veja a programação completa no hotsite do evento.

É importante confirmar a presença respondendo este e-mail com nome, telefone e email.

Qualquer dúvida ou esclarecimento, contatar Andrea Blum nos telefones (21) 21 3521-1670 / 1671 ou pelo e-mail andreablum@aprendiz.org.br

 

 


   
           



Yammer Share