A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Novembro de 2016'

Quarta-feira, 09/11/2016

Inovando com a Ciência

Tags: 2ªcre, feira de ciencias.

 

 

Os alunos do CIEP Nação Rubro Negra participaram de uma Feira de Ciências que acrescentou conhecimentos sobre corpo humano, robótica entre outros.

 

A professora Flávia Brasil, regente do quinto ano na unidade escolar, escreveu ao portal Rioeduca contando sobre a experiência da participação dos discentes e docentes na Feira de Ciências.

 

A professora relata que foi bem movimentado o projeto Feira de Ciências, realizado no CIEP Nação Rubro Negra, nos dias 11 e 13 de outubro de 2016, com a participação de alunos e professores. Os trabalhos em sua maioria eram apresentados nas respectivas salas de aula. Por isso a professora Flávia Brasil, que tratou do tema sistemas do corpo humano e a robótica, detalhou a participação da sua turma e disse que seu tema abordou a importância dos sistemas e órgãos do corpo humano e tecnologias. Em função disso, uma parte dos alunos se apresentava de jaleco representando médicos e cientistas enquanto a outra parte se apresentava com capacetes de robôs feitos por eles, representando a robótica.

 

Professora Flávia Brasil e alunos do quinto ano.

 

Na sala da turma 1.501, o evento teve início com as boas vindas de um robô que andava de verdade com controle remoto, feito pela professora. O robô se dirigia do canto da sala até a entrada, saudando os visitantes que se divertiam com a novidade. Os alunos ficaram empolgado com essa nova mascote.

Em seguida, uma aluna orientava os visitantes na jornada que fariam pelo local, seguindo as setas fixadas no chão, passando por cada apresentação. Todos que visitaram a sala tiveram a oportunidade de ver os sistemas e receber explicações dos alunos de cada grupo, que estavam afiados no conhecimento para darem informações sobre os seus trabalhos.

 

Professora Flávia Brasil a alunos do quinto ano apresentando o robô.

 

Os visitantes puderam perceber durante a caminhada pela sala que a posição das mesas também indicava o trajeto a seguir, além de expor as maquetes realizadas e os acessórios fornecidos pela biologia. Durante o percurso e a apresentação dos alunos, um vídeo exibia os avanços tecnológicos para o corpo humano.

 

Visitantes prestigiando o trabalho da turma 1.501.

 

Foram dois dias de evento, os alunos participantes também visitaram outras salas, cada uma com um tema específico, interagindo e adquirindo assim conhecimento sobre os trabalhos, apresentações e teatro das outras turmas. Pois todas as salas e espaços tiveram importante destaque no evento tornando todo o projeto célebre.

 

Trabalhos realizados pelas outras turmas da unidade escolar.

 

A professora Flávia Brasil enfatiza a relevância de projetos como esse que são incentivadores do conhecimento. Pois observou que o evento contribuiu elevando a autoestima dos seus alunos como pesquisadores e construtores. E mais ainda, que durante todo o processo, seus alunos estiveram adquirindo instrumentos da compreensão, agindo sobre o meio, utilizando-se da cooperação com os outros e integrando conceitos. Ou seja, apropriaram-se dos quatro pilares da educação: aprendendo a conhecer, a fazer, a viver junto e aprendendo a ser.

 

Alunos da turma 1.501 durante a exposição dos trabalhos.

 

Agradecemos a professora Flávia Brasil por compartilhar conosco esta experiência pedagógica tão enriquecedora para toda a comunidade escolar. Desejamos sucesso à equipe do CIEP Nação Rubro Negra!

 

O contato da professora Flávia Brasil é: supersucessomil@gmail.com

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 09/11/2016

Circuito Cine Curta nas Escolas

Tags: 11ªcre, cine, curta.

 

 

Entre os dias 10 e 21 de Outubro ocorreu a 7ª edição do Circuito Cine Curta nas escolas da Ilha do Governador. Com diversos vídeos de animação, ficção e documentário, além de premiações. CONFIRA!

 

O Circuito Cine Curta este ano contemplou com o projeto oito escolas da 11ª CRE. Desde sua estreia em 2010, realizou 606 sessões de cinema, levando para 71.792 alunos da rede pública, filmes brasileiros de curta metragem com cunho pedagógico, dos gêneros animação, ficção e documentário, divididos em 4 programas, Educação Infantil, Fundamental I, II e Ensino Médio. Conforme informação do site Circuito Cine Curta

 

Na foto alunos da E.M. Dunshee de Abranches (em cima) e embaixo alunos da E.M.Cuba

 

Utilizando o cinema como ferramenta dentro da escola, o projeto propõe desdobramentos em sala de aula, onde os alunos realizam trabalhos escolares de temas relacionados aos filmes assistidos. Ocorre também a distribuição de apostilas pedagógicas, para utilização do corpo docente, desenvolvidas com o objetivo de apontar caminhos para utilização nas diversas disciplinas.

 

Na foto alunos da E.M. Conjunto Praia da Bandeira (acima) e embaixo alunos da E.M. Cândido Portinari

 

Após as exibições ocorre uma votação para escolha do melhor filme assistido na escola e debate com distribuição de kit educação, camiseta, boné e pendrive. 

 

Na foto alunos da E.M. Rodrigo Otávio (acima) e embaixo alunos da E.M. Leonel Azevedo

 

No final do projeto é eleito os melhores trabalhos e ocorre premiação para as três escolas mais criativas e participativas. 

 

Na foto alunos da GEC Anísio Teixeira (acima) e embaixo alunos da GEO Nelson Prudêncio

 

No dia 16 de Novembro (quarta-feira) a equipe do Cine Curta recolherá os trabalhos realizados pelos alunos para dar continuidade e finalização ao mesmo, com a realização da Curadoria, que escolherá, no dia 18 de novembro a escola que realizou os melhores trabalhos e, consequentemente a festa que será oferecida a todos os alunos da vencedora do Concurso!

 

Quer saber mais sobre?

Nova Bossa Produções Culturais

Telefone: (21)2267-7476

Site: http://novabossa.com.br/

 

 

Contato para publicações:

Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 09/11/2016

Projetos de Reforço Escolar

Tags: resolução, remoção, do.

 

 

RESOLUÇÃO SME N.º 1434, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2016 (PUBLICADA NO DO DE 07/11/2016)

Dispõe sobre projetos de reforço escolar - correção de fluxo na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro e dá outras providências.

 

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e

CONSIDERANDO o disposto na alínea “b” do inciso V do artigo 24 da Lei Federal nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; e

CONSIDERANDO a necessidade e a importância da correção de fluxo para estimular os alunos em defasagem idade/ano de escolaridade a concluírem o Ensino Fundamental e favorecer sua inserção social,

RESOLVE:

Art. 1º Ficam instituídos os projetos de reforço escolar - correção de fluxo abaixo discriminados:

I - Aceleração 1 – para alunos oriundos do 4º Ano, alfabetizados, com defasagem idade/ano de escolaridade;
II – Aceleração 6 – para alunos oriundos do projeto de reforço escolar – correção de fluxo Aceleração 1 e alunos do 6º Ano, alfabetizados, com defasagem idade/ano de escolaridade;
III – Aceleração 8 – para alunos oriundos dos projetos de reforço escolar – correção de fluxo Aceleração 2 A, Aceleração 6 ou Aceleração 3 e alunos do 8º Ano, com defasagem idade / ano de escolaridade;
IV – Realfabetização 2 – para alunos oriundos do 6º Ano, que ainda apresentem déficit nas competências leitoras.

Art. 2º O aluno que sair de qualquer um dos projetos de reforço escolar – correção de fluxo, em qualquer momento de sua duração, retornará ao seu grupamento de origem.

Art. 3º Consideram-se defasados os alunos que se enquadrem na coluna da direita do quadro abaixo:

Parágrafo Único. Considera-se o ano civil como data-base para o cálculo da defasagem.

Art. 4º As turmas de projeto de reforço escolar – correção de fluxo serão atendidas em horário parcial, de acordo com o planejamento anual realizado pelas Coordenadorias Regionais de Educação – E/CRE em conjunto com os diretores das Unidades Escolares e validado pelo Nível Central da SME.

Art. 5º A jornada escolar dos alunos matriculados nas turmas de projeto de reforço escolar – correção de fluxo obedecerá à seguinte carga horária diária:

a. Horário parcial: 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos de trabalho
escolar, sendo o 1º turno das 7h30min às 12h e o 2º turno, das 13h às 17h30min.

Art. 6º A avaliação dos alunos dos projetos de reforço escolar – correção de fluxo considerará, para a atribuição do conceito global, os objetivos previstos no projeto.

§ 1º Nos projetos de reforço escolar – correção de fluxo, a avaliação seguirá o padrão do Ensino Fundamental: a cada bimestre será atribuído um Conceito Global.

§ 2º Nos projetos de reforço escolar – correção de fluxo Aceleração 6 e Aceleração 8, a cada bimestre, serão oferecidas aos alunos que apresentarem dificuldades Novas Oportunidades de Aprendizagem (NOA), cujos resultados poderão alterar o Conceito Global do aluno.

Art. 7º Ao final do ano letivo, os alunos serão enturmados para o ano seguinte, de acordo com seu Conceito Global final:

I – Os alunos do projeto de reforço escolar – correção de fluxo Aceleração 1 serão enturmados:

a) no 6º ano, se conceituados com MB, B ou R e sem defasagem idade/ano de escolaridade;
b) no Aceleração 6, se conceituados com MB, B ou R e com 13 anos ou mais;
c) no 4º ano, se conceituados com I e oriundos do 3º ano;
d) no 5º ano, se conceituados com I e oriundos do 4º ano.

II – Os alunos do projeto de reforço escolar – correção de fluxo Aceleração 6 serão enturmados:

a) no Aceleração 8, se conceituados com MB, B ou R;
b) no 7º ano, se conceituados com I.

III – Os alunos do projeto de reforço escolar – correção de fluxo Aceleração 8 serão:

a) concluintes do Ensino Fundamental, se conceituados com MB, B ou R e com frequência igual ou superior a 75%;
b) enturmados no 9º ano, se conceituados com I, ou se conceituados com MB, B ou R, mas com frequência inferior a 75%.

IV – Os alunos do projeto de reforço escolar – correção de fluxo Realfabetização 2 serão enturmados:

a) no 7º ano, se conceituados com MB, B ou R;
b) no 6º ano, se conceituados com I.

Art. 8º A carga horária semanal das turmas de projeto de reforço escolar – correção de fluxo será distribuída de acordo com a Matriz Curricular estabelecida no Anexo.

Art. 9º Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadoria de Educação, da Secretaria Municipal de Educação.

Art. 10 Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2016.
REGINA HELENA DINIZ BOMENY

 

RESOLUÇÃO E ANEXO 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 09/11/2016

Informativo MultiRio - 08 de novembro

Tags: informativo, multirio.

Multirio | News Ascom
MultiRio
Clique

Como será a cidade do futuro?

Nesta quinta-feira (10), a série Pensares apresenta um debate sobre o futuro dos espaços urbanos e o impacto das mudanças em seus habitantes. Para falar sobre o assunto, a jornalista Leila Richers recebe especialistas em urbanismo, sociologia e economia. A sustentabilidade, a qualidade de vida e o planejamento nas cidades são alguns dos temas abordados na atração. O programa vai ao ar às 14h, no canal MultiRio (26 da NET) e na BandRio.

Darcy Ribeiro é destaque na Web Rádio

A série Teorias, Vidas e Obras aborda a trajetória do intelectual, que se dedicou à política e à educação. A educadora Lúcia Velloso, da Faculdade de Formação de Professores da Uerj, fala sobre as principais ideias, influências e contribuições de Darcy Ribeiro, que idealizou os Cieps, projeto em escolas públicas de tempo integral.Acompanhe nesta sexta-feira (11), às 10h, 14h, 18h e 22h, pela Web Rádio.

Neogeografia customiza significado dos mapas urbanos

Comportamento de usuários que acrescentam informações próprias a pontos da cidade se vale do mapeamento digital. Leia no Portal MultiRio.


Além do Portal MultiRio, a Empresa está presente no Facebook, no Twitter e no YouTube. Se você já faz parte dessas redes sociais, acompanhe as informações e novidades em nossos canais.
MultiRio

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | 
MULTIRIO

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 


   
           



Yammer Share