A A A C
email
Retornando 55 resultados para o mês de 'Novembro de 2017'

Sexta-feira, 10/11/2017

Finalistas da 12.ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef

 

 

Circular E/SUBE/CED N.º 072   

Rio de Janeiro, 7 de novembro de 2017.

Assunto: Finalistas da 12.ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef

 

Senhor(a) Coordenador(a) de E/CRE,
Senhor(a) Gerente da E/CRE/GED,
Senhor(a) Diretor(a) de Unidade Escolar,
Senhor(a) Coordenador(a) Pedagógico(a),
Senhor(a) Regente de Sala de Leitura,
Senhor(a) Professor(a) Regente,
 

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação, divulga as 96 ações parceiras finalistas da 12.ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef, uma parceria da Fundação Itaú Social com o Unicef.

2. Dentre os objetivos, estão os de identificar, reconhecer e estimular parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas, no desenvolvimento de projetos socioeducativos que contribuam com as políticas públicas de Educação Integral para crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

3. Na Edição 2017, após avaliar as mais de 1 600 (mil e seiscentas) ações parceiras inscritas, de diversos estados e municípios brasileiros, foram selecionadas 96 (noventa e seis), sendo 12 (doze) por regional.

4. Parabenizamos, em especial, os Alunos, Professores e Equipes de Direção das Unidades Escolares cariocas que representaram a SME e que estão entre as selecionadas:

- E/CRE (01.02.002) - Escola Municipal Tiradentes

- E/CRE (02.08.023) - Escola Municipal Marc Ferrez

- E/CRE (04.30.206) - CIEP Hélio Smidt

- E/CRE (09.18.505) - CIEP Anita Malfatti

- E/CRE (10.19.202) - CIEP Ismael Nery

- E/CRE (10.26.018) - Escola Municipal Emma D'Avila de Camillis


5. A 12.ª edição não contará com o grande vencedor nacional, como ocorreu nas edições anteriores. A última fase será marcada pela avaliação e seleção de 4 parcerias premiadas nacionais.

6. Conheça o perfil das crianças e dos adolescentes das parcerias finalistas, de acordo com idade, gênero e área temática das atividades que desenvolvem, acessando:

https://educacaoeparticipacao.org.br/acontece/premio-itau-unicef-divulga-as-96-parcerias-finalistas-de-sua-12a-edicao/

7. Contamos com a ampla divulgação junto às Unidades Escolares.

8. Em anexo, a relação dos classificados na etapa regional.

 

Atenciosamente,

Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Subsecretária de Ensino


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 10/11/2017

Escola Municipal Finlândia encanta com Renato Russo (7ª CRE)

Tags: teatro, 7ª cre, finlândia.

 

Na noite do dia 30 de outubro no Teatro Antônio Fagundes, Barra da Tijuca, as luzes apagam e... a magia acontece.

 

 

 

Cinquenta alunos de 7º, 8º e 9º anos promovem um espetáculo que tinha como fundo de pano as músicas de Renato Russo, tratando de assuntos diferentes: família, escola, violência, paixão, namoro, jogos... Levando o público a uma viagem de sentimentos e de reflexões.

 

O Professor de Geografia "Leó Fereira" ministra uma eletiva na  Escola de Oficina Inicial Teatral e fez com esses alunos e a comunidade escolar (Professores, Direção e Responsáveis) um espetáculo chamado de Jovens Urbanos.

 

" ... Buscamos o protagonismo juvenil, que só é conquistado quando é antecedido por um processo de  valorização pessoal e formação de indentidade e pertencimento..." Afirma o Professor

 

E foi isso mesmo que aconteceu neste dia: protagonismo juvenil de fato. Em uma noite de alegria e de inovação com alunos, professores, direção e responsáveis. 

 

Parabéns Professor, Direção e principalmente, alunos.


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 10/11/2017

Maratona Escolar dos Grandes Autores

Tags: maratona, letras, acadêmia, autores.

 

É com grande satisfação que anunciamos o resultado de mais uma Maratona Escolar dos Grandes Autores, em parceria com a Academia Brasileira de Letras, e que em 2017 homenageia o grande poeta Castro Alves.

A E/SUBE/CED/Gerência de Mídia-Educação recebeu mais de 100 textos criativos, emocionados e de qualidade literária indiscutível produzidos por nossos alunos – jovens e adultos – dos 8º e 9º anos e PEJA II, orientados por seus professores regentes, professores de Sala de Leitura e Coordenadores Pedagógicos. Desses textos, numa difícil tarefa, 36 (3 de cada CRE e 3 do CREJA) foram encaminhados à ABL, para a seleção final de 6 textos, sendo 5 de Ensino Fundamental e 1 da Educação de Jovens e Adultos.

Todos, alunos, professores, direções e coordenadorias, estão de parabéns pela excelência de trabalho!

A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 14/11, às 10h, na Academia Brasileira de Letras, com a presença do Sr. Secretário Cesar Benjamim.

Estão convidados para a premiação os Coordenadores de CRE, Gerentes de GED, equipes de direção das escolas, professores e alunos das 36 redações finalistas (relação anexa). Também poderão ser convidados os responsáveis pelos alunos envolvidos.

Segue a relação dos 6 textos vencedores da Maratona, segundo avaliação da Academia Brasileira de Letras:

 

Heveny Mattos

E/SUBE/CED/Mídia-Educação


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/11/2017

Encontro Regional do Peja 4ª CRE

Tags: 4ªcre, talentos, respeito, justiça.

 

Encontro Regional do Peja 4ª CRE
 

“É preciso que as pessoas se respeitem. Não podemos nos calar diante das injustiças.” Pautado no tema acima o Encontro Regional do PEJA, ocorrido no dia 14 de setembro, foi um marco na trajetória da EJA da 4ª CRE.

 

A ação reuniu alunos das 18 unidades escolares que possuem esta modalidade e revelou talentos musicais, artísticos e culinários.

Os nossos discentes, jovens e adultos, compartilharam conhecimentos e protagonizaram atividades de leitura, debates em rodas de conversa, expressão plástica, produção musical e corporal, entre outras que celebraram o respeito e a paz .
 


O texto, elaborado coletivamente, assim como os trabalhos expostos, ratificaram o compromisso com uma educação crítica e libertadora.

 


Respeito e justiça norteiam o trabalho do PEJA na 4ª CRE e são consideradas palavras de ordem na busca de um mundo mais justo e ético.

 


“Sem dúvida, a educação é o caminho. Por meio dela, adquirimos conhecimento, compreendemos nosso papel e exercitamos nossa cidadania.” Esta é a nossa bandeira, a mensagem dos nossos alunos.

 


O evento foi um sucesso e o trabalho continua, graças à dedicação e o empenho de todos os profissionais que constituem o PEJA 4ª CRE : alunos, professores, professores orientadores, diretores, equipe GED, a gerente Andréa Barros e a coordenadora da 4ª CRE Fátima Barros.

 

Parabéns às Equipes das escolas do PEJA e a Gerência de Educação da 4ª CRE pelo excelente trabalho realizado!

Sobre a E/ 4ªCRE:
Sobre a Coordenadoria:
4ª Coordenadoria Regional de Educação
Coordenadora: Fátima Graças Lima Barros
Assessora: Cristiane da Silva Cardoso
Gerente de Educação: Andréa Barros
Endereço:Rua Profº Luis Rondeli nº 150 Olaria, Rio de Janeiro - RJ, CEP:21021-630
Telefone: (21) 3393 3476 e (21)3975 5956
Email: cre04@rioeduca.net e aaicre04@rioeduca.net
Texto enviado por a 4ª Coordenadoria de Educação

 

 


   
           



Yammer Share