A A A C
email
Retornando 55 resultados para o mês de 'Novembro de 2017'

Quarta-feira, 29/11/2017

Jogar e Aprender na Aula de Língua Portuguesa

Tags: 8ªcre, língua portuguesa, jogos lúdicos.

 

Os jogos geralmente estão presentes nas aulas de Matemática ou nos anos iniciais da vida escolar. Hoje o Rioeduca apresenta uma proposta de jogo para aulas de Língua Portuguesa do 6º ano, afirmando que o lúdico pode e deve estar sempre na aprendizagem dos alunos, independente do ano de escolaridade.

 

 

Como afirmou Piaget, o confronto de diferentes pontos de vista, essencial ao desenvolvimento do pensamento lógico, está sempre presente no jogo, o que torna essa situação particularmente rica para estimular a vida social e a atividade construtiva do indivíduo.

Jogar, principalmente de forma coletiva, é um estímulo para várias habilidades, além de ser prazeroso e desafiador.  Sendo assim, o jogo é uma das estratégias de aprendizagem que pode e deve ser usada nas unidades escolares.

 

 

Pensando nas vantagens de inserir a estratégia do jogo em suas aulas, a professora Sueli Menezes, que é regente na turma 1601 do 6º Ano Experimental, na Escola Municipal Churchill, elaborou o jogo: Roleta dos Advérbios.

O jogo tem como objetivo levar os alunos a compreender os diferentes discursos orais e escritos em diversas variantes e registros da Língua Portuguesa, incluindo a norma padrão, com ampliação dos conhecimentos gramaticais.


"O jogo auxilia os alunos na habilidade de reconhecer palavras que são classificadas

como advérbios na Língua Portuguesa, classificando-as adequadamente."

                                                                                             Professora Sueli Menezes

 

O jogo Roleta dos Advérbios visa também ampliar o vocabulário dos alunos, apresentando palavras de uso pouco comum. Essa ampliação auxiliará na compreensão de textos e na própria produção textual que os alunos farão futuramente.

Para jogar os alunos, organizados em grupos, enviam um representante de seu grupo para rodar a roleta e descobrir com qual classificação de advérbio irão trabalhar.

Em seguida este aluno escolhe dentro da caixa, com ajuda do grupo, no tempo de 10 segundos, o advérbio que se encaixa na classificação dada pela roleta.

Ao fim de cada rodada são verificados os erros e acertos pelos próprios alunos.

 

 

Alguns jogos de fácil confecção, feitos a partir de materiais bem simples ou até de reciclados, podem ter um efeito muito positivo e importante na aprendizagem dos alunos.

Geralmente esses joguinhos são mais usados na Educação Infantil ou nos anos iniciais. Hoje o Rioeduca apresenta a proposta da professora Sueli Menezes, que confeccionou a Roleta dos Advérbios com caixa de pizza, papéis coloridos e um spinner.

Além de auxiliar na aprendizagem dos conteúdos que a professora estabeleceu, o jogo proporcionou uma aula diferente, dinâmica onde os alunos se movimentaram e aprenderam de maneira alegre e divertida!

 

 

Se gostou da matéria e quer conhecer melhor esse e outros projetos, entre em contato:

 

Sueli Maria de Menezes

Professora II (SME/RJ) - Professora de Educação Infantil (SME/RJ)
Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas
Especialista em Educação Especial
Email: suelimariademenezes@gmail.com 

Escola Municipal Churchill

Email: emchurchill@rioeduca.net

 

 

O blog "A Revolução Acontece" existe no Rioeduca para compartilhar os projetos e ações que acontecem nas escolas

da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Entre em contato conosco!

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/11/2017

XVIII EXPOPEJA da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Tags: expopeja, peja.

 

Desde 1999 o Programa de Educação de Jovens e Adultos promove a EXPOPEJA, um encontro anual com alunos e professores do PEJA. Estes encontros já se tornaram uma tradição no Programa e têm como objetivos:

  • Garantir um espaço onde alunos e professores apresentem suas produções artísticas: danças, músicas, poesias, teatro, etc;
  • Proporcionar momentos onde em que as produções dos alunos, realizadas ao longo do ano, ganhem visibilidade e se tornem objeto de novas leituras;
  • Estimular o exercício da autoria ao tornar públicas as produções de alunos e profissionais do PEJA;
  • Vivenciar um momento de reflexão dos temas apresentados nos trabalhos expostos e apresentações, possibilitando vislumbrar o trabalho desenvolvido no PEJA;
  • Proporcionar um espaço de discussão, reflexão e troca de experiências, por intermédio da exposição das produções de alunos e professores e das apresentações de trabalhos;
  • Estimular nos alunos e professores do PEJA o sentimento de pertencimento a um coletivo;
  • Socializar, com funcionários da PCRJ e cidadãos de um modo geral, a política de educação de jovens e adultos da Secretaria Municipal de Educação.

 

 

Gerência da Educação de Jovens e Adultos
SME


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/11/2017

Eleições de equipes gestoras

 

Termina hoje, no final do dia, o prazo para apresentação de recursos por parte de chapas que concorreram nas eleições para as novas equipes gestoras das escolas.


Até agora recebemos 33 recursos num universo total de cerca de 1.700 chapas. Considero que é um número aceitável, que mostra o amplo predomínio de processos eleitorais sem contestação.


O resultado do julgamento dos recursos será divulgado nos próximos dias. Então, as chapas vencedoras serão proclamadas.

 

Atenciosamente,
Cesar Benjamin
Secretário
 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/11/2017

Fórum sobre os concursados de 1992

 

Terminou a primeira fase de trabalho do fórum que tratou da situação dos concursados de 1992. Como nos demais fóruns, estiveram presentes representantes de todas as instâncias coletivas que compõem a SME ou gravitam em torno dela.

Recuperamos a trajetória desses professores, desde o concurso, compilamos todos os pareceres emitidos ao longo dos anos e consolidamos tudo em um texto unificado.

Hoje assinei um parecer favorável às reivindicações do grupo.

O processo segue agora para a Codesp. Precisamos aguardar o posicionamento desse órgão para definir os próximos passos.

Atenciosamente,
Cesar Benjamin
Secretário
 


   
           



Yammer Share