A A A C
email
Retornando 55 resultados para o mês de 'Novembro de 2017'

Terça-feira, 28/11/2017

RESULTADO - Concurso Cultural “Construindo a Persona Futura”

Tags: cultura, concurso, smc.

 

 

SUBSECRETARIA DE IDENTIDADE CULTURAL

COMUNICADO

CONCURSO CULTURAL “CONSTRUINDO A PERSONA FUTURA”

RESULTADO DA SELEÇÃO

 

A Secretaria Municipal de Cultura, no uso de suas atribuições, torna público o resultado dos selecionados no regulamento Concurso Cultural “Construindo a Persona Futura”.

Conforme estabelecido no item 10.b) do regulamento do concurso, a comissão técnica de seleção e julgamento analisou os conteúdos dos vídeos enviados e indicou os vencedores por categoria.

Para maiores informações, acesse o site da SMC (http://www.rio.rj.gov.br/web/smc) ou ligue para a Subsecretaria de Identidade Cultural: 2976-2547.

 

Comissão Julgadora:

Mário Gomes
Guilherme Reis
Cláudia Petrina
Nixon da Silva
Sérgio Bonelli
Antonio Carlos T. da Silva Junior
Lília G.T. Paranhos Langhi

 

 

______________________________________________________________

 

Estão abertas as inscrições para o concurso cultural “Construindo a Persona Futura”. Alunos de toda a rede municipal, do 4° ao 9° ano, poderão produzir um vídeo de um minuto explicando e encenando a profissão que pretendem seguir no futuro. O material deve abordar também a importância da área profissional escolhida para a sociedade. A atividade será sempre realizada sob a orientação do professor do aluno. A iniciativa é uma ação da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Subsecretaria de Identidade Cultural, em articulação pedagógica com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

As inscrições vão até o dia 10 de novembro e deverão ser feitas pela escola em que o aluno está matriculado. O concurso é dividido em três categorias: alunos do 4° ao 6° ano, alunos do 7° ao 9° ano e alunos matriculados nos centros de pesquisa e formação de ensino escolar de arte e esporte e no programa de reforço escolar do Ensino Fundamental.

O regulamento do concurso está no site da Secretaria Municipal de Cultura, www.rio.rj.gov.br/web/smc.

 

 

FONTE: DO de 23/10/2017


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 28/11/2017

5 Sentidos de Tolerância e Paz

Tags: 7ªcre, projetos.

             

O EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes desenvolveu, no mês de setembro, o projeto "5 Sentidos de Tolerância e Paz", que envolveu a questão da inclusão e deficiência.

Através da pedagogia de projetos, o EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes desmembrou o seu projeto Anual (Plantar a semente e semear o futuro: trabalhar valores na educação infantil para a construção de uma consciência cidadã) em diferentes projetos desenvolvidos a cada mês.

 

 

No mês de setembro, o EDI trabalhou o projeto "05 Sentidos de Tolerância e Paz", que, a partir dos valores Paz, Tolerância e Igualdade, explorou os cinco sentidos com o objetivo de trabalhar a questão da deficiência e inclusão.

Através dos nossos sentidos percebemos mensagens, estímulos e sensações, podendo assim, a partir deles, fazer diversas leituras do mundo que nos cerca, bem como sobre nós mesmos. Além do objetivo central, o projeto teve como objetivos:

- trabalhar o autoconhecimento;

- trabalhar a alteridade;

- desenvolver e estimular os cinco sentidos;

- identificar, diferenciar e compreender o funcionamento dos sentidos;

- trabalhar a coordenação motora.

 

Durante todo o mês, cada um dos objetivos foi desenvolvido em diferentes atividades lúdicas. No dia 21 de setembro, dia da inclusão, revivemos as paralimpíadas.

E no dia 28 de setembro a Escola realizou uma linda culminância do projeto, onde cada ambiente do EDI se transformou em um espaço interativo e as turmas e seus responsáveis puderam sentir e explorar cada sentido trabalhado ao longo do mês.

 

Espaços Interativos - Os 5 sentidos

 

Espaço da Visão, desenvolvido pelas Professoras Ana Paula e Marcelle

 

Ambiente da visão desenvolvido pelas professoras Ana Paula e Marcelle.

 

Ambiente Olfato desenvolvidos pelas professoras Alessandra, Francisca,
Helena e Isabela Salerno.

 

Ambiente da Audição - Desenvolvido pela professora Marcia Mendes.

 

Ambiente do Paladar desenvolvido pelas professoras Elaine e Katury.

 

Ambiente sensorial - TATO, desenvolvidos pelas professoras Aurélia, Maria
Carolina, Marcia Borges e Patrícia.

 

As crianças do EDI Paralímpico Medalhista Felipe de Souza Gomes participaram de diversos espaços interativos: um ambiente sensorial estimulando o TATO; um ambiente degusta estimulando o PALADAR; um espaço da VISÃO com óculos 3d, telescópios, pinturas as cegas; um ambiente dos cheiros estimulando o OLFATO; e uma sala áudio visual estimulando a AUDIÇÃO através de diferentes instrumentos musicais.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

 

Contato do EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes:

edimgomes@rioeduca.net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 28/11/2017

Concurso de Remoção do Pessoal de Magistério para regência no ano 2018.

Tags: remoção, concurso, intercre, intracre.

 

 

 

 

RESOLUÇÃO SME N.º 30, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017.

Regulamenta o Concurso de Remoção do Pessoal de Magistério para regência no ano 2018.

 


O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e,

CONSIDERANDO o disposto no § 4º do art. 192 da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, de 5 de abril de 1990;

CONSIDERANDO o disposto no § 2º do art. 30 da Lei n.º 94, de 14 de março de 1979;

CONSIDERANDO o disposto no art. 38 da Lei n.º 5.623, de 1º de outubro de 2013, e

CONSIDERANDO a necessidade de garantir a continuidade do processo de realocação de professores no âmbito das Coordenadorias Regionais de Educação,

RESOLVE:

Art. 1º O concurso de Remoção do Pessoal do Magistério - Professor I, Professor II, Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental, para regência nas Unidades Escolares, no ano 2018, dar-se-á no período de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2017, nas seguintes modalidades:

                I – Remoção INTRACRE: no âmbito de cada Coordenadoria Regional de Educação - E/CRE;
                II – Remoção INTERCRE: entre as Coordenadorias Regionais de Educação.

Art. 2º Poderão participar do Concurso de Remoção de que trata a presente Resolução os professores admitidos, no cargo atual, até 31/12/2012.

Art. 3º As inscrições no Concurso de Remoção serão recebidas, somente, via internet ou intranet, por intermédio de requerimento específico.

Art. 4º O candidato será classificado conforme os critérios estabelecidos em Portarias a serem publicadas pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação – E/SUBG/CRH.

Parágrafo único. As Portarias citadas no caput regulamentarão os procedimentos de que trata o artigo 1º desta Resolução.

Art. 5º Ao candidato será atribuído um total de pontos, observados os critérios estabelecidos pela E/SUBG/CRH.

Parágrafo único. A remoção atenderá, rigorosamente, à classificação dos candidatos, em ordem decrescente de pontos.

Art. 6º Somente poderão inscrever-se no Concurso de Remoção os professores em exercício na Secretaria Municipal de Educação.

Art. 7° Os professores requisitados para os diversos órgãos desta Secretaria e os detentores de Cargo em Comissão ou Função Gratificada, que atendam ao requisito previsto no art. 2º desta Resolução, poderão inscrever-se, desde que desistam, para o ano de 2018, da requisição, da função, do Cargo em Comissão ou da Função Gratificada, conforme o caso, estando cientes de que serão exonerados/dispensados, se beneficiados pelo Concurso de Remoção.

§ 1º Aos professores que foram beneficiados/amparados com a cessão entre Coordenadorias Regionais de Educação no ano de 2017 caberá, necessariamente, participar da remoção prevista nesta Resolução – modalidade INTERCRE. A não participação no Concurso de Remoção/2018 – modalidade INTERCRE – implicará, obrigatoriamente, o retorno do professor à E/CRE de origem.

§ 2º Para os fins previstos no §1º deste artigo, o professor deverá atender a condição prevista no artigo 2º da presente Resolução.

Art. 8° Os atos referentes à classificação final dos professores inscritos no Concurso de Remoção e a data de escolha de Unidade Escolar para nova lotação serão publicados no Diário Oficial do Município, cabendo ao candidato acompanhar tais publicações.

Parágrafo único. Será responsabilidade das Coordenadorias Regionais de Educação a ampla divulgação das datas de que trata este artigo.

Art. 9º Os professores poderão participar de uma única modalidade prevista no Concurso de Remoção/2018.

Art. 10 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadora da E/SUBG/CRH, ouvidos os titulares da Gerência de Administração de Recursos Humanos e das Coordenadorias Regionais de Educação, e respectivos Gerentes de Recursos Humanos.

Art. 11 Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, especialmente a Resolução SME n.º 1435 de 07 de novembro de 2016.

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2017

CESAR BENJAMIN
Secretário Municipal de Educação

 

Link da publicação no Diário Oficial:

http://doweb.rio.rj.gov.br/do/navegadorhtml/mostrar.htm?id=456967&edi_id=3585

 

 

 

COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS

PORTARIA E/SUBG/CRH N.º 01, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017.


Estabelece normas para a realização do Concurso de Remoção INTRACRE do Pessoal de Magistério (Professor I, Professor II, Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental) em cada Coordenadoria Regional de Educação, para regência nas Unidades Escolares, no ano 2018.

 

Link da Portaria no Diário Oficial:

http://doweb.rio.rj.gov.br/do/navegadorhtml/mostrar.htm?id=457038&edi_id=3585

 

 

 

COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS

PORTARIA E/SUBG/CRH N.º 02, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017.


Estabelece normas para a realização do Concurso de Remoção INTERCRE do Pessoal de Magistério (Professor I, Professor II, Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental), para regência nas Unidades Escolares, no ano 2018.

 

Link da Portaria no Diário Oficial:

http://doweb.rio.rj.gov.br/do/navegadorhtml/mostrar.htm?id=457041&edi_id=3585
 

Fonte: 

Diário Oficial nº : 171
Data de publicação: 28/11/2017


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 28/11/2017

Calendário de 2018

 

Analisamos várias possibilidades de compor o calendário escolar de 2018, tendo em vista compatibilizar os tempos de trabalho coletivo dos professores, o recesso de meados do ano e as exigências da Lei de Diretrizes e Bases. A Lei estabelece uma carga horária mínima anual (800 horas), um número mínimo de dias de efetivo trabalho escolar (200 dias) e jornadas diárias de pelo menos quatro horas de trabalho em salas de aula.

 

Tivemos que decidir entre os centros de estudos parciais (“centrinhos”) e o recesso de quinze dias. Ouvimos o Conselho de Diretores e optamos pelo último.

 

O calendário que será publicado nos próximos dias garante dois dias de planejamento no início de fevereiro, cinco dias de centros de estudos integrais (“centrões”) distribuídos ao longo do ano e quinze dias de recesso em julho.

 

Atenciosamente,
Cesar Benjamin
Secretário
 


   
           



Yammer Share