A A A C
email
Retornando 30 resultados para o mês de 'Novembro de 2017'

Segunda-feira, 13/11/2017

Projeto: Presente, Professor!

Tags: 6ªcre, dia do professor, presente professor.

 

O projeto “Presente, Professor!” foi idealizado pela Coordenadora da 6.ª CRE, professora Rejane Faria. Ele tem por objetivo valorizar o professor da escola pública em seu fazer diário, destacando sua importância na formação de todos os profissionais que atuam na sociedade. Está previsto para acontecer, anualmente, em outubro, na semana do dia do professor.

 

Prof,ª Rejane Faria (destaque amarelo) foi aluna da E. M. Max Fleiuss

 

A professora Rejane Faria apresentou o projeto “Presente, professor!” para toda a comunidade da 6.ª CRE com o propósito de convidar a Sociedade Civil, o Legislativo, Executivo e Judiciário a voltarem nas Unidades Escolares em que estudaram em sua infância e/ou juventude, no período que compreende a semana do professor (15 de outubro) para agradecer e destacar a importância deste profissional na sua formação e para a sociedade. 

Como este ano, o dia do professor caiu em um domingo, o projeto foi realizado na semana de 16/10 a 20/10. A Coordenadora da 6.ª CRE visitou a E. M. Max Fleiuss e a E. M. Comandante Arnaldo Varela, escolas em que estudou em sua infância e juventude.Hoje voltei nas Unidades Públicas em que estudei para agradecer. Levei uma maçã e um girassol para entregar ao professor mais antigo da unidade, simbolizando todos os que ali atuaram ou atuam. Fui na E. M. Max Fleiuss e E. M. Comandante Arnaldo Varela. Na Arnaldo estive com Dona Elba, que lembrou de mim. Muita emoção! Chorei muito! Recebi de presente uma linda caixa com um desenho do prédio feito por um aluno e minha ficha foi resgatada. Foi um dos melhores presentes da minha vida! Estou extremamente feliz! Agradecida Dona Elba! Gratidão aos professores que contribuíram em minha formação. Salve a Escola Pública e a excelência de seus profissionais! Presente, professor! Nós somos a SME Carioca! Nós somos a SeXta CRE!”relato emocionado da prof.ª Rejane Faria.

 

E.M. Comandante Arnaldo Varella

 

As demonstrações de carinho nas redes sociais para com Dona Elba e as escolas visitadas foram gratificantes! Confiram algumas delas:

“Que lindo! Emocionante! Dona Elba também foi minha professora inesquecível!” Cristina Oliveira (professora e integrante da equipe da 6.ª CRE/ AAI)

“Saudades dos amigos da Comandante Arnaldo Varela! Elba .... mais que professora ... EXEMPLO! Fico feliz por ter sido sua colega de trabalho!”Elaine Simões (professora e diretora da E. M. Mário Piragibe)

“Muito bonita a iniciativa. Nós e as escolas que amamos. Referências para uma vida toda.”Márcia Elisa Rendeiro Oliveira (professora e integrante da equipe da 6.ª CRE/ GED)

“Estudei na Arnaldo Varela e só tenho ótimas recordações. Professores nota 1.000!”Cláudia Brito (professora)

São esses momentos que impulsionam o professor a caminhar. Não tem preço!” Denise Macieira (professora)

“Obrigada pela flor Rejane Faria! Estas foram as primeiras escolas que trabalhei: 1970, Max Fleiuss e 1971, Arnaldo Varela. Gratidão!” Cida Custódio (professora)

 

E.M. Max Fleiuss

 

“Show! Também fui aluna da Max Fleiuss e depois professora desta unidade. Salve a rede pública!” Amélia Oliveira (professora)

“Rejane Faria, eu amei a ideia! Parabéns! Vou fazer o mesmo na E.M. França, escola na qual estudei todo meu ensino fundamental.” Mônica Maria (professora)

A E. M. Mestre Valentim, localizada em Pavuna, também aderiu ao projeto “Presente, professor!”. Segundo a professora Luciana Moura, diretora da Unidade Escolar, foi um momento muito especial e de grande emoção. “Temos três funcionários que foram alunos de nossa escola. Tia Deuzemar, que recebe todos tão bem logo no portão. O professor Régis, de Educação Física, que os pequenos amam. Heloísa Helena, que nos ajuda a preparar nossos desejos mais loucos. É a escola pública dando bons frutos! E detalhe: todos amam a nossa escola, têm recordações muito especiais. E também recebemos a visita de alguns alunos que já passaram por aqui, mas vieram nos agradecer e abraçar de uma maneira toda especial. Obrigada professora Rejane Faria por nos sugerir um momento de tão boas recordações. Ficamos sabendo de cada história da nossa U.E. que nem sabíamos e algumas práticas relatadas que vamos até retomar. Nós somos a SeXta CRE!”declaração da diretora da E. M. Mestre Valentim

 

E. M. Mestre Valentim

 

E aí, lembrou do seu professor inesquecível? Lembrou da escola em que estudou na infância, na adolescência ou na fase da juventude? Possivelmente, você deve estar lembrando de cada detalhe sobre o modo como ele atuava e dos ambientes de sua escola.

Com certeza eles ajudaram a transformar sua vida e a de muitas crianças e jovens. Nosso respeito, agradecimento, reconhecimento e amor aos colegas, professores da SeXta CRE, que doam muito mais do que conhecimento. Acreditam e diariamente constroem uma escola pública de qualidade e excelência para todos e cada um. Nosso imenso respeito! Feliz dia do professor!!!

 

Quer saber um pouco mais sobre o projeto “Presente, Professor!”?

Entre em contato com a 6.ª CRE! 

6.ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: cre06@rioeduca.net

Telefone: 3017-6989

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 10/11/2017

Projeto Contos, Cantos e Encantos da E.M. Barão do Amparo

Tags: 5ªcre, projeto, sala de leitura, .

 

A Escola Municipal Barão do Amparo com o Projeto Contos, Cantos e Encantos, desenvolvido pela Sala de leitura, trabalhou não somente o gosto pela leitura, mas várias questões relacionadas ao desenvolvimento do ser humano como um todo, em todos os seus níveis de complexidade. Confira!

 

 

Durante o ano letivo, os alunos foram motivados e possibilitados, através do Projeto Contos, Cantos e Encantos, à vivenciarem momentos especiais, compartilhar ideias, desenvolver a autonomia, a autoestima, a criatividade, ampliar conhecimentos e a oralidade, melhorar o desempenho escolar e de maneira prazerosa, lúdica e interativa aprender sobre a Literatura, a Pintura, a Música, a Escultura, a Dança, a Fotografia e o Cinema, ressaltando as Artes em todas as suas dimensões, pois a Arte é capaz de reunir todas as dimensões humana: a emotiva, a racional, a musical, a corporal.

 



No dia 29 de setembro de 2017, em uma linda e agradável tarde de primavera, com muito orgulho e prazer, recebemos na E.M. Barão do Amparo a visita do ator, cantor, compositor ... SÉRGIO LOROZA que gentilmente aceitou o convite para a Culminância do Projeto.

 

 

Sérgio Loroza foi o artista escolhido para receber homenagem por ser um artista completo, que se comunica brilhantemente através de todas as suas aptidões artísticas. O querido ator é exemplo de perseverança, um orgulho por ser fruto de Escola Pública, uma pessoa que progrediu com o seu estudo, esforço e seu notável talento pela Arte. Um ótimo exemplo de que vale a pena estudar e acreditar em nossos sonhos e aptidões artísticas, seja na Dança, na Literatura, na Música, na Pintura, no Teatro... e a escola é um espaço propício para que habilidades sejam descobertas, incentivadas e desenvolvidas.

 

 

Alunos, professores e funcionários tiveram a oportunidade de conversar com o Sérgio Loroza que já atuou em várias novelas da Rede Globo, participa de muitos programas de TV, atuou em diversos filmes e peças de teatro. Participou da Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão, e com a sua bela e marcante voz, tem vários CDS gravados, já foi cantor do Monobloco e cantou no último Rock in Rio (set-2017), dublou nos filmes Mogli 2 (canções) e Madagastar 2, o rinoceronte Moto Moto. Atualmente, está atuando na minissérie Filhos da Pátria, na Rede Globo.

Sérgio Loroza recebeu muito carinho, aplausos e mimos e nos encantou com a sua gentileza, simpatia, alto-astral e história de vida.

 

 

Os alunos da Educação Infantil, orientados pelas Professoras Elayne e Luciana, deram as boas-vindas ao ator e fizeram duas lindas apresentações com danças folclóricas, para agradecer a visita.

 As turmas 1.203 e 1.303, orientados pelas professoras Adriana Maia e Simone e a coordenadora Carmem, apresentaram uma linda música, “Pescador de ilusões” (O Rappa), para homenagear o cantor.

Para agradecer o carinho do ator, a Profª Gemma e seus alunos da turma 1.302, presentearam-no com uma linda caricatura, feita pela professora, e emoldurada.

A aluna Nicole Souza Gomes, da turma 1.502, também fez questão de presenteá- lo com uma caricatura feita por ela.

O time de coração do ator Serjão Loroza também foi lembrado, recebendo um presente personalizado da aluna Taila Luiza, da Educação Infantil.

No final do evento, fomos presenteados por duas lindas músicas cantadas pelo cantor, acompanhado pelo nosso aluno percussionista Arthur Rodrigues, da turma 1.502. Foi um momento muito alegre e descontraído!

 

 

Agradecemos imensamente a presença do Sérgio Loroza, tendo a certeza de que será inesquecível e motivadora para todos os meninos e meninas da escola, futuro desse país que precisa de gente de valor, esforçada, talentosa, tão quanto o nosso homenageado.

 

Parabéns pelo trabalho da Sala de Leitura e de toda a equipe da escola, que primam pela excelência e pela qualidade da educação!

 

Sobre a escola:

DIRETORAS: Eloisa Silva e Sheila Rabello
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Carmem Rita Barbosa
Telefone da escola:30182319 / 30182463
Telefone pessoal: 996517159
Endereço: Rua Ana Teles 30, Campinho
Blog da escola: baraodoamparo.blogspot.com.br
Responsável pela Sala de Leitura: Marcia Brum
Email pessoal: Marcia-brum@hotmail.com
Email da escola: emaparo@rioeduca.net


 

  


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 10/11/2017

Escola Municipal Finlândia encanta com Renato Russo (7ª CRE)

Tags: teatro, 7ª cre, finlândia.

 

Na noite do dia 30 de outubro no Teatro Antônio Fagundes, Barra da Tijuca, as luzes apagam e... a magia acontece.

 

 

 

Cinquenta alunos de 7º, 8º e 9º anos promovem um espetáculo que tinha como fundo de pano as músicas de Renato Russo, tratando de assuntos diferentes: família, escola, violência, paixão, namoro, jogos... Levando o público a uma viagem de sentimentos e de reflexões.

 

O Professor de Geografia "Leó Fereira" ministra uma eletiva na  Escola de Oficina Inicial Teatral e fez com esses alunos e a comunidade escolar (Professores, Direção e Responsáveis) um espetáculo chamado de Jovens Urbanos.

 

" ... Buscamos o protagonismo juvenil, que só é conquistado quando é antecedido por um processo de  valorização pessoal e formação de indentidade e pertencimento..." Afirma o Professor

 

E foi isso mesmo que aconteceu neste dia: protagonismo juvenil de fato. Em uma noite de alegria e de inovação com alunos, professores, direção e responsáveis. 

 

Parabéns Professor, Direção e principalmente, alunos.


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/11/2017

Encontro Regional do Peja 4ª CRE

Tags: 4ªcre, talentos, respeito, justiça.

 

Encontro Regional do Peja 4ª CRE
 

“É preciso que as pessoas se respeitem. Não podemos nos calar diante das injustiças.” Pautado no tema acima o Encontro Regional do PEJA, ocorrido no dia 14 de setembro, foi um marco na trajetória da EJA da 4ª CRE.

 

A ação reuniu alunos das 18 unidades escolares que possuem esta modalidade e revelou talentos musicais, artísticos e culinários.

Os nossos discentes, jovens e adultos, compartilharam conhecimentos e protagonizaram atividades de leitura, debates em rodas de conversa, expressão plástica, produção musical e corporal, entre outras que celebraram o respeito e a paz .
 


O texto, elaborado coletivamente, assim como os trabalhos expostos, ratificaram o compromisso com uma educação crítica e libertadora.

 


Respeito e justiça norteiam o trabalho do PEJA na 4ª CRE e são consideradas palavras de ordem na busca de um mundo mais justo e ético.

 


“Sem dúvida, a educação é o caminho. Por meio dela, adquirimos conhecimento, compreendemos nosso papel e exercitamos nossa cidadania.” Esta é a nossa bandeira, a mensagem dos nossos alunos.

 


O evento foi um sucesso e o trabalho continua, graças à dedicação e o empenho de todos os profissionais que constituem o PEJA 4ª CRE : alunos, professores, professores orientadores, diretores, equipe GED, a gerente Andréa Barros e a coordenadora da 4ª CRE Fátima Barros.

 

Parabéns às Equipes das escolas do PEJA e a Gerência de Educação da 4ª CRE pelo excelente trabalho realizado!

Sobre a E/ 4ªCRE:
Sobre a Coordenadoria:
4ª Coordenadoria Regional de Educação
Coordenadora: Fátima Graças Lima Barros
Assessora: Cristiane da Silva Cardoso
Gerente de Educação: Andréa Barros
Endereço:Rua Profº Luis Rondeli nº 150 Olaria, Rio de Janeiro - RJ, CEP:21021-630
Telefone: (21) 3393 3476 e (21)3975 5956
Email: cre04@rioeduca.net e aaicre04@rioeduca.net
Texto enviado por a 4ª Coordenadoria de Educação

 

 


   
           



Yammer Share