A A A C
email
Retornando 65 resultados para o mês de 'Novembro de 2018'

Terça-feira, 13/11/2018

Aprender a Ler de A a Z: O Aniversário do Senhor Alfabeto

Tags: 2ªcre, alfabetizacao, literatura.

 

Os alunos do terceiro ano da Escola General Humberto de Souza Mello participaram, ao longo do ano, de um projeto de incentivo à leitura que culminou com uma grande festa de aniversário.

 

O projeto “Aprender a Ler de A a Z” envolveu a comunidade escolar e despertou nos alunos o gosto pela leitura. A professora Vera Nácia iniciou o projeto com a turma no início do ano com o objetivo de motivar os alunos a lerem e a escreverem e, secundariamente, mas não menos importante, desenvolver algumas competências socioemocionais como responsabilidade, cuidado, empatia e amabilidade. Em reportagem anterior a esta, é possível conhecer mais sobre o projeto, basta clicar aqui.

 

Comemoração do aniversário do senhor Alfabeto.

 


No mês de setembro, aconteceu a culminância do projeto: uma festa de aniversário para o senhor Alfabeto. Os alunos demonstraram-se entusiasmados e envolvidos com a organização da festa, que gerou muita leitura e escrita durante as aulas.


Etapas da segunda fase do projeto:

 

 

  • Confecção da lista de presente;
  • Preparação de presente e cartões de aniversário;
  • Confecção do convite;
  • Preparação da festa: lista das comidas e bebidas, arrumação do painel e da mesa;
  • Oficina de cupcake com o tema letras;
  • Comemoração do aniversário do senhor Alfabeto e das crianças que fizeram aniversário no mês de setembro.

 

Cupcakes preparados na oficina.

 

 

Atualmente, a professora Vera Nácia está regente da Sala de Leitura da escola e a professora Flávia Rossi deu continuidade ao projeto com a turma, iniciativa que também foi abraçada pela direção da Unidade Escolar.

 

 

Alunos animados comemorando o aniversário do senhor Alfabeto.

 


Abaixo seguem alguns relatos dos alunos sobre a participação no projeto:

 

“Cara, tipo ... eu tô muito ansiosa pra festa dele, ai meu Deus!!!” - Aluna Ketlen falando com as amigas da turma sobre o aniversário do senhor Alfabeto.


“Tia, posso levar o Senhor Alfabeto para casa? - Aluna Ana Luisa

 

“Essa foi a melhor festa de aniversário que fui.” - Aluno Daniel

 

“É tão gostoso fazer cupcake, que delícia!” – Aluna Samyra

 

Agradecemos a professora Vera Nácia por compartilhar conosco registros esta atividade de incentivo a leitura e a escrita, mostrando como as atividades lúdicas são importantes no cotidiano dos educandos. Desejamos sucesso a toda comunidade escolar!

 

Quer saber mais?

O contato da Escola General Humberto de Souza Mello  é: emglmello@rioeduca.net

Telefones: 2284-1569 / 2284-1254

 

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 13/11/2018

I Encontro IATI KÓ EKÒ – Batuques e Movimentos

Tags: encontro, gpec, cultura afro-brasileira.

I Encontro IATI KÓ EKÒ – Batuques e Movimentos acontecerá no Centro Cultural José Bonifácio

 

 

Professores da Rede Municipal de Ensino estarão no I Encontro IATI KÓ EKÒ – Batuques e Movimentos, que acontecerá no Centro Cultural José Bonifácio (Museu da Escravidão), na Gamboa, no dia 24 de novembro, das 8h às 17h.

 

Inscrição de pôsteres
 

Participação no evento

A abertura do evento será realizada pela Helena Theodoro, escritora e pesquisadora da cultura afro-brasileira e pelo professor Jaime Pacheco, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Pela manhã, acontecerão apresentação de pôsteres de trabalhos dos professores com relação à temática, rodas de conversa com dinamizadores convidados como Raphael Soares, Juliana de Jesus, Fabio Batista, Mônica Luqquet, Rita Alves, Renata Francis, Carolina Ferreira, Patrícia de Andrade, Renata Maia. Haverá também feijoada cultural e feira com barracas de origem africana.

À tarde, haverá oficinas de práticas corporais como jogos africanos, capoeira, maculelê, jongo, dança afro, maracatu, coco, estética e representação negra com oficinas de turbante, abayomi, contos, penteados. Encerrando o evento, samba de roda.

O I Encontro IATI KÓ EKÒ – Batuques de Movimentos é um evento promovido pela Gerência de Projetos de Extensão Curricular (GPEC). Vale ressaltar que na linguagem africana IATI KÓ EKÒ signfica APRENDER.

 

Texto enviado por:

Waleria Carvalho

E/SUBE/GPEC


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 13/11/2018

Nota de falecimento - Carlos Henrique de Sorocaba Botkay

Tags: luto, falecimento.

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME), comunica, com pesar, o falecimento do diretor-presidente da MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios Ltda., Carlos Henrique de Sorocaba Botkay, na tarde desta segunda-feira (12), aos 67 anos, no Rio de Janeiro.

 

 

Caique Botkay estava à frente da Empresa desde março de 2017. Durante sua gestão, idealizou, entre outras ações, o projeto A Arte dos Contos, com rodas de conversa literária entre a comunidade escolar, que resultou em um livro de contos escrito pelos participantes. Apostou, também, na aproximação com o público prioritário da MultiRio, alunos e profissionais de educação da Rede Pública Municipal de Ensino, com produções como o jornal Nós da Rede; as séries audiovisuais #educa, Escola, Câmera, Ação!, Dando Ideia, Vale a Penha! e Como É Bom Tocar um Instrumento; além do apoio a ações da SME: Semana de Alfabetização, Festival da Canção das Escolas Municipais e Mostra Municipal de Dança.

 

Formado em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música, seu trabalho na área da Educação e Cultura incluiu participação no projeto educacional de Darcy Ribeiro, quando integrou a equipe central de Cultura na implantação dos Cieps. Foi, ainda, superintendente de Arte e Educação da Secretaria de Estado de Cultura.

 

Ao longo de sua trajetória, atuou compondo, escrevendo, interpretando e dirigindo para o teatro. Recebeu os seguintes prêmios Molière (1), Shell (3), Coca-Cola (1) e Mambembe (5). Caíque Botkay publicou dois livros:Achados, pela editora Nova Fronteira, e Histórias de Mágicos e Meninos, pela editora 34.

 

Caique Botkay deixou dois filhos, três netas e uma irmã. O velório acontecerá nesta terça-feira (13), das 10h às 16h, na Capela C do Crematório São Francisco de Paula, no cemitério do Catumbi.

 

Fonte: ASCOM SME


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 12/11/2018

Estação de Leitores 2018

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, leitura.

 

Alunos e professores de Ginásio Carioca realizam mais uma edição do Projeto Estação de Leitores, numa grande ação de Protagonismo Juvenil.

 

Projeto que faz parte do calendário anual de atividades do Ginásio Rivadávia Corrêa , que fica no coração do centro do Rio de Janeiro, ao lado da Escola Paulo Freire e da Central do Brasil, tem como objetivo geral levar à toda a comunidade escolar o hábito da leitura através da apresentação de autores de obras literárias, gerando assim, o hábito de ler por prazer também nos alunos.

 

 


Durante o período, os professores trabalham com processos de protagonismo dos alunos, assim como as interações socioemocionais.  

 

 

 


Este ano, foi trabalhado a importância das mulheres na literatura, homenageando oito autoras brasileiras e internacionais.

 

 

 


Durante o período de preparação, os alunos de cada turma estudaram sobre uma autora, produziram cartazes, elaboraram esquetes e pequenas peças sobre uma das obras da autora escolhida, produziram estandartes representando a autora, suas principais obras e a própria turma.

 

 

 


No dia marcado para a execução do projeto, cada turma se posiciona na sua Estação, que pode ser uma praça, um museu ou outro local de grande visibilidade. Na Estação, os alunos apresentam todo o material produzido para os transeuntes que visitam a Estação. Ao fim das produções, a escola se reúne para ver todas as apresentações dos alunos e, posteriormente, entregar os títulos de honras como “melhor peça”, “destaque”, “superação”, entre todas as turmas, e posteriormente, escolher a Estação que teve melhor desempenho.

 

 

 


“O projeto das estações, para mim, é uma possibilidade para que nossos alunos se voltem para a comunidade escolar e desenvolvam todo o seu protagonismo e criticidade, ocupando lugares públicos de forma produtiva, lúdica cidadã.”professor Eduardo Prazeres (Coordenador pedagógico da unidade escolar.)

 

 

 


Para o diretor da unidade, professor Fernando Braga, “o projeto das Estações significa o momento do ano em que os alunos vão às ruas e apresentam tudo o que nós, comunidade escolar, discentes e docentes, acreditamos: a formação de jovens conscientes, críticos e protagonistas.”

 

 

 


“Teve bastante trabalho e colaboração para a realização de bons trabalhos e projetos. As ideias chaves para as Estações são trabalho em equipe e determinação. Foi um ótimo trabalho e com bons resultados.”,  Yasmin Gomes dos Santos – Aluna da turma 1901.

 

O aluno Caio Monteiro, da turma 1.702 conta que “foi bem organizado, todos participaram e colaboraram. Ninguém atrapalhou. Todos ajudaram e apresentaram, foi divertido.”

 

 

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

E ASSISTA AO VIDEO DO PROJETO

 

E sua unidade, fez um trabalho que merece ser compartilhado com todos?

Envie para nós!!


Para Saber Mais:

Ginásio Carioca Rivadávia Corrêa

Direção: Fernando Braga

Direção-Adjunta: Clayton Botas

Coordenador Pedagógico: Eduardo Prazeres

Telefone: 2253-8064

E-mail: emrivacorrêa@rioeduca.net

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share