A A A C
email
Retornando 65 resultados para o mês de 'Novembro de 2018'

Segunda-feira, 26/11/2018

Leitores em Ação

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, ciências, leitura, alfabetização.

 

Projeto Anual teve como marco pedagógico a leitura literária.

 

Localizada no imperial bairro de São Cristóvão, a Escola Municipal Portugal atende alunos da Pré-escola ao 6º Ano do Ensino Fundamental.

 

Performance das turmas apresentando o resultado dos trabalhos à Comunidade Escolar

 

 

 


Com um histórico de ter a leitura como marca constante em seus projetos pedagógicos anuais, a unidade desenvolveu, neste ano de 2018, o projeto “Leitores em Ação”. O projeto tem como objetivo principal estimular e incentivar o prazer e interesse pela leitura, de modo que os alunos percebam as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento e informação.

 

 


O projeto surgiu a partir da necessidade de criar e ampliar ações para o desenvolvimento da prática da leitura compreensiva e escrita dos alunos. Nesse contexto, a equipe docente acredita ser necessário o resgate da leitura como ato de prazer e requisito para uma autonomia.

 

A partir desta perspectiva, a Unidade Escolar pensou em algumas ações permanentes:

 

 

 

 

 

  • Valorização do "Cantinho da Leitura" ou "Espaço da Leitura", com livros, revistas, gibis, encartes de lojas, cordel, receitas, jornais, etc.

 

  • Confecção de um livro, com registro das atividades e acontecimentos de cada turma (cada aluno ficará responsável por esse registro semanalmente);

 

  • Troca de livros entre professores;

 

  • Varal literário na frente da escola , com doação de livros.

 

Alunos envolvidos e empolgados, participando ativamente das apresentações

 

 

 

 

Como ação específica, cada ano de escolaridade escolheu um gênero literário ou autor para trabalhar durante o bimestre e apresentar a comunidade. A Cada final de período, a comunidade escolar é presenteada com belas performances artístico-literárias. 

 

 

Apresentação da Cantiga de Roda "A Canoa Virou"

 


E sua unidade, fez algum trabalho que merece destaque? Aguardamos para divulgação!

 

Para Saber Mais:

Escola Municipal Portugal

Direção: Patrícia Ponte

Direção-Adjunta: Amanda Melo

Coordenação Pedagógica: Luciana Ribeiro

Telefone: 3895-8632

E-mail: emportugal@rioeduca.net

 

Contato para publicações:

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/11/2018

Evento será no dia 04/12: Desafio da Puberdade em Escola Passado e Presente

Tags: puberdade, fotos, desafio.

 

Desafio da Puberdade em Escola Passado e Presente

 

A Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional convida a todos os servidores (ativos e inativos), alunos e ex alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro a participarem do evento que terá a exposição de todas as fotos e histórias enviadas. 

 

O evento ocorrerá no dia 04/12/2018, no CENTRO DE ARTES CALOUSTE GULBENKIAN, situado na Rua Benedito Hipólito, nº125 – Centro – RJ, de 09h às 12h.

 

 

Você não pode faltar, surpresas lhe aguardam!

 

 

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO

 

 

"A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com uma instituição não é diferente. Preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases....Também é preciso olhar para as pessoas, pois a história institucional é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte."

Fundacentro

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/11/2018

Projeto Meio Ambiente

Tags: 6.ª cre, meio ambiente, 6ªcre.

 

O projeto Meio Ambiente foi desenvolvido na Escola Municipal Levy Miranda, pelos professores de Ciências, com os alunos do 6.º ao 9.º ano, durante o mês de junho. 

Vamos acompanhar o trabalho desenvolvido pela Unidade Escolar?

 

Exposição de ambiente preservado

 

A Escola Municipal Levy Miranda está localizada na Pavuna, funciona em horário de turno único e atende alunos do Ensino Fundamental II. A escola realizou o projeto Meio Ambiente a partir de uma iniciativa das professoras de Ciências da Unidade Escolar, são elas: Adriana Silva, Carla Machado e Ilma Monteiro. Este trabalho surgiu da necessidade de conversar com os alunos sobre os problemas ambientais observados no dia a dia da escola e relatados pelos estudantes em suas casas.


Com as atividades produzidas, os professores de Ciências, pretenderam desenvolver atitudes mais responsáveis diante das questões ambientais como: preservação dos ambientes escolares e familiares; cuidados com a água; descarte correto do lixo. 


Inicialmente, alunos e professores assistiram a vídeos sobre o assunto e realizaram várias leituras, que apresentavam o panorama atual da situação ambiental no Brasil. Após este momento, várias discussões foram realizadas. Os estudantes puderam expor suas vivências com relação ao tema e confrontá-las com as leituras feitas e vídeos assistidos. A partir disso, os alunos confeccionaram um cenário de um ambiente preservado. Através da atividade, eles puderam refletir sobre seus espaços de convivência, realizar comparações e criar soluções para os problemas observados no seu entorno. Foi uma experiência muito rica e de muito aprendizado entre os alunos de todos os anos de escolaridade. 

 

Confecção de cenário de ambiente preservado

 

 

Confecção de elementos para compor o cenário do ambiente

 

 

O projeto levou alunos e professores a pensarem em possibilidades de reduzir e melhorar o aproveitamento do lixo produzido por eles. Resolveram, então, construir lixeiras específicas para a coleta seletiva e distribui-las pela escola. Toda esta etapa foi pautada nos 3 R: REDUZIR o lixo; REAPROVEITAR tudo o que for possível e, por último, RECICLAR. Toda a comunidade escolar foi incentivada a pensar sobre a importância da coleta seletiva, que além de gerar renda para milhões de pessoas, também diminui a poluição do meio ambiente.


Outro ponto importante trabalhado pelas professoras foi a questão do descarte dos materiais na natureza e o tempo que cada um leva para se decompor. Os alunos fizeram um levantamento dos materiais que eles mais viam sendo jogados no ambiente; analisaram o material que cada um era feito e realizaram uma pesquisa para verificar o tempo de decomposição de cada um, assim como os riscos que esse descarte desgovernado causa para todos os seres vivos. Como materialização do trabalho e de todas as reflexões os estudantes criaram cartazes informativos alertando a comunidade escolar para o assunto.

 

Confecção de lixeiras para coleta seletiva

 

 

Cartaz informativo sobre o tempo de decomposição dos materiais 

 

 

Apresentação de poesias 

 

 

O trabalho desenvolvido pelas professoras Adriana Silva, Carla Machado e Ilma Monteiro vem transformando o modo como os alunos da E.M. Levy Miranda encaram a importância do meio ambiente em suas vidas. Mudanças de pensamento e de atitude foram percebidas na escola e relatadas pelos alunos em seu ambiente familiar.

Ajudar nossos jovens a criarem um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente, é de extrema importância para termos uma qualidade de vida sem desrespeitar o meio em que vivemos.


Queridas professoras, parabéns pelo trabalho de excelência que realizam com nossos alunos! O espaço escolar precisar ser um local de reflexão! É um orgulho tê-las na 6.ª CRE!

 

Quer conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelas professoras da E.M. Levy Miranda?

Entre em contato com elas!

Escola Municipal Levy Miranda

E-mail: emmiranda@rioeduca.net

Telefone: (21) 3358-1005


Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/11/2018

Concurso de Remoção do Pessoal de Magistério para regência no ano 2019

Tags: remoção, concurso, 2019, magistério.

 

 

Secretaria Municipal de Educação

Ato da Secretária

 

RESOLUÇÃO SME N.º 104, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2018.

 

Regulamenta o Concurso de Remoção do Pessoal de Magistério para regência no ano 2019.

 

 

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e,

 

CONSIDERANDO o disposto no § 1º do art. 192 da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, de 5 de abril de 1990 e suas alterações;

 

CONSIDERANDO o disposto no § 2º do art. 30 da Lei n.º 94, de 14 de março de 1979;

 

CONSIDERANDO o disposto no art. 38 da Lei n.º 5.623, de 1º de outubro de 2013, e

 

CONSIDERANDO a necessidade de garantir o processo de realocação de professores no âmbito das Coordenadorias Regionais de Educação,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º As inscrições para o concurso de Remoção do Pessoal do Magistério - Professor I, Professor II, Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental, para regência nas Unidades Escolares, no ano 2019, dar-se-ão no período de 29 de novembro a 04 de dezembro de 2019, nas seguintes modalidades:

 

I - Remoção INTRACRE: no âmbito de cada Coordenadoria Regional de Educação - E/CRE;

II - Remoção INTERCRE: entre as Coordenadorias Regionais de Educação.

 

Art. 2º Poderão participar do Concurso de Remoção de que trata a presente Resolução os professores admitidos, no cargo atual, até 31/12/2013.

 

Art. 3º As inscrições no Concurso de Remoção serão recebidas, somente, via internet, por intermédio de requerimento específico.

 

Art. 4º O candidato será classificado conforme os critérios estabelecidos em Portarias a serem publicadas pela Coordenadoria Geral de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação - E/SUBG/CGRH.

 

Parágrafo único. As Portarias citadas no caput regulamentarão os procedimentos de que trata o artigo 1º desta Resolução.

 

Art. 5º Ao candidato será atribuído um total de pontos, observados os critérios estabelecidos pela E/SUBG/CGRH.

 

Parágrafo único. A remoção atenderá, rigorosamente, à classificação dos candidatos, em ordem decrescente de pontos.

 

Art. 6º Somente poderão inscrever-se no Concurso de Remoção os professores em exercício na Secretaria Municipal de Educação.

 

Art. 7° Os professores requisitados para os diversos órgãos da Secretaria Municipal de Educação e os ocupantes de Cargo em Comissão ou Função Gratificada, que atendam ao requisito previsto no art. 2º desta Resolução, poderão inscrever-se, desde que desistam, para o ano de 2019, da requisição, da função, do Cargo em Comissão ou da Função Gratificada, conforme o caso, estando cientes de que serão exonerados/dispensados, se beneficiados pelo Concurso de Remoção.

 

§ 1º Os professores beneficiados/amparados com a designação/cessão entre Coordenadorias Regionais de Educação no ano de 2018 deverão, necessariamente, se inscrever para a remoção prevista nesta Resolução - modalidade INTERCRE. A não participação no Concurso de Remoção/2019 -modalidade INTERCRE - implicará, obrigatoriamente, o retorno à E/CRE de origem.

 

§ 2º Para os fins previstos no §1º deste artigo, o professor deverá atender a condição prevista no artigo 2º da presente Resolução.

 

Art. 8° Os atos referentes à classificação final dos professores inscritos no Concurso de Remoção e a data de escolha de Unidade Escolar para nova lotação serão publicados no Diário Oficial do Município, cabendo ao candidato acompanhar tais publicações.

 

Parágrafo único. Será responsabilidade das Coordenadorias Regionais de Educação a ampla divulgação das datas de que trata este artigo.

 

Art. 9º Os professores poderão participar de uma única modalidade prevista no Concurso de Remoção/2019.

 

Art. 10 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadora Geral da E/SUBG/CGRH, ouvidos os titulares da Coordenadoria de Administração de Recursos Humanos, Coordenação de Planejamento e Monitoramento de Recursos Humanos e das Coordenadorias Regionais de Educação, e respectivas Gerências de Recursos Humanos.

 

Art. 11 Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, especialmente a Resolução SME n.º 30, de 27 de novembro de 2017.

 

Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2018

 

Talma Romero Suane

 

Clique AQUI para acessar a publicação no Diário Oficial.

 

 

Inscrição no link: http://webapp.sme.rio.rj.gov.br/inscricao/

 

 

 

 

COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS

 

PORTARIA E/SUBG/CGRH N.º 04, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2018.

 

Estabelece normas para a realização do Concurso de Remoção INTRACRE do Pessoal de Magistério (Professor I, Professor II, Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental) em cada Coordenadoria Regional de Educação, para regência nas Unidades Escolares, no ano 2019.

 

Clique no link abaixo para acessar as normas para a realização do Concurso de Remoção INTRACRE:

 

http://doweb.rio.rj.gov.br/apifront/portal/edicoes/imagem_diario/3981/27/zoom

 

 

 

COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS

 

PORTARIA E/SUBG/CRH N.º 05 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2018.

 

Estabelece normas para a realização do Concurso de Remoção INTERCRE do Pessoal de Magistério (Professor I, Professor II, Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental), para regência nas Unidades Escolares, no ano 2019.

 

Clique nos links abaixo para acessar as normas para a realização do Concurso de Remoção INTERCRE:

 

Página 27: http://doweb.rio.rj.gov.br/apifront/portal/edicoes/imagem_diario/3981/27/zoom

 

Página 28: http://doweb.rio.rj.gov.br/apifront/portal/edicoes/imagem_diario/3981/28/zoom


   
           



Yammer Share