A A A C
email
Retornando 65 resultados para o mês de 'Novembro de 2018'

Quinta-feira, 22/11/2018

Fica a Dica: Educação Infantil e o Meio Ambiente

Tags: blogrioeducadores, educopédia, mídias, especialistas, educação infantil, creches, edis, professores de educação infantil.

Fica a Dica:

O Meio Ambiente e a Educação Infantil

EDI DEL CASTILHO- 3ª CRE

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Del Castilho ( EDI Del Castilho) busca atender o direito da criança de aprender e de se desenvolver dentro dos campos da experiências e vivências, proposta em consonância com a  Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 

“As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Desde muito pequenas, elas procuram se situar em diversos espaços e tempos. Demonstram também curiosidade sobre o mundo físico e o mundo sociocultural. Além disso, nessas experiências e em muitas outras, as crianças também se deparam, frequentemente, com conhecimentos matemáticos que igualmente aguçam a curiosidade. Portanto, a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.” (BNCC, 2016, p. 40 )
 

 

 

 

 

O EDI, tendo como gestora a Professora Karla afirma que “ Para que nossos alunos tenham o contato direto com a natureza, a Unidade possui vários tipos de vegetais, de plantas medicinais e árvores frutíferas. Nosso jardim é o cartão de visita da escola”. Dessa forma, o EDI vem construindo uma horta com carinho, assiduidade e respeito. A equipe, a comunidade e as crianças já compreendem que o cuidado e a necessidade de preservação da natureza.

A Unidade Escolar compartilha com seus pequenos que é essencial desenvolver laços de solidariedade com o próximo para que todos possam aprender a necessidade e importância de preservar o Planeta Terra.

 

SUSTENTABILIDADE

O EDI Del Castilho  deixa claro que a visão de sustentabilidade determina a corresponsabilidade de desenvolver junto aos alunos e suas famílias o projeto de coleta seletiva de lixo. Esse trabalho conta com a parceria da Comlurb, além disso, o óleo de cozinha é descartado com uma empresa especializada, com intuído de despertar a Comunidade Escolar para esse tema fundamental.

 

Os 3R da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, como: compostagem para o preparo da terra que é usada no plantio, utilização de cascas de frutas e legumes em receitas, confecção de objetos com materiais recicláveis, entre outros. Resguardando para que as gerações futuras uma qualidade de vida proveniente da natureza.

 

  Fica a Dica para tornar possível trabalhar o Meio Ambiente com a Educação Infantil:


Utilização de sucatas diversas para confecção de brinquedos;


Pequenas ou grandes hortas segundo o espaço da unidade;


Utilização de sementes da própria unidade para plantação;


Palestras com dinâmicas com os responsáveis para que possam compreender a necessidade de compartilhar com os filhos o cuidado com o meio ambiente;

 

 

Envie sua experiência para: ruteferreira@rioeduca.net

 

 


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/11/2018

Xadrez reúne nesta quinta (22/11) 2 mil alunos da rede Pública de Ensino do Rio na Arena 1

Tags: xadrez, heróis do tabuleiro.

O xeque-mate da garotada!

Evento de Xadrez reúne nesta quinta(22/11) 2 mil alunos da Rede Pública de Ensino do Rio na Arena 1 do Parque Olímpico.

 

É xeque-mate na certa! Nessa quinta-feira, dia 22 de novembro, dois mil estudantes da Rede Municipal de Ensino participam, na Arena 1 do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, do maior evento de xadrez escolar do Brasil: o 8º Encontro Anual de Alunos de Xadrez do Programa Heróis do Tabuleiro, da Secretaria Municipal de Educação.

 

Com idades entre 6 e 14 anos e frequentando classes do 1º ao 9º ano de 96 escolas municipais de todas as 11 Coordenadorias Regionais de Educação, os estudantes vão mostrar suas habilidades das 8h30 às 15h. A maratona enxadrística colocará a garotada frente a frente em mil mesas.

 

Divididos em categorias de conhecimento do jogo, os alunos vão movimentar reis, rainhas, peões, torres e cavalos durante todo o encontro. Após cada partida, os jogadores formarão novas duplas.

 

As disputas serão realizadas em quatro categorias: A1 - Batalha dos Peões simples; A2- Batalha de peões com promoção – aqui entram bispos, torres e damas; Xadrez Inconsistente, para os que já sabem movimentar todas as peças, mas ainda precisam de mais prática para corrigir eventuais erros; e Xadrez Consistente, voltada para os que têm domínio pleno do jogo. O evento conta com o apoio de 200 professores nas funções de monitor e árbitro.

 

A garotada que não estiver grudada nos mil tabuleiros, estará de olhos abertos e com câmeras e celulares nas mãos. É a turma dos youtubers, das lives, dos microblogs, pronta para fazer registros e textos para páginas e blogs das escolas com a hashtag #heroisdotabuleiro2018.

 

“Estamos trabalhando o evento de todas as formas, inclusive a pedagógica, e também com ações voltadas para o meio ambiente. Com a cobertura deles teremos a produção de textos, de imagens, isso sem falar no desenvolvimento do raciocínio”, enumera Fátima Bispo, coordenadora do Heróis do Tabuleiro. Durante o evento, os alunos e professores participantes também serão orientados a separar o lixo orgânico e reciclável.

 

Criado em 2011, o Heróis do Tabuleiro tem como objetivo incorporar aulas de xadrez na grade curricular de escolas com baixo rendimento. A disciplina é ministrada por professores de Educação Física capacitados na metodologia do projeto. Atualmente mais de 20.500 alunos do 1º e 2º segmento de 96 escolas municipais são beneficiados com um tempo por semana com aulas de xadrez.

 

O jogo ajuda na aquisição e no desenvolvimento da leitura, da escrita e dos cálculos, através da potencialização das funções executivas e cognitivas como atenção e concentração, por exemplo. O xadrez também auxilia no desenvolvimento da capacidade de argumentação, da administração de conflitos e no desenvolvimento da empatia.

 

Fonte: ASCOM SME


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/11/2018

XIX EXPOPEJA 2018

Tags: peja, expopeja 2018, geja, expopeja.

EXPOPEJA 2018

 

 

Desde 1999, a Gerência de Educação de Jovens e Adultos promove um encontro anual com alunos e Professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos para a exposição de trabalhos produzidos pelos alunos e apresentações artísticas como danças, músicas, poesias, teatro e outras manifestações artísticas.

 

Este encontro é uma tradição no Programa por proporcionar momentos onde as produções dos alunos, realizadas ao longo do ano, ganham visibilidade e se tornam objeto de novas leituras, além de favorecer a troca de experiências entre alunos e professores do PEJA, reafirmando a proposta de construção coletiva adotada pela modalidade EJA.

 

A EXPOPEJA tem como objetivos estimular nos alunos e Professores do PEJA o sentimento de pertencimento a um coletivo, estimular o exercício da autoria ao tornar públicas as produções de alunos e profissionais do PEJA e oportunizar a reflexão a partir dos temas abordados nos trabalhos expostos e nas apresentações.


Este ano, a XIX EXPOPEJA será no dia 28 de novembro de 2018, de 9h às 15 h, no Clube do Servidor Municipal, situado a rua Ulysses Guimarães, s/n – Cidade Nova.


Contamos com o apoio e participação de todos, para que possamos, mais uma vez, demonstrar o belo trabalho realizado pelos alunos e professores do PEJA.

 


 Gerência de Educação de Jovens e Adultos

Secretaria Municipal de Educação


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 21/11/2018

Redescobrindo as Horas

Tags: redescobrindo, horas, 7ª cre.

 

Aprender a ver as horas nos relógios, sejam eles digitais, analógicos, ou outros, pode parecer de início uma tarefa bem difícil, mas não é não.
       O canal Redescobrindo teve uma nova ideia e convidou as crianças do 2º ano, da Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro, a conhecerem as horas de uma forma divertida e diferente e tirar as dúvidas para que ninguém se esqueça.
        Então, luz, câmera e ação, porque o Redescobrindo dessa semana está no ar!!!

 

 

No começo do vídeo, as professoras Tia Ju e Tia Ly aparecem dentro do que parece ser um relógio. E, logo depois, apresentam para as crianças as formas de medir o tempo que são mais conhecidas. Será que os pequenos descobriram ou redescobriram essas formas?

 

Na verdade, as duas coisas. Então, descobridores em ação: vamos nomear as formas vistas no vídeo! A aula é de matemática, mas o português está sempre presente!

 

 

Depois da nomeação das formas, conhecemos aquela que mais utilizamos: o relógio.

 

E agora é hora de responder a pergunta: Será que as crianças sabem ver as horas? Bom, já se pode adiantar que no relógio digital eles deram um show!

 

 

Dando play no vídeo, é hora de algo que as crianças adoram: os jogos. 

 

Mas se é legal ver a Tia Ju e a Tia Ly jogando, imagina como deve ser mais legal ainda jogar também?? Será que eles toparam? Claro que sim!

 

 

 

O vídeo continua e agora é hora de desvendar os relógios de ponteiros, também chamados de analógicos.

 

 

Todo mundo já sabe como os recursos visuais são importantes no processo de aprendizagem. E, depois de ver, é importante experimentar e participar. Então, ao vivo e a cores, que tal um Quiz de perguntas e respostas? E aí? Que horas o relógio está marcando? Nossos alunos do 2º ano vão ajudar. Vamos redescobrir? 

 

 

 

E os descobridores continuaram mergulhando no universo dos relógios e experimentando de tudo!

 

Acha que parou por aí? Nãooooo! 

 

Mão na massa porque o desafio de casa foi lançado. Cada um fazendo seu relógio!

 

 

Mais uma descoberta para essa galerinha que não se cansa nunca de aprender!


Aprender com vídeos e jogos é muito bom e eles adoram!


Redescubra você também! Tchau, tchau!!!! 

 

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Desembargador Ney Palmeiro

E-mail: empalmeiro@rioeduca.net

Tel.: 2408-6042 / 2408-5482

 

Contato para publicações:




 

 

 

 

 


 


   
           



Yammer Share