A A A C
email
Retornando 87 resultados para o mês de 'Dezembro de 2011'

Sexta-feira, 16/12/2011

3ª CRE Embarca na Viagem ao Mundo da Leitura

Tags: 3ªcre, blogsderioeducadores, gec, riodeleitores, protagonismojuvenil.

 

A Biblioteca Machado de Assis, do Ginásio Experimental Carioca Bolívar, 3ª CRE, nos oferece o passaporte para a Viagem ao Mundo da Leitura, blog criado para divulgar as produções da escola.

 

 


 

 

 

O blog nasceu em outubro e se tornou espaço de divulgação e registro das atividades ligadas à leitura e à escrita com ênfase na autoria. Como a maioria dos projetos e atividades que compõem o Ginásio Experimental Carioca, o objetivo é o Protagonismo Juvenil. Levar o jovem à ação para a aquisição do conhecimento que se fizer necessário em sua vida. Os marcadores do blog refletem os projetos realizados.


Destacamos o projeto Eu Escrevo em que alunos e professores registraram seus pensamentos e sentimentos. A Profª Rosana Sales nos conta que: "Depois do Projeto Poesia na escola 2011, alguns alunos desenvolveram o hábito de divulgar suas produções textuais em nossa Unidade Escolar.
Com a elaboração do Blog "Viagem ao Mundo da Leitura", surgiu a ideia de criarmos um espaço que estimulasse a autoria, a participação e "cocriação" de nossos alunos e profissionais da educação. Além disso, a partir da anuência dos próprios discentes, há, no Blog, um trabalho cujo objetivo é proporcionar a integração entre o que eles produzem nas redes sociais, Twitter e Facebook, amplamente frequentadas pelos alunos e apoiado pelos dinamizadores do projeto, em parceria com os professores da escola.
Sendo assim, acreditamos que essa prática, além de estimular o desenvolvimento da capacidade de produção textual do aluno, contribui para a elevação de sua autoestima, na medida em que seus escritos ganham visibilidade, ultrapassando as fronteiras do espaço escolar.
Como a aluna Carolina Ribeiro que escreve sobre as dúvidas e expectativas de seu momento de vida: a adolescência. 

 

 

 

 

No marcador Diário do Leitor, o adolescente deixa pistas sobre o livro que leu, expondo suas impressões, recomendando ou não um livro.

 

 

 

 

Entre as postagens mais recentes, encontramos o registro dos bastidores do Curso de Introdução à Linguagem de Animação do Anima Escola 2011 que ocorreu em Setembro. O objetivo era tornar familiar aos alunos a produção e as técnicas de animação, arte que ganha cada vez mais espaço entre as mídias. Confiram um pouco do trabalho no vídeo GEC Bolívar Anima Escola 2011.

 

 

 

 


 

Para saber mais das atividades da Sala de Leitura Biblioteca Machado de Assis do GEC Bolívar, acessem o blog Viagem ao Mundo da Leitura e embarquem.

 

 

 

 

Imagens e textos retirados do blog Viagem ao Mundo da Leitura
 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 16/12/2011

Sinfonia Natalina, Integrando Professores e Alunos da EMIZ

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, educopédia, visitas.

 

 Em 2011, a Escola Municipal Irmã Zélia viveu momentos gloriosos
com exemplos de educação, superação e dedicação,
informando, reconhecendo e disseminando tais iniciativas,
fechando o ano letivo com a 4ª Culminância Sinfonia Natalina
numa grande “feira cultural” de produção dos alunos
a partir dos conteúdos desenvolvidos ao longo do ano.

 

 

Dia 29 de novembro aconteceu, na Escola Municipal 05.15.060 Irmã Zélia, a 4ª Culminância Sinfonia Natalina, quando a EMIZ, como é conhecida, transformou salas de aula, pátio interno e externo, corredor da escola, numa grande feira cultural de produções dos alunos, orientados pelos professores de diversas disciplinas ao longo do ano.


Logo que cheguei à EM Irmã Zélia fui recebida pela Coordenadora Pedagógica, professora Janete Lang, com quem tenho tido mais contato por e-mail e telefone. Ela me apresentou todos os espaços da escola.

 

O primeiro local a ser visitado foi a quadra de esportes improvisada e um grupo da “melhor idade” estava no seu momento aquecimento, exercício inicial do Projeto Qualivida - Ginástica para a Terceira Idade, acolhido pela EMIZ.

 

 

 

 

A coordenadora do Projeto Qualivida na escola, Flora de Castro, falou deste projeto e da necessidade de uma quadra coberta, anseio dos idosos que procuram por uma melhor qualidade de vida. São 120 pessos que usam a quadra no horário das 7:00h às 9:00h. A procura é muita, por isso a necessidade do investimento.

 

 

 

 

No segundo andar funcionam as turmas de 8º e 9º ano. Lá, conheci o prof. Marcelo, da disciplina de Matemática, que trabalha com outros professores da escola as aulas digitais da Educopédia. A coordenadora Janete me informou que duas das quatro salas preparadas para trabalharem com a Educopédia estão prontissimas com TV, Som, Video.

 

 

 

Descemos para o andar térreo, sendo levada a conhecer o Tapete Contador de Histórias da profª Dayse Campos, de Língua Portuguesa, e de seus alunos do 6º ano que fizeram uma representação da história “Branca de Neve”.
 

 

 

 

 

Neste corredor do andar térreo, local principal da culminância, acontecia a votação para a escolha da Melhor Paródia. Os alunos do 6º ano entregavam a cédula de votação feita por eles mesmos, tudo por uma escolha democrática. Eles, também, apresentavam o lançamento do Jornal Planet Zélia_1ª Edição.

 

Ficha Técnica do Jornal Planet Zélia:

Desenhistas: Alex, Alessandro, Elias e Lucas Reis;

Pesquisa de textos: Ariany, Daniela, Raíssa, Mirelly, Fabiana, Alex, Hyuri, Thiago, Lucas R. e Lucas F., todos os alunos das turmas do 6º ano.

Professora responsável pelo Jornal: Dayse Campos

 

 

Fui convidada mais adiante pela profª de História, Solange Ferreira, para que seus alunos falassem sobre Lima Barreto e Machado de Assis, sua biografia e poemas. Foi lindo!

 

Participei de outra  apresentação, as experiências científicas dos alunos da profª de Ciências_ Marilza. Foi demais!

 

Eles explicavam os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências, dessa professora que chegou há um ano à escola para somar aos demais o trabalho tão significante que acontece na EM Irmã Zélia.

 


 
 


 

Pausa para conversar um pouquinho com a Diretora, profª Neli - coincidentemente nos conhecíamos há mais de 15 anos.

 

Da direita para a esquerda, a profª Neuza_ Diretora Adjunta, a profª Neli_Diretora, a Coordenadora Pedagógica_profªJanete e a Representante do Rioeduca na 5ªCRE, profª Regina.

 

Depois fui assistir à dança das alunas da profª Solange Ferreira sobre o Dia da Consciência Negra, também reverenciado por poesias criadas, declamadas e apresentadas por alunos do 8º ano.  

 

 


 

 

Mais uma vez, a entusiasta profª Dayse convidou-me a conhecer as maquetes que representavam o trabalho feito com letras de músicas, como cantiga de roda, e poemas de autores brasileiros feitas por seus alunos.

 

 

 

"Se essa rua, se essa rua fosse  minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar,  

com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes..."

 

Outra alegria foi rever a  profª Leda, colega de antiga jornada, que hoje é regente da Sala de Leitura da EMIZ. Ela explanou, arrebatada de alegria pelo trabalho que desenvolvera com os alunos da Educação Infantil, a produção de livros dos pequeninos.

 

 

 

Nesse turbilhão de atividades culturais conheci o estagiário Jonathas Barros, sempre simpático e eficiente, que ajudava em todos os momentos e para o que precisasse.

 

Nos corredores da escola os trabalhos expostos refletiam a dinâmica da Unidade Escolar.

 

Aqui, todos acreditamos no desafio de lutar pela Educação. Cada um faz o seu melhor e, como consequência, a Escola Municipal Irmã Zélia continua a educar e brilhar!_ diz a direção no Blog da escola.


Parafraseando o cantor e compositor Roberto Carlos, foram "muitas emoções" que vivi naquela manhã. Foi muito bom sentir a integração de todos, professores e alunos, querendo mostrar um pouquinho daquilo que juntos criaram para este momento e espero que esta matéria esteja à altura do magnífico trabalho, o qual eu tive o prazer de conhecer de perto, feito por toda a equipe da Escola Municipal Irmã Zélia.


Realmente, esta Escola é uma verdadeira SINFONIA!
 

Se você professor e/ou sua escola desenvolvem ou desenvolveram algum projeto
ou atividade interessante; se você, sua escola ou se algum aluno tem blog,
clique na imagem abaixo para obter o e-mail do representante do
Rioeduca na sua CRE.


 

Representante do Rioeduca na 5ªCRE - Profª Regina Bizarro
E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza

 

Achou interessante esta publicação?
Então comente e/ou clique nas imagens abaixo e divulgue o Rioeduca.

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 16/12/2011

Escola, Espaço de Desenvolvimento Integral

Tags: 8ªcre.

 

A escola é um espaço propício ao desenvolvimento!
O espaço escolar permite ao aluno ampliar sua visão do mundo, aprender com os erros e acertos, valorizar a participação e cultivar momentos de muita satisfação e alegria!
Num passeio promovido pela escola Mário Fernandes à escola de Circo, os alunos brincaram, aprenderam e guardaram lições para toda a vida!

 

 

 

A Escola Municipal Mário Fernandes Pinheiro localizada no Conjunto Miguel Gustavo, mais conhecido como Rebu, atende a aproximadamente 530 alunos.

Sua antiga diretora, professora Ivone Agatão Dias, dizia a todos que era a "melhor escola do Rio de Janeiro, com os melhores alunos, os melhores professores, melhores funcionários..."

Essa afirmação é até hoje uma espécie de mantra para todos os que fazem parte da comunidade escolar.

Apesar de estar num local cercado de dificuldades, numa área conflagrada, o clima na escola é o melhor possível e todos mostram isso no olhar!
 

A E.M. Mário Fernandes Pinheiro participa do programa Mais Educação do MEC.


Mais Educação é o programa que visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pela UNICEF, utilizando os resultados da prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do IEE – Índice de Efeito Escola, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante.

Na escola Mário Fernandes Pinheiro foi promovida uma experiência inesquecível aos alunos: conhecer a escola de circo de Marcos Frota.

 

 

O ator Marcos Frota mantém há vários anos um circo, em que ele próprio costuma atuar no trapézio, bem como uma escola para formar artistas circenses.
 

 

 

 

A lona colorida, as brincadeiras e a oportunidade de viajar e conhecer o país, são apenas alguns dos ingredientes que mexem com a imaginação das crianças quando conhecem os bastidores de um circo.

 

Para elas a vida parece ser mágica e repleta de aventuras!

 

Por que não permitir que esses sonhos de felicidade e esperança sejam cultivados no coração de nossos alunos?

 

 

 

 

Um passeio que deu samba!

 

 


“... tudo sem estudo é nada e nada com estudo é tudo”
                                                                                  Renato Sorriso

 

 

Essa foi a declaração do gari que ficou famoso quando, no intervalo do desfile da escolas de samba, limpava a passarela sambando.

 

Renato Sorriso e outros garis formaram um grupo e neste dia se apresentaram para animar ainda mais a visita dos alunos à escola de Circo.

 


Renato não só é um exemplo de animação e alegria no samba, atualmente em suas entrevistas ele afirma que a educação é o caminho e que todos devem estudar.

 

As crianças da escola Mário Fernandes sambaram muito e mostraram que têm ritmo e simpatia!

 

 

É de conhecimento de toda a comunidade escolar que o programa Mais Educação foi um importante aliado para que atividades como essa fossem realizadas, garantindo aos alunos novas experiências, aprendizados e muita alegria!

 

Dirigida atualmente pelos professores Frederico Mendonça (Diretor ) e Valéria Oliveira (Diretora Adjunta), a escola Mário Fernandes festeja hoje a melhora do desempenho, graças ao trabalho coletivo e de qualidade!
 

 

Esse evento e muitos outros estão registrados no Blog da escola.

Para conhecer o Blog clique  na imagem abaixo:


 

 

 

O Rioeduca parabeniza a escola e faz um  agradecimento em especial ao diretor Fred Mendonça, pelo carinho e atenção ao colaborar com esta postagem.

 

Sua escola também realizou projetos e eventos que contribuíram para a formação dos alunos?

 

Conte para o Rioeduca!

 

Entre em contato conosco clicando na imagem abaixo:

 

 

 

Fonte: http://portal.mec.gov.br

 

 

 

                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

 


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 15/12/2011

Caça ao Tesouro Movimenta a E.M. Octavio Frias

Tags: 7ªcre.

 

 A Caça ao Tesouro da Octavio Frias foi um dos momentos marcantes de 2011 e movimentou todas as turmas da escola em busca de um grande prêmio: uma visita à Vila Olimpíca do Mato Alto.


 

A atividade foi idealizada pela equipe de Educação Física e fez parte das comemorações do mês das crianças. As pistas ficaram escondidas em vários lugares da área externa da escola: quadra, parquinhos, espaço em frente às salas da Educação Infantil, entre outros.O trajeto das turmas, desta forma, não prejudicou o andamento normal da escola. As turmas foram divididas por série e acompanhadas sempre do professor a procura dos envelopes com as instruções para a etapa seguinte.

 


Dentro dos envelopes tinha uma história ligada ao Esporte e também eram apresentadas as dificuldades a serem superadas e dicas para a localização do próximo envelope. A turma campeã seria aquela que realizasse o percurso em menor tempo.

 

O "tesouro" foi conquistado pela turma 1501 do 1º turno da prof.ª Ana Paula.A turma participou de uma visita à Vila Olímpica do Mato Alto, na qual os alunos puderam conhecer e desfrutar de uma aula experimental de BADMINTON.

 

 

Visita à Vila Olimpíca

 

Alunos da turma 1501  visitando a Vila Olimpíca

 

Alunos fazendo a aula experimental de Badminton

 


 

Objetivos da Caça ao Tesouro



*Vivenciar as diferentes noções de localização do corpo no espaço.
*Interagir com o meio ambiente, por meios de movimentos naturais.
*Perceber a necessidade de organização individual e coletiva para o desenvolvimento da brincadeira.

*Identificar o sentido de convivência social, com suas regras e valores.

 

Parabenizamos a equipe da Octavio Frias de Oliveira pelo ótimo trabalho desenvolvido! 

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share