A A A C
email
Retornando 87 resultados para o mês de 'Dezembro de 2011'

Quarta-feira, 28/12/2011

Rioeduca Retrospectiva 2011 na 10ª CRE

Tags: 10ªcre, iderio.

 

Revisitando as Escolas Municipais Professora Leila Mehl de Menezes, Leôncio Corrêa e Eduardo Rabelo, conheci as alunas Julia Clara de Oliveira Carvalho e Ana Júlia Lima da Silva e o aluno Leandro Oliveira dos Santos, que foram premiados pela Secretaria Municipal de Educação, por terem se destacado com as melhores notas em Português e Matemática nas provas do IDERIO.
 

 

Vinte e sete de dezembro de 2011. Ano Novo de 2012 já se aproximando. Hora de planejamentos e replanejamentos. Ótima oportunidade também para rememorarmos a metáfora da Muralha da China, tão citada pela secretária de Educação, Claudia Costin, nas suas falas e encontros com professores e gestores das escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 


O que realizamos neste ano que está terminando? Que metas pretendemos alcançar em 2012? Como diz a secretária Claudia Costin, se pretendemos prosseguir na caminhada, é preciso avaliar o itinerário já percorrido.

 


Aqui na 10ª Coordenadoria Regional de Educação, com escolas, creches, Cieps e Edis implantados desde o Conjunto Alvorada, quase fazendo fronteira com o município de Itaguaí, até as cercanias do novo túnel da Grota Funda, já na Ilha de Guaratiba, completando o polígono geográfico da Barra de Guaratiba e de Sepetiba, em linha quase reta até a localidade dos Jesuítas, no portal de entrada para o município de Seropédica, foram muitas as realizações que marcaram o ano letivo de 2011.

 


Ainda há muito para fazer, pois o processo é dinâmico e o caminho extenso, mas na ação contínua, eficiente, eficaz e prolongada que a 10ª CRE desenvolveu em 2011, convém ressaltar inúmeros pontos positivos, como o desempenho no Ideb das crianças do CIEP Primeiro de Maio, os progressos alcançados pelo Ginásio Experimental Carioca e os excelentes resultados confirmados pelas turmas dos programas de Aceleração e de Realfabetização.
 

 

Como disse a secretária Claudia Costin, em entrevista ao Jornal “O Globo”, “a escola boa é a que tem bom diretor e bons professores. “

 


Como representante do Rioeduca na 10ª CRE tive a oportunidade de conhecer várias das boas escolas da região. Se a escola tem bons professores, certamente terá bons alunos. No mês de julho de 2011, conheci e conversei com três excelentes alunos de escolas localizadas em Manguariba, quase na divisa entre as regiões administrativas de Santa Cruz e Campo Grande, da Ilha de Guaratiba, em um recanto ainda caracterizado pelo seu aspecto bucólico e rural, e outra que fica situada em área completamente urbanizada, na confluência das movimentadas Avenida Cesário de Melo, Rua Felipe Cardoso e estradas que seguem para a Zona Sul, via Guaratiba, e em direção à Sepetiba.
 

 

Na Escola Municipal Professora Leila Mehl de Menezes, do Conjunto Manguariba, fui recebido com peculiar cortesia pela diretora Maria Alice Teixeira de Oliveira, pela diretora adjunta Ana Cristina de Assis Bonifácio e pela coordenadora pedagógica Ana Luíza Karan Miguel da Costa Alves Marques, para uma agradável conversa com a aluna Júlia Clara de Oliveira Carvalho que, em companhia da sua mãe Rita, falou dos seus sonhos e das suas conquistas.

 


Júlia Clara foi a melhor aluna da 10ª CRE na prova do IdeRio 2010, obtendo nota máxima em Português e em Matemática, razão pela qual foi homenageada pela Secretaria Municipal de Educação, ganhando uma bicicleta de presente.

 


Fátima, professora da Júlia Clara, também presente ao encontro, falou com orgulho e admiração da sua aluna, que hoje serve de exemplo para todos os colegas da Escola Professora Leila Mehl de Menezes.

 


Saindo de Manguariba dirijo-me à Escola Municipal Leôncio Corrêa, localizada na Ilha de Guaratiba, onde já estão me aguardando a aluna Ana Júlia Lima da Silva, a diretora Ana Paula Cardoso Santos e a professora Jane.

 

 


Ana Júlia é muito simpática e comunicativa. Na E.M. Leôncio Corrêa, além de ser destaque como a melhor aluna nas provas do IdeRio 2010, é também uma líder e protagonista, participando como representante do segmento aluno no Conselho Escola-Comunidade e desempenhando relevante papel em todas as iniciativas que tenham como objetivo melhorar as condições materiais, pedagógicas e administrativas da escola.

 


Depois de declarar que o seu grande sonho é tornar-se cientista, e que a sua matéria preferida é o estudo das Ciências, Ana Júlia confirma o seu papel de protagonista formulando um pedido especial para a secretária Claudia Costin: que mande construir uma quadra esportiva coberta na Escola Municipal Leôncio Corrêa, pois a comunidade da Ilha de Guaratiba ainda ressente muito a falta de equipamentos para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer.

 


A terceira escola visitada, E.M. Eduardo Rabelo está localizada bem em frente ao Conjunto Habitacional Rollas e ao lado do Conjunto Habitacional Octacílio de Carvalho Camará, popularmente conhecido como “Cesarão”, por encontrar-se na Avenida Cesário de Melo.
É uma escola de segundo segmento, onde o aluno Leandro Oliveira dos Santos, que em 2011 cursava o 9º ano, obteve as melhores notas nas provas do IdeRio de 2010.

 


Tranquilo, simples e modesto, porém firme nas suas convicções, Leandro fala sobre a surpresa com a premiação e com a repentina fama que conquistou na E.M. Eduardo Rabelo, onde faixas e cartazes o parabenizam e homenageiam.

 


Leandro, que obteve nota máxima em Matemática, recebeu das mãos da secretária Claudia Costin um netbook que foi entregue em homenagem especial realizada no Aterro do Flamengo.
 

 

Na Sala de Leitura Anísio Teixeira, da Escola Municipal Eduardo Rabello, converso com a diretora Márcia Ferreira, com a coordenadora pedagógica Elza Maria Baratta e com a professora regente da Sala de Leitura, Márcia Cristina da Silva Rodrigues, constato, vendo algumas mostras de trabalhos realizados pelos alunos, que “Escola boa é a que tem bom diretor e bons professores”, repetindo as palavras da secretária Claudia Costin.

 


Mesmo enfrentando algumas adversidades, pela localização em área quase sempre de conflagração e conflito armado, os alunos da Escola Municipal Eduardo Rabello superam os obstáculos e orgulham a 10ª CRE e a Secretaria Municipal de Educação, como tão bem demonstrou o aluno Leandro Oliveira dos Santos.
 

 

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 27/12/2011

Retrospectiva 2011 Rioeduca _ 5ªCRE

Tags: 5ªcre.

 

O Rioeduca_ 5ªCRE oferece nesta postagem momentos de reflexão, de alegria, descontraídos e solenes, para vibrarmos com tudo que aconteceu em 2011. As Escolas, Creches, CIEPs e Professores estão de parabéns pelo amadurecimento de ideias, pelo engajamento nos projetos, pela desmistificação que nem tudo podemos, pois TUDO PODEMOS e uma equipe bem estruturada é a base desse sucesso. 

 

 

 

 

 

"Este ano quero paz no meu coração, quem quiser ter uma amigo, que me dê a mão..."

 

"Que me dê a mão" aqueles que fizerem, fazem ou querem fazer parte dessa rede de amigos, chamada RIOEDUCA...

 

"O tempo passa e com ele caminhamos" a procura de transformações em nós e no mundo. Um caminho seguro e próspero...

 

"Marcas do que se foi" e do que deixamos por onde passamos, marcas de crescimento para nós e nosso grupo...


 

"Sonhos que vamos ter", muitos sonhos, aqueles que manterão vivo "cada amanhecer"...

 

 
Este ano... Quero PAZ nas ESCOLAS, nas FAMÍLIAS, no meu BAIRRO, na minha CIDADE. Quero PAZ no MUNDO e para todo mundo!!!

 

FELIZ 2012!!!

 


 RETROSPECTIVA 2011 RIOEDUCA/5ªCRE

 

O ano de 2011 foi muito bom para a educação Carioca. A SME vem trabalhando junto às direções das escolas para dar um salto na qualidade da Educação Carioca. O objetivo é a aprendizagem dos alunos.

 

Escolas, Creches, GEC, EDIs, Salas de Leitura, Professores e Alunos colaboraram para que o trabalho da 5ª CRE se tornasse conhecido, através do Portal Rioeduca. 

 

Atividades, solenidades, desfiles civicos, datas comemorativas fizeram dos Blogs uma ferramenta digital de mostragem da rede.

 

Foi maravilhoso todo esse processo e estamos todos de parabéns!

 

 

 

 

AS CRECHES

 

 

As Creches deram um show de talentos. Em minha visitas de rotina conheci trabalhos maravilhosos, passíveis de reconhecimento pedagógico e cultural.

 

Não existe nada melhor que ver aqueles bebezinhos, assim posso chamar, criando hábitos saudáveis para a vida, aprendendo musiquinhas, imaginando um mundo novo, cheinho de histórias.

 

O lúdico permeou a maoria dos PPPs, assim como o desenvolvimento da linguagem artística, pois ela tem papel fundamental nos  aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
 

Uma das maiores capacidades humanas é a imaginação, sendo assim o nosso Projeto preconiza as artes na sua ação pedagógica visando o imaginário infantil e o pleno desenvolvimento das crianças, diz em seu blog a Creche Municipal Acalanto. 

 

AACs contam histórias, utilizam fantoches, fantasiam-se, tornando o aprendizado numa grande festa diária.

 

Hoje as Orientações Curriculares, o Prêmio Anual de Qualidade da Educação e as avaliações sistemáticas já fazem parte da Educação Infantil, com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento dos bebês.

 

Muita coisa mudou para melhor!

 

 

AS ESCOLAS

 

 

As escolas deram um banho de atividades: nos desfiles cívicos, com a participação da sua comunidade escolar e muitas com Bandas; na área artística, com danças, teatros e musicais; no envolvimento dos Projetos da SME, como de leitura e escrita_Poesia na Escola; na  Matemática, torneios de xadrez requerendo lógica, conhecimento e raciocínio, melhorando no cognitivo e no comportamento, enfim, foram os mais variados momentos que vivemos a alegria, o cotidiano e o eventual.

 

A educação especial adquiriu uma nova significação. Hoje, existem avaliações sistemáticas que acompanham o desenvolvimento dos alunos com algum tipo de deficiência. 
 

 

ALUNOS E PROFESSORES

 

 

Os professores, cada vez mais inovadores e envolvidos com suas turmas, disponibilizaram toda sua energia e conhecimento para dar conta de tantos fazeres pedagógicos.

 

Os alunos, por sua vez, ficaram mais envolvidos com a  escola participando das solenidades, passeios cuturais, eventos e atividades, dentro e fora da escola. Isso prova que todos estamos mudando, e para melhor. 

 

 

O RIOEDUCA

 

 

Aconteceu o Rioeduca!

 

O Portal Rioeduca chegou para mostrar a cara das Escolas da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Premiações, como o I Troféu Rioeduca, marcaram o trabalho das escolas municipais. Durante o ano conhecemos os trabalhos desenvolvidos por todos, professores e alunos, através do Portal Rioeduca.

 

 

Entrega do Troféu Rioeduca em agosto de 2011.

Foto da família Rioeduca com a presença da Coordenadora do Rioeduca, Profª Lilian Ferreira (da esquerda para direita na segunda posição), da Secretária Municipal de Educação, Profª Claudia Costin (da esquerda para direita na quarta posição), do Subsecretário de Assuntos Estratégicos, Rafael Parente (da direita para a esquerda na quarta posição.)

 

Muitos novos blogs de escolas e professores surgiram. Muitos blogs que já existiam inovaram.

 

O mais novo espaço municipal de educação, GEO (Ginásio Experimental Olímpico), Educopédia, GEC (Ginásio Experimental Carioca) , Bairro Educador, a Bienal do Livro, Megafone na Escola, Rio_ Uma Cidade de Leitores, Poesia na Escola, Escolas do Amanhã, Troféu Rioeduca, Educação de Jovens e Adultos, CEAMP, Projeto RioZoo, Visita ao Planetário, PETs, Fecem, Jogos Estudantis, Capela Magdalena e Mostra Dança foram alguns temas que permearam as publicações durante o ano de 2011.

 

Portanto, esperamos para 2012 a continuidade desta união.

 

Trabalhamos para e pela Educação com a finalidade de que nossos alunos saiam das nossas escolas munidos de base para o Ensino Médio e, muito mesmo, para a vida. É por eles que estamos aqui, dialogando com o mundo a procura de melhores tempos para o futuro do nosso Planeta.

  

 
Você conhece algum professor que tenha feito um trabalho significante na Educação Municipal? Foi autor de um livro? Fez algo inusitado que, num bom sentido, "abalou as estruturas" da sua escola?

Então, escreva para que nós divulguemos o trabalho.


Cada CRE possui um representante na Equipe Rioeduca - todos professores da rede. Clique no ícone abaixo e procure a representante de sua CRE, para divulgar.


 

 

Prof Regina Bizarro_ representante do Rioeduca na 5ªCRE

E-mail Rioeduca: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: profa.rcb@gmail.com
 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 27/12/2011

Momentos que Marcaram a História da 2ªCRE no Portal Rioeduca em 2011

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, eventos.

 

Nesta postagem estão reunidos uma mensagem de Ano Novo e um vídeo com os momentos que marcaram a história da 2ª CRE no Portal Rioeduca em 2011.

 

Em alguns dias começa um novo ano e com ele se renovam as esperanças. E para fazer uma retrospectiva das postagens da 2ª CRE no Portal Rioeduca, preparei um vídeo que reúne o trabalho apresentado por nossas escolas no ano de 2011 mostrando: a biografia de alguns patronos, eventos, projetos, blogs de professores e escolas.


Gostaria de deixar para vocês, queridos leitores, que durante o ano de 2011 prestigiaram nosso trabalho, um poema escrito por Carlos Drummond de Andrade, conhecido poeta brasileiro, que tem como título “Receita de Ano Novo”.

 

Receita de Ano Novo


Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

 

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

 

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


Texto retirado de http://www.revista.agulha.nom.br/drumm.html#receita acesso em 22/12/2011


Desejo que em 2012 vocês continuem conosco contribuindo, para que juntos, possamos continuar divulgando as práticas pedagógicas que colaboram com a educação carioca.

Assistam ao vídeo para rever algumas postagens de 2011 e conhecer os blogs de nossas escolas.

 

Feliz Ano Novo! Feliz 2012!

 

 O Portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Divulguem os projetos ou blogs de sua escola, basta entrar em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE.


Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca na 2ª CRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 27/12/2011

Papai Noel no CIEP João Batista dos Santos

Tags: 7ªcre.

  

 

 

       No Natal , ver uma criança sorrindo traz sempre muita alegria. A festa de Natal no CIEP João Batista dos Santos localizado na Cidade de Deus aconteceu no dia 20 de dezembro.Veja como foi a entrega de presentes que trouxe alegria e muitos sorrisos para as crianças que estudam lá.


 

 

Tudo começou com as cartinhas que escreveram para o Papai Noel.As crianças escreveram pedindo seus presentes.As cartinhas ficaram disponíveis para serem apadrinhadas através do projeto  Papai Noel dos Correios realizado há 22 anos.Na maioria dos Estados, além das cartinhas oriundas de crianças da sociedade, foram recebidas cartinhas de crianças de escolas, abrigos, creches e núcleos sócio-educativos.A CRE selecionou quatro escolas para que as pessoas procurassem os Correios e apadrinhassem o sonho da criança. O MAP (Movimento de Amor ao Próximo) doou cachorros-quente e a animação da festa.

 

 A entrega dos presentes feita pelos Correios

 

Organização dos presentes feita pelos professores

 

A Diretora Ieda Ayres recebendo o bom velhinho

 

Professor Vitor Hugo e professora Rosângela ajudando na entrega dos presentes


O CIEP João Batista dos Santos agradece a parceria dos Correios, do MAP e demais pessoas que colaboraram transformando sonhos em realidade, deixando o Natal mais feliz para essas crianças.
 

Visite o blog do CIEP João Batista dos Santos para ver o vídeo especial mostrando a entrega dos presentes:

 

Para saber mais sobre o projeto  Papai Noel dos Correios:

http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2011

 

Parabenizamos a equipe do CIEP João Batista dos Santos pela realização da festa e todos os padrinhos e madrinhas que colaboraram com os presentes!

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

 

 


 

                                                                   

 

 


   
           



Yammer Share