A A A C
email
Retornando 87 resultados para o mês de 'Dezembro de 2011'

Sábado, 24/12/2011

Natal - Tempo de Milagres!

Tags: 1ªcre, projetos, eventos.



 

 O Rioeduca conta hoje uma linda,  verdadeira   e recente história sobre o milagre do Natal, que ilustrará nossa homenagem a todos os professores e amigos leitores do Rioeduca.

 

 

 

O Natal desperta, em cada um de nós, sentimentos diversos: amor, saudade, alegria, esperança... As famílias se reúnem, os amigos se encontram e os abraços e presentes são símbolos da vontade de estar sempre juntos.

 

Nesta época, colocamos nossos corações à disposição da reflexão sobre nossa vida e a lembrança do presépio, do nascimento de Jesus, do milagre do amor e do perdão se tornam ainda mais intensos.

 

Natal é esperança, estrela cadente, anjos entoando canções, crianças felizes ao redor da árvore repleta de presentes - Natal é o milagre de Deus.

 

O Rioeduca conta hoje mais um milagre, destes tão lindos que acontecem no Natal: a professora Lucy Ribeiro, como Lilian Ferreira diz, é o "anjo" do Rioeduca e da Educopedia. Lucy está nos programas desde o início, sempre muito dedicada para que todas as ações planejadas deem certo.

 

Com uma longa trajetória na Educação, sempre doou o melhor de si e conquistou uma legião de admiradores de seu trabalho e da pessoa íncrivel que é! Contar histórias, fazer poesias, entoar canções para os pequenos sempre foi sua grande alegria, desde os tempos em que atuava como professora.

 

No entanto, Lucy desejava contar histórias não só para as crianças da escola. Queria dedicar-se não apenas ao trabalho que ama, mas ansiava, com todo coração, ter um filho. Há três anos, Lucy e Marcos, seu esposo, decidiram adotar uma criança. Cumpriram todos os protocolos exigidos pelos órgãos responsáveis, mas, desde então, nenhuma notícia. A ansiedade dos meses iniciais já dava lugar à saudade dos encantos que sua imaginação sempre desenhou.

 

Mas não nos esqueçamos, queridos leitores: No Natal, milagres acontecem! E, se a beleza da vida está nas suas surpresas, mais uma vez ela se mostrou presente.

 

Não importa se é o começo do ano ou se é vinte de dezembro, a vida simplesmente tem o poder de encantar.

 

 

Os segredos que o destino nos esconde são capazes de florir nosso jardim em instantes. É como se, em um segundo, tudo se transformasse: as nuvens se dissipassem, abrindo espaço para o mais lindo azul. As rosas desabrochassem em seus tons peculiares, e o sol fornecesse o calor ideal na mais bela hora da manhã. Os passarinhos livres resolvem fazer seu canto e a borboleta vem pousar bem pertinho, em seu ombro.

 

Foi assim, com um telefonema , que a vida de Lucy deu um giro de 360º. Com um telefonema, ela percebeu que o milagre estava acontecendo e que sua vida começava a mudar para sempre.

 

Poderíamos citar os mais lindos versos de amor, para descrever a chegada de Gustavo à vida de Lucy , seu esposo Marcos e de todos nós, que a conhecemos, mas, ainda assim, versos e poesias não seriam suficientes para relatar com fidelidade a emoção vivenciada.

 

Gustavo chegou como um anjo especial, transformando o dezembro em festa, renovando os laços, acendendo a chama da alegria. Gustavo tem olhar sereno, sorriso aberto e uma simpatia que contagia.

 

Eu estava na sala 465, da Educopédia e do Rioeduca, e fui testemunha de momentos que lavaram minha alma em água cristalina e só mesmo a pureza de um bebê e o amor nos olhos de sua mãe podem conter essa magia. Vinte de dezembro de dois mil e onze entra para a história dessa equipe como o dia da felicidade.

 

Testemunhei abraços apertados, lágrimas de alegria, e o compartilhar de um amor desperto pela essência iluminada de uma criança.

 

 

Lucy era o amor personalizado. Seu sorriso estampado no rosto parecia não acreditar na realidade. A emoção contagiou a todos que passavam. O pequeno Gustavo, de quatro meses, foi agarrado, abraçado, beijado e amado. E ele correspondia com o sorriso mais lindo do mundo!

 

Amigos, conhecidos, e até quem não conhecia Lucy se emocionou. Ali Deus estava presente, através do amor da mãe Lucy, através do sorriso inocente de Gustavo e  de todo o bem querer das pessoas presentes, que era tão real que poderia, até mesmo, ser tocado.

 

 

 

 

Papai do Céu concedeu à Lucy e ao Marcos o maior, o melhor de todos os presentes. Eles irão presenciar instantes mágicos todos os dias: as primeiras palavras, os primeiros passinhos, as pequenas quedas na aprendizagem do andar, o primeiro aniversário, o primeiro dia de escola, o primeiro dever de casa e todas as lindas e inimagináveis surpresas da vida, que somente um filho pode dar.

 

Fica aqui a homenagem do Rioeduca e meu agradecimento por ter participado de um dos momentos mais lindos dessa vida: a chegada do bebê de Lucy e Marcos.

 

É Natal! É tempo de amor e esperança! É tempo de milagres! 

 

FELIZ NATAL!!!!

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 23/12/2011

Auto de Natal, Projeto de Teatro na EM Pará

Tags: 5ªcre, artescênicas, blogsdeescolas, visitas, natal.

 

O entendimento da Arte enquanto processo de cognição,
 que mobiliza tanto o intelecto como a intuição ou afetividade do sujeito,
possibilitou a EM Pará a desenvolver o Projeto Teatro
coordenado desde 2008 pelo professor de Artes Cênicas,
transformando-se num belíssimo espetáculo
protagonizado por alunos-atores da escola.

 


  

A Escola Municipal Pará há alguns anos vem mostrando que Arte, aliada ao cognitivo, aumenta possibilidades de êxitos nos estudos e na vida.

 

Foi através da Arte que revi a diretora, profª Rosa Maria (fomos Coordeadoras Pedagógicas no mesmo período). Primeiramente no Desfile Cívico deste ano, quando observei seu empenho em manter a escola coesa e com muito brilho, falando palavras de  entusiasmo aos alunos, marchando a frente do desfile. Num segundo momento nos encontramos na Creche Municipal José Raimundo, por conta de uma peça teatral sobre dengue, que foi apresentada aos "baixinhos". Vi nos alunos da EM Pará perfeitos artistas, pois caracterizados dos personagens da peça, conseguiram obter a atenção das crianças, alcançando os objetivos propostos. E num terceiro momento, neste período natalino, ao convocar as escolas a participarem dos cartões virtuais que foram veiculados dia 20/12 no Portal Rioeduca, conheci o trabalho do professor Julio Dutra, de Artes Cênicas, primeiramente através de e-mail, depois pessoalmente quando da minha visita à Escola, dia 12 de dezembro.

Ele nos beneficiará pelo Portal Rioeduca com um mega projeto muito bem elaborado, com início em março de 2008_ Projeto de Teatro da EM Pará.

 

 

Professor Julio Dutra e a árvore de Natal feita pelos alunos com garrafas pet.

 

 

 Projeto Teatro da Escola Municipal Pará

 

Justificativa

A escola há muito tempo permaneceu voltada para um ensino tradicional, onde o conteúdo acadêmico era o foco fundamental da formação do indivíduo. Hoje sabemos que a sociedade se modificou, paralelamente o pensamento e o modo de criar e interagir também acompanham todas as modificações e aspirações do mundo moderno.


Antes a inteligência humana era medida apenas por conteúdos decorados e absorvidos mecanicamente, mas esta visão se modifica e temos valorizado outros tipos de inteligências: matemática, artística, espacial etc.Antes a inteligência humana era medida apenas por conteúdos decorados e absorvidos mecanicamente, mas esta visão se modifica e temos valorizado outros tipos de inteligências: matemática, artística, espacial etc.

 

O mundo está cada vez mais exigente quanto ao desenvolvimento interpessoal do indivíduo, seu potencial criativo, expressivo, capacidade crítica e de socialização. Muitas das vezes o professor das disciplinas "formais" não possui tempo hábil e nem recursos técnicos para que essas habilidades sejam desenvolvidas.

 

O teatro na escola é uma forma de complementar todo esse processo educacional, formando uma ponte interdisciplinar que acrescenta na formação do aluno e desenvolve outros campos, tão necessários a formação do ser neste mundo tão diversificado e repleto de símbolos a serem decodificados e interpretados.


Essa linguagem artística também é necessária como forma didática, pois muitas das vezes a transmissão oral do conhecimento não é suficiente para a aprendizagem. Neste caso o teatro é uma forma de levar o saber e a informação como um recurso lúdico, que leva o aluno ao mundo fantástico, facilitando a aprendizagem pelo fato de estar saindo da rotina e também por esta utilizando outro lado do cérebro que muitas das vezes é anestesiado pela mecanização imposta ao ser humano.

 

 Objetivos


•Proporcionar ao aluno o conhecimento da linguagem teatral;
•Praticar o teatro;
•Desenvolver a leitura;
•Desenvolver o pensamento criativo;
•Desenvolver a interpretação de textos;
•Promover a interdisciplinaridade escolar;
•Estimular o pensamento crítico;
•Estimular a expressão corporal;
•Desenvolver a socialização;
•Desenvolver a expressão vocal;
•Desinibir o aluno;
•Tornar o aluno um ser autônomo;
•Promover o conhecimento em geral;
•Levar informação a terceiros;
•Suprir necessidades afetivas;
•Desenvolver o lado direito do cérebro;
•Valorizar o espaço escolar;
•Formar o gosto estético do aluno;
•Aceitar as diferenças;
•Obter um suporte de aprendizagem;
•Tornar o aluno multiplicador de informações;
•Desenvolver raciocínio lógico;
•Desenvolver a percepção espacial;
•Desenvolver todos os sentidos;
•Promover valores aos alunos.

 

 

Apresentação


O Projeto de Teatro da Escola Pará consiste em oficinas que acontecem durante todo o ano, voltado para todos os alunos da escola a partir do 6° ano. Nestas oficinas os alunos aprendem técnicas teatrais, linguagem teatral, expressão corporal, técnica vocal, interpretação, improvisação, entre outros.
 

Durante este período os alunos realizam apresentações internas e externas, geralmente abordando temas voltados para a informação, prevenção e conscientização. Dentro desta proposta visamos à questão da saúde, sociedade e cidadania, resgate de momentos históricos, cívicos e folclóricos.
 

Após as oficinas, quando os alunos apresentam o desenvolvimento necessário das técnicas, começamos a produção de cenas, esquetes ou espetáculos dependendo da necessidade do PPP ou pedidos das parcerias (Hospital Carmela Dutra, Creches, Lonas Culturais, etc). 


Todo tema abordado no teatro é iniciado com debates e exposição dialogados, dando oportunidade ao aluno para colocar suas opiniões, dúvidas e anseios. Após esse primeiro momento, partimos para a criação do texto ou estudo do mesmo. Dependendo da situação trabalhamos com textos prontos, textos criados pelo professor ou textos criados pelos alunos. Já no terceiro momento iniciamos a criação e montagem de personagens, onde são utilizadas diversas técnicas teatrais.

 

 

Culminância

 

Ao final do ano, como culminância do trabalho desenvolvido, acontece um grande espetáculo como a montagem do Auto de Natal, projeto que envolve toda a comunidade escolar, com apresentação pública para os alunos e seus familiares.

É uma oportunidade do aluno por em prática tudo que foi aprendido nas oficinas, além de estarmos mantendo vivo e resgatando, de uma forma genuína, este momento de renovação e reflexão que é o Natal.


Na montagem deste espetáculo há uma grande ênfase na interpretação, leitura, debates e conscientização, tornando o aluno um ser crítico e arquiteto de sua realidade, desfazendo a mecanização do ser humano que é imposta por muitos com o objetivo de torná-lo um mero reprodutor de padrões.

 

As vozes são dos próprios alunos e passaram por um processo de sonorização denominado Playback, para a trilha sonora dos diálogos e acompanhamento da peça teatral.

 

Este projeto teve apoio da Lona Cultural Terra, Guadalupe, com empréstimos de palco, figurinos e alguns equipamentos de efeitos especiais.

 

 

 

 

 Vídeo compactado pela profª de Educação Física,  Ieny Costa

 

 

 

Alunos_atores

 

 

 Jesus, protagonizado pelo aluno Giulliano Maurellie e Maria e José, os alunos Larissa de Souza Pires e Lucas de OLiveira Claudino

 

 Anjo, protagonizado pelo aluno Marllon Christian, e soldado, pelo aluno Igor de Souza Araújo

 

  

 Alunos Ronaldo Ferreira Martins e Camila Almeida Dutra

 

 

 Alunos da turma 1801 e 1602

 

 

 

 Alunos da Classe Especial, 8801, 1602 e 1801

 

 

 Três Reis Magos, alunos da turma 8801 e 1801

 

 

 Agradecimentos

Aos alunos atores e aos alunos colaboradores do Auto de Natal, à EM Pará por nos dar a oportunidade de conhecer este trabalho maravilhoso e acreditar que o desempenho de todos passa ser favorável quando o trabalho acontece em  conjunto e ao prof. Júlio que coordena com tanto entusiasmo este projeto, acreditando que a arte de encenar transforma a vida do ser humano e aos responsáveis pelo apoio e confiança valorizando seus filhos.
 

 

 Se você professor e/ou sua escola desenvolvem ou desenvolveram algum projeto
ou atividade interessante; se você, sua escola ou se algum aluno tem blog,
clique na imagem abaixo para obter o e-mail do representante do
Rioeduca na sua CRE.

 

 

 

  

 

Representante do Rioeduca/5ªCRE _ Profª Regina Bizarro

Twitter: @rebiza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 23/12/2011

Dona Baratinha na E.M. Affonso Taunay

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas, artescênicas.

 

Sabem a Dona Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha? Pois ela participou da Maratona de Histórias interna da E.M. Affonso Taunay - 3ª CRE e ficou tudo registrado no blog.
 

 

Em outubro, nasceu o blog da E.M. Affonso Taunay. Nasceu, como outros, do desejo de divulgar as boas experiências pelas quais a escola vem passando ao longo do ano. Festas, visitas e atividades ficam registradas para que toda a comunidade escolar possa vê-las.


Apesar de nenhum de nós ser profissional nesta área, a tecnologia está ao nosso alcance e precisamos tomar posse dela a nosso favor.

 

 

 

Mas nem só de tecnologia vive a escola do século XXI. A tradição não pode ser abandonada e, casando-se com a tecnologia, ainda vai gerar muitos projetos. O blog registrou a Maratona de Histórias interna que ocorreu em Novembro. A ideia surgiu depois da participação da escola na Maratona de Histórias da 3ª CRE registrada no blog Salas de Leitura CRE 03. A professora da sala de leitura Adriana Mara resolveu colocar os professores e funcionários para atuar na peça Dona Baratinha.

 

Encenando a Tradição com Colaboração

 

Os contos da carochinha são as histórias da tradição oral portuguesa que chegaram até nós através dos nossos colonizadores. Carocha ou carochinha seria uma senhora muito idosa que distrairia as crianças com seus contos, mas também é sinônimo de barata em Portugal. Sendo assim, O Casamento da Dona Baratinha seria a principal dessas histórias. De origem imprecisa, parecem datar da Idade Média como a maioria dos contos de fadas de origem inglesa ou germânica, mas nem tão famosos na literatura mundial. Nos países de língua portuguesa, são bastante conhecidas e recontadas.
 

 

 

 

 

O elenco foi duplo e a peça foi encenada em várias sessões na Sala de Leitura. Professores e funcionários se revezaram entre os personagens. As crianças ficaram encantadas não só com a bela história, mas em ver pessoas tão próximas atuando e mergulhando com elas no mundo da magia.

 


A tradição proporciona essa proximidade entre as gerações. A geração que conta a história rejuvenesce no olhar encantado da geração que ouve. A história se renova e nunca morre no coração dos que participaram desse momento. A tecnologia nos permite comungar dessa magia. Confira o vídeo com as fotos da apresentação da Dona Baratinha.

 

 

 

 

 

 

Agora que tal seguir o blog e, com comentários, incentivá-los neste início. Não esqueçam de conferir também as fotos da Semana da Alimentação.

 

 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 23/12/2011

Incansável Busca pelo Saber na E.M. Prefeito Juarez Antunes

Tags: 8ªcre.

 

 O Prefeito Juarez Antunes foi um homem conhecido por sua incansável luta pelos direitos dos operários da metalurgia.

Sua determinação é o exemplo seguido pela escola que leva seu nome e que faz nascer em seus alunos a paixão pela leitura e pelas descobertas científicas: incansável busca do saber!

 

 

 

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda e região entre 1983 e 1989, Juarez Antunes foi deputado federal constituinte e prefeito de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.

 

Eleito pela grande massa de trabalhadores, Juarez Antunes foi um grande líder metalúrgico, na verdade, um símbolo da luta operária!

 

Como deputado federal, conquistou para os trabalhadores o turno ininterrupto de revezamento de seis horas, direito de greve e redução da jornada de trabalho.


Várias conquistas dos direitos históricos das mulheres passaram a fazer parte da Constituição oriundos da luta de Juarez Antunes que também teve um importante papel na luta pelo direito dos aposentados.

 

 

Juarez  Antunes foi um homem que demostrou infinito respeito pelos trabalhadores. Não se cansou de lutar para que os operários tivessem  salário justo e melhores condições de trabalho.


Infelizmente, em 21 de fevereiro de 1989, foi vítima fatal de um acidente de carro que pôs fim a vida de uma das maiores lideranças metalúrgicas, incontestável orador e, principalmente, um dos mais significativos defensores da classe trabalhadora de Volta Redonda e Região.


 

                                                                A Escola e seu Patrono

 

Juarez Antunes é o patrono de uma das escolas da 8ª CRE.

Seu nome é símbolo de luta e persistência por um ideal. Tais princípios são seguidos por professores e alunos na busca por uma escola de qualidade!

Situada bem próximo à Serra do Mendanha, a Escola Municipal Prefeito Juarez Antunes recebe alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade.

 

Seu prédio foi totalmente reformado em 2010, quando receberam a visita da senhora Secretária Claudia Costin que fez a seguinte declaração:

 

 

“Nesta escola, tenho absoluta certeza de que, com as obra e uma boa estrutura de trabalho, os alunos terão um aproveitamento escolar muito melhor!”

 

 

 


Desde então toda a comunidade escolar tem experimentado grandes avanços nas atividades escolares, nos projetos que são desenvolvidos  e principalmente, observam nos alunos o grande avanço na aprendizagem resultante das revolucionárias aulas ministradas através da Educopédia.

 


 

 

 

 

 

 A escola tirou proveito de todas as possibilidades proporcionadas pelas novas instalações e o acesso às diferentes tecnologias.

 

Ficou mais fácil e trouxe grande prazer a realização de estudos e pesquisas, tanto que a escola realizou a I Mostra Científica.

 

Os alunos se orgulharam de demonstrar para os responsáveis os experimentos e conceitos aprendidos durante o ano.

 

A I Mostra Científica foi um sucesso!

 

 

 

 

 

 

Leitura e Conhecimento


 A Sala de Leitura da escola foi muito visitada este ano pelos alunos e o resultado é percebido no desenvolvimento da aprendizagem e na produção escrita deles. Mas o grande destaque do ano foi o aluno Joel da Silva, que em cinco meses fez a leitura de 28 livros!

 


  
 Aluno Joel da Silva - T.1801 e a Coordenadora Pedagógica Laziene

 

 

Parabenizamos a toda a escola pela demosntração de  um trabalho sério e pelo compromisso com a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

 

Se você quer saber mais sobre a E.M. Prefeito Juarez Antunes, clique na imagem abaixo e conheça o Blog da escola.

 

 

O Rioeduca deseja publicar as ações da sua escola.

 

Este espaço é todo seu! 

 

Entre em contato conosco.

 

 neildasilva@rioeduca.net

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share