A A A C
email
Retornando 87 resultados para o mês de 'Dezembro de 2011'

Quinta-feira, 22/12/2011

Natal no EDI Ana Carolina Pacheco da Silva

Tags: 7ªcre.

 

 

O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva está localizado na Cidade de Deus e realizou sua festa natalina no dia 12 deste mês com grande alegria! Afinal, “é Natal , momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer a criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.” Com essas belas palavras, a Diretora Patrícia iniciou seu relato contando sobre a bela festa que encantou as crianças, transformando sonhos em realidade.

 

   A festa teve pula-pula, animador, bolo e a presença mais aguardada: Papai Noel, que distribuiu presentes para a criançada! O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva foi inaugurado há menos de um ano, em junho de 2011.O nome do EDI é uma homenagem à uma das doze crianças vítimas do massacre da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, ocorrido em 07 de abril de 2011.


   O Espaço de Desenvolvimento Infantil Ana Carolina Pacheco da Silva foi construído na antiga Praça Matusalém para atender a comunidade Luar de Prata inserida na Cidade de Deus, em Jacarepaguá.

 

NATAL NO EDI

A turma do Maternal I ,EI-41, com alunos com 2 anos e meio e a professora Elaine  com a agente auxiliar de creche Ormi

 

A turma do Maternal I,  EI-40,  com alunos de 2 anos e a equipe de animação do vereador do tio Carlos, a professora Tainara e a agente auxiliar de creche, Lúcia Helena

 

A turma do Maternal II de 3 anos brincando com a Diretora Patricia na cama elástica

 

A turma EI -20 com alunos de 4 anos, a professora Giselle e o convidado especial: Papai Noel 

 

 

 

ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

 

   
   O Espaço de Desenvolvimento Infantil é um modelo de atendimento à primeira infância da Secretaria Municipal de Educação que integra a creche e a pré escola em um mesmo espaço.Na unidade, as crianças são estimuladas a desenvolver desde pequenas a aprendizagem por meio da convivência permanente com livros, iniciando cada vez mais cedo o contato e o gosto pela leitura. O EDI foi construído também para atender as normas de acessibilidade com elevadores e ambientes amplos para as pessoas com mobilidade reduzida. Além de ser um espaço que contribui para a sustentabilidade de nosso planeta,reutilizando a água das chuvas nas descargas dos banheiros.

 

ESPAÇO FÍSICO

 


 

   O primeiro pavimento é composto de duas salas de atividades destinadas à Educação Infantil,modalidade pré- escola atendendo 50 alunos de 4 e 5 anos, sala da direção e secretaria, sala de amamentação, banheiros de professor, funcionário e portadores de necessidades especiais, lavanderia, refeitório e cozinha.Também temos dois solários sendo um em cada sala de atividade.


   No segundo pavimento temos: o berçário para atendimento aos alunos de 6 meses à 1 ano e 11meses, três salas de atividades para atendimento ao maternal I e II (alunos de 2 anos a 3 anos e 11 meses). Sendo que duas salas possuem banheiro integrado, o lactário, o fraldário, o almoxarifado e um solário.

 

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 

O Projeto Político Pedagógico ainda está em construção, mas tem como tema : A Sustentabilidade e já apresenta objetivos:

• Propiciar ao aluno um ambiente rico em experiências ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social;
• Promover a ampliação das experiências e conhecimentos do aluno, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade;
• Estimular a criatividade como elemento de auto-expressão: a construção do conhecimento que inclui necessariamente as idéias de descobrir, de inventar, de redescobrir e de criar;
• Desenvolver uma imagem de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacitações e percepção de suas limitações;
• Descobrir e conhecer progressivamente seu corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde bem-estar;
• Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
demonstrando atitudes;
• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
• Observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação.

 

A EQUIPE DO EDI ANA CAROLINA DESEJA BOAS FESTAS!


 

    Da esquerda para a direita, a funcionária Wanda, a diretora Patricia  de gorro de natal,as agentes Márcia, Valéria e Andréa, a professora articuladora Simone, e a diretora adjunta Angela; na segunda fileira, da esquerda para a direita, a professora Giselle, os agentes Marivaldo e Márcia, Lúcia Helena,Luci, Flávia, a professora Elaine, a agente Cristiane, a professora Ariana, a agente Ormi e a professora Renata.

 

Parabenizamos a equipe do EDI Ana Carolina pelo ótimo trabalho desenvolvido!

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 


 

                                                                       

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/12/2011

Tempo de Celebração!

Tags: 1ªcre, eventos.



 

As escolas e creches da Primeira Coordenadoria da Educação não mediram esforços para terminar o ano em alto estilo! Muita festa e confraternização para comemorar mais um ano de muitas alegrias.

É dezembro, é tempo de celebração!!

 

 

 

Final de ano em escola é um momento pra lá de agitado! Tem avaliações finais, correções, Conselho de Classe, Reunião de Pais , porém também há dias de celebração. E o que festejamos em dezembro? O Natal, as vitórias alcançadas, as pequenas e grandes conquistas,  as amizades que fizemos... 

 

No mês de dezembro agradecemos pela vida, festejamos o amor, desejamos boas novas aos nossos parentes e amigos. Algumas escolas enfeitam seus murais com bolas coloridas e desenhos natalinos. Algumas, convidam Papai Noel para dar asas à imaginação das crianças, outras constroem o presépio e relembram o nascimento de Jesus.

 

 

 

Muitas são as comemorações, mas o que importa mesmo é a mágica que existe nesta época do ano: Pessoas se abraçam, trocam presentes, renovam laços, buscam a paz e o amor.

 

Nas escolas e creches da Primeira Coordenadoria de Educação muitas festas e confraternizações aconteceram, fazendo a alegria de mestres, professores, adolescentes e crianças. Atividades, peças musicais, trabalhos de arte e  coreografias fizeram parte da comemoração nas nossas unidades.

 

 

O Rioeduca compartilha com todos as lindas imagens enviadas pelas escolas. Certamente, você irá se inspirar ainda mais para as festas de final de ano, após ver o vídeo que  preparamos com todo carinho: .

 

Estamos preparando uma postagem sobre  formatura dos alunos.

Se sua escola registrou, envie fotos e um pequeno relato para

ruteferreira@rioeduca.net

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/12/2011

Culminância do Ano Letivo de 2011 na E.M. Bahia

Tags: 4ªcre, eventos.

 

Para encerrar esse ano escolar, a Escola Municipal Bahia realizou múltiplas atividades que visaram valorizar as produções dos alunos e demonstrar as ações desenvolvidas ao longo do ano. Assim, convidamos o leitor para percorrer esse post e conhecer a estratégia utilizada pela Unidade

 

 

 

 

 Exposição Geografias Cariocas:

 

Utilizando como base o livro “Um passeio musical pelo Rio”, as turmas estudaram partes do Rio e produziram uma exposição com suas impressões.

  

 

Exposição e Vídeo da Mala Mágica:

 

Um projeto permanente, que visa despertar e estimular os alunos a criatividade e ao hábito da leitura e da escrita. Em cada bimestre  foi trabalhado um tema: 1º Meio Ambiente, 2º Relações Sociais, 3º Folclore Brasileiro e 4º Clássicos Infantis. Este projeto foi aplicado no primeiro segmento. Os trabalhos realizados ao longo do ano foram expostos e os alunos tiveram a oportunidade de assistir um vídeo com as apresentações realizadas pelos mesmos a cada bimestre. 

 

 

 

Homenagem aos alunos:

 

 

Buscando valorizar o esforço dos alunos e destacar exemplos positivos, motivando os demais, homenageamos um aluno por turma, indicado pelos professores. 

 

 

 

 Lançamento do livro:

 

“Eu conto um conto – Maré de novidades”: Livro produzido pelos alunos do Projeto Mais Educação das oficinas de Jornal e Letramento. Após terem ouvido e estudado lendas e contos da Maré os reescreveram e ilustraram. Foram lidos alguns contos, os alunos autografaram, foram sorteados alguns para os demais alunos.

 

Teatro – “Os sete sapatos da princesa”: 

Peça apresentada por alunos do Projeto mais Educação, da oficina de Teatro e Vídeo. 

 

 

 

Estréia do Cine Bahia: 

Após um período de trabalho com alguns alunos visando instituir efetivamente na escola o Projeto Cineclub, estreamos com a Sessão Amizade. Programação foi: uma breve entrevista com o aluno vencedor do concurso para nome e logotipo do Cineclub, o curta “O Filho do Vizinho”(Cinesul) e o curta “Velha História”(Acervo do Cineclub). Após assistirmos, abrimos um momento para reflexão e discussão dos vídeos, encerrando com a oportunidade dos alunos se expressarem através de uma mensagem escrita para seus amigos. TEXTO CEDIDO PELA PROFESSORA RENATA VAZ - SALA DE LEITURA

 

O  RIOEDUCA.NET  DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/12/2011

1º Spelling Bee na Dalila!

Tags: 9ªcre, blogsdeescolas..

 

Na Escola Municipal Dalila Tavares o professor Cleverson desenvolveu uma maneira dos alunos aprenderem inglês de uma forma muito divertida.

 

 

Professor Cleverson 

 

Com o objetivo de incentivar e criar o gosto ainda mais pela língua inglesa, o professor Cleverson desenvolveu o Projeto Soletrando - Spelling Bee.


Durante todo o bimestre, as crianças dos 4º e 5º anos foram incentivadas a escreverem e pronunciarem corretamente palavras que faziam parte de suas aulas e que foram retiradas do material "Zip from Zog".


 

Saiba mais: http://www.lfeducacional.com.br/fundamental-1-zip-zog 

 

 

Para a etapa final foram escolhidas cinco crianças de cada turma.


No dia da apresentação a surpresa foi muito boa! As crianças estavam afiadíssimas na soletração em inglês e na pronúncia das palavras sorteadas e ditadas pelo professor.


 

 

 

 A disputa pelo 1º lugar (no 5º ano) foi tão difícil que o professor decidiu dar empate técnico.

 

 

 

 

 

 

Todo processo foi acompanhado e incentivado pela nossa diretora Rosane. 

 

 

Professor Cleverson e Diretora Rosane.

 

 

E o resultado final com premiações e medalhas foi o seguinte:

 

Categoria 5º ano


1º lugar : Daniel Garcia e João Pedro (1501)


2º lugar: Lorraine (1502)


3º lugar: Jhonatha (1502)


 

 

Categoria 4º ano


1º lugar : Ruan (1402)


2º lugar: Caio Rangel (1401)


3º lugar: Yasmin Vittori (1402)

 


  

Congratulations, Cleverson and children for success!

 

 

Fonte: http://escoladalilatavares.blogspot.com/

 

 

 

Venha você também fazer parte desta troca de experiências no nosso BLOG RIOEDUCA, basta procurar o representante da sua CRE pelo link http://www.rioeduca.net/sobrenos.php  e entrar em contato por e-mail.
 

 

 

 

 

Onde me encontrar:
Profª Márcia Cristina Alves
Representante do Rioeduca na 9ªCRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share