A A A C
email
Retornando 87 resultados para o mês de 'Dezembro de 2011'

Segunda-feira, 19/12/2011

Ação e Cidadania na Creche Municipal Betinho

Tags: 4ªcre, educaçãoinfantil.

 


 

          Respeitar a diversidade de cada criança é o marco dessa proposta, começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso. O respeito a essa diversidade permeia as relações cotidianas desempenhadas nesse espaço de Educação Infantil.

 

 

Conheçam como a Gestão da Creche Municipal Betinho pensa e articula ações que promovem Educação  de Qualidade na comunidade da Chatuba - Penha

 

 

Discutir com as famílias sobre o ambiente em que vivem , o desperdício de alimentos, falar sobre meio ambiente com os pequenos dentro da rotina ,contemplando um currículo ecologicamente sensível.

 

 

 Ajudar a construir cidadãos plenos em suas diferentes necessidades através de atividades como: pintar, desenhar, cantar, dançar, representar, etc... Aproveitar a imensa capacidade imaginativa da criança como instrumento de criação e transformação.

 

 

 

Recorte do Projeto Político Pedagógico

 

      "Cada criança é um sujeito social e histórico que faz parte de uma família que está inserida em um contexto social e cultural que marca cada um e é por ele marcado.  O PPP deverá levar em conta essas marcas que as crianças trazem que são suas subjetividades, além de utilizar as experiências e saberes que cada um possui.Todos os atores do universo escolar precisam refletir e discutir o contexto social em que estamos inseridos,tentar entender os conflitos e dificuldades que vivemos no dia a dia e buscarmos juntos as soluções que ajudarão na melhoria de nossa qualidade de vida das crianças e de suas respectivas famílias ." Professora Marta Lúcia

 

"Estreitando laços com toda a comunidade escolar ,visamos atuar na melhoria da qualidade de vida de todos." Professora Marta Lúcia

 

 

 

O Rioeduca parabeniza a todos os profissionais que integram a equipe da Creche Municipal Betinho por realizarem e promoverem uma Educação de Qualidade para as nossas crianças!!

 

 

 

                                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 19/12/2011

Mãos - Um Projeto de Amor

Tags: 1ªcre, projetos.



 

 

A Creche Sempre Vida Parque da Conquista, localizada no Caju,

desenvolveu um trabalho que inclui arte, poesia, fotografia e amor.

 

 

 

 

A ideia do trabalho MÃOS nasceu pela observação do cotidiano dos pequenos alunos e do trabalho dos funcionários. Ver as singelas mãos  realizarem as primeiras pinturas, contemplar os dedinhos que experimentam as cores, e embarcar junto com a imaginação da criança que faz mãos virarem avião, caminhão ou até uma borboleta que dança no ar, trouxe o desejo de eternizar segundos através dos cliques das máquinas digitais e transformar estes instantes em arte.

 

 

MÃOS também mostra o retrato do cuidado que as Educadoras da creche têm ao mediar o conhecimento, ao brincar junto, bem como o carinho investido na hora da alimentação, do banho, e em outros tantos momentos gentis, que ensinam amor e respeito através dos atos.

 

 

MÃOS é um projeto que engrandece a beleza através de imagens reais, definidas na simplicidade dos gestos , e reforça o significado do poder contido na palma das nossas mãos.

 

Convidamos o leitor  a contemplar as imagens do cotidiano da Creche Parque da Conquista.

 

 

 

                         

 

 

     

 

Exposição de MÃOS para a Comunidade Parque da Conquista

 

 

Acesse o blog da Creche Sempre Vida Parque da Conquista

Clicando na imagem abaixo

 

 

                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 19/12/2011

Mário de Andrade, Patrono de uma Escola de Leitores

Tags: 2ªcre, eventos, riodeleitores.

 

A Feira Literária Mário de Andrade, foi realizada em 18 de novembro com exposição de trabalhos e diversas oficinas. Neste evento foi dedicado um espaço à literatura africana, especialmente aos países africanos de língua portuguesa.

 

Equipe de professores após apresentação de teatro

 

A Escola Municipal Mário de Andrade está localizada no Bairro de Vila Isabel e atua com alunos da Educação Infantil ao 5º ano. A escola recebeu este nome em homenagem ao escritor Mário Raul de Moraes Andrade, que foi um poeta, romancista, musicólogo, historiador,  crítico de arte e fotógrafo brasileiro. Um dos fundadores do modernismo brasileiro.

Biografia do patrono

 

Nascido em São Paulo no ano de 1893, Mário Raul de Morais Andrade começou sua carreira artística dedicando-se à arte musical: formado em Música no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde seria mais tarde professor de História de Música.

 


Seu contato com a literatura começa também bem cedo, através de críticas de arte que Mário escrevia para jornais e revistas. Em 1917 publica seu primeiro livro, sob o pseudônimo de Mário Sobral: Há uma Gota de Sangue em Cada Poema. Um dos principais participantes da Semana de Arte Moderna em 1922, respirou como ninguém os ares do novo movimento, vindo a publicar Paulicéia Desvairada (1922), o primeiro livro de poesias do Modernismo.

 


Lecionou por algum tempo na Universidade do Distrito Federal e exerceu vários cargos públicos ligados à cultura, de onde sobressaía sua faceta de importante pesquisador do folclore brasileiro (incorporando-o inclusive em suas obras). Teve ainda participação importante nas principais revistas de caráter Modernista: "Klaxon", "Estética", "Terra Roxa e Outras Terras".

 


Vem a falecer no ano de 1945 em São Paulo, cidade que tanto amou e cantou, vítima de um ataque cardíaco.
Informações retiradas de http://www.ebiografias.net/biografias/mario_andrade.php  em 15/12/2011


Feira Literária Mário de Andrade - FLIMA

A Feira Literária Mário de Andrade foi idealizada pelo grupo de professores. Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, um espaço foi dedicado à literatura africana, especialmente aos países africanos de língua portuguesa.


“A feira buscou mostrar que a literatura abre portas para a cultura.” Professora Rachel Fernandes – Sala de Leitura


Para a realização das oficinas, a escola contou com as seguintes parcerias: SESC Tijuca, Grupo Os tapetes contadores de histórias e a Biblioteca Municipal escolar Clarice Lispector (Grajaú). O SESC Tijuca oportunizou oficinas de dança e capoeira, como apresentações de teatro e o grupo Kalimbaria.

 


 Atividades realizadas na Feira Literária Mário de Andrade

 

 

Apresentação de dança feita pelos alunos junto com o grupo Kalimbaria

 

 Parabéns aos professores e alunos pelo sucesso do evento!

Conheça o blog da E.M. Mário de Andrade http://emmariodeandrade.blogspot.com/

 

Participe também do Portal Rioeduca enviando os relatos de sucesso de sua escola!

Para isso, entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE

 

Professora Renata Carvalho - Representante do Rioeduca - 2ª CRE

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

Twitter: @tatarcrj

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 16/12/2011

As Aventuras da Profª Diana e sua Turma (Parte I)

Tags: 6ªcre, projetos, visitas.

 

Este foi um ano de experiências gratificantes para a professora Diana Sobreira, que teve um artigo publicado no Educação Nota 10, sobre sua prática pedagógica, uma postagem no Rioeduca Net - A Revolução Acontece, sobre o trabalho audiovisual que realizou com seus alunos do Aceleração 2, e ainda uma publicação sobre um de seus projetos no livro que acaba de chegar quentinho nas U.E.s, Escola entre Mídias, da MultiRio. Mas de todos esses momentos marcantes, certamente o mais significativo para a professora foi o trabalho realizado com sua turma 8802, do Projeto Autonomia Carioca, Aceleração 2, na E.M. Levy Miranda. Com esta turma ela aprendeu e ensinou muito, ajudou seus alunos a crescerem e cresceu também.  Não podendo mais permanecer com sua querida turma, profªDiana fez uma comovente homenagem através de dois relatos aqui publicados

 

 

Alunos da profª Diana nos jardins do Museu da República

 

 

A professora Diana Sobreira viveu muitas experiências marcantes este ano de 2011 com sua turma 8802 do Projeto Autonomia Carioca, Acelera 2, da E.M. Levy Miranda. Experiências que lhe trouxeram alegrias e fizeram sua turma crescer! Mas a professora precisou trocar de CRE e deixar sua escola, sua turma... Antes, porém, ela solicitou uma homenagem especial, aqui, no Rioeduca Net, a seus queridos alunos. Uma postagem sobre as aventuras pedagógicas que viveu com sua turma no Planetário de Santa Cruz e no Museu da República.

 

Como, junto com as (muitas) fotos e um vídeo, a profª Diana me enviou dois extensos relatos, achei melhor dividir a postagem em duas. Nesta primeira, veremos sua aula-passeio ao Planetário de Santa Cruz, e em uma próxima, veremos suas aventuras pedagógicas no Museu da República. Decidi, também, não meramente resumir suas palavras, mas dar voz a professora, que com tanta emoção relata as experiências vividas este ano com seus alunos...

 

 

O Relato da Profª Diana Sobreira:

 


Neste ano de 2011, recebi a importante tarefa de nortear a caminhada de 23 alunos do Projeto Autonomia Carioca – Aceleração 2, cujo objetivo é acelerar os estudos de alunos com defasagem idade-série, utilizando a metodologia do Telecurso® da Fundação Roberto Marinho. Mesmo sendo professora de Educação Física, aceitei o grande desafio, que significou voltar a estudar Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências.

 

Já era agosto do corrente ano e não havia feito nenhum passeio ou visita fora da escola com meus alunos. Sabia também que estava exigindo bastante deles. E o que eu recebia em troca eram notas boas, responsabilidade, carinho e cumplicidade. Minha 8802 merecia. Mas eles estavam estudando Português e História agora. Para onde levá-los, qual justificativa pedagógica poderia apresentar? Se dependesse deles, seria para a Cidade das Crianças, claro! Quem não gosta de piscina aos 13, 14 anos? 


Mas nada me vinha à cabeça. Jardim Botânico? Muito infantil, na minha opinião. Mas outro lado meu também achava que eles iriam adoram um piquenique na Quinta da Boa Vista após ver os animais. Tentei uma visita ao centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, mas precisava de um guia turístico, e não consegui. Daí pensei no Planetário. Nem eles e nem eu nunca havíamos ido ao Planetário! Mas não estávamos tendo Ciências ainda... Será que seria válido?


Entrei em contato com o Planetário e fui informada de que a CRE é que agendava as visitas... Fiquei triste e até desisti da ideia, mas cerca de 3 semanas depois chegou um e-mail na escola informando que havia uma vaga para visita ao Planetário. Coincidência? Não sei, mas desejei tanto que parece que o universo conspirou a meu favor!


Não tinha noção do que iria ser nossa visita; nem sabia como seria dentro da cúpula. Ao chegarmos lá, fiquei até surpresa ao saber que não há telescópio no Planetário! Lá também havia uma exposição interativa sobre o Universo e Santos Dumont. E aí? Interativa? Mas eles nunca haviam se deparado com tal forma de exposição! O que fazer agora?


É isso que se pode ver no vídeo sobre a visita da 8802 ao Planetário de Santa Cruz. A expectativa do antes, o que eles esperavam ver, o que realmente havia lá e como eu consegui que eles prestassem atenção à exposição: inventei um “jogo” de perguntas – lia rapidamente o que estava escrito nos pôsteres e perguntava para ver quem achava a resposta primeiro. Em outras vezes, tentava trazer o que havia sido aprendido em sala de aula para a exposição, como a questão das escalas nos mapas.


Presenciei uma linda discussão sobre a nomenclatura dos planetas (nessa hora eles esqueceram que eu estava ali) e fiquei extasiada com a conclusão a qual Fabiana chegou sobre o nome do nosso planeta. Lucas também relembrou (e eu nem havia pensando nisso naquela hora!) o motivo pelo qual acontece o ano bissexto, me deixando extremamente orgulhosa dos meus alunos e do resultado do meu trabalho.


Após a exibição do vídeo na cúpula (A-D-O-R-A-R-A-M!),“bombardearam” o Astrônomo com perguntas. E inteligentíssimas! Ao final ele veio me dizer que gosta muito de um grupo questionador como aquele. Sorri. Ele teve uma pequena ideia de como pode ser cansativo dar aulas para eles.


Pode-se notar, ao final do vídeo, a mudança de postura dos alunos: ao final da visita, seus discursos estavam mais maduros, mais embasados nas coisas novas que aprenderam, especialmente na cúpula, que é encantadora. Eu fiquei perplexa lá dentro. Fico imaginando o que se passou na cabecinha de cada um deles.


E, como não poderia faltar, fizemos uma visita à “fazendinha” da Cidade das Crianças, onde fica o Planetário de Santa Cruz. A cada animal que aparecia, meu nome era gritado para ver e tirar várias fotos. Ficamos esperando o pavão abrir sua cauda. Mas ele estava tímido e não nos prestigiou... Tudo bem: cada olhinho brilhando naquele dia ficou na minha lembrança; gravado para sempre no meu coração.

 

 

O Vídeo da Visita ao Planetário
 


 

 

 

NOTAS:
 

(1)  O Globo Educação Nota 10: "Autonomia Carioca: a semente da criatividade" - Profª Diana Sobreira (10/11/2011): http://oglobo.globo.com/projetos/educacaonotadez/

 

(2)  Rioeduca Net - A Revolução Acontece: "TV Autonomia: Projeto de Audiovisual da E.M. Levy Miranda" (02/07/2011): http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1119

 

(3)  "Sintonize... Novela de Rádio" in A Escola Entre Midias, MutiRio - Empresa Municipal de Multimeios , Rio de Janeiro: MultiRio, 2011. p.59

 

(4) Para saber mais sobre o conceito de aula-passeio, ver: Rioeduca Net - A Revolução Acontece: "Creche Trabalha Projeto Inspirado em Célestin Freneit - De onde Surgiu o Conceito de Aula Passeio?": http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1561

 

 

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO,
DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!

RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php


 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share