A A A C
email
Retornando 54 resultados para o mês de 'Dezembro de 2013'

Quinta-feira, 12/12/2013

III Encontro com o Autor

Tags: 9ªcre, .

A Sala de Leitura Monteiro Lobato da E. M. Augusto Vasconcelos, da 9ª CRE, organizou o “III Encontro Com o Autor”. Foi a segunda edição do projeto em 2013 que, no primeiro semestre, recebeu a Autora Sônia Rosa, evento anteriormente divulgado neste Portal.

 

O projeto, desenvolvido desde o ano de 2012, busca estabelecer contato entre autores de livros infanto-juvenis e alunos, promovendo e incentivando o hábito da leitura e da escrita, além de estimular o prazer do convívio e aprendizagem no ambiente escolar. A data escolhida para o evento, o mês de novembro, foi resultado do encerramento da Maratona de Leitura (evento realizados pelas Salas de Leituras nas escolas da rede em outubro).

 

A professora Aline de Morais da Sala de Leitura recebeu no dia 11 de novembro o escritor Alcides Goulart, afinal “Nem só de palavra vive a poesia” (Marcos Pasche).

 

 

No encontro, o autor conversou com alunos, falou um pouco sobre sua trajetória como profissional da escrita e suas inspirações. Também nos prestigiou com a leitura de seus livros, ouviu algumas perguntas dos nossos alunos que estavam entusiasmados.


Os alunos ficaram encantados com a experiência de ouvir a história lida pelo próprio autor"

 

 

As leituras prévias realizadas em sala pelos alunos renderam belíssimos trabalhos que enfeitaram o pátio da escola.

 

 

Cada livro é um mar de aprendizagens. Descobrimos muitas histórias legais e como nasce sua inspiração para cada uma delas:


1 – A minhoca sonhadora, da Editora Jovem (Rio de Janeiro, 2008) já é um clássico conhecido por todos os alunos.

 

2 – O livro Jujuba, Editora Jovem (Rio de Janeiro, 2009) deixa os alunos pedindo bis.

 

A escola inteira prestigiou o evento.

 

A recompensa de todo esforço estava nos olhos e nos sorrisos resultantes desta experiência incrível.

 

Toda a equipe esteve unida para realizar este encontro.

 

 

A diretora Cláudia Valéria, a adjunta Elisa, a coordenadora pedagógica Rosemary, a professora da Sala de Leitura e os professores da Augusto agradecem o carinho e atenção do querido e talentoso Alcides Goulart.

 

 

Sobre o autor:


Alcides Goulart nasceu no Rio de Janeiro e foi professor, mas largou o magistério para se dedicar às experiências de escrever histórias. Ao mesmo tempo, criou a sua própria editora para lançar seu títulos: a Editora Jovem. Para conhecer mais, acesse: www.editorajovem.com.br.

 

Em 10 anos de dedicação exclusiva aos livros, o autor já publicou 32 obras.

 

Para saber mais, você pode assistir a uma entrevista do autor com Ziraldo:

http://www.ebc.com.br/infantil/galeria/videos/2013/09/antes-professor-alcides-goulart-largou-o-magisterio-para-escrever


No site da editora é possível acessar ao catálogo completo de suas obras:


https://docs.google.com/file/d/0B5emB8pEGp4zVFQ1YXhDZ0xsSTQ/edit?pli=1

 

Livros trabalhados no evento (todos são publicações da Editora Jovem, Rio de Janeiro):

  • JUJUBA (2009)
     
  • A MINHOCA SONHADORA (2008)
     
  • UM BRINQUEDO DIFERENTE (2010)
     
  • O BINÓCULO MÁGICO (2009)
     
  • O GRANDE SEGREDO (2009)
     
  • O GUARDA-CHUVA AZARADO (2010)
     
  • O GUARDIÃO DO ESPAÇO (2011)
     
  • O REI QUE NÃO QUERIA SER REI (2013)
     
  • O TESOURO DO VELHO HALLEY (2013)
     
  • O TODO-PODEROSO (2013)
     
  • PLANETA FANTÁSTICO (2011)
     
  • SUPER Z (2012)
     
  • TÁ COM MEDO? (2012)
     

 

Parabéns, mais uma vez, equipe da E. M. Augusto Vasconcelos! Por promover eventos tão importantes na formação do jovem leitor. Agradeço especialmente a professora da Sala de Leitura Aline de Morais por nos prestigiar com o compartilhamento desta atividade.

 

Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE:
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/12/2013

Metas, Estratégias e Grandes Ideias na E.M. Hermenegildo de Barros

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

A Escola Municipal Hermenegildo de Barros criou metas operacionais para a Escola, com estratégias e a motivação da equipe e dos alunos visam conquistarem as metas com alegria e entusiasmo.


O objetivo da Escola é formar cidadãos que saibam “ler o mundo” e alcançar metas que a vida propõe a E.M. Hermenegildo de Barros contribui explicitando as metas que desejam alcançar, criando estratégias envolvendo ideias da equipe e mostrando a motivação de todos os atores do processo de aprendizagem.


A missão da escola segundo ao seu PPP é buscar a formação integral do aluno, dando-lhe oportunidade de construir seu conhecimento tornando-se um ser criativo, inovador, crítico e com espírito solidário e para isso foram eleitas oito metas pela equipe.

 

 

Durante o ano a equipe trabalhou com afinco para alcançarem as metas, com ideias inovadoras e criativas, sempre pensando no melhor para seus alunos.

 

Não poderia ser diferente quando tiveram que encontrar caminhos para a reposição de aulas perdidas e programaram um plano de reposição onde cada participante tem um papel fundamental para o sucesso de toda a equipe.


Além das propostas já conhecidas por todos: aulas aos sábados e no contra turno, tiveram uma grande...

 

 

Cada professor (inclusive os da Educação Infantil) ou AAC apadrinhou um aluno com baixo desempenho para lhe ajudar a recuperar sua aprendizagem nos horários de sua reposição, assim as metas traçadas para 2013 estão mais perto de se realizarem, respeitando cada aluno, fazendo um trabalho individualizado e mostrando que o trabalho de EQUIPE vence mais um obstáculo.

 

 

Parabéns E.M. Hermenegildo de Barros!!

 

Quer saber um pouco mais? Visite o Blog da Hermê! Clique na figura abaixo.

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/12/2013

O Brasil é Feito de Muitas Cores

Tags: 8ªcre.

 

A equipe da Gerência de Educação da 8ª Coordenadoria realizou uma Mostra de Trabalhos com o tema: As Memórias Negras no Rio de Janeiro.

O evento aconteceu no dia 02 de dezembro e reuniu diferentes manifestações artísticas inspiradas na riqueza cultural dos negros.

 

 

Objetos da Cultura Africana recriados pelos pequenos da Creche Municipal Nova Aliança

 

 

Em 2003, o que já deveria ser um direito virou lei. A obrigatoriedade do tema "História e Cultura Afro-brasileira e Africana" existe desde que foi aprovada a lei 10.639.

A partir da sanção dessa lei, as instituições de ensino brasileiras passaram a ter de implementar o ensino da cultura africana, a luta do povo negro no país e toda a história afro-brasileira nas áreas social, econômica e política.

O conteúdo deve ser ministrado nas aulas de história e, claro, em todo o currículo escolar, como nas disciplinas de artes plásticas, literatura e música e isso em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada.

 

 

Telas feitas pelos alunos da E.M. Antônio Austregésilo com apoio de  Joelma Ventura - Professora  de Artes Visuaias

 

O conteúdo que deve ser ministrado nas escolas vai além de abordar a vinda involuntária dos africanos para o Brasil. É preciso levar os alunos à compreensão da riqueza da cultura dos negros e de como essa contribuição foi importante para a composição de quem somos nós, os brasileiros.

Ao mostrar que a mistura do povo brasileiro foi feita por vários povos através dos tempos, é possível comparar diversas culturas, valorizá-las, promover o respeito a cada uma delas e derrubar os preconceitos.

 

"A escola é um espaço plural, que necessita ter propostas que valorizem as identidades culturais de seus alunos, reconhecendo-os como protagonistas de sua vida.

O diálogo entre culturas e aprendizagens destaca a importância do envolvimento social na formação do estudante, valorizando suas histórias e a participação em atividades que favorecem sua autonomia para aprender."

                                                                       Marcelo Fernandes - Gerente da GED/8ª CRE
 

 

Apresentação do trabalho feito pelos alunos da turma de Aceleração 3, da E.M. Roberto Simonsen - Professora Edna Dias - com base na história de vida de Esperança Garcia

 

A Mostra de Trabalhos "As Memórias Negras no Rio de Janeiro" reuniu várias escolas da 8ª Coordenadoria de Educação na Quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel.

As diferentes apresentações em músicas, danças, desenhos, poesias e lendas foram retiradas da culminância dos projetos realizados nas unidades escolares.

O evento foi rico na pluralidade de conhecimento, cultura e arte!

 

 

Uma das diferentes abordagens sobre o livro "Menina Bonita do Laço de Fita"

 

Na literatura infantil foram apresentados títulos com o tema da mostra e partindo deles, foram feitas muitas atividades artísticas.

Registros de imagens das etapas dos projetos nas escolas também foram expostos, demonstrando o envolvimento de alunos e professores com a temática.

Apresentações de maculelê, capoeira e samba animaram o evento!

Com figurino e coreografia bem preparados, os alunos mostraram na prática tudo o que aprenderam sobre a cultura africana, na verdade: cultura brasileira!

 

 

Após a apresentação de Maculelê, alunos da E.M. Astrojildo Pereira posam para foto ao lado da Coordenadora Pedagógica Marinalva Ramos, ao centro, a professora Vivian Lima e a diretora Márcia Cristina Alves, à direita.

 

"Agradecemos e parabenizamos a participação de todos em nosso evento realizado na quadra da Mocidade.

A sensibilidade e a dedicação das equipes pedagógicas ao explorarem diferentes culturas, expressas nos trabalhos apresentados, nos emocionaram.
Acreditamos que esse seja o caminho que poderá orientar nossos alunos em uma sociedade que respeita a todos!"

                                          Marcelo Fernandes - Gerência de Educação

 

 

Professor Marcelo Fernandes, Gerente da GED/8ª CRE e sua equipe

 

 

O Rioeduca parabeniza a todas as escolas que participaram da Mostra de Trabalhos

"As Memórias Negras no Rio de Janeiro". 

 

 

*          *          *

 

 

Professora Neilda Silva

Representante Rioeduca da 8ª Coordenadoria Regional de Educação

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/12/2013

Formando Personalidade Através da Brincadeira

Tags: 5ªcre, eventos.

Para festejar o dia da Criança, a Escola Municipal Francisco Frias da Mesquita preparou uma semana especial de atividades voltadas aos seus alunos, com o objetivo de desenvolver elementos fundamentais na formação da personalidade.

 


Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, visto que aprende, experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, entre outros.

 

Turmas brincando de passa corda.

 

Sendo assim, a equipe da Escola Municipal 05.15.007 Francisco Frias da Mesquita, que tem seu Projeto Político Pedagógico voltado para o desenvolvimento social dos seus alunos, preparou um dia especial de atividades onde crianças se deixaram levar pelas brincadeiras e professores voltaram a ser crianças. Todos envolvidos pela inocência dessa fase da vida.

 

Professor Roberto, Educação Física, com alunas da escola.

 

A culminância reuniu atividades que inseriu muitas brincadeiras, como pula corda, cantigas de roda, um lindo bolo e muita alegria!

 

Alunos em atividades no dia especial.

 

“Durante a semana de 7 a 11 de outubro, fizemos farta distribuição de brinquedos, atividades recreativas, cinema com pipoca, algodão-doce, sorvete, brincadeiras como pula-pula, um delicioso cachorro-quente e muita animação com músicas e danças”, revela a professora Elaine M. de Souza, regente das turmas 1501 e 1502.

 

Professora Sandra Maria, diretora da escola (de blusa branca estampada); professora Elaine, de blusa azul; voluntária da escola servindo algodão-doce. Ao lado, turma 1501 com a professora Elaine.


Segundo a professora Elaine, as crianças ficaram super felizes em poder mais uma vez participar dessa grande comemoração tão esperada por eles, conforme revelam alunos da turma 1501: “Essa é a melhor festa do ano!!!"

 

Professora Elaine, estagiária Nayara, professora Telma Elita e professora Cristiane.

 

A festividade contou com o apoio de todos os funcionários da UE, pois sabemos que toda criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada.

 

Equipe da E. M. Francisco Frias da Mesquita.

 

“Nossa escola propicia todo ano o melhor para o desenvolvimento de nossos alunos. Não só o pedagógico é atingido, mas principalmente o afetivo, pois queremos que eles se tornem cidadãos do bem. Esta é uma semana cansativa, mas muito prazerosa. Para mim, então, que gosto estar em cada cantinho participando com eles e aproveitando o máximo da felicidade de cada um!", finaliza a professora Elaine.

 

Agradecimentos à professora Elaine M. Souza pela gentileza em nos enviar material relatando a atividade programada, além das  imagens desta matéria.

 

Regina Bizarro é professora representante do Portal Rioeduca/5ªCRE.

 

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza

Rioeduca/5ªCRE no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

 

                               


   
           



Yammer Share