A A A C
email
Retornando 54 resultados para o mês de 'Dezembro de 2013'

Terça-feira, 10/12/2013

DNA – 60 Anos de uma Grande Descoberta

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal Edgard Werneck apresentou, na IV Mostra Municipal do Projeto Ciência Hoje, o trabalho DNA – 60 Anos de uma Grande Descoberta. O trabalho foi um dos selecionados pelos organizadores após a realização de mostras regionais realizadas pelas CREs (Coordenadorias Regionais de Educação).

 

Com o objetivo permanente de buscar conhecimento e transformá-lo em aprendizagem para toda a vida, a Escola Municipal Edgard Werneck desenvolveu com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental o projeto DNA - 60 Anos de uma Grande Descoberta.

 

              Aluna Graziela Aquino durante a IV Mostra Municipal do Projeto Ciência Hoje.

 

O projeto foi um dos destaques da IV Mostra Municipal Projeto Ciência Hoje, realizada no dia 31 de outubro. A mostra tem como objetivo dar visibilidade aos projetos pedagógicos desenvolvidos atualmente por 38.000 alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e da Casa da Alfabetização, além de mil professores.Os alunos da Escola Edgard Werneck criaram modelos de vírus a partir de isopor e jujubas que retrataram perfeitamente os verdadeiros agentes, presentes em tantos livros e revistas de ciências.

 

A partir dos 60 anos da descoberta do DNA, todo o trabalho foi desenvolvido com as turmas dos 4º e 5º ano da unidade escolar, que abordaram, respectivamente, os temas: “Alimentos Transgênicos" e "DNA e Vírus (dengue X gripe)". 

 

A Iniciação Científica permite ao aluno o despertar da vocação, desenvolvendo um espírito ético e profissional, ajudando a resgatar e a estimular a criatividade, bem como a leitura, através de diferentes gêneros textuais. Assim, é possível levar as informações para além dos muros da escola, mantendo uma base sólida de conceitos e informações atualizadas e consistentes.

 

               Alunos preparando cartaz sobre o DNA.

 

Através de pesquisas e experimentos, os alunos compreenderam que há mais de 50 anos foi descoberto que o DNA é o material que compõe os genes, além de estudarem as características, funções e o funcionamento do mesmo. Após esse processo, verificaram como os alimentos são geneticamente modificados através da alteração do DNA, destacando os pontos positivos e negativos dessa modificação.

 

              Alunos utilizando jujubas para a criação das cadeias do DNA.
 

Ao descobrirem que os vírus causadores de doenças humanas podem ser de DNA, geralmente infectando as células, as turmas resolveram ressaltar as características de dois vírus que fazem parte do nosso cotidiano: o da Dengue e o da Gripe.

 

             Confeccção de material de apoio para oficinas e mostra de Ciências.

 

Desenvolvimento do Circuito Científico

 

- Textos e vídeos científicos com temáticas cotidianas (manuseio das revistas selecionadas de acordo com o tema, despertando a curiosidade e enriquecendo a visão de mundo);

 

- Seção dos Porquês (exploração de perguntas próprias à curiosidade da criança sobre o mundo que a rodeia);

 

- Jogos e passatempos (entrelaçando informações de maneira divertida);

 

- Experimentos (experiências auxiliando as crianças no reconhecimento do fazer científico);

 

- Oficina para divulgação (contar o que aprendemos tem muito valor!);

 

O trabalho de pesquisa contou com a colaboração dos seguintes professores: 4º Ano: Joanita D’arc Rodrigues; Ligia Silva da Conceição; Marlei Pereira Marquês; e do 5º Ano: Denise Batista da Silva; Fátima Porto; Marlucia Conceição.

 

A Escola Edgard Werneck desenvolve o Projeto Anual Rio Gentil: “A cara do Brasil”, celebrando o centenário de Vinicius de Moraes e o aniversário do Bondinho do Pão de Açúcar. O presente projeto foi desenvolvido com base nas propostas curriculares dos PCNs, em consonância com o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar Gentileza gera Gentileza, buscando ampliar conhecimento de mundo do educando a partir do conhecimento de si próprio. Acreditamos que, assim, proporcionaremos a conscientização, a capacidade crítica e a melhor qualidade de vida para todos.

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM, NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/12/2013

Programa Mais Educação na Escola

Tags: 11ªcre, .

O Programa Mais Educação tem se tornado um forte aliado na construção de uma Escola Pública de qualidade. A E. M. Holanda, da Ilha do Governador, conta com o projeto que proporciona oficinas de dança, futebol, tecnologia, matemática e letramento. CONFIRA!

 

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino, ampliando a jornada escolar nas escolas públicas.

 

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. 


 

Monitor Leonardo na Oficina de Tecnologia.

 

 

A E. M. Holanda conta com cinco oficinas. Veja abaixo as oficinas e os dias de funcionamento:

  • Dança: A monitora é Camila (Segunda, quarta e quinta-feira)
     
  • Futsal: O monitor é Flaviano (Terça, quinta e sexta-feira)
     
  • Tecnologia: O monitor é Leonardo (Segunda,quarta e sexta-feira)
     
  • Matemática: A monitora é Alaíde (Segunda, quarta e sexta-feira)
     
  • Letramento: A monitora é Cristina (Segunda, quarta e sexta-feira)

 

 

Monitor Flaviano na Oficina de Futebol.

 

 

As oficinas iniciam no horário de contraturno, às 15 horas, e terminam às 16:50h, já que a Unidade Escolar funciona em turno único. São 150 alunos atendidos pelo programa (5 turmas de 30 alunos cada uma).

 

 

Monitora Cristina na Oficina de Letramento.

 


De acordo com a Diretora Regina Helena: "As crianças ficam 50 minutos em cada oficina e quem coordena os monitores e suas oficinas é o Educador Comunitário, que é a nossa professora da Sala de Leitura Nilda Gonçalves da Costa. As crianças gostam muito de participar das oficinas e a aprendizagem delas a cada dia melhora mais."

 

Monitora Alaíde na Oficina de Matemática.

 

E completa: "As crianças é que se inscrevem para participar das oficinas, levam autorização para os responsáveis assinar, visto que é fora do horário de aula. A preferência na escolha dos alunos é que ele seja do Bolsa Família e tenha baixo rendimento."

 

Monitora Camila na Oficina de Dança.

 

Parabéns aos monitores e a toda equipe da E. M. Holanda, sempre destaque na 11ª CRE por sua dedicação e excelência em educação! 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/12/2013

Sarau de Poesias Homenageia Vinicius de Moraes

Tags: 2ªcre.

A Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias realizou um sarau de poesias em homenagem ao centenário do grande poeta Vinicius de Moraes.

 

 

Apresentação de músicas de Vinicius de Moraes.

 

Há cem anos, em 19 de outubro de 1913, nascia Vinicius de Moraes, grande autor e compositor brasileiro. Também conhecido como “poetinha”, foi um ícone da Bossa Nova, movimento musical dos anos 50.


Para homenagear o “poetinha”, a equipe pedagógica da Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias organizou um sarau cujo tema foi a vida e a obra de Vinicius de Moraes.

 

Os alunos e professores pesquisaram e prepararam um belo material para apresentar no dia do sarau de poesias. Esse evento faz parte do calendário anual da unidade escolar e, neste ano, homenageou Vinicius de Moraes.


O sarau de poesias, que está incluído no projeto político pedagógico da escola, teve como objetivos levar os educandos a identificarem a poesia como uma das várias formas de linguagem e conhecer autores nacionais e suas obras. Além disso, durante a preparação para o evento, os educandos puderam trabalhar com textos, poesias e músicas, despertando a curiosidade, o gosto pela leitura e a diversidade musical.

 

Apresentação dos alunos durante o Sarau de Poesias.

 

Os alunos trabalharam com músicas, textos, pesquisas, jograis, desenhos, recortes e colagens e utilização da internet. E, ao longo dessas atividades, puderam desenvolver a oralidade e seus potenciais artísticos.


As turmas apresentaram cartazes com trabalhos feitos a partir das músicas e textos. Houve também a dramatização da música "Garota de Ipanema", feita com a montagem do "Beco das Garrafas", rua no bairro de Copacabana que abrigava casas noturnas nas décadas de 50 e 60.

 

Caracterização de Vinicius de Moraes e companheiros no "Beco das Garrafas".

 

Durante o sarau de poesias, aconteceu a apresentação das músicas infantis "O Pato" e "O Gato". Houve, também, leitura de poesias, jogral e leitura de textos sobre a vida e a obra de Vinicius.

 

Apresentação de músicas infantis da autoria de Vinicius de Moraes.

 

A apresentação do sarau de poesias foi feita para as turmas durante o horário de aula e com a participação de todos. No dia da reunião de pais, os responsáveis assistiram ao vídeo e conheceram os trabalhos feitos pelos alunos.

 

Parabéns a toda equipe da E. M. Bombeiro Geraldo Dias pela bela homenagem a Vinicius de Moraes e por incentivar o gosto pela poesia de autores brasileiros!

 

Conheça mais sobre o trabalho da E. M. Bombeiro Geraldo Dias visitando seu blog.

 

http://embombeirogdias.blogspot.com.br/

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 09/12/2013

Personalidades do Morro São Carlos

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A riqueza do Morro São Carlos, no Estácio, "samba", sentido e significado às vivências da Comunidade. Assim, a Creche Municipal Espaço Livre da Criança baseou o Projeto Pedagógico da unidade na história do São Carlos e optou por exaltar as personalidades nascidas e criadas na localidade.

 

O principal objetivo do projeto 2013 é valorizar e elevar a autoestima da comunidade e mostrar que "vencer na vida" é possível! Com tantos artistas e pessoas famosas, até mesmo internacionalmente por suas expressões artísticas, a creche fez dessa pesquisa o fio condutor do projeto pedagógico 2013.

 

Visita de Wanderley Caramba na Creche.

 

Pratas da Casa

 

A creche iniciou as descobertas da pesquisa com as obras de uma das Pratas da Casa, Wanderley Caramba, artista plástico reconhecido internacionalmente e com telas já expostas em outros países. Filho de Neuza, professora da comunidade, e parceiro de Ismael Silva e Heitor dos Prazeres, conhecidos nas rodas de samba, Caramba também é compositor de sambas-enredos da Escola de Samba Estácio de Sá. Entre histórias e releituras, a Comunidade escolar se apropriou de sua representatividade e se emocionou quando Caramba visitou a creche.

 

Durante as Festas Juninas, os educadores mostraram para as crianças como foi o acolhimento que o morro São Carlos ofertou ao importante músico "Gonzaguinha". Luiz Gonzaga Filho, o Gonzaguinha, também morou no mesmo lugar que as crianças da creche vivem hoje. Órfão de mãe e com o pai ausente, foi criado no morro por um também músico, Henrique Xavier, e sua mulher, Dina, amigos de seu pai. Assim, crianças, pais e educadores aprenderam suas músicas e fizeram uma homenagem ao filho com a dança: o Rei do Baião! As crianças prestigiaram o artista, usando sanfona e chapéu de cangaceiro.

 

Crianças dançam, cantam e brincam com as músicas de Luis Melodia.

 

Durante o projeto, foi possível interagir com a Comunidade, que se envolveu nos eventos e atividades por este falar da história de sua gente e do orgulho que têm de terem conhecido diversas personalidades. As famílias reconheceram vários artistas e contaram histórias sobre eles e suas famílias. Pais e mães se mostraram felizes com o projeto desenvolvido.

 

Não se pode falar nos “filhos de São Carlos” sem falar em Luiz Melodia, um dos filhos ilustres, que carrega consigo a história da Comunidade. As crianças se divertiram e as professoras se emocionaram com a dramatização e interpretação dos pequenos. Os alunos se mostraram atores e coautores na releitura da música “Pérola Negra”.

 

 

Pérola Negra


Luiz Melodia

 


Tente passar pelo que estou passando
Tente apagar este teu novo engano
Tente me amar pois estou te amando
Baby, te amo, bem sei que te amo

Tente usar a roupa que estou usando
Tente esquecer em que ano estamos
Arranje algum sangue, escreva num pano
Pérola Negra, te amo, te amo

Rasgue a camisa, enxugue meu pranto
Como prova de amor mostre teu novo canto
Escreva num quadro em palavras gigantes
Pérola Negra, te amo, te amo

Tente entender tudo mais sobre o sexo
Peça meu livro querendo eu te empresto
Se intere da coisa sem haver engano
Baby, baby, te amo, nem sei se te amo

 

Através das atividades realizadas, as professoras descobriram que a creche também contava com pais famosos. Kayke, orgulhosamente, apresentou seu pai, mestre sala da Escola de Samba Estácio de Sá,  a toda creche. Maicon de Souza, nascido e criado na comunidade, também nascido no São Carlos.

 

A Creche Espaço Livre está orgulhosa do interesse que o projeto despertou nos pequenos e, também, da alegria dos familiares por terem sua história reconhecida na unidade escolar.

 

Conheça mais os trabalhos da creche visitando o blog abaixo:

 

http://felizespaco.blogspot.com.br/

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share