A A A C
email
Retornando 54 resultados para o mês de 'Dezembro de 2013'

Segunda-feira, 30/12/2013

Vale a Pena LER de Novo - Em Janeiro - No Rioeduca.net

No mês de janeiro, a equipe do Portal Rioeduca estará de férias, assim como grande parte de nossos professores e alunos. Vamos aproveitar essa oportunidade para rever as melhores matérias de 2013?

 

E sabe quem elegerá as melhores matérias? Sim, você!!!

Todas as melhores matérias receberão o selo da campanha que se chamará:

Vale a pena LER de novo!

 

 

 

De 6 até 31 de janeiro, destacaremos as quatro matérias mais votadas de cada CRE, as quatro matérias mais votadas da Página Família e as quatro mais votadas da Página Professores. 

 

Para eleger aquela que você achou a melhor matéria de 2013, preencha o formulário abaixo até o dia 30 de dezembro. 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/12/2013

II FLEC - Festival Literário Ecológico Cultural

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal República da Colômbia realizou a segunda edição do FLEC (Festival Literário Ecológico Cultural) este ano com o tema Rio, coração do Brasil.


 O Festival Literário Ecológico Cultural foi criado em 2012 na E. M. República da Colômbia, no primeiro ano de gestão das Diretoras Celi Silva e Ana Estela Vulcannis. E, este ano, inspirou-se no Plano Estratégico Cidade do Rio de Janeiro, reunindo atividades literárias, ações ecológicas e culturais.

 

                 Exposição de livros feitos pelos alunos durante a II FLEC.
 

O centenário do carioca que dá nome à famosa rua de Ipanema na zona sul do Rio, o poeta Vinicius de Moraes, também foi destaque na segunda edição do FLEC através de pesquisas de sua vida e obra.

 

Maquete feita com massinha retratando a música Pato, de Vinicius de Moraes.
 

Foram desenvolvidas atividades de leitura que resultaram em maquetes e cartazes e outras produções com técnicas variadas de pintura, colagem e dobradura baseadas nos programas “Lixo Zero”, “Rio, eu amo eu cuido”, “Rio, uma cidade de leitores”, “Copa do Mundo 2014”, “Legado Olímpico”, “Rio, Criança Global” e atividades de produção textual representadas em encadernações das histórias criadas pelos alunos.

 

Produção Textual dos alunos com temas reacionados ao Rio de Janeiro e à preservação ambiental.

 

Os regentes desenvolveram com as turmas, nas salas de aula, as atividades que resultaram na exposição nos pátios da escola. Na programação, convidados ilustres nos honraram com suas presenças.


A escritora Flávia Côrtes, autora de títulos para crianças e jovens, participou do “Encontro com Autor” na tarde do dia 23 de outubro, estimulando a formação de novos leitores ao falar sobre suas histórias, esclarecendo dúvidas sobre a profissão de escritora e satisfazendo as curiosidades dos alunos.

 

A escritora Flávia Côrtes presente na escola para conversar com os alunos. No alto, foto da escritora com mural produzido tendo como temática seu livro Deu Tatu no meu Quintal.

 

As crianças elegeram o título DEU TATU NO MEU QUINTAL como o preferido entre os livros de autoria de Flávia Côrtes e prestigiaram a autora com a confecção de murais e maquetes representando a história. Flávia demonstrou imensa alegria na manifestação de carinho dos alunos e retribuiu com muita simpatia e autógrafos ao final do encontro. Todas as crianças foram presenteadas por ela com um marcador de livros.


A manhã do dia 24 ficou por conta do encantamento provocado por Sílvia Castro acompanhada pelo músico Dininho com a Caravana de Histórias. As crianças viajaram e interagiram no mundo mágico despertado por Sílvia.

 

Caravana de Histórias com Sílvia Castro e o músico Dininho.
 

O trabalho de Sílvia comprova que quanto mais oportunidades o aluno tiver de ouvir, ver e sentir historias, maior será seu repertório e sensibilidade para compreender o que lê e ouve, estabelecendo relações entre as informações e construindo sentido para si e para o mundo.


O Festival é um momento mágico vivenciado pelos alunos da Escola Municipal República da Colômbia e pretende retornar em 2014 com a terceira edição.

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM NO LINK, A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php

 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

 professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/12/2013

Para 2014: o Melhor!

 

Falta um dia para o ano terminar. 2013 foi sem dúvida um ano de muitas conquistas e alegrias. É claro que problemas acontecem no percurso, mas olhando em retrospectiva é possível perceber o avanço de alunos, professores e toda comunidade escolar!

 

Professoras da Escola Municipal João de Camargo comemoram o Natal.

 

As escolas, creches e EDIs terminaram o ano letivo com comemorações. Alunos que se formaram e outros que celebraram a vida, amizade e o futuro de realizações que se aproximam.

 

O Natal chegou mais cedo em muitas unidades escolares, com presentes, abraços, corais, músicas e lágrimas de emoção das famílias dos alunos. A Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas teve até mesmo Papai Noel chegando de helicóptero!! Foi uma grande surpresa para as crianças do Caju.

 

Não importa como foi a forma de comemoração, o importante é que cada escola celebrou com seus jovens e crianças o encerramento de um ciclo e o início de um novo. Mensagens e momentos de reflexão fazem parte do contexto dessa época, e é bom poder avaliar e reavaliar os caminhos percorridos, os projetos que deram certo e os que poderiam ser executados de forma diferente.

 

Crianças da Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista compartilham a ceia de Natal.

 

Final de dezembro é tempo de levantar a cabeça, agradecer as bençãos do ano, as amizades feitas na escola, as alegrias compartilhadas, o trajeto percorrido e as tantas aprendizagens adquiridas de formas diversas e especiais.

 

O que passou não pode mais voltar. Nunca mais se poderá pisar nas terras de 2013, o que aconteceu, se aprendeu ou não, ficaram nas páginas deste livro. A notícia boa é que 2014 é um livro de páginas em branco, que poderá ser escrito como cada aluno ou professor desejar. Poderá ser escrito em preto e branco ou colorido. Poderá ter imagens do mundo todo, ou apenas de um lugar… As opções são ilimitadas!

 

Em 2014, haverá inúmeras possibilidades! Você poderá aprender uma nova língua, poderá se especializar em sua área de atuação. Alunos poderão investir em novos desafios, superar os próprios limites. Professores poderão ingressar no mestrado ou doutorado, ou ter coragem para iniciar sua primeira pós.

 

Alunas do GEA celebram formatura.

 

Em 2014 muitos alunos e professores descobrirão talentos que estavam adormecidos. Se tornarão corredores, escritores, dançarinos, poetas… Há uma infinidade de alegrias que estão prestes a acontecer.

 

Neste novo ano que se inicia, o que deve permanecer em cada aluno, professor, pai ou mãe é a fé e a perseverança. Não importa se em 2013 aquele plano não saiu exatamente como era previsto ou desejado. A vida nos diz que agora é a hora que vai dar certo!

 

Em 2014, aprenderemos matemática, história, geografia, português… Aprenderemos a ler e a escrever… Saberemos a diferença do azul, verde e amarelo. Em 2014, passaremos em novos concursos, faremos novas amizades, compartilharemos sorrisos, esperanças e alegrias. Em 2014, seremos muito, muito felizes!

 

Educadoras da Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista desejam à comunidade escolar votos de paz, amor e fé!

 

Um feliz ano novo pra todos os professores, alunos e pais

desta grande rede municipal de educação!
  

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/12/2013

Nós Somos a 6ª CRE!

Tags: 6ªcre, homenagem.

 

O Portal Rioeduca vem por meio desta matéria fazer uma homenagem a todos que contribuíram, no ano de 2013, para que as escolas da 6ª Coordenadoria Regional de Educação se tornassem o sucesso que são. Vamos acompanhar?

 

Ao fazer uma retrospectiva de todo o trabalho realizado pelas escolas da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, é fácil entender, em toda a sua essência, o lema Nós Somos a 6ª CRE! Ele serve de guia e motivação para que professores, gestores, funcionários, alunos e pais deem o seu melhor em prol de um objetivo comum: o sucesso da educação.

 

Este lema faz com que toda equipe se torne parte e responsável pelo todo e, por isso, ao entrar no prédio desta coordenadoria, todos se deparam com o texto da professora Rejane Faria - Coordenadora da CRE -, que nos mostra a verdadeira missão e os valores seguidos por todos que fazem parte dessa equipe.

 

Segundo a professora Rejane Faria, nós somos a 6ª CRE quando...

 

... a cada manhã recebemos, mesmo em meio a tantas adversidades, nossos alunos e comunidade escolar com um bom-dia!

 

... um colega professor precisa de auxílio em sua prática diária e nos colocamos à disposição para ajudá-lo.

 

... nos entendemos corresponsáveis da gestão da escola e que o sucesso dela depende desta responsabilidade coletiva, pois lembrando João Cabral de Melo Neto: "um Galo Sozinho não Tece a Manhã"!

 

... buscamos um ensino de qualidade e uma aprendizagem de sucesso!

 

... nos entendemos como parte imprescindível do sucesso do aluno e da escola e nos lançamos nesta direção / construção.

 

Nós Somos a 6ª CRE quando trabalhamos em conjunto a fim de atingir metas comuns.

 

Nós Somos a 6ª CRE quando cada um desempenha seu papel de acordo com as necessidades e aptidões.

 

... acreditamos que só fazemos a diferença quando, em nossa prática, nos damos conta que somos professores e aprendizes, e sempre nos colocamos no lugar do outro.

 

... ouvimos, acolhemos, orientamos, brigamos e nos importamos com todos da equipe e das escolas.

 

... acreditamos que somente desta forma, juntos e contando uns com os outros, podemos construir uma escola melhor, uma 6ª CRE melhor!

 

Rejane Pereira Faria da Costa

Coordenadora da 6ª CRE

 

Diante disso, podemos perceber o porquê das escolas desta coordenadoria terem tanto sucesso, mesmo passando por tantas dificuldades: o amor, o comprometimento e a parceria andam de mãos dadas com suas práticas diárias. Isso me faz lembrar de Steve Jobs, dizendo que para se ter sucesso é necessário amar de verdade o que faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas. Com a maioria, não com os professores, gestores, funcionários, alunos e pais da 6ª CRE!

Por isso, viemos através desta matéria, com imensa satisfação e orgulho, agradecer todo empenho e trabalho das pessoas que fazem a 6ª CRE acontecer!

 

Queremos parabenizar esta equipe que compartilha valores e metas comuns, que se une e harmonicamente rege essa orquestra sem desafinar. Orquestra esta que possui pessoas que confiam em si mesmas e nas suas capacidades; que trocam pensamentos, ideias e sensações.

 

Fazer parte dessa orquestra é colocar-se no lugar do outro! Cada membro sente que se torna  parte de algo maior, mais abrangente; e sente também que tem um papel indispensável na engrenagem para que essa máquina funcione.

 

Nós Somos a 6ª CRE quando demonstramos apoio mútuo.

 

Nós Somos a 6ª CRE quando enfrentamos os desafios de forma honesta e com criatividade.

 

"Não conseguimos nada sozinhos neste mundo, e o que quer que aconteça é o resultado da tapeçaria completa da vida. Todos os nós individuais tecidos uns nos outros é que criam algo diferente e inovador."

Sandra Day O'Connor

Supreme Court Justice

 

Você faz a 6ª CRE acontecer! É por isso que...

Nós Somos a SeXta CRE!

 

Este vídeo representa a união, o respeito, a garra e a força de todas as pessoas que fazem parte da 6ª CRE.

 

Desejamos a todos os professores, gestores, funcionários, alunos e responsáveis da 6ª CRE um Ano Novo cheio de realizações! Feliz 2014! Até o próximo ano!

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE
E-mail: pferreira@rioeduca.net

Twitter: @Paty_pff
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share