A A A C
email
Retornando 54 resultados para o mês de 'Dezembro de 2013'

Quinta-feira, 26/12/2013

Então é Natal no EDI Joaquim Venâncio

Tags: 4ªcre, projetos.

Sabemos que o Natal representa o nascimento de Jesus, porém as formas de celebrá-lo estão além do que é pregado pelas diferentes religiões. Assim, faz-se necessário resgatar um pouco dos saberes sobre o Natal de forma criativa e dinâmica, compartilhando experiências e respeitando qualquer tipo de credo.  

 

“O Natal ensina-nos também que se Deus, por meio de Jesus Cristo, se envolveu com o homem até Se tornar um de nós, então tudo o que fizermos a um irmão, é a Ele que o fazemos, como o próprio Jesus nos ensinou: Sempre que alimentastes, acolhestes, visitastes um destes meus irmãos mais pequeninos a Mim mesmo o fizestes”

Papa Francisco

 

Ao trabalhar o “Natal” e os seus símbolos utilizando recursos criativos e dinâmicos, despertamos nas crianças o respeito às diversas religiões e ou sociedades por meio da afetividade e sociabilização.

 

A presença da Arte no fazer diário.

 

Além de ser, por excelência, a celebração da solidariedade universal, o Natal é marcado por uma simbologia que resiste ao tempo e ultrapassa fronteiras. Dessa forma, essa é uma celebração que possibilita a contextualização histórica/social para a criança.

 

O valor da criatividade presente em cada ação.

 

O EDI Joaquim Venâncio  buscou em seu trabalho junto às crianças e a sua comunidade escolar promover e valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas, estimular a formação de bons hábitos, o respeito às crenças e à religiosidade de cada um, identificar símbolos do Natal, desenvolver a linguagem oral e Incentivar o raciocínio e a criatividade de todos os envolvidos no processo desse projeto.

 

O Natal acontece.

 

Contudo, é fundamental o entrelaçamento entre as demandas do contexto histórico e as demandas da Educação Infantil, envolvendo as outras dimensões sociais para a presença de toda às ações dos educadores no cotidiano da escola. Por assim dizer, o trabalho realizado em torno do tema Natal deixa de ser apenas a culminância de uma data comemorativa para, efetivamente, consolidar a construção de valores humanos e éticos para o grupo de forma geral.
 

Parabéns a todos da equipe Joaquim Venâncio por fazer do cotidiano da escola de Educação Infantil um ambiente permeado por práticas expressivas com as suas mais diversificadas  linguagens.
 

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe

 


Professora Ana Accioly
 Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/12/2013

Parceria, União e Trabalho: Unidades Escolares em Ação!

Tags: 8ªcre, retrospectiva.

As unidades escolares reafirmaram em 2013 que o trabalho feito em parceria é o caminho do sucesso em suas ações. As equipes pedagógicas das escolas do Rio de Janeiro desenvolveram vários projetos no campo da aprendizagem formal evtambém nas áreas da cultura, do esporte e das artes.

 

As escolas da 8ª Coordenadoria de Educação, como todas as escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro, chegam a dezembro com a sensação de dever cumprido. O ano de 2013 apresentou muitos desafios, porém cada unidade escolar empenhou-se em vencer esses desafios em nome de uma educação cada vez melhor para os alunos de nossa cidade!

 

Professora Daniele Rodrigues e alunos do CIEP Poeta Cruz e Sousa no Festival Anima Mundi.

 

Cada vez mais as escolas da 8ª CRE têm participado dos diferentes projetos culturais que são oferecidos. Esses projetos dão a oportunidade da revelação de muitos talentos no esporte e nas artes. 

 

Em 2013 reafirmou-se a certeza de que o trabalho feito em parceria traz bons resultados! A escola é cada vez mais um espaço para troca de experiências, cooperação, descobertas e desenvolvimento humano.

 

Dificuldades e desafios foram vencidos pela certeza de que a Educação é o caminho para a transformação. Foi um ano de muito trabalho, mas também de muitas conquistas!

 

"A Educação não muda o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo".

Paulo Freire

 

Alunos do EI -30 soltam a voz na Formatura do EDI Edith Marques de Souza.

 

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra!"

Anísio Teixeira

 

Alunos da E. M. Mário Fernandes participando da Bienal do Livro/2013 - Formando Leitores!

 

Professora Isabelle Andrade e alunos da turma 1101 recebendo os cadernos pedagógicos.

 

O Rioeduca deseja a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de novas conquistas e aprendizagens!

Que haja muita Paz em todas as unidades escolares!

 

Clique abaixo e assista ao clipe em homenagem a todas as equipes da 8ª CRE:

 

 

 

 

Agradeço a parceria de todas as escolas que compartilharam suas experiências neste Portal, que é feito para você!

Em 2014 continuem participando. Procurem o repressentante da sua CRE no Rioeduca!

 

 

 

Professora Neilda Silva

Representante Rioeduca da 8ª Coordenadoria Regional de Educação

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/12/2013

Um Dia Especial Aqui e pelo Mundo

Tags: 7ªcre, natal.

 

O Natal é comemorado pelo mundo inteiro. Em cada país, em cada cidade, em cada família, as pessoas se reúnem para celebrar um dia especial. 

 

As famílias e os amigos encontram-se nessa época do ano para celebrar o Natal: um dia especial aqui e pelo mundo. Muitos comemoram o nascimento do menino Jesus. Tempo de reflexão, perdão, união e fé nas próprias crenças e esperança de um mundo melhor para todos. Nas unidades escolares da 7ª CRE, o Natal é um momento marcante com apresentações, formaturas, festas e, também, despedidas.

 

No ano de 2013, o Rioeduca mostrou muitos projetos bem-sucedidos realizados dentro das creches, espaços de desenvolvimento infantil e escolas.

 

A 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) abrange as unidades escolares de Jacarepaguá, Itanhangá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vila Valqueire. No Rioeduca, apresentamos diversos projetos mostrando o trabalho desenvolvido nas unidades escolares dessa região.

 

Como representante do Rioeduca na 7ª CRE, quero parabenizar todas as escolas e equipes pelo trabalho desenvolvido durante o ano. Agradeço imensamente as unidades escolares que enviaram seus projetos e participaram do portal. Parabéns à todos os profissionais envolvidos que possibilitaram que esses projetos fossem bem-sucedidos. Parabéns para os alunos pela realização de trabalhos lindos e interessantes que enriqueceram o nosso portal. 

 

Veja, abaixo, um pouco do Natal nas unidades escolares da 7ª CRE.

 

Espaço de Desenvolvimento Infantil Vera Lucia Martins Costa

O momento natalino foi unificado com a culminância do projeto bimestral: "Cem anos de Vinicius de Moraes, senta que lá vem história". 

 

Apresentação dos alunos do EDI durante a culminância do projeto bimestral.

 

Hora da entrada para apresentação para os responsáveis.

 

Escola Municipal Álvaro Sodré

 

Chegada do Papai Noel de helicóptero para alegria das crianças da E. M. Álvaro Sodré.

 

Crianças reunidas para a comemoração de Natal da escola.

 

CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima

 

Festa de Natal com apoio do MAP (Movimento de Apoio ao Próximo).

 

Escola Municipal Octavio Frias de Oliveira

 

Formatura do 5º ano e Acelera da escola.

 

Equipe reunida para confraternização natalina e amigo-oculto.

 

Escola Professor Carlos Delgado de Carvalho

 

Marcas do que se foram... os alunos que estão indo para outra escola escreveram o que mais lhe marcaram, com fotos de toda a equipe que trabalhou junto para a realização do sonho: sonhos que vamos ter.

 

Numa manhã de sábado bem divertida, tivemos um show de Natal com a participação de toda a escola e, ao final, a culminância foi a chegada do Papai Noel. Todos gostaram muito!

 

Clube Escolar Cidade de Deus

 

Equipe reunida do Clube Escolar Cidade de Deus.

 

Apresentação da Culminância de Dança 2013 do C. E. Cidade de Deus.

 

EDI Professora Edília Coelho Garcia

 

Equipe reunida do EDI Edília Coelho Garcia.

 

 

E.M. Rento Leite

 

            Apresentação da Culminância do projeto anual e Natal.

 

 

Festa a fantasia dos formandos 2013.

 

 

Conheça, agora, um pouco do Natal em alguns países:

 

Estados Unidos

 

A época de festejos natalinos fazem com que os Estados Unidos fiquem repletos de cor e brilho. Algumas semanas antes do Natal, milhões de pessoas percorrem as lojas em busca dos presentes para a família. As decorações das lojas e Shopping Centers são conhecidas mundialmente. O clima natalino pode ser sentido nas casas, com decorações com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas e guirlandas feitas de plantas verdes, completando assim uma estação de muita alegria. Na véspera de Natal, vizinhos se unem para cantar canções de Natal, mostrando o espírito de confraternização. As crianças penduram meias na lareira e, na manhã do dia 25 de dezembro, abrem os presentes. O prato típico americano é o peru recheado acompanhado de frutas tropicais.

 

Japão

 

O Natal no Japão é cheio de significados e a troca de presentes é fortemente apreciada pelos japoneses. As crianças adoram conhecer a história do nascimento de Jesus em uma manjedoura, porque é quando travam contato com a ideia de "berço", já que os bebês japoneses não dormem neles.

 

Índia

Os cristãos na Índia decoram pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas decoram suas casas com folhas de manga. Em partes da Índia, pequenas lâmpadas de argila são acesas com óleo e servem também para decorar a casa.

 

China

As casas são enfeitadas com lanternas e árvores de Natal com correntes e flores de papel. As crianças penduram meias e esperam pelo Papai Noel. A grande maioria dos chineses não é cristã, sendo que a maior celebração do inverno é o Ano Novo Chinês, no fim de janeiro. Nessa data, as crianças recebem roupas e brinquedos novos e são servidos pratos especiais.

 

Itália

A principal entrega de presentes é no dia 6 de janeiro, em lembrança à visita dos Reis Magos ao menino Jesus. As crianças esperam a visita da Befana, que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. De acordo com a lenda, os três Reis Magos pararam durante a ida até Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora. Ela negou ajuda e, então, eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora sentiu depois um aperto no coração, mas os Reis Magos já estavam muito longe. A lenda conta que A Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus e tem várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa.

 

Suécia

As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia, as crianças escrevem suas cartas de pedidos, que São Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes. Os presentes chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha se veste de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos para cada membro da família aos seus quartos.

 

Portugal

Em Portugal o Natal é igual ao nosso, com missa e ceia. As crianças esperam pelos presentes que Papai Noel vai colocar em seus sapatos e, tanto a ceia, como o almoço do dia 25 são dados normalmente na casa dos parentes mais velhos.

 

Belém

Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da região, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, esse é o berço de Jesus, que é conservado na igreja e apenas montado na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pão preto acompanhado de vinho.

 

Fonte:http://www.sinfoniabeijaflor.com/CuriosidadesNatalinas.html

 

Que, em 2014, possamos, cada vez mais, divulgar a competência e dedicação dos professores e das equipes escolares para a aprendizagem dos nossos alunos. Desejo a todos um Feliz Natal, com muita saúde, paz e amor!

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/12/2013

Poema de Natal

Tags: 2ªcre.

Natal é momento de lembranças, agradecimentos, reflexões e também de poesia.

 

Há cem anos, nascia um homem que se tornou um grande nome da poesia brasileira: Vinicius de Moraes. E 2013 foi um ano dedicado a muitas homenagens ao “poetinha”, que tanto cantou e nos encantou com suas poesias e belíssimas canções. Por isso, em nossa postagem de Natal não poderia ser diferente, queremos também prestar uma singela homenagem a Vinicius de Moraes.


Além disso, queremos também agradecer aos professores, diretores, coordenadores, enfim, a toda comunidade escolar que contribuiu ao longo deste ano para fazer do Rioeduca um espaço onde compartilhamos as ações que constroem diariamente a educação carioca.


Fica aqui o nosso muito obrigado e a certeza de que estamos caminhando juntos para a construção de uma educação de qualidade. Esperamos que esta parceria continue em 2014 e aproveitamos para desejar um Feliz Ano Novo também.


Abaixo, segue um belo poema de Vinicius e uma coletânea de fotos de alguns projetos da 2ª CRE que homenagearam o poeta durante o ano de 2013. Ao clicar nas imagens, você será direcionado para a publicação da unidade escolar no portal Rioeduca.

 

Natal


De repente o sol raiou

E o galo cocoricou:

 

- Cristo nasceu!

 

O boi, no campo perdido
Soltou um longo mugido:

 

- Aonde? Aonde?

 

Com seu balido tremido
Ligeiro diz o cordeiro:

 

- Em Belém! Em Belém!

 

Eis senão quando, num zurro
Se ouve a risada do burro:

 

- Foi sim que eu estava lá!

 

E o papagaio que é gira
Pôs-se a falar: - É mentira!

 

Os bichos de pena, em bando
Reclamaram protestando.

 

O pombal todo arrulhava:
- Cruz credo! Cruz credo!

 

Brava

A arara a gritar começa:

 

- Mentira? Arara. Ora essa!
- Cristo nasceu! - canta o galo.
- Aonde? - pergunta o boi.
- Num estábulo! - o cavalo
Contente rincha onde foi.

 

Bale o cordeiro também:

 

- Em Belém! Mé! Em Belém

 

E os bichos todos pegaram
O papagaio caturra
E de raiva lhe aplicaram
Uma grandíssima surra.

 

Vinicius de Moraes

 

 

 

 

 

 

Boas Festas e o desejo que 2014 nos traga grandes realizações e a continuidade de uma parceria que apresenta ao mundo a construção de uma educação de qualidade!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share