A A A C
email
Retornando 54 resultados para o mês de 'Dezembro de 2013'

Terça-feira, 24/12/2013

Espírito de Natal

Tags: 5ªcre, natal.

O Natal é uma festa cristã que nos remete a corações banhados de ternura e solidariedade. Porém, não devemos esquecer que esse sentimento tem que ser perpetuado todos os dias do novo ano.

 

Chegou mais uma vez o Natal, época em que os corações se enchem de ternura e bondade.


E o que celebramos no Natal?


O nascimento de Jesus Cristo, figura central do Cristianismo.


 

Presépio vivo na Creche Municipal Vovó Maria Joana, com crianças do Berçário e Maternal.

 

 

Todos os anos, no dia 25 de dezembro, acontece a celebração do nascimento de Jesus, que está presente em todos os lares do mundo. Essa data foi estipulada pela Igreja Católica no ano de 350, através do Papa Julio I.


Sendo assim, o Natal torna-se uma festa de esperança, em que o espírito natalino enche cada coração de um enorme desejo de felicidade e alegria! Mas seria somente nessa época deveríamos agir assim? Claro que não!


Precisamos acreditar que neste Natal e em todos os dias do ano a imensa possibilidade de felicidade estará em nossas mãos. Basta que tenhamos coragem e determinação para transformar momentos difíceis em grandes desafios, buscando na solidariedade um passo para dias melhores e conservando a cada dia o espírito natalino que reina no dia de Natal.


Comemoremos o aniversário de Jesus, revelando-nos, pelo grande potencial da humanidade, o verdadeiro espírito do Natal!
 

 

Presépio vivo na Creche Municipal Vovó Maria Joana, com crianças do Berçário e Maternal.

 

 

Papai Noel: um dos mais importantes símbolos do Natal


Um arcebispo chamado Nicolau Taumaturgo, que nasceu na Turquia em 280 d.C., foi a inspiração para a figura do bom velhinho, um homem de bom coração que costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

 

Papai Noel com a professora Luciana Monteiro e sua turma, 1501, Escola Municipal Cardeal Arcoverde.

 

O Papai Noel vem alegrar os corações de todas as crianças, pelo seu espírito de bondade.

 

Geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punhos de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto, Papai Noel pode ser cada um de nós e solidariedade é a palavra ideal para nos transformar.

 


Alunos da Escola Municipal Senador Francisco Gallotti com o Papai Noel.

 

Alunos do Espaço de Desenvolvimento Infantil Buriti Congonhas.

 

Agradeço a todas as escolas da 5ª Coordenadoria Regional de Educação que muito colaboraram com o portal Rioeduca durante o ano de 2013, especialmente ao Espaço de Desenvovimento Infantil Buriti Congonhas, aos pequeninos do Berçário e Maternal da Creche Municipal Vovó Maria Joana, aos alunos da turma 1501 da Escola Municipal Cardeal Arcoverde, professora Luciana Monteiro e alunos da turma EI-11, professora Andrea Mendonça, da Escola Muncipal Francisco Gallotti, pelo envio das fotos que compuseram este cenário natalino tão lindo!

 

 

Regina Bizarro é professora representante do Portal Rioeduca/5ªCRE.

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza

Rioeduca/5ªCRE no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

                               

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/12/2013

Arte no Plural: Imaginação, Criação, Transformação

Tags: 11ªcre.

A E.M. Abeilard Feijó, da 11ª CRE, desenvolveu um projeto inspirado nas obras do artista Romero Britto para revitalização do espaço escolar. Com pincéis e tinta na mão, aconteceu a transformação. Confira!

 

A Escola Municipal Abeilard Feijó, voltada para alunos da pré-escola ao 5° ano, desenvolveu durante este ano o projeto Arte no Plural: Imaginação, Criação, Transformação

 

Ambiente sem cores do antigo pátio da unidade escolar. As professoras demarcando o desenho das obras.

 

O projeto teve envolvimento dos alunos na pintura das obras que as professoras demarcaram.

 

"Romero Britto nasceu no Recife, Brasil em 1963. Autodidata desde a mais tenra idade, ele pintou em superfícies, tais como os jornais. Em 1983, viajou para Paris, onde foi introduzido à obra de Matisse e de Picasso. Ele unia influências do cubismo com pop, para criar uma cidade vibrante, estilo icônico que o New York Times descreve: 'emana calor, otimismo e amor'"

(Biografia Romero Britto -Site oficial)

 

Conforme informação da coordenadora Daniela Macedo: "no projeto, trabalhamos as riquezas que o assunto (arte) oferece e construímos uma proposta didático-pedagógica em que nossos alunos desenvolveram competências e habilidades, explorando o pensamento artístico, a sensibilidade, a imaginação, o desejo de criar, de 'fazer arte', de participar e construir conhecimento a partir do que lhe é apresentado, dando vez e voz ao arteiro em potencial que cada um traz em seu interior."

 

Alunos pintando cada área demarcada com o desenho das obras do artista.

 

E completa: "o aluno-artista, como agente transformador, cria e recria, reaproveita, transforma. Pensando assim, resolvemos modificar, com Arte, um espaço da nossa escola, tornando o nosso ambiente mais colorido e agradável."

 

Pátio completamente revitalizado com aspecto vibrante e colorido. Em destaque o artista Romero Britto.

 

E podemos esperar mais surpresas por aí! A equipe da E. M. Abeilard Feijó afirma que: "durante o próximo ano, desejamos trabalhar mais a fundo o nosso projeto e continuar colorindo, com Arte, nossa escola e a vida de nossos alunos." 

 

Parabéns à equipe e aos alunos da E. M. Abeilard Feijó pelo dinamismo e criatividade que tornaram possível esta maravilhosa revitalização, em homenagem ao brilhante artista brasileiro que é Romero Britto!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net  

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/12/2013

Educação Infantil voltada para uma Cultura de Paz

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 A proposta pedagógica da Creche Municipal  Sempre Vida Parque da Conquista oferece aos pequenos a possibilidade de recomeços, o encontro daquilo que já sabem com o que apreciam e, também, a aquisição de novos conhecimentos. É fator primordial a construção de saberes junto à criança, respeitando sua cultura e de sua família. 

 

 

A Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista pertence à 1ª Coordenadoria Regional de Educação e está localizada na Rua Carlos Seidl, Caju, Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro.

 

Educação Infantil para uma Cultura de Paz e Não Violência

 

Em 2013, a comunidade escolar escolheu a Cultura da Paz e Não-Violência para o projeto pedagógico do ano. Este ganhou força com a implantação da UPP Caju. A PAMESP (Policiamento em áreas específicas) estava constantemente presente na unidade, mudando a concepção do estereótipo da polícia na visão do morador. No começo, as crianças temiam o policial, porém, com o tempo, tornou-se amigo dos pequenos e foi chamado por eles de “tia polícia”.

 

Responsáveis brincam om seus filhos no redário da creche.

 

A Cultura de Paz e Não-Violência transformou-se em base para as atividades, subprojetos, palestras e ações simbólicas. Os textos e rodas de conversa foram inspirados no Manifesto 2000 por uma cultura de Paz e Não-Violência da UNESCO. Temas e ações foram influenciadas pelo Chamamento da ONU para o ano de 2013 que, em 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, pediu que as novas gerações sejam educadas baseadas na tolerância e no respeito mútuo e pela diversidade.

 

Educação Infantil para uma Cultura de Paz e Não-Violência tem o firme compromisso de fortalecer a consciência das famílias sobre a importância e urgência da tarefa vital que se faz presente, de se promover a transição de uma cultura de violência para uma cultura da paz. Não se trata de uma paz que se limite ao discurso subjetivo, mas, sim, a princípios e atitudes como respeito às diferenças, tolerância e solidariedade.

 

O projeto da unidade se preocupa em envolver as famílias, a comunidade local e parcerias, pois desta forma é possível alcançar as crianças não apenas enquanto estão na creche, mas em suas residências, nas suas interações com a família, e nas ruas da Comunidade. Os educadores entendem que o projeto é de ação contínua e multiplicadora, e estende-se para além dos muros da creche.

 

Lilia Martins, diretora adjunta, afirma que o importante é que com estratégias e esforços, o maior número de pessoas abrace a Cultura da Paz como um bem para si e para a coletividade. Afinal, o terreno sagrado em que deve ser fecundada a paz se encontra dentro de cada um de nós.

 

Colcha da Paz


Durante todo o ano foi construída com as crianças, professores e parceiros, a Colcha da Paz. Desde o inicio do ano, muitas mãos desenharam ou escreveram seu desejo de paz para a creche. Depois, a educadora Marinalva juntou os tecidos e a transformou em uma linda colcha. A unidade também foi abraçada pelos pais, responsáveis e crianças após uma caminhada no entorno da creche.

 

Pais e responsáveis fazem abraço simbólico à creche, pedindo paz.


Lilia Martins, diretora adjunta, afirma que o importante é que, com estratégias e esforços, o maior número de pessoas abrace a Cultura da Paz como um bem para si e para a coletividade. Afinal, o terreno sagrado em que deve ser fecundada a paz se encontra dentro de cada um de nós.

 

Saiba mais sobre o projeto, visitando o blog da creche:

http://crecheparqueconquista.blogspot.com.br/

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/12/2013

Museu de Arte do Rio de Janeiro

Tags: 6ªcre, protagonismojuvenil.

 

 

O Núcleo de Arte Grande Otelo realizou no mês de novembro uma visita guiada ao Museu de Arte do Rio (MAR) com os alunos das oficinas. O objetivo foi criar um espaço de amplificação das experiências sensíveis e reflexivas da arte, da cultura e da cidade.

 

Os passeios escolares são sempre esperados com ansiedade pelos alunos. As crianças não veem a hora de embarcar no ônibus para fazer a excursão. Esses momentos, além de divertirem os alunos, enriquecem a aprendizagem.

 

As visitas guiadas são fundamentais para a formação integral dos estudantes. As atividades culturais ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimento dos alunos. Eles ajudam, entre outras coisas, na visualização e aplicação de conceitos teóricos.

 

Por isso, o Núcleo de Arte Grande Otelo levou os alunos, no mês de novembro, para uma visita ao MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro. Foi uma tarde maravilhosa! Uma imersão no mundo da arte, tendo como pano de fundo o Rio de Janeiro. Essa ação fez parte do fio condutor de 2013 do Núcleo, visando desenvolver novos conceitos estéticos com aprofundamento no conhecimento da arte.

 

Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos. O valor do ingresso geral é R$ 8,00 e quem é beneficiado pela meia entrada paga R$ 4,00.

 

A visita educativa oferecida pelo MAR tem por objetivo criar um espaço de amplificação da experiência do museu. Através de diálogo e proposições práticas que envolvem o público e os educadores, os guias se propõem a intensificar as experiências sensíveis e reflexivas da arte, da cultura e da cidade.

 

Ao chegar no museu, os mediadores Jandir Júnior e Clarissa Godoy, do setor Educativo do MAR, fizeram o acolhimento dos alunos e passaram alguns procedimentos pra o sucesso da visita. Os estudantes foram divididos entre os guias, professores e responsáveis que estavam compondo o grupo.

 

Alguns alunos ficaram no quinto andar e os outros foram para a cobertura do prédio, onde funciona a Escola do Olhar, cuja proposta é formar professores e alunos a partir da conjugação de arte e educação.

 

Os alunos ficaram impactados com a vista do terraço! A Ponte Rio-Niterói sobre a Baía de Guanabara deixou os alunos sem fôlego! Eles avistaram também uma construção que está sendo erguida no píer onde será, em breve, o Museu do Amanhã. O monitor aproveitou para contar um pouco da história da arquitetura em que a instituição está instalada.

 

Os estudantes foram divididos entre os mediadores, professores e responsáveis.

 

Os alunos observaram várias maquetes retratando o museu e toda a região portuária.

 

Exposição baseada no artista Hélio Oiticica, que proclamou um estado típico da arte brasileira.

 

O grupo que estava com o mediador Jandir conheceu duas exposições. Uma estava no primeiro andar e tinha como tema a Vontade Construtiva. A segunda ficou exposta no terceiro andar, onde o público foi convidado a conhecer telas, projetos, fotos e objetos que retratavam, documentavam e homenageavam a cidade do Rio de Janeiro.

 

Ao descer os lances de escada, este grupo se deparou com uma talha da igreja dos Cléricos, demolida para a passagem da Avenida Presidente Vargas. Os alunos contemplaram várias pranchas de desenhos e maquetes que o artista Hélio Oiticica criou em 1970 para o cenário do filme A Cangaceira Eletrônica.

 

Ao retornarem para o Núcleo de Arte, os alunos contaram para os outros colegas como foi a visita, elaboraram redações, relatórios e desenhos sobre a aula passeio. Fizeram, ainda, uma seleção das fotografias tiradas e publicaram no blog.

 

A visita foi muito prazerosa! Os mediadores fizeram uma grande interação com os estudantes, estimulando-os a voltarem com sua família e amigos. Deixaram, com certeza, um gostinho de quero mais em cada aluno!

 

Atentos à mediadora, os alunos tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre suas experiências no dia a dia na cidade do Rio de Janeiro.

 

A instalação do projeto Morrinho mostra uma nova percepção sobre a vida na comunidade.

 

Parabéns a todos os professores do Núcleo de Arte Grande Otelo pelo belo trabalho que realizam! Ao aproximar os alunos do mundo da arte, vocês estão contribuindo para o crescimento humano, estão ajudando os alunos a entender o mundo em que vivem; desenvolvendo, assim, a atenção, incentivando o gosto por outras disciplinas e, principalmente, fazendo-os pensar.

É um orgulho ter o trabalho dessa equipe de sucesso no Portal Rioeduca!

 

"A arte não vai mudar o mundo, mas se ela mudar a maneira de ver o mundo, ela poderá nos ajudar a modificá-lo."

Paulo Herkenhoff

 

Quer conhecer um pouco mais do trabalho do Núcleo de Arte? Visite o seu blog clicando AQUI! Até a próxima semana!

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE
E-mail: pferreira@rioeduca.net

Twitter: @Paty_PFF

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share