A A A C
email
Retornando 54 resultados para o mês de 'Dezembro de 2013'

Terça-feira, 17/12/2013

¡Feliz Navidad!

Tags: 11ªcre, gec.

Há sete meses, em 16 de maio, foi ao ar a primeira postagem da 11ª CRE, mostrando o projeto Poliglotas, com aulas de Árabe, Inglês e Espanhol. Agora, no dia 5 de dezembro, foi a formatura da turma que cursa Espanhol, com direito a certificado e apresentação musical dos alunos. CONFIRA!

 

A primeira postagem exibida pela representante Rioeduca da recente 11ª CRE foi em 16 de maio, do Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira, localizado no Jardim Guanabara. Tratava sobre o projeto Poliglotas realizado pelos professores das eletivas de língua estrangeira.

 

Confira: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3396.

 

 

E no dia 5 de dezembro, foi a formatura da turma de Espanhol com as professoras Roseana Guimarães e Tatiane Almeida.

 

Conforme informação da professora Roseane Guimarães: "os alunos puderam mostrar o desenvolvimento da oralidade através do lúdico que foi a música Dices, de Selena Gomez e a recitação de poemas." 

 

Alunas de Espanhol cantando "Dices", de Selena Gomez.

 

As professoras explicaram que a cada semestre é realizado um módulo do curso. O Espanhol Básico I foi concluído no meio do ano e, agora em dezembro, no final, foi concluído com sucesso o módulo Espanhol Básico II, que trabalha: Las profesiones, Numerales, Presente de Indicativo Irregulares, Características Físicas y Personales.

 

Os alunos concluintes da eletiva de Espanhol também recitaram poemas.

 

Recitação do Poema "Mi Niñito Jesús",  do autor Juan Manuel Zepeda.

 

Sueña con angelitos
jugando en el cielo
que nada perturbe tu sueño
que reine la paz
que se escuche el silencio.

Con encantos y arrullos
en brazos de María
mi Jesús se ha dormido bendito sea.

Juan Manuel Zepeda

 

 

As professoras procuraram trabalhar inserindo sempre os conteúdos através de dinâmicas e jogos, fazendo com que houvesse maior participação de cada aluno.

 

Lembrancinhas e o certificado de conclusão do Básico 2.

 

Entrega dos certificados pela professora Tatiane (blusa rosa) e professora Roseana (blusa verde).

 

"Depois de um ano letivo de curso, é gratificante ver o interesse e, acima de tudo, o quanto cada aluno cresceu no aprendizado do Espanhol", afirmou a professora Roseana Guimarães.

 

Parabéns à equipe do GEC Anísio Teixeira, com carinho especial para as professoras Roseana e Tatiane, pela forma lúdica, criativa e construtiva de ensinar esta língua tão querida pelo mundo! 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: 
http://portais.rioeduca.rio.gov.br/11

Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net  

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/12/2013

Educação Infantil Plugada no Universo Digital

Tags: 6ªcre, educopédia, mídias, educaçãoinfantil.

O EDI General Augusto César Sandino utiliza as novas tecnologias com os alunos da Educação Infantil em sua prática diária, pois estas permitem um exercício constante de busca do desenvolvimento pleno da criatividade. Vamos ver como o trabalho acontece?

 

As crianças das novas gerações já nasceram plugadas no universo digital. Desde pequenas sabem usar o computador, acessar a internet, manusear uma câmera digital ou um telefone celular. Além de serem instrumentos de comunicação e entretenimento, essas ferramentas tecnológicas também são importantes aliadas do ensino, desde a Educação Infantil.

 

Se o papel da escola é preparar para a vida e a tecnologia faz parte dela, a instituição educacional precisa preparar os alunos para lidar com ela desde cedo. Mas, para ser eficiente no ensino, a tecnologia precisa ser usada com objetivos pedagógicos bem definidos.

 

O EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) General Augusto César Sandino utiliza as tecnologias em sua prática pedagógica e, este uso justifica-se, pois essas ferramentas permitem um exercício constante de busca do desenvolvimento pleno e da criatividade.

 

 

O aprendizado por meio da tecnologia vai além do uso do computador.

Sempre com um objetivo pedagógico bem definido.

Com a adoção das tecnologias digitais dentro e fora das salas de aula, a transmissão do conhecimento vem se tornando, rapidamente, um grande desafio para uma geração de professores que estudou e aprendeu a ensinar em uma era pré-digital.

 

Como a infância é um tempo de maior criatividade na vida do ser humano, os profissionais desse espaço entendem que é primordial buscar melhores estratégias e recursos mais adequados para estimular as crianças.

 

Os professores do EDI utilizam a plataforma da Educopédia e exploram diferentes procedimentos para a construção do conhecimento pelas crianças, agregando seus interesses e necessidades.

 

No entusiasmo que demonstraram na interação com os colegas, com o conhecimento e com os diferentes materiais, várias habilidades contidas nas Orientações Curriculares da Educação Infantil foram contempladas, tais como: expressar claramente pensamentos e ideias utilizando diferentes linguagens; descrever e representar pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência, e comparar características e singularidades das pessoas, objetos, acontecimentos e fenômenos.

 

As carinhas e os olhinhos cheios de curiosidade diante dos jogos oferecidos no computador encantaram os professores. Ver seus dedinhos ágeis teclando e encontrando as respostas para os desafios e indagações foi uma alegria entre os educadores. Propor estas atividades deu grande prazer a toda comunidade escolar!

 

Os educadores do EDI repensam, a todo momento, os modelos pedagógicos e o tradicional formato das salas de aula, onde o professor era o único detentor do conhecimento.

 

Nesta nova realidade pedagógica, o professor não somente ensina, mas, principalmente, aprende.

 

 

As novas tecnologias surgiram para expandir e integrar o conhecimento de forma rápida e acessível a todos. Por isso, a equipe do EDI General Augusto César Sandino integrou estas ferramentas em suas aulas.

 

Parabéns a toda a equipe pedagógica do EDI por utilizar as novas tecnologias como objeto transformador na área educacional. É um orgulho ter o trabalho de vocês no Portal Rioeduca!

 

Quer conhecer um pouco mais do trabalho do EDI? Visite o seu blog clicando AQUI! Até a próxima semana!

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE
E-mail: pferreira@rioeduca.net

Twitter: @Paty_PFF
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/12/2013

Excelência em Arte no Centro do Rio de Janeiro

Tags: 1ªcre, projetos.

O Ginásio Experimental de Artes Visuais Vicente Licínio Cardoso localiza-se na Zona Portuária e atende cerca de 350 alunos dos 7º, 8º e 9º anos. O GEA é vocacionado para as Artes Visuais e segue o mesmo currículo dos outros Ginásios Cariocas. O resultado positivo dos seus projetos é o indicativo da qualidade e excelência do trabalho relizado. 

 

 

Contos sobre Tela

 

A oficina “Contos sobre a Tela” foi realizada com as turmas de 9° ano, com o objetivo de levar os alunos a identificar e compreender os elementos do gênero literário conto e a produção de um texto.

 

Inicialmente, os alunos assistiram ao programa da MultiRio “De ponto em ponto se faz um conto”. Logo após, foram apresentados a eles os livros: “Como se não houvesse amanhã”, organizado por Henrique Rodrigues, com contos inspirados em músicas de Renato Russo; e “Contos sobre telas”, organizado por Marcelo Moutinho, com contos inspirados em obras de arte.

 

Desses livros, foram lidos os contos “Pais e filhos”, de João Anzanello Carrascozza, e “Menino no escuro”, de Marcelo Moutinho, inspirado em obra de Iberê Camargo. Em seguida, foram apresentadas aos alunos várias imagens de obras de arte para que fossem escolhidas e, a partir delas, produzidos um conto.

 

 

ID em Gifs

 

 

Vídeo com imagens das crianças criando gifs.

 

Os conteúdos da disciplina Projeto de Vida são organizados e elaborados de forma rizomática/hipertextual, diferente das disciplinas já sedimentadas, com conteúdos lineares ou arbóreos. Nesse sentido, as aulas possuem sempre um tema gerador, que possibilita discussões e reflexões.

 

Nessa aula, é trabalhado o tema identidade, no qual os alunos produzem o próprio nome de forma criativa, com lápis de cor, para posteriormente transformá-lo em "gif" animado. Durante os trabalhos, os alunos dialogam e, ao recriarem seus nomes, revisitam sua história. O software gratuito utilizado para produção dos gifs foi o "giftedmotion".

 

INSCRIRE - LES DROITS FONDAMENTAUX

"O caminho dos Direitos Humanos"

Alunos recebem orientação sobre a pintura em azulejos.

 

A Associação Inscrire é uma organização sem fins lucrativos que atua em colaboração com os indivíduos e instituições locais da União Européia e de todo o mundo, realizando trabalhos artísticos que destacam os princípios dos direitos humanos, da diversidade cultural e que refletem os valores de cada comunidade, proporcionando debate e reflexão sobre ambos.

 

Simulação de painel.

 

O Projeto Inscrire sensibiliza os visitantes para a importância fundamental dos direitos humanos em suas comunidades e dos desafios enfrentados ao redor do globo.

 

Os estudantes do GEA foram apresentados ao Projeto e, em seguida, iniciaram as produções artísticas. Também estudaram os Direitos Humanos e depois fizeram desenhos, ilustrando cada um dos direitos. Alguns desenhos foram feitos em duplas. No processo, eles transferiram os desenhos do papel para azulejos e pintaram. Logo irão inaugurar o painel no muro da escola que fica numa avenida de muito movimento.

 

Conheça melhor o trabalho do GEA clicando AQUI.

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/12/2013

“Adeus Madiba” - Homenagem do CIEP Nelson Mandela ao seu Patrono

Tags: ciep, nelsonmandela, mandela, homenagem.

 

O dia 06 de dezembro não poderia seguir sua rotina no CIEP Nelson Mandela. Um dia após o falecimento de seu patrono, todos os alunos, funcionários e professores da escola, que tem em seu Projeto Político Pedagógico a essência de luta de Nelson Mandela, interromperam suas atividades habituais por cerca de 40 minutos para reverenciarem aquele cuja vida e morte abalaram o mundo.

 

Foi tudo organizado de forma muito rápida: “Enquanto a direção e os funcionários preparavam a homenagem, os professores trabalhavam a notícia do falecimento do nosso patrono em sala de aula e estimulavam os alunos a escreverem e desenharem para Mandela, com o objetivo de fixar nos murais suas mensagens. Colocaram fitas de luto em todos os alunos, professores e funcionários.” – relata a professora de Educação Física Glauciane Dias Marques Mororo, que dirigiu o roteiro da homenagem.

 

Logo no início, após o minuto de silêncio - um dos momentos mais emocionantes do evento - e a reprodução do Hino Nacional Brasileiro, a cerimônia contou com a entrada de um quadro com o desenho da foto de Mandela, levado pela aluna do 3º ano, Maria Eduarda da Silva Baptista (Turma 1302 – Profª Marta Nery Correa Ramos), desenhado (técnica grafite clássico) por um funcionário da Comlurb e ex-aluno do PEJA, Sr. Valdir Marques de Almeida, que faleceu em 2012.


Na sequência, houve a leitura de algumas frases de Nelson Mandela, encerrando com a célebre: “A EDUCAÇÃO É A ARMA MAIS PODEROSA QUE VOCÊ PODE USAR PARA MUDAR O MUNDO”, feita por professores. Logo depois, o pronunciamento da diretora Luci Gomes Cardoso enfatizou o exercício constante da Unidade Escolar pela busca de ideais de paz, harmonia, dignidade, solidariedade e igualdade e convivência diária com seus alunos, funcionários e comunidade. 

 

Em sua fala, a aluna Adrielly da Costa Perrut, do 3º ano (turma 1305 - Profª Girlane Pereira da Silva), falou aos ouvintes sobre a importância de Nelson Mandela para o mundo.


Com apresentações musicais das crianças entoando canções que falavam de igualdade entre todos, independente de sua cor ou raça, o evento não teve nem lamentação e nem tristeza. Seu objetivo foi de lembrar que Mandela morreu, mas seu povo é um povo muito expressivo, que canta, dança e se congrega mesmo nesse momento de luto por um herói -relata a equipe pedagógica.


Ao final, para celebrar a liberdade, todos dançaram e se abraçaram entoando em uma só voz o refrão: “FREE, NELSON MANDELA”!

 

 

 

Assista à Repostagem gravada nesse dia pela TV Brasil:

 

 

Um pouco mais sobre a História do CIEP Nelson Mandela:


Situado no Bairro de Campo Grande, o CIEP Nelson Mandela foi fundado em 1988 e inaugurado em 1991 com a ilustre presença de seu patrono Nelson Mandela, sua esposa e autoridades locais da época.

 

Inicialmente atendia somente ao Ensino Fundamental. Em 1992 foram inseridas turmas de Educação Infantil e de 1998 a 2010 turmas de PEJA.

 

Em 2010, passou por uma reforma para receber o EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil). atendendo turmas de creche (2 e 3 anos de idade), Educação Infantil (4 e 5 anos de idade), Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano e 6º Ano Experimental do Projeto Travessia) e Educação Especial, inclusive com uma sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Atualmente, o CIEP é uma Casa de Alfabetização, responsável pela formação de alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e, também, pelo atendimento de alunos da Creche e da Educação Infantil.

 

Nosso corpo docente é muito comprometido com as questões pedagógicas, sempre buscando estratégias para melhoria do desempenho dos discentes, visto os ótimos resultados de IDEB, Prova Rio e outras avaliações.

 

(fonte das informações sobre a escola: http://ciepnelsonmandela.blogspot.com.br/2011/11/ciep-nelson-mandela.html)

 

(Foto da Inauguração em 1991, cedida por Andreia Martins)

 

 

Texto da Professora Lilian Ferreira, Gerente do Portal Rioeduca.net, com a colaboração da equipe pedagógica do CIEP Nelson Mandela. 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share