A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 11 resultados para o mês de 'Dezembro de 2013'

Terça-feira, 17/12/2013

Destaques da Programação MultiRio

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Educação em Rede destaca o incentivo à produção textual

Escrever textos, nos dias de hoje, é uma necessidade, e redigir bem, um desafio. O fenômeno das redes sociais faz os jovens escreverem como nunca. O programa desta quarta-feira aborda a importância de se estimular a produção textual dos alunos e como isso deve ser feito pelas escolas. Um documentário mostra a experiência de uma professora da E.M. Mário Claudio (Rio Comprido), que busca estimular sua turma a escrever de forma criativa e coerente. Educação em Rede tem a participação de Maria Teresa Tedesco, doutora em Linguística, e Adriana Guedes, doutora em Literatura. O programa vai ao ar na quarta (18), às 14h, na BandRio.

O Brasil no século XX é destaque em Cidade de Leitores

Altas taxas de crescimento econômico e um dos mais rápidos processos de urbanização são algumas das marcas que o século XX deixou no Brasil. No século anterior, o país passou pelo milagre econômico, pela redemocratização e registrou um aumento expressivo na expectativa de vida. Para falar sobre esse período no Brasil e no mundo, Leila Richers recebe o professor de História da PUC-Rio Maurício Parada e o cineasta Victor Lopes, diretor de Serra Pelada – A Lenda da Montanha de Ouro. Parada analisa o desenvolvimento político, econômico e cultural nos últimos cem anos do milênio passado, enquanto Lopes fala sobre o documentário que mostra a aventura da maior corrida do ouro do século XX. Cidade de Leitores vai ao ar na quinta-feira (19), às 14h, na BandRio e no canal 26 da NET.

 

Fique ligado: a MultiRio passará a transmitir sua programação no canal 26 da NET, a partir do dia 12 de dezembro, em virtude da reorganização dos canais realizada pela operadora de TV por assinatura. Para saber os dias e horários das produções, acesse o Portal MultiRio e a nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.
RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
(21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no Twitter Portal Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/12/2013

Formando Pequenos Cidadãos

Tags: professor, protagonismonfantil.

A formação de hábitos e atitudes de maneira geral tem sua continuidade no ambiente escolar. Noção e formação de responsabilidade com material escolar, zelo e dedicação ao estudo são introduzidas normalmente na escola e perduram por toda a vida acadêmica.

 

Os responsáveis ao matricularem o filho pequeno na escola se preocupam bastante com o ensino que este terá, quando estará alfabetizado, lendo e escrevendo.

 

Estes conceitos serão gradativamente introduzidos no cotidiano dos pequenos de maneira lúdica, com a sua “leitura de vida” intertextualizando com os descritores e o PPP da escola.

 

 

Família envolvida em atividade lúdica de letramento .

 

 

É normalmente na escola que acontecem as primeiras trocas e as mais significativas na vida da criança, por isso respeitar as fases do desenvolvimento infantil torna-se essencial para que o seu pleno desenvolvimento, prevendo e até mesmo evitando conflitos futuros.

 

A ludicidade, o “brincar”, tão presente na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental é fundamental para o desenvolvimento físico, intelectual e social, estimulando a criatividade, desenvolvimento e consolidação dos hábitos e atitudes.

 

 


Alunos Da Educação Infantil num dos momentos de interação.

 

 

Embora sejam ainda pequenos, atribuir pequenas responsabilidades em relação ao que é solicitado, reforçando aos pais que essas atitudes também devem ser compartilhadas no ambiente familiar, os torna mais conscientes e organizados com suas tarefas.

 

Esses combinados precisam ter sua importância e ser devidamente valorizados, desde pequenas “obrigações” que vão desde a distribuição de jogos e brinquedos até sua arrumação.

 

E aproveitando o final do período letivo incentivá-los em parceria com a família a realizar as tarefas propostas pelos Cadernos de Fériaspara as turmas da educação Infantil, 1º e 2º anos.

 

Confira, eles foram desenvolvidos com muito carinho, recheados de dedicação!

 

 

 

Fontes consultadas:

Brincar é Coisa Séria
 
Dê Asas à Sua Criança

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/12/2013

Entre o Fazer e o Pensar Sobre o Fazer

O encontro “Entre o Fazer e o Pensar Sobre o Fazer” realizado na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, nos dias 21 e 22 de novembro de 2013, com diretores e diretores adjuntos, respectivamente, do grupo de escolas prioritárias, objetivou abordar questões relativas ao planejamento de ações do ano de 2014.

 

Nesse encontro, foram apresentadas ferramentas de gestão que contribuem tanto no processo de diagnose das escolas quanto para a construção de planos de ação alinhados ao contexto específico de cada unidade escolar.


O encontro contou ainda com a parceria da Universidade Estácio de Sá, que apresentou estudo de casos de escolas pelo Brasil que superaram grandes desafios. A partir desses casos, os diretores realizaram dinâmicas em grupo, para elaborar soluções alternativas aos desafios descritos, utilizando as ferramentas apresentadas no encontro.

 

Confira as fotos: 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/12/2013

Informativo MultiRio - 10 de dezembro

Tags: informativomultirio.


 

Multirio Web Rádio
Multirio

A importância da leitura na alfabetização

Educação em Rede destaca o papel preponderante da escola em despertar o hábito da leitura, fundamental para que o aluno se desenvolva de forma competente desde o início de sua vida escolar. O trabalho junto às famílias para que estimulem o gosto pela leitura com seus filhos também está entre as competências do ambiente escolar. Para discutir o espaço da leitura na alfabetização, para além do ensino sistematizado, o programa recebe Cristina Lima, da gerência de Ensino Fundamental da SME, e Janaína Cruz, mestre em Educação. A edição mostra depoimentos de alunos e familiares sobre a importância da leitura e as vantagens do domínio na leitura para o desenvolvimento humano. Educação em Rede vai ao ar nesta quarta-feira (11), às 14h, na BandRio, com reapresentação na sexta-feira (13), às 11h30, e no sábado (14), às 11h, no canal 26 da NET.

Cidade de Leitores fala das representações geográficas na literatura e no cinema

Os lugares e as paisagens que, além de servir de pano de fundo, são eles próprios os protagonistas em livros e filmes estão em destaque. O programa aborda temas como a interação entre geografia e sociedade e as representações geográficas presentes em obras da cultura pop. Leila Richers entrevista o professor de Geografia da PUC-Rio Leonardo Name, autor do livro Geografia Pop – O Cinema e o Outro, e o cineasta Simplício Neto, que dirigiu o filme Carioca era um Rio. Em sua obra, Name analisa a visão eurocêntrica nas representações geográficas da cultura pop por meio de filmes, animações, videoclipes, reality shows e videogames. Já o filme tem protagonista geográfico: o rio Carioca e sua história em meio ao desenvolvimento urbano do Rio. Cidade de Leitores vai ao ar na quinta-feira (12), às 14h, na BandRio.

 

Fique ligado: a MultiRio passará a transmitir sua programação no canal 26 da NET, a partir do dia 12 de dezembro, em virtude da reorganização dos canais realizada pela operadora de TV por assinatura. Para saber os dias e horários das produções, acesse o Portal MultiRio e a nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.
RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel 1746/Fora RJ:(21) 3460-1746 • ouvidoriamultirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share