A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 11 resultados para o mês de 'Dezembro de 2013'

Sexta-feira, 06/12/2013

INFORMATIVO MultiRio - 06 de dezembro

Tags: informativomultirio.


 

Multirio Web Rádio
Multirio

Cultura do Imediatismo

Conceito & Ação da MultiRio aborda nesta segunda-feira (9) o distúrbio da dependência em internet. Na pauta, as pessoas que estão conectadas o tempo inteiro, e expõem cada minuto de suas vidas em fotos ou comentários nas redes sociais. Pesquisas estimam que até 10% dos brasileiros já podem ser enquadrados na categoria de viciados digitais. Essa nova realidade já criou até um novo conceito: a cultura do imediatismo. Para discutir esse novo comportamento e suas consequências, a apresentadora Cristina Amaral conversa com Daniela Romão Dias, psicóloga e professora da PUC-Rio. O programa vai ao ar às 14h, na BandRio.

Programação traz especial sobre Sérgio Vieira de Mello

Nesta terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, a MultiRio exibe em sua programação o especial Vamos Construir um Mundo Melhor. O documentário trata da trajetória do diplomata Sergio Vieira de Mello, morto em um atentado no Iraque em 2003. O brasileiro era então o principal enviado da ONU no país e alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Vamos Construir um Mundo Melhor vai ao ar na terça-feira, às 20h, no canal 14 da NET. No mesmo dia, às 12h10, 16h10, 20h10 e 0h10, é transmitido também via Web TV (www.multirio.rj.gov.br/webtv).

 

Fique ligado: a MultiRio passará a transmitir sua programação no canal 26 da NET, a partir do dia 12 de dezembro, em virtude da reorganização dos canais realizada pela operadora de TV por assinatura. Para saber os dias e horários das produções, acesse o Portal MultiRio e a nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.
RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel 1746/Fora RJ:(21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 04/12/2013

Vamos Brincar de Amigo Oculto?

O tão esperado mês de dezembro chegou! Mais um ano de muitos desafios chega ao final. Celebre mais essa vitória com a brincadeira de amigo secreto com seus alunos.

 

O surgimento da brincadeira amigo secreto apresenta algumas variantes, tendo sido popularizada em 1929 na ocasião de uma crise onde as pessoas começaram a trocar presentes através da brincadeira, sem a necessidade de gastar dinheiro com todos os amigos e parentes. 

 

Propor essa brincadeira com a sua turma fortalecerá ainda mais os laços entre os alunos e os professores, além de ser um momento de muita descontração, em que cada um receberá uma recordação que certamente será inesquecível. Pode, inclusive, ser um momento que envolva toda a escola, num mesmo dia, culminando com uma confraternização interna, onde a turma terá um professor responsável na organização e sorteio dos nomes, assim como na divulgação das regras estabelecidas.

 


Árvore de Natal da E. M. Figueiredo Pimentel (5ª CRE).

 

Antes do sorteio, porém, deve ser encaminhado ao responsável um bilhete com as informações necessárias e a autorização para que o aluno participe. Lembrando que, como a proposta é confraternizar e deixar o momento marcado com a presença de todos, é importante que seja muito bem pensado em conjunto com a Equipe Pedagógica sobre o que será adquirido para a hora da “troca”!


A proposta que costuma ser mais comum é estabelecer uma faixa de valor e providenciar uma lista com aproximadamente três sugestões, esclarecendo que os participantes devem pensar bem nos itens para evitar que troquem alguma deles depois do presente já comprado. Realiza-se o sorteio, os nomes devem ser guardados em SEGREDO (difícil, mas é o esperado!), é estabelecida uma data pra troca, que pode ser seguida de uma confraternização com um lanche coletivo.


 

Alunos e funcionários num momento de celebração do Natal.


Uma maneira interessante de garantir eventuais imprevistos no dia da troca e também o sigilo quanto ao nome do sorteado, é realizar o sorteio no dia marcado para a troca de lembranças. Assim, o professor estará viabilizando que todos participem da brincadeira e que ninguém saia de "mãos vazias"!

 

O troca-troca pode ser desde pequenos doces, como bombons ou barrinhas de chocolate, propondo assim o “Amigo-doce”. Até mesmo objetos confeccionados pelos próprios alunos nas aulas, como guirlandas natalinas, com a utilização dos materiais mais variados, presépios, enfeites para pendurar na árvore, sempre seguido de um belo cartão também confeccionado por eles. Essa etapa da confecção pode ser feita em parceria com o professor de Artes.

 

Enfeites que prodem ser produzidos com materiais diversos e que são belas recordações.

(Fonte das imagens: https://www.facebook.com/groups/lercomprazer/  http://betadiascosta.blogspot.com

http://blogrecriarte.wordpress.comhttp://coisasquegosto.wordpress.com)

 

Como esperamos que todos participem, crie também adaptações em sua turma. E o mais importante: que o espírito de fraternidade e comunhão seja o principal motivo para vocês se reunirem.

 

Boa diversão e não deixe de registrar esse momento com muitas fotos!

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 03/12/2013

Informativo MultiRio - 3 de dezembro

Tags: informativomultirio.


 

Multirio Web Rádio
Multirio

Cidade de Leitores destaca a cultura árabe

A expressão dos valores e das contradições do mundo islâmico na literatura e no cinema brasileiros está em debate no programa desta quinta-feira (5). Leila Richers entrevista o escritor Alberto Mussa (foto) e o diretor e roteirista Paulo Halm sobre obras que trazem o tema da cultura árabe. O Enigma de Qaf é o livro de Alberto Mussa que mergulha na poesia, mitologia e riqueza histórica e literária da cultura árabe. Agraciada com prêmios literários, a obra acaba de ser traduzida para o árabe e lançada no Egito. Roteirista de diretores como José Joffily e Sandra Werneck, Paulo Halm dirige o documentário Hijab – Mulheres de Véu. O filme mostra o dia a dia de jovens cariocas que adotaram o islamismo como religião e como elas enfrentam as consequências dessa opção. Cidade de Leitores vai ao ar na quinta-feira, às 14h, na BandRio e no canal 14 da NET.

Neurociência é tema de Atitude Consciente

O programa aborda os cuidados com o cérebro, um dos mais importantes órgãos do corpo humano, além da contribuição da neurociência para a educação. Lúcia Leme entrevista o neurocientista Cláudio Serfaty, do Instituto de Biologia da UFF, sobre o melhor período da infância para cada tipo de aprendizado, as transformações do cérebro na adolescência e os alimentos necessários para a saúde mental. Questões como a influência do uso de álcool e drogas no desenvolvimento do cérebro, e a neuropedagogia e neuroeducação como facilitadores do aprendizado também estão em pauta. Atitude Consciente vai ao ar na quinta-feira (5), às 9h, 13h, 17h e 21h, via Web Rádio (multirio.rj.gov.br/webradio).

 

Fique ligado: a MultiRio passará a transmitir sua programação no canal 26 da NET, a partir do dia 12 de dezembro, em virtude da reorganização dos canais realizada pela operadora de TV por assinatura. Para saber os dias e horários das produções, acesse o Portal MultiRio e a nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.
RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel 1746/Fora RJ:(21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share