A A A C
email
Retornando 63 resultados para o mês de 'Dezembro de 2014'

Sexta-feira, 12/12/2014

A Paz na Nelson Romero

Tags: 10ªcre.

 


 

O projeto "Por um Mundo de Paz" surgiu no 4º bimestre como um instrumento norteador para a sociedade e para a vida, começando pelas casas e pela escola.

 


A Escola Municipal Nelson Romero fica localizada em Sepetiba e atende a 792 alunos, com 26 turmas, da Educação Infantil ao 5º ano.

 

Esse é um movimento que norteará uma constante na escola, dando um viés solidário ao Projeto Político Pedagógico que, para 2015, terá a Paz como tema.

 

Mural com o tema do projeto desenvolvido pela unidade escolar.

 

O projeto, que permeou toda a escola, teve como alavanca a vontade de cativar os alunos e responsáveis a cuidar do espaço da unidade escolar, que é um bem comum de todos. Com isso, a professora Andrea Duarte apresentou a proposta, que foi abraçada por toda equipe.

 

Coordenadora Pedagógica Rejane, Diretora Carla Paiva, Diretora Adjunta Rose e as Professoras Andrea Duarte e Danielle Berrondo.

 

Foram desenvolvidas atividades pedagógicas variadas, culminando com cartazes, debates, músicas sobre o tema e peça teatral com a interpretação de professores.  As apresentações tiveram a presença de toda a comunidade escolar.

 

Crianças da Educação Infantil ao 5º ano participaram das atividades desenvolvidas por seus professores e pela peça teatral interpretada pelas professoras Andrea Duarte e Danielle Berrondo.

 

O desenvolvimento do projeto da Paz se deu através do respeito entre raças. Para isso, foi trabalhado o livro "O Cabelo Lelê", que conta a história de uma menina que descobre suas raízes.


Foi feita uma pesquisa sobre o período da escravidão e o processo pelo qual se vive hoje, de forma a adotar uma postura diferente e perceber como é possível se colocar no lugar do outro e assumir uma postura contrária ao preconceito.

 

Realizou-se o corredor cultural com exposições acerca do Dia da Consciência Negra. Em outro momento, também foi feito o Dia do Poema, no qual os alunos expuseram suas produções e finalizaram com as produções textuais "Paz, a gente que faz!"
 

Na peça, o personagem Zoroastro resolve partir para outros planetas para passar uma mensagem de Paz. Sua mãe fica na Terra e deixa que ele parta, mas mantém contato via celular. Ao voltar, Zoroastro narra histórias tristes de falta de educação, de companheirismo e muita guerra por onde passou. Em sua reflexão, Zoroastro passa a ser um mensageiro da Paz, junto da sua mãe e convida todas as crianças da Nelson Romero a serem mensageiros da Paz.

 

 

Alguns momentos das apresentações:

 

 

 

Apresentação teatral da professora Andrea Duarte e Danielle Berrondo.

 

Dessa forma, a Escola Municipal Nelson Romero teve um dia diferente, proporcionando a todos muita alegria, diversão, aprendizagem e parceria.


 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 11/12/2014

Concurso Soletrando

Tags: 4ªcre.

 

 

O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, dessa forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

 

Alunos selecionados para a segunda etapa do concurso Soletrando.

 

 

 “Quando brinca, a criança prepara-se a vida, pois é através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o mundo físico e social, bem como vai compreendendo como são e como funcionam as coisas.” (ZANLUCHI, 2005, p. 89)   

 

 

Soletrar é um jogo de grande sucesso que, através da brincadeira, testa o conhecimento das palavras. Nesse jogo, a diversão é garantida! Além disso, é um jogo muito educativo, pois é uma ótima atividade para auxiliar o aprendizado da leitura e da escrita. A brincadeira consiste em ouvir a palavra e, depois, confirmar oralmente a sua grafia. 

 

 

Alunos selecionados para a segunda etapa do concurso Soletrando.

 

"Nesta semana foi realizada a primeira etapa do Soletrando na sala de leitura Narizinho com as turmas 1101, 1102, 1201, 1202, 1301 e 1302. Todas as turminhas se esforçaram muito para estar na próxima etapa e foi um show de soletração! No mês que vem será realizada a próxima etapa." (Texto enviado pela Professora Adriana Cristina)

 

 

Alunos selecionados para a segunda etapa do concurso Soletrando.

 

As ações com o jogo devem ser criadas e recriadas para que sejam sempre uma nova descoberta e se transformem em um novo jogo, em uma nova forma de jogar. Gilda Rizzo diz o seguinte sobre o lúdico: "A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual” (2001, p. 40). 

O jogo permite à criança tal satisfação e prazer que nem sempre encontra em muitas outras atividades, portanto é um rico instrumento para o professor.

 

Parabéns, professora, por promover a utilização de jogos no ensino da Língua como facilitador do domínio e do uso do código da escrita e leitura, bem como das suas práticas e funções.

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 11/12/2014

Eletiva Pros&arte, no GEC Embaixador Araújo Castro

Tags: 9ªcre.

 

 

 

O alunos do GEC Embaixador Araújo Castro fazem releituras de artistas plásticos na eletiva Pros&arte, com as professoras Gisele Guedes e Márcia Pereira.

 

Para celebrar o Dia das Crianças, a eletiva Pros&art fez uma série de atividades que remetem a esse dia. Apresentamos aos alunos as obras do artista plástico Ivan Cruzque, que fazem parte da coletânea "Brincadeiras de Criança". Os alunos fizeram a releitura em guache de algumas obras do artista. Os trabalhos resultaram em um painel exposto na nossa escola.

 

 

A eletiva parte da ideia de misturar a arte com a prosa. O artista plástico a ser trabalhado desta vez foi Romero Brito, brasileiro reconhecido internacionalmente. Os alunos fizeram releituras das obras do artista e depois criaram limeriques, que são pequenos poemas com cinco versos e engraçados. Mais uma vez, deram show! As produções ficaram ótimas.

 

 

 

Os alunos da eletiva aprenderam sobre o artista Piet Mondrian e suas obras com as cores primárias. O artista deu origem ao neoplasticismo. Como atividade, fizeram releituras das obras do artista.

Como desdobramento da visita ao Museu Casa do Pontal, duas atividades foram realizadas pelos alunos da eletiva em sala de aula. A primeira foi a releitura das obras vistas no museu utilizando argila.

 

A segunda atividade teve como objetivo homenagear o folclore brasileiro. Os alunos, utilizando a técnica de colagem, fizeram uma releitura com base na obra "Bumba meu boi", de Severino Borges. As figuras desenhadas foram distribuídas entre grupos que colaram papéis coloridos para preencher os espaços, tendo como base a obra original. Depois, as professoras Gisele e Márcia montaram a releitura da obra em um painel de 1,5m x 80cm para a exposição na escola.

 


Ficou muito bonito! Parabéns aos alunos artistas da nossa eletiva!

 

 

Para ver mais trabalhos realizados pela U.E., acesse o blog.


Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro

 

 


                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 11/12/2014

Projeto A Arte Gerando Renda

Tags: favelamundo, oficinas.

 

 

A Arte Gerando Renda - capacitação profissional na Maré.

 

Com foco no Carnaval, oficinas de cinco meses entregam 700 alunos capacitados para trabalhar na folia!!!!

O projeto A Arte Gerando Renda inicia atividades no Complexo da Maré, no dia 16 de dezembro, com o intuito de profissionalização focada no Carnaval. Com duração de cinco meses, as oficinas oferecidas beneficiarão 700 alunos e terão início em 15 de dezembro.

As aulas, todas gratuitas, serão ministradas no CEASM – Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré – e abrangem confecção de fantasia de carnaval, adereços, maquiagem social e artística, decoração de alegorias, próteses de látex, bonecos de animação, máscaras, percussão com material reciclado e artesanato.

Desenvolvido pela ONG Favela Mundo, que tem sede no Engenho de Dentro, a ação se expande para a capacitação dos moradores do Morro do Timbau, no Complexo da Maré, e de diversas comunidades do Rio de Janeiro através de oficinas gratuitas. Cada oficina tem duração de dez semanas e as turmas possuem no máximo 25 alunos.

O projeto é patrocinado pela LAMSA, pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e apoiado pelo Instituto INVEPAR.

 

Para se inscrever basta ter mais de 15 anos e levar cópia da identidade, CPF e comprovante de residência.

 

 

Maiores informações podem ser obtidas em:

Fone: 3349-2548

Local: CEASM- Rua dos Caetés, 8. Morro do Timbau- Maré (próx. da passarela 8 da Av. Brasil)

E-Mail: contato@favelamundo.com

 

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share