A A A C
email
Retornando 63 resultados para o mês de 'Dezembro de 2014'

Quarta-feira, 10/12/2014

Dona Flor e o Centenário de Caymmi

Tags: 3ªcre, gec.

 

   

Comemorando o centenário do grande músico Dorival Caymmi, o GEC República do Peru e os professores de Teatro, Música e Cenários apresentam músicas do compositor baiano no espetáculo teatral "Dona Flor e seus dois maridos", de Jorge Amado, com cenários que remetem à bela Bahia de Caymmi e Amado.
 

 

As eletivas de Música, Teatro e Cenografia do Ginásio Carioca República do Peru prestaram uma homenagem ao centenário do grande músico Dorival Caymmi em um espetáculo teatral que movimentou todo o ambiente escolar neste último bimestre do ano letivo

 

 

Professores: Fernando Giusti (Teatro), André Silvestre (Música), Nívea Freitas e Quênia Monteiro (Cenário).

Atores: Yasmim Ladgen, Kevin Willyam, John Alex, Matheus Cardoso, Cleber Lucas, Myllena Simões e Marilene Calado.

Músicos: Leonardo Daflon, Caio Batalha, Vinícius Pessanha, Lara Calzolari, Matheus de Veras, Caio Ferreira, Yan Oliveira, Rafael Victor.

Cantoras: Luiza Molina, Ellen Miranda, Maria Rayane, Vitoria Silva, Sthephani Pinto.

 

 

Como ponto de partida, foram selecionadas pelo professor de música André Silvestre seis composições do grande músico baiano, tocadas e cantadas pelo grupo de alunos pertencentes à eletiva de música. 

 

 

Como pano de fundo para essa apresentação, o professor de Artes Cênicas Fernando Giusti adaptou o romance "Dona Flor e seus dois maridos", de Jorge Amado, grande autor baiano, levando em cena a peça teatral com interpretação de seus alunos participantes da eletiva de Teatro.

 

 

Finalmente, as professoras de Artes Visuais, Nivea Freitas, e de Inglês, Quênia Monteiro, ambientaram todo o espaço teatral (auditório) com painéis que representavam a Bahia e que foram pintados pelos alunos da eletiva de Cenografia.

 

 

As apresentações foram muito bem recebidas por toda comunidade escolar, enaltecendo, assim, dois grandes vultos da história cultural do nosso país: Dorival Caymmi e Jorge Amado. 

Viva a Bahia! Viva o GEC República do Peru!

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 10/12/2014

Mostra do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos

Tags: 8ªcre.

 

A Mostra de Trabalhos do Atendimento Educacional Especializado na 8ª CRE foi um evento que marcou os últimos dias do ano letivo de 2014!

 

Com materiais adaptados que, além de criativos, auxiliam a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, a Mostra foi um momento de aprendizado e incentivo a tentativas e experiências cada vez mais desafiadoras.

 

Materiais elaborados para auxiliar a leitura e a escrita.

 

As Salas de Recursos Multifuncionais foram criadas para serem espaços destinados aos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na rede pública.

Na prática, as Salas de Recursos e o Atendimento com Itinerância são instrumentos de adaptação e apoio à inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais que frequentam turmas regulares.

Os professores que atuam nesses espaços são agentes facilitadores da aprendizagem e não medem esforços para alcançarem seu objetivo: educação de qualidade ao alcance de todos!

 

 

Material de contagem e sequência numérica.

 

A 1ª Mostra de Trabalhos das Salas de Recursos da 8ª CRE foi um evento de valorização da prática dos professores regentes e dos alunos desses espaços.

Os professores itinerantes e de Salas de Recursos elaboram materiais adaptados, estudam, pesquisam e são agentes facilitadores da inclusão, pois buscam a participação plena dos seus alunos.

Muito mais do que apenas amenizar as dificuldades dos alunos, os professores do Atendimento Educacional Especializado apresentam propostas para que os alunos se tornem cada vez mais autônomos e tenham apoio para vencer novos desafios na aprendizagem.

 

 

Materiais simples para auxiliar a escrita do nome.

 

No dia 5 de dezembro, no auditório da Escola Municipal Tasso da Silveira, os professores também apresentaram suas experiências bem sucedidas. Cada um falou com tanto entusiasmo sobre as conquistas de seus alunos, que foi difícil não se emocionar.

Na 8ª CRE existem três escolas que fazem parte do projeto Escola Bilíngue. A E. M. Frei Vicente do Salvador, a E. M. Getúlio Vargas e a E. M. Tasso da Silveira.

Os alunos surdos fizeram uma apresentação teatral retratando a importância da escola bilíngue para a vida escolar deles.

A Mostra de Trabalhos contou com a presença de professores, responsáveis, elementos da 8ª CRE, Equipe do Instituto Helena Antipoff e Coordenadores Pedagógicos, num movimento de apoio e incentivo a mais propostas inclusivas nas escolas.

 

 

Professoras das Salas de Recursos da 8ª CRE.

 



"Tu me dizes, eu esqueço; Tu me ensinas, eu lembro; Tu me envolves, eu aprendo."

                                                                                            (Benjamin Franklin)

.

O trabalho do Atendimento Educacional Especializado é pautado no envolvimento!

 

Alunos das escolas bilíngues: interação entre surdos e ouvintes.

 

O Rioeduca orgulha-se de estar presente num evento de tão grande importância!

Parabenizamos a todos os colaboradores e participantes!

 

 

Alunos, professores, responsáveis e Equipe 8: todos unidos por uma escola inclusiva!

 

"Tenho direito de ser igual quando a diferença me inferioriza. Tenho direito de ser diferente quando a igualdade me descaracteriza”.

                                                                            (Boaventura de Souza Santos)

 

 

*     *     *

 

Participe do Portal Rioeduca.

Entre em contato e fale-nos sobre os projetos e ações da sua escola!

neildasilva@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 10/12/2014

Informativo Multírio - 10 de dezembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

A importância da escrita na alfabetização

A série Ensinar e Aprender exibe entrevistas com professoras do 1° ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede, que foram premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013. São histórias de dedicação, profissionalismo, superação e de muito aprendizado. Neste episódio, elas falam de suas práticas pedagógicas para desenvolver a escrita: as estratégias para superar as dificuldades e a importância do lúdico e da oralidade no processo de alfabetização. O programa destaca também o estímulo proporcionado pelo Alfabetiza Rio e o que o prêmio representa para a carreira de cada uma das professoras. O especial de Ensinar e Aprender vai ao ar na quinta-feira (11), às 20h, no canal 26 da NET, e na sexta-feira (12), às 14h, na BandRio.

 

Clube dos 20 Minutos mostra o valor do sonho com o clássico Dom Quixote

Marcão fica intrigado quando é acusado de ser utópico no processo de eleição para representante de turma em sua escola. Seguindo o conselho de um professor, ele convoca Jaci e Horácio para, juntos, viajarem para a Espanha do século XVII, quando Miguel de Cervantes publicou as aventuras do Cavaleiro da Triste Figura. Os adolescentes se transformam nos personagens Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcineia para viver aventuras, entre elas a emblemática luta contra gigantes, que, na verdade, são moinhos. Nesta viagem, Marcão, Jaci e Horácio descobrem a importância do sonho e do idealismo para construir diferentes realidades na vida. O Clube dos 20 Minutos vai ao ar na quinta-feira (11), às 11h30, 15h30, 19h30 e 23h30, na Web Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio).

 

E mais:

Nesta semana, não perca as novidades do Portal MultiRio! Mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, cidades resilientes: o ambientalista Sérgio Besserman comenta esses temas e sugere ações ao alcance de cada cidadão, que podem fazer a diferença para o planeta. Em destaque, Copacabana: mergulhe nas histórias, curiosidades e transformações desse bairro que é um dos principais cartões-postais do Brasil. E mais: visite a exposição Brasil, Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias, que reúne ilustrações de 55 artistas brasileiros, voltadas para o público infantil. Ainda: confira a homenagem do Portal MultiRio a Chico Mendes, o líder seringueiro de fama internacional que revolucionou o pensamento e as práticas ambientais no Brasil. Educação, cultura e informação – tudo isso em: www.multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no Twitter Portal Multirio

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 09/12/2014

Professora Fabiola Buzim É Destaque da Rede

Tags: 7ªcre.

 

   Fabiola Buzim é professora da rede desde 2012 e trabalha como regente de Artes Cênicas no CIEP Lauro de Oliveira Lima. Formada também em Jornalismo, ela gosta muito de lecionar e acredita que o ensino de Artes ( música, teatro e as artes visuais) desempenha um importante papel no desenvolvimento dos alunos.

 

Entre as atividades de 2014, a professora Fabiola Buzim desenvolveu com seus alunos do CIEP Lauro de Oliveira Lima a produção de uma peça inspirada no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, durante o quarto bimestre. A peça foi apresentada para a comunidade escolar na culminância do projeto anual da escola.

 

 

Confira a entrevista do Rioeduca feita com a professora Fabiola Buzim, que é Talento da Rede e também atua nos palcos do teatro e no cinema.

 

Cena do filme "Punhal", de Luiza Lubiana (2011).

 

Rioeduca: Conte um pouco da sua trajetória como professora da prefeitura.

Tenho pouquíssimo tempo no município, entrei em 2012 já achando o máximo ter a disciplina Teatro na grade curricular, pois no meu estado, ES, ainda não existe concurso para professores de Teatro. Mas não imaginava o que vinha pela frente. Gosto muito de lecionar, acredito que o ensino de Artes ( música, o teatro e as artes visuais) desempenham um papel importante no desenvolvimento dos alunos. Engraçado é que meus “melhores” alunos são os que menos se destacam em outras disciplinas. Uso aspas em melhores porque tento não estimular a competividade entre meus alunos, ao contrário, trabalhos em equipe. É contraditório ter o “melhor” na Arte, já que a expressão artística é algo individual, é expressão, forma de comunicar o que palavras às vezes não consegue. Na rede, sou uma observadora. Observo bastante a postura de alguns profissionais e aprendo COMO fazer e COMO NÃO fazer.


Como disse, sou nova na rede e tenho vontades porque de certa forma estou “fresca”, ainda não fui contaminada pela descrença de que nada vai mudar. Pelo contrário, acredito que, quando queremos, podemos fazer a diferença em sala de aula. Acredito nisso porque eu sou um fruto de alguns professores que fizeram a diferença em minha vida e sigo seus exemplos.

 

          Cena do filme "Milagresl", de Luiza Lubiana (2008).

 

Rioeduca: Como surgiu seu interesse pelo teatro e cinema? Fez alguma formação específica, curso?

Sim. Sou formada em Artes Cênicas e Jornalismo. Até os 7 anos, como quase toda criança, queria ser veterinária. Depois disso, soube em mim (e tinha certeza) que queria trabalhar com Teatro e Jornalismo. Não sabia ainda como faria para conciliar as duas áreas. Mas as coisas foram acontecendo e tenho conseguido até aqui. Abri minha empresa de produção e comunicação, a "Fabulanas" (www.fabulanas.com), e invisto no crescimento da mesma.


Amo o teatro porque acho que é a “arte do encontro”, é preciso estar presente de corpo e espírito em um teatro. É difícil me imaginar fazendo outra coisa que não esteja envolvida com essas áreas.

 

                                    Set de filmagem de "A própria cauda", de Virginia Jorge (2014).

 

Rioeduca: Quais os momentos marcantes na área do teatro e cinema?

Ano passado, estava em cartaz no teatro Cândido Mendes (Ipanema) e fizemos um projeto de democratização de acesso ao teatro e levamos alunos de ONGs, projetos sociais. No final da apresentação, uma mulher com a filha me procurou com os olhinhos brilhando, e disse que nunca havia estado em um teatro e achou maravilhoso, incrível. Puxa, isso me emocionou. Outra coisa foi conseguir produzir uma temporada do espetáculo “A Menina” (solo que faço) através do site de financiamento coletivo "Catarse". Arrecadamos quase 9 mil e pagamos a temporada no teatro Sesc Casa da Gávea. Pessoas que não me conheciam patrocinaram o projeto. Ah, isso é muito incrível! No cinema foi participar do filme “Não se preocupe nada vai dar certo” do Hugo Carvana. Foi uma participação pequena (pequena mesmo), mas foi o meu “lançamento” no cinema nacional. Trabalho com teatro e cinema desde 2000. Não sei o que vem pela frente. Continuo sonhando e tentando sobreviver trabalhando naquilo que amo fazer.


Tem um texto de David Ackert, coaching americano que sempre me inspira:

“Os artistas são as pessoas mais motivadas e corajosas sobre a face da terra. Lidam com mais rejeição num ano do que a maioria das pessoas encara durante toda uma vida. Todos os dias, artistas enfrentam o desafio financeiro de viver um estilo de vida independente, o desrespeito de pessoas que acham que eles deviam ter um emprego a sério e o seu próprio medo de nunca mais ter trabalho. Todos os dias, têm de ignorar a possibilidade de que a visão à qual têm dedicado suas vidas seja apenas um sonho. Com cada obra ou papel, empurram os seus limites, emocionais e físicos, arriscando a crítica e o julgamento, muitos deles a ver outras pessoas da sua idade a alcançar os marcos previsíveis da vida normal – o carro, a família, a casa, o pé-de-meia. Por quê? Porque os artistas estão dispostos a dar a sua vida inteira por um momento – para que aquele verso, aquele riso, aquele gesto, agite a alma do público. Artistas são seres que provaram o néctar da vida naquele momento de cristal quando derramaram o seu espírito criativo e tocaram no coração do outro. Nesse instante, eles estão mais próximos da magia, de Deus e da perfeição do que qualquer um poderia estar. E nos seus corações, sabem que dedicar-se a esse momento vale mil vidas.”


 

   Construção da maquete do cenário do Auto da Compadecida.

 

Rioeduca: Consegue conciliar o trabalho de professora com suas outras atividades profissionais?

Sim. Optei por 16h justamente por querer conciliar a minha prática (enquanto atriz, diretora, produtora) e como docente. É mais fácil e verdadeiro falar de algo que você prática do que aquilo que se lê em livros para reproduzir. Vim para o Rio de Janeiro porque precisava ver mais coisas, estudar mais, ter acesso a espetáculos, festivais, enfim.

 


                                      Confecção de máscaras para o Auto da Compadecida.

 

5Rioeduca: Qual foi o momento mais marcante até agora, como professora?
 

Esse ano uma aluna escreveu uma cartinha agradecendo pela aula de teatro e disse que nunca tinha visto a turma trabalhar em grupo com tanta vontade. Fizemos um exercício de gravação de cenas e dividi os grupos em diferentes áreas (figurino, maquiagem, cenário, direção e atuação). Cada aluno participou no que se identificava mais. Foi lindo, vivo, participação 100% dos grupos. E quando eles se assistem é mais incrível ainda, porque vibram com suas cenas, riem, criticam. Isso é um retorno marcante.

 

                       Apresentação da peça Auto da Compadecida no CIEP Lauro de Oliveira Lima.

 

Rioeduca: No momento está desenvolvendo algum projeto no teatro/cinema?


Sim. Este ano fiz dois filmes (que estão em fase de pós-produção) e estou produzindo duas peças “Com a benção de Cacilda” e “Par perfeito” (infantil). Em breve divulgo mais.

 

 

Parabéns para a professora Fabiola, pelo excelente trabalho realizado!

Parabéns para seus alunos e todos os envolvidos,

que possibilitaram este fantástico espetáculo!

 

Sites:


www.fabiolabuzim.com
www.fabulanas.com
www.espetaculoamenina.blogspot.com

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share