
Segunda-feira, 08/12/2014
Encontros do Bem
No segundo semestre, o CIEP Glauber Rocha realizou o projeto "Encontros do Bem" com os responsáveis e alunos da unidade escolar. Vamos conhecer um pouco mais esse trabalho?
O projeto Encontros do Bem tem por objetivo otimizar a participação dos responsáveis no dia a dia da escola e, assim, estimular e resgatar os vínculos afetivos entre os personagens que fazem a educação acontecer: professores, alunos, responsáveis e todos os outros elementos que compõem o universo escolar.
A equipe gestora organizou encontros mensais ou quinzenais com os responsáveis para incentivá-los a participar da vida escolar das crianças. A cada reunião, uma pesquisa era feita para verificar a disponibilidade de data e horário que atenderia melhor os pais.
De posse dos dados dessa pesquisa, era hora de dar o próximo passo: o sorteio dos responsáveis que seriam convidados a participar da reunião. Quando o encontro era para a escola toda, dois responsáveis eram sorteados de cada turma, totalizando quarenta pessoas. Se fosse para anos específicos, sorteava-se um grupo de pais, totalizando vinte e cinco pessoas.
O primeiro encontro foi realizado no mês de agosto e a unidade escolar aproveitou a oportunidade para estabelecer vínculos com os pais dos alunos, em função do Dia dos Pais. Nessa reunião, foram convidados quarenta responsáveis de alunos. Foi um momento de muito afeto, elogios, sugestões e de exposição do ponto de vista de cada um sobre a importância da parceria entre a família e a escola.
O projeto "Encontros do Bem" está fortalencendo a parceria entre a família e a escola.
O Diretor Geral do CIEP Glauber Rocha, professor Marcelo, deu as boas-vindas aos presentes. Em seguida, a professora Cristiane, da turma 1502, leu o texto “Faça a Diferença!”. Nele, ela procurou mostrar que a família pode fazer a diferença na vida de seus filhos, participando e contribuindo dos pequenos momentos.
A Agente Educadora Danuza realizou um momento de oração para agradecer a presença de todos e, em seguida, fez uma atividade para aproximar pais e filhos. De olhos vendados, os adultos receberam uma agradável massagem dos seus filhos, embalados pela música “Meu pai, meu amigo”, de Cristina Mel. Após a massagem, a venda foi tirada e todos foram tomados de emoção ao verem pais e filhos se abraçando.
O último momento deste encontro foi marcado por muita agitação e alegria. A professora de Educação Física, Taís, e o Diretor do CIEP, professor Marcelo, organizaram várias brincadeiras entre pais e filhos. As atividades desenvolvidas ajudaram a estreitar ainda mais as relações afetivas e, principalmente, auxiliar no desenvolvimento educacional das crianças.
Brincadeiras entre pais e filhos ajudam e estreitar e fortalecer os vínculos afetivos.
É no aconchego da família e da escola que a criança vai construindo seu caráter, se socializando, se educando para enfrentar a realidade e as dificuldades na sociedade, tornando-se uma pessoa consciente e crítica. Tanto família, quanto escola influenciam nas atitudes das crianças.
Elas buscam respeito como gente que pensa, age, ama e sofre. A educação torna-se a ligação da família e da escola, com a esperança de um presente e futuro menos doloroso, modificando a cultura e os costumes da sociedade com maior percepção de seus direitos, deveres e a liberdade como cidadãs.
Na família e na escola, onde existe o amor que dialoga, o amor que abraça, que perdoa, que ouve com os ouvidos do coração, que auxilia as crianças a aprender valorizar e a ter projetos de vida, lutar e procurar manter acesa a chama do amor em todos os seus atos e atitudes é possível construir uma consciência crítica, capaz de enfrentar as dificuldades e ir à busca de um mundo em que prevaleça a justiça.
Parabéns a toda equipe do CIEP Glauber Rocha e a todos os responsáveis! Vocês fazem a diferença na vida dessas crianças! É um orgulho tê-los na 6ª CRE!
Você quer ver a sua história publicada no Portal Rioeduca? Entre em contato com a professora representante de sua CRE! Até a próxima semana!
Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
|


Sexta-feira, 05/12/2014
A Arte de Encontrar Amigos
|


Sexta-feira, 05/12/2014
As Famílias do Jacarezinho
A creche Tia Andreza criou o subprojeto As famílias do Jacarezinho através do seu PPA 2014 para resgatar os valores da sua comunidade e valorizar a identidade das crianças.
Segundo relatos, a creche começou a funcionar no local da antiga quadra da Escola de Samba do Jacarezinho, onde uma senhora da comunidade usava o espaço para realizar um serviço voluntário "tomando conta de crianças". Inaugurada em 1992, a creche era gerenciada pela SMDS. Em 2003, foi assumida pela SME e seu trabalho passou de assistencialista para pedagógico, no qual o cuidar e o educar complementam-se. Em 2008, começou a obra de reforma e modernização, que aconteceu até março de 2011. Nessa época, o atendimento era feito no CIEP Chanceler Willy Brandt. Hoje, no prédio original reformado, a creche realiza um trabalho pautado em projetos que objetivam a melhoria da qualidade de vida das crianças e da comunidade.
"Sendo a creche um espaço novo para a metade das famílias, é necessário desenvolver uma relação de confiança e respeito mútuos, que se dá no dia a dia, no trato afetivo, na construção de um ambiente acolhedor e harmonioso com todos. A troca de experiências e informações das famílias antigas com as novas também é uma preciosa estratégia para o acolhimento, pois vendo que o outro passou por situações parecidas e está bem, dá uma segurança maior para superar as dificuldades do começo e do percurso em si". Justificativa da professora Andrea Carla Souto Guimarães, diretora adjunta da creche, através de seu PPA 2014: “O lugar onde eu moro: Jacarezinho”.
|


Sexta-feira, 05/12/2014
Projeto Marcando um Gol pela Saúde com o EDI Professora Rosa Maria Alves de Oliveira
O EDI Professora Rosa Maria Alves de Oliveira possui catorze turmas da modalidade pré-escola, atendendo a 318 alunos com idade entre quatro e cinco anos.
A culminância do projeto "Driblando o desperdício, marcando um gol pela saúde" foi planejada juntamente com a realização do DIA DO BEM-ESTAR, elaborado a partir da ideia de que o bem-estar é o resultado de um complexo de atitudes sinalizadas durante o ano letivo, nas ações pedagógicas do EDI, valorizando a vida saudável. Para alcançar a plenitude do bem-estar, ou seja, uma vida com saúde, foram trabalhados cinco componentes durante todo o ano letivo e durante este evento, que contou com a participação dos responsáveis.
A Culminância teve o seguinte cronograma: 2. Promoção da cultura de Paz: Muro branco com recadinhos pela Paz e relaxamento ao final; 3. Promoção da higiene: Roleta da higiene; 4. Promoção da alimentação saudável: Trilha da saúde, visita à horta, degustação de suco, foto "maluca"; 5. Promoção da atividade física: Zumba e macroginástica.
Para organização do evento, os responsáveis foram divididos em cinco equipes misturando os alunos das turmas. Cada equipe ficou organizada por dois professores, que acompanharam e dinamizaram a equipe para participação do circuito de atividades:
1. Atividade: Trilha da saúde; 2. Atividade: Visita à horta, degustação de suco e foto "maluca"; 3. Atividade: Muro pela paz (registro de mensagem pela paz) e foto como defensor da natureza; 4. Atividade: Roleta da higiene; 5. Atividade: Pirâmide Alimentar.
Entre cada troca de circuito, foram realizadas brincadeiras e atividades físicas, tais como:
1. Recepção com entrega de pulseiras com cores; 2. Organização das esquipes por cores; 3. Turmas nas atividades(1); 4. Brincadeiras de adivinhação (O que é, o que é); 5. Turmas nas atividades(2); 6. Atividade física (macroginástica); 7. Turmas nas atividades(3); 8. Turmas nas atividades(4); 9. Brincadeiras de adivinhação (sabores e cheiro); 10. Turmas nas atividades(5); 11. Zumba e relaxamento; 12. Distribuição de lembranças de participação;
Alguns registros das atividades:
Dessa forma, a unidade escolar pode oferecer um dia de integração e reforçar os valores trabalhados ao longo do ano letivo com todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar.
Diretora Patrícia, Diretora Adjunta Maria de Fátima e Coordenadora Pedagógica Cleide.
Parabéns, Responsáveis! Parabéns, Professores! Parabéns, Gestores!
Suelen Corrêa
Contato:
|

