A A A C
email
Retornando 63 resultados para o mês de 'Dezembro de 2014'

Quinta-feira, 04/12/2014

Projeto Olimpíadas

Tags: 9ªcre.


 

 

Na escola Prof. Gonçalves, os professores de Educação Física Wanderley Fernandes e Fábio Henrique Ribeiro e o agente educador Matheus Viola mobilizaram a os alunos para o Projeto Olimpíadas. As turmas se envolveram e a escola ficou muito animada!

 


Esse projeto justifica-se pelas possibilidades do desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social que, naturalmente, e pela força da mídia, são de interesse das crianças. Exatamente por isso, é um tema capaz de gerar dezenas de oportunidades para darmos aulas mais atraentes, proporcionando uma maior participação do aluno.


Além disso, historicamente é sabido que a prática esportiva é estimulante e uma ótima terapia. Portanto, cabe a nós, professores, direcionar nossos educandos para uma prática desportiva que favoreça a melhoria da qualidade de vida.

 

 

Objetivo Geral:

Contextualizar o evento esportivo, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.


Objetivos Específicos:

  • Estimular o conhecimento de algumas modalidades esportivas (handebol, basquete, futebol, corrida, salto a distância, arremesso, etc);
     
  • Estimular a coordenação motora;
     
  • Estimular a cooperação, socialização;
     
  • Estimular a competição saudável;
     
  • Estimular o espírito desportivo;
     
  • Estimular e desenvolver a curiosidade e o interesse por outras culturas.

Ações:

  • Confecção de cartazes, painéis e mural;
     
  • Concurso para escolha do mascote da escola;
     
  • Confecção do mascote da escola e da olimpíada;
     
  • Ornamentação da escola com as cores e símbolos olímpicos;
     
  • Ver com os alunos alguns trechos de jogos, aberturas ou apresentações artísticas;
     
  • Montagem do quadro informativo sobre a olimpíada;
     
  • Montagem do quadro sobre as curiosidades envolvendo as Olimpíadas;
     
  • Realizar a mini olimpíada na escola (as modalidade serão de acordo com o nível da turma). Exemplo: maiores (handebol, voleibol, futsal, atletismo, jogo de damas, etc.), menores (jogo de damas, corrida, pique bandeira, queimada, etc.);
     
  • Apresentação de Capoeira (convidados);
     
  • Cerimônia de abertura e encerramento (entrega de medalhas) do Mini Campeonato Olímpico.

 

A Culminância do Projeto Olimpíadas foi através da cerimônia de encerramento do Mini Campeonato Olímpico, em que foi feita a entrega das medalhas aos competidores.

 

Parabéns para todos os participantes do Projeto Olimpíadas e para a equipe da Escola Municipal Professor Gonçalves!


Para ver mais trabalhos realizados pela U.E., acesse o blog.


Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro

 


                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 04/12/2014

O Ensino da Língua Pode Ser Divertido

Tags: 4ªcre.

 

O ensino da Língua Inglesa no ensino fundamental deve abordar questões que auxiliem e ampliem as relações sociais e culturais no desenvolvimento intelectual da criança e contribuir na formação do aluno no que diz respeito a sua cidadania e às diferenças individuais de cada ser humano. 

 

 

"O ensino da Língua Inglesa desempenha um fator de que a aprendizagem de Língua Estrangeira 'não é só um exercício intelectual de aprendizagem de formas estruturais (...), é sim uma experiência de vida, pois amplia as possibilidades de se agir discursivamente no mundo'" (BRASIL, MEC, 1998, p. 38).

 

Alunos de Língua Inglesa no Jardim Zoológico.

 

Sabemos que o aprendizado de uma língua estrangeira desenvolve no aluno estratégias de aprendizagens importantes para o desenvolvimento do pensamento e aquisição do conhecimento sistematizado, sobretudo quando ele assume caráter significativo para todos os envolvidos.

 

Aula de Inglês no Zoológico

 

Sou professor de Inglês da E. M Joracy Camargo, que fica na comunidade da Vila Cruzeiro (Penha). Aproveitando a Unidade 2 do livro Zip From Zog, que trata de animais, organizei uma simples atividade fora de sala, uma aula externa com visita ao Zoológico no dia 30 de setembro com a turma 1404. Tive como auxiliar o estagiário William Coelho que, mesmo não sendo da área de Língua Inglesa, ajudou-me na organização dos alunos e na aplicação das atividades.

 

Aula de Língua Inglesa no Jardim Zoológico.

 

 

O objetivo da aula externa era aproveitar o conteúdo do livro de uma forma mais prática, associando-o à realidade do aluno, fazendo que o mesmo sinta objetividade, prática e funcionalidade no aprendizado de tal conteúdo teórico, com foco na oralidade. As atividades foram simples e tiradas do livro. Assim, montei um “minidicionário ilustrado” para ajudar na aquisição do vocabulário específico de animais. As atividades foram realizadas no zoológico e dentro do ônibus, onde relembramos os nomes dos animais e trabalhamos a pronúncia, com o objetivo de deixar os alunos à vontade e evitar o tédio do trânsito e a ansiedade pelo passeio. E sem deixá-los esquecer que, apesar da ausência da sala de aula, ali era um ambiente de aprendizagem.

 

 

 

 

O combinado com os alunos era simples: toda vez que avistássemos um animal que estava no dicionário, todos teriam que repetir o nome do mesmo em inglês. Os alunos se sentiram à vontade com a atividade e, algumas vezes, eu mesmo esquecia de organizar o “coro” e eles me lembravam: “teacher, você não lembrou, temos que falar desse aqui!”.

Também trabalhamos com expressões de como se portar no zoológico, como “don’t run”, “take pictures” e “don’t feed the animals”. Utilizamos as placas que estavam escritas no local para enfatizar a inclusão da língua Inglesa por todo o local e a importância do seu conhecimento.

O saldo foi muito positivo, os alunos sentiram objetividade na aquisição do conteúdo e se sentiram à vontade, sendo participativos e autônomos. Foi trabalhada a oralidade, assim como a gramática, a cidadania e a autonomia, ou seja, a aula foi um sucesso!

 

Texto enviado pelo professor Roberto Nascimento, da E. M. Joracy Camargo.
 

 

 

Parabéns, Professor Roberto, pela iniciativa dessa aula!

Afinal, a atividade estimula a autonomia do sujeito, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação as suas próprias capacidades.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Quarta-feira, 03/12/2014

Dia da Bandeira na E. M. Sérvulo de Lima

Tags: 3ªcre, diadabandeira.

 

A bandeira nacional é um dos símbolos do Brasil, junto com o hino, as armas e o selo nacionais. Foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da República. A Escola Sérvulo de Lima aproveitou a data e fez a substituição do Pelotão da Bandeira numa solenidade cívica emocionante e significativa para os alunos.

 

 

Aprendendo sobre a Bandeira Nacional

O lema “Ordem e Progresso”, escrito sempre em verde, sintetiza ideais positivistas do filósofo francês Augusto Comte: “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”.

 

 

Cores

Considera-se que o verde e o amarelo representam, simbolicamente, as famílias Reais de que descendiam Dom Pedro I e D. Leopoldina.
O círculo azul é a imagem do céu visto do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889 (dia da Proclamação da República – o Rio de Janeiro era a capital).


O povo brasileiro, com o passar do tempo, adaptou o significado das cores:
Verde – as florestas; amarelo – os minérios e as riquezas do Brasil; azul – o céu; e branco – a paz.

 

Estrelas

A bandeira nacional tem hoje 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. A última modificação da bandeira nacional ocorreu em 1992, com a criação do Amapá, de Rondônia, de Roraima e de Tocantins. Foram acrescentadas quatro novas estrelas. Uma particularidade interessante é que o Brasil é um dos poucos países cuja bandeira respeita a posição astronômica das estrelas.
 



 

Curiosidades

A Bandeira Nacional deve ser hasteada em dias de festa ou de luto nacional, em todas as repartições públicas. Nos estabelecimentos de ensino (públicos ou particulares), é obrigatório o hasteamento pelo menos uma vez por semana durante o ano letivo.

 

Como usar a bandeira nacional

  • Nunca use a bandeira que esteja em mau estado de conservação;
  • não mude nem altere as cores e proporções;
  • não acrescente outras inscrições;
  • não use a bandeira como roupa, guardanapo, revestimento de tribuna ou de painéis.


 

Na data 19 de novembro, Dia da Bandeira, houve a troca de Pelotão de Guarda da Bandeira Nacional, composto por alunos do Projeto 6º Ano Experimental, para o novo Pelotão, formado por alunos do 5º ano.
Segue o depoimento da Professora Maria Teresa Leal, acompanhante do Projeto 6º Ano Experimental pela E/SUBE/3ªCRE e presente no evento: 

 

O evento foi extraordinário. Os alunos e responsáveis estavam literalmente emocionados. O comprometimento da gestão e de todos os docentes neste momento era absolutamente notável. Eu, como acompanhante do Projeto 6º Ano Experimental, também fiquei emocionada e feliz em constatar a preocupação da Unidade Escolar em estimular e manter vivo o espírito cívico, o respeito a nossa bandeira e o amor à pátria. O cuidado e a forma como transcorreu toda a cerimônia merecem elogio e reconhecimento pelo belo trabalho desenvolvido, seja em relação à seleção das músicas cívicas entoadas por todos, seja pela elaboração e organização dos textos lidos pelos alunos. 

A passagem da bandeira de um pelotão para o outro e a consciência da responsabilidade da guarda da nossa bandeira, cercada de emoção, foi um momento de extremo valor na formação da cidadania desses alunos.

 

 

Parabéns a toda a equipe de direção, docentes, funcionários e discentes da Escola Sérvulo de l.ima, pelo exemplo de patriotismo tão importante e significativo para seus alunos.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 03/12/2014

Mais do que Premiação: Reconhecimento!

Tags: 8ªcre.

 

 

A Fundação Cesgranrio premiou os alunos do segundo ano que se destacaram por bom desempenho. E a escola Edison Carneiro orgulha-se do reconhecimento que sua aluna Roberta Vitória recebeu e que serviu de incentivo para seus colegas e professores.

 

 

Turma 1201 da E. M. Edison Carneiro.

 

A turma 1201 da Escola Municipal Edison Carneiro foi submetida a uma avaliação da Fundação Cesgranrio. Surpreendentemente um representante da Fundação retornou à escola para trazer um prêmio para a aluna Roberta Vitória, por seu excelente desempenho na avaliação que foi aplicada.

Essa premiação é recebida como um reconhecimento do trabalho feito pela professora Eliane Lopes e a equipe pedagógica da escola.

Os desafios que a comunidade escolar enfrenta todos os dias não são poucos, mas, apesar disso, Roberta Vitória e outros alunos provam que a escola está no caminho certo.

 

 

Senhor Vicente, o representante da Fundação Cesgranrio.

 

A Escola Municipal Edison Carneiro faz parte do programa Escolas do Amanhã.  

O programa tem como objetivo reduzir a evasão escolar e mudar a realidade dos alunos que moram em áreas conflagradas ou recém pacificadas da cidade do Rio de Janeiro. Por isso é tão importante esse retorno, para fortalecer ainda mais as ações dos professores, dos pais e dos alunos.

O programa Escolas do Amanhã defende que é possível oferecer educação de qualidade, apesar dos problemas que rodeiam o espaço escolar.

 

 

A aluna Roberta Vitória e seu prêmio: um rádio temático.

 

 

"Esperamos que Roberta Vitória continue nesse caminho, dando orgulho aos pais e servindo de inspiração aos demais alunos."

                                                       Professora Aparecida Ferradeira

 

 

A Diretora Geral Vera Vital, a aluna Roberta Vitória e a Coordenadora Pedagógica Allba Valéria: felizes pelo desempenho da aluna!

 

 

Professora Eliane Lopes orgulhosa de sua aluna Roberta Vitória.

 

O Rioeduca parabeniza Roberta Vitória e toda a escola Edison Carneiro!

 

*    *    *

 

Compartilhe conosco um pouco do que tem acontecido na sua unidade escolar.

Este espaço é todo seu!

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share