
Quarta-feira, 03/12/2014
Informativo Multírio - 03 de dezembro
![]() |
|
|


Terça-feira, 02/12/2014
E. M. Dom Pedro I Visita Ecossistema da Zona Oeste
No dia 10 de outubro, os alunos da Escola Municipal Dom Pedro I visitaram o manguezal da Barra de Guaratiba e o Parque Ecológico Chico Mendes no Recreio dos Bandeirantes, ambos situados na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Os professores de Geografia, Alex Rocha e André Ribeiro, e de Ciências, Guta Gonçalves, apoiados pela concepção sócio-interacionista de Vygotsky, que norteia o Projeto Político Pedagógico da E. M. Dom Pedro I, proporcinaram uma atividade pedagógica de campo para seus alunos objetivando consolidar os conhecimentos abordados em sala de aula.
"A concepção sócio-interacionista de aprendizagem é também chamada de sócio-histórica ou histórico-cultural e, conforme esta concepção, a influência do meio sociocultural é determinante na formação das funções psicológicas superiores. Na verdade, o educando e o conhecimento se relacionam através da interação social, isto é, da atividade conjunta mediada de forma organizada, porém livre." (PPP, 2006, p. 7)
Aprendendo mais com a visualização do mapa do Rio de Janeiro na Reserva de Guaratiba.
Os alunos acompanhados dos seus professores visitaram o manguezal da Barra de Guaratiba e o Parque Ecológico Chico Mendes no Recreio dos Bandeirantes, ambos situados na zona oeste da cidade do rio de Janeiro.
"Esta atividade de campo foi uma importante etapa para trabalhar com os alunos os conteúdos relacionados às disciplinas de Geografia e Ciências do 3º e 4º bimestre: solo (arenoso e argiloso), relevo (maciços e baixadas), bacia hidrográfica, ecossistemas da Mata Atlântica (mangue e restinga), lagunas e baias, urbanização e impactos ambientais. Permitiu reforçar e complementar os assuntos já trabalhados dentro da sala de aula, sempre tendo como referência os exemplos da cidade do Rio de Janeiro, facilitando as intervenções dos alunos com as suas vivências. O grupo foi preparado para encarar a atividade como aula e não como um passeio. Tal atitude contribuiu para a seriedade e aproveitamento do grupo interagindo e prestando atenção as informações passadas pelos professores durante todo o trajeto. Tanto no mangue, quanto na restinga (parque Chico Mendes) os alunos tiveram a oportunidade de percorrer pequenas trilhas vivenciando as características que compõem esses ambientes." Professor de Geografia André Ribeiro
Aula-passeio para aprender mais sobre os ecossistemas do Rio de Janeiro.
Alunos conhecendo de perto o mangue, ecossistema da Mata Atlântica.
A relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor é uma experiência significativa que alicerça o conhecimento impulsionando para a transformação social. É impagável ver os alunos e professores envolvidos e motivados pela aprendizagem fundamentada.
Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!
|


Terça-feira, 02/12/2014
Judô na Escola Dunshee de Abranches
A Escola Dunshee de Abranches e o professor de educação física Mamede Júnior apostaram no Judô e o projeto tem sido um sucesso! A aluna Alanis Parucker se classificou para o Campeonato Brasileiro de Judô em Minas Gerais, Ouro Preto. Confira!
Desde o início do ano letivo de 2014, a E. M. Dunshee de Abranches, localizada na Ilha do Governador, 11ª CRE, tem apoiado a prática do Judô entre os alunos, junto com o professor de educação física Mamede Júnior, que foi presidente da Confederação Brasileira de Judô durante dez anos.
Primeiras aulas de Judô.
"O Judô favorece a disciplina e a concentração dos alunos. O rendimento em sala de aula melhorou bastante!" Diretora Walquíria Ângelo
No dia 24 de maio, aconteceu a 1ª Copa Dunshee de Judô, com apoio da Equipe Mamede de Judô.
1º Copa Dunshee de Judô. Em destaque, capa do jornal do bairro sobre o projeto da escola.
Campeonato da Liga Fluminense de Judô A 3ª fase do Campeonato da Liga Fluminense de Judô (LFJ) 2014 foi realizada no dia 24 de Agosto, no clube Tamoio em São Gonçalo, e contou com a participação de 625 atletas de 37 agremiações filiadas a esta liga.
Para que as famílias dos alunos atletas não fossem oneradas, a Diretoria da Equipe Mamede Junior de Judô doou duas cestas de Chocolates para serem rifadas pelos alunos e, assim, conseguirem o montante necessário para efetuarem suas inscrições na competição.
Fotos do Campeonato da Liga Fluminense de Judô.
"São alunos iniciantes, mas sua dedicação e comprometimento com o Judô é de tanta intensidade que os resultados obtidos podem ser considerados além das expectativas, pois conseguimos, nos projetos, 15 medalhas, sendo 5 de ouro, 3 de prata, 7 de bronze e cinco 5º lugares" Coordenadora Michele Nask
Participaram dessa competição 30 alunos atletas da E. M. Dunshee de Abranches e 11 alunos atletas da E. M. Brigadeiro Eduardo Gomes. Todos com judogui (uniforme de Judô) com emblema de identificação do projeto. As diretoras das escolas alugaram um ônibus para o translado dos atletas, bem como disponibilizaram lanche para eles por todo o período da competição.
Devido a esse resultado espetacular, recebemos o troféu de 4º colocação geral no evento.
11ª Coordenadoria Regional de Educação sempre presente!
Coordenadora da 11ª CRE Tânia Bendas e Stella Reis, gerente da GED, prestigiando os alunos e profissionais da E. M. Dunshee de Abranches.
Parabéns a toda equipe envolvida da E. M. Dunshee de Abranches, por propicionar a prática do esporte, desenvolvendo disciplina, saúde e conhecimento dos alunos. Esporte: um caminho para o sucesso!
Laura Fantti Davilla Serpa
|


Terça-feira, 02/12/2014
Salada Cultural
Os alunos do primeiro ano da Escola Municipal Maria Leopoldina participaram de atividades integradas e interdisciplinares para se apropriarem da leitura e da escrita. Foi uma verdadeira salada cultural!
A Escola Municipal Maria Leopoldina trabalha com projeto anual e subprojetos bimestrais. A proposta tema deste ano é “O Mundo que conhecemos, que construímos depende de nós. Faça a sua parte.” A professora Neadel Kovalski contou ao portal Rioeduca como desenvolveu com os alunos da turma 1.101 o subprojeto “Salada Cultural” com o objetivo de auxiliar os pequeninos a se apropriarem da leitura e da escrita.
O projeto "Salada Cultural" proporcionou aos pequeninos conhecimentos culturais e incentivou a aquisição da leitura e da escrita.
“Os alunos e alunas que chegam a nossa escola são sujeitos em desenvolvimento que, por meio de processos vivenciados, apropriam-se dos bens sociais e culturais: partilham a história local, ampliam a visão e os conhecimentos e transformam valores no processo coletivo. Constituem-se sujeitos autônomos, capazes de interferir nos rumos de sua e de outras histórias de aprendizagens.” Professora Neadel Kovalski
Alunos conhecendo o mundo através do globo terrestre, do atlas e construindo mapas.
Conhecendo, recontando e registrando as lendas.
Na culminância do projeto, os responsáveis visitaram as salas e prestigiaram os trabalhos dos filhos. Tiveram o prazer de curtir, sem pressa, as produções feitas. Ouviram explicações, histórias, compartilharam informações e aprenderam juntos. Foi uma manhã muito gostosa para todos.
Responsáveis prestigiando o trabalho realizado pelos alunos.
O resultado do projeto foi muito bom, pois proporcionou aos alunos conhecimentos culturais e auxiliou no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Foi realmente uma ótima salada cultural!
Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca! Entre em contato com o representante de sua CRE.
Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE
renata.carvalho@rioeduca.net
|

