A A A C
email
Retornando 63 resultados para o mês de 'Dezembro de 2014'

Sexta-feira, 26/12/2014

Professora Viviane Bianchi, Talento na Dança Cigana

Tags: 5ªcre, eventos, talentosdarede.

 

A paixão pela dança transformou a vida da professora Viviane Bianchi em algo extremamente gratificante. Ela se apresenta com um grupo de dança em vários locais e atividades, além de ter levado uma ex-aluna da escola onde Viviane é diretora, a Escola Municipal Gaspar Vianna.


Desde pequena, a professora Viviane Bianchi, diretora da Escola Municipal 05.14.026 Gaspar Vianna, sempre foi apaixonada pela dança. Lembra que via os artistas dançando nos musicais e ficava imitando os gestos ao som da música. Então, à medida que ela crescia, crescia também sua paixão. Em academias fez jazz e alguns ritmos da época. Gostava sempre de ir aos “bailinhos” para dançar. Na época em que cursava o Curso de Formação de Professores, a professora Viviane estava sempre envolvida no que tivesse relação com a dança.


Segundo ela, na primeira escola em que lecionou, após a conclusão do Ensino Médio, ensaiou uma dança cigana para crianças do primeiro ano e ficou belíssimo, tendo recebido muitos elogios. Após ser aprovada no concurso para professores do Município, deu continuidade a esse trabalho, tanto em turmas regulares, quanto nas de Ensino Especial. Gostava de integrar os alunos com deficiência aos alunos das turmas regulares. "Era a maior realização para todos", diz a professora.

 

 


Em 2009, foi convidada a ocupar o cargo de Coordenadora Pedagógica nesta escola e, como esta função oportuniza um olhar mais amplo à Unidade Escolar. A professora Viviane percebeu que algo faltava quando identificou que alunos do segundo segmento não participavam das atividades escolares, pois nenhum professor era habilitado em dança. Por isso, mil ideias fervilharam na sua cabeça e, logo, logo, viraram realidade. Foi dessa forma que nasceu o Grupo Arte Jovem, composto por alunas e alguns alunos que gostavam de dançar. Esse trabalho durou quatro anos.


"Participamos de muitos eventos, inclusive da reinauguração da escola em 2010. Em 2012, assumi a Direção da Unidade Escolar e, devido à responsabilidade e demandas da função, infelizmente ficou mais complicado dar continuidade aos ensaios. Ainda assim, alguns alunos me procuravam buscando orientação, fato que me deixava muito feliz. Com o tempo, senti que precisava de algo para suprir a carência que a falta dos ensaios deixou em mim. Então decidi aprender a Dança Cigana que, de alguma forma, sempre me seduziu", relata a professora.


Seu primeiro contato com a Dança Cigana se deu no mês de abril deste ano.

 

 


"Apaixonei-me perdidamente não só pelos movimentos, as lindas roupas e músicas que traduzem sentimentos verdadeiros, mas também pela cultura de um povo guerreiro que nunca se deixou abater pelas adversidades e nunca deixou de festejar a alegria de viver. Sem dúvida é uma lição de vida", diz a professora Viviane.

 

 

E continua: "tenho um enorme prazer em fazer parte do Grupo de 'Dança Cigana Magia do Luar' no Espaço Cultural Debby Maia, onde muito aprendi sobre a dança em questão e o respeito e amor ao próximo. Logo, só tenho que agradecer por ter encontrado um caminho tão lindo e me tornar, cada vez mais e a cada dia, um instrumento que pode mudar a vida das pessoas, dos jovens, mostrando que todos têm sempre uma segunda opção... Que dançar é uma bela arte... E que viver faz parte".

 

Sua grande incentivadora, professora Debby Maia.

 

Para finalizar esse belo e prazeroso trabalho, ela que tanto seduziu alunos através da dança, a ex-aluna Vanessa Marques (hoje no Ensino Médio) faz parte desse grupo de dança junto à professora Viviane Bianchi.

 

Professora Viviane Bianchi e Vanessa Marques, ex-aluna da E. M. Gaspar Vianna.

 

 

 

Optchá!

Optchá é uma palavra romani ou romane, língua cigana e significa "Salve". É uma saudação cigana. Seu significado foi dado por Leonardi Santos, bacharelando em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas, cigano clã Lovara e militante político na cidade do Rio de Janeiro.
 

 

 

                              

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 26/12/2014

Natal em Família

Tags: natal, família.

 

Natal, época de família reunida, de celebração, encontros e renovação.
Natal em família é tudo de bom!


Dia de Natal é um feriado religioso cristão comemorado em 25 de dezembro e destinado a celebrar o nascimento de Jesus de Nazaré pela Igreja Católica a partir do terceiro século d.C. Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos.


Essa data traz, como costume popular moderno, a troca de presentes e cartões, a ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes, incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, presépios... Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.


É nessa época que vemos a grande maioria das residências, lojas e shoppings enfeitados aguardando a chegada do dia de Natal. E os enfeites são lindos, encantam não só as crianças, mas os adultos também! A cada ano os enfeites se tornam cada vez mais bonitos e cheios de movimentos. O colorido das luzes que enfeitam as árvores de Natal fica, cada vez, mais brilhante.

Muitas pessoas aproveitam a oportunidade da época natalina para levar as crianças a conhecerem ou falarem com Papai Noel nos inúmeros shoppings existentes.

 

 


Um passeio lindo se dá na visita à maior Árvore de Natal Flutuante do Mundo (2014 e 2015), localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas.

 

Editado por Jorge Rodrigues, canal Youtube.

 

Mas podemos fazer com que o Natal seja inesquecível na infância dos pequenos ensinando-os que, nessa data, precisamos demonstrar amor ao próximo, que é muito mais que apenas presentes “deixados” pelo Papai Noel na janela ou no sapatinho. Se forem ensinados quando pequenos, que demonstrar amor é o maior presente que podemos doar em cada Natal, saberão aproveitar muito mais o significado dessa data especial.

 

 

Seja solidário!
Seja um ato de bondade para com o próximo!

 

 

Apresente às crianças as coisas lindas do Natal, mas deixe que eles também possam descobrir coisas fantásticas nessa época do ano.


Aproveite esses momentos para mostrar a importância que o espírito de Natal tem e que este permaneça o ano todo.


Mostre aos pequenos o quanto é importante que os valores de Natal sejam uma reflexão duradoura.

 

 

Então... FELIZ NATAL!!!!

 

 


Algumas imagens foram retiradas do site Google https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl

 

Professora Regina Bizarro _ Responsável pelo Blog Família no Portal Rioeduca.

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/12/2014

Então é Natal!

Tags: 5ªcre, natal.

 

Natal, data em que o espírito de solidariedade se expande, os nossos corações se esbaldam de alegria, a família tem a valorização que deveria ter durante todo o ano. Nesse vai e vem corrido, que a vida contemporânea nos impõe, saudamos aos amigos e familiares com um caloroso FELIZ NATAL, num desejo sincero vindo do fundo dos nossos corações.

.

Através das imagens da Creche Municipal 05.15.611 Vovó Maria Joana, localizada a Rua Compositor Silas de Oliveira, 113, Comunidade da Serrinha, em Madureira, o Rioeduca 5ªCRE deseja que neste Natal, e em todos os dias do próximo ano, Jesus, nosso melhor amigo, seja o maior motivo do Natal e da nossa existência.

 


 

 

Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; é o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente para paz, para o entendimento e para a benevolência dos homens.

 

 

Que cada caixa de presentes contenha uma linda e adorável surpresa, a nossa infância, para que possamos relembrar as ilusões de que um dia vivemos quando fomos crianças.

 

 

Bendito seja o Natal, essa data que une a todo mundo numa conspiração de amor, de fraternidade, de esperança, de partilha e solidariedade.

 


 

 

 

Agradeço a professora Andrea de Oliveira Jacob, diretora da Creche Municipal 05.15.611 Vovó Maria Joana, pelo compartilhamento das imagens deste evento.

 

 

Professora Regina Bizarro, representante do Rioeduca/5ªCRE.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/12/2014

Família e Escola, Unidas por um Mundo Melhor

Tags: 9ªcre, .

 

 

 

Em conjunto com a culminância do subtema "Família e escola, unidas por um mundo melhor", os alunos do EDI Dom Bosco participaram da cerimônia de encerramento do ano letivo de 2014.

 

 

Com o Projeto "Espelho, espelho meu! Existe mundo igual ao meu?”, o EDI Dom Bosco oportunizou aos alunos o contato com diferentes manifestações culturais, interagindo com o meio, com seus pares, compreendendo as coisas do mundo na troca de conhecimento.
O subtema "Família e escola, unidas por um mundo melhor" foi iniciado desenvolvendo atividades tendo como base os livros da coleção "O Mundinho". Nossas crianças expressaram o desejo de termos um mundo melhor, cheio de amor, paz e cuidado com a natureza.

 

 

 

Homenagem aos pais

 


Mãe da aluna Letícia da turma EI-15, professora 
Janete.

 

Oração pelos pais

Venho hoje a Ti Senhor, pedir que estenda tuas Mãos Divinas sobre todos os pais, abençoando-os.

Abençoa, Senhor, os pais amigos e companheiros, os pais sempre presentes, que oferecem colo e estende a mão, mas também os pais ausentes, colocando todo Teu amor em seu coração.

Abençoa, Senhor, os pais que hoje recebem o abraço de seus filhos e os pais que choram a ausência do filho que partiu para Teus braços.

Estenda, Senhor, Tuas mãos de amor sobre todos os pais, concedendo a eles os dons da paciência, compreensão, tranquilidade, ternura, justiça, fé na vida e em seus filhos.

E Amor. muito Amor, para que cada filho seja, para seu pai, um pai, e para que cada pai seja, para seu filho, um filho.

 

 

Presépio vivo


O presépio é uma mensagem viva de amor, de simplicidade, de esperança. Apresentamos o Nascimento de Jesus, numa linda dramatização dos nossos alunos.

 

 

 

 


Diretora Bianca, professora Inês Helena e professora Marlete.

 

Homenagem aos alunos que vão para o 1º ano

 

Queridos alunos

Vocês terminam hoje a Educação Infantil.

Agora tem início uma nova fase em suas vidas: o Ensino Fundamental.

O caminho que vocês terão que seguir ainda é longo, e muitas coisas novas vocês vão aprender e experimentar.

Mas nunca se esqueçam de que foi aqui que a semente foi plantada e começou a germinar.

Que os frutos do futuro sejam doces e fáceis de alcançar.

Este é o desejo de toda a família Dom Bosco!

 

 

Chegada do Papai Noel


A magia do Papai Noel nos rostos das crianças que esperam ansiosas pela sua chegada!

 

 

Chegamos ao fim do ano!

Queremos encerrar nosso projeto, agradecendo a Deus e a toda comunidade do EDI Dom Bosco, lembrando que a vida é um dom de Deus que deve ser usada para construirmos um mundo melhor.

 


 

Para ver mais trabalhos realizados pela creche, acesse o blog.


Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)