A A A C
email
Retornando 63 resultados para o mês de 'Dezembro de 2014'

Terça-feira, 23/12/2014

O Papai Noel dos Correios chegou à 11ª CRE

Tags: 11ªcre, correios, papainoel.

 

A Escola Comandante Guilherme Fischer Presser, localizada na Ilha do Governador, realizou o sonhos de diversas crianças. Ela recebeu a visita do Papai Noel oficial dos Correios. Foi uma manhã inesquecível! Confira!

 

 

A campanha tem por objetivo responder as crianças que escrevem ao Papai Noel por meio do envio da carta-resposta e atender, dentro do que for possível, os pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social.

 

 

 

A campanha contempla, além das cartas das crianças da sociedade que escrevem diretamente ao Papai Noel, as cartas de estudantes das escolas da rede pública (até o quinto ano do ensino fundamental).

 

Crianças felizes e emocionadas com os presentes, desde bicicletas e skates à bonecas e ursinhos.

 

Como é o caso da E. M. Comandante Guilherme Fischer Presser, da 11ª CRE, que foi contemplada este ano pelo projeto, para o qual os alunos confeccionaram diversas cartinhas que foram escolhidas.

 

Foi priorizado o atendimento de cartas que indicaram condição socioeconômica familiar condizente com a campanha.

 

Equipe da unidade escolar e da 11ª CRE festejando com o Papai Noel.

 

 

Parabéns aos Correios e à 11ª CRE por ter sido premiada com este projeto maravilhoso e, principalmente, à E. M. Comandante Guilherme Fischer Presser, por conseguir realizar o sonho de tantas crianças!

 

FELIZ NATAL!

 

 

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/12/2014

O Livro Sofia

Tags: 2ªcre.

 

No mês de setembro, os alunos do primeiro ano do CIEP Tancredo Neves tiveram uma experiência muito legal que deu origem ao livro "Sofia".

 

 

No dia 4 de setembro, os alunos encontraram no portão da escola uma borboleta marrom, que recebeu o nome de Sofia. Os alunos levaram Sofia para a sala, dentro de um copo, filmaram a borboleta e depois soltaram. Segundo os pequeninos, a casa de Sofia é nas árvores ou nas flores, por isso soltaram-na.


O livro “Sofia” trata-se de um registro coletivo de uma situação real que ocorreu com a turma 1.102. Observando o entusiasmo e o interesse dos alunos pelo acontecimento, foram realizadas uma série de atividades inspiradas no fato.


A primeira atividade foi o relato oral do ocorrido e, logo em seguida, o registro escrito.

 

Registro escrito feito com os alunos.

 


De acordo com a professora Clarisse Magalhães, regente da turma 1.102, houve uma conversa com a turma sobre o assunto e também uma pesquisa sobre as borboletas e mariposas para observar diferenças e semelhanças. Além disso, o grupo estudou o processo de metamorfose.

 

Arvoré confeccionada pelos pequeninos.

 

Seguindo as atividades, a turma produziu um painel utilizando folhas encontradas no pátio da escola para representar a árvore da Sofia e seus amigos, sem deixar de representar cada pedacinho desse vegetal: raiz, tronco, galhos, folhas, flores e frutas.



Após estudar sobre as borboletas, os educandos confeccionaram um lindo painel sobre o assunto estudado e também produziram livros individuais. Nesse momento, os alunos da turma descobriram-se autores e a aluna Maria Clara P. sugeriu que a turma fizesse um exemplar do livro para deixar na Sala de Leitura da escola.


A ideia da aluna foi muito bem recebida por todos. O livro foi construído por toda a turma e doado à Sala de Leitura na semana dedicada à Maratona da Leitura, para que toda a escola tivesse acesso.

 

Confeccionando o livro.

 

Apresentação do livro "Sofia".

 


Parabéns à turma 1.102, pela autoria do livro “Sofia”, e à professora Clarisse, por criar atividades que desenvolveram nos pequeninos o gosto pela leitura e escrita.
 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca! Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ªCRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/12/2014

E o Bom Velhinho Chegou na E. M. Engenheiro Álvaro Sodré

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

Tempo de festas, comemorações e muita alegria. O Natal é uma época mágica que encanta as crianças com a figura do Papai Noel. A Escola Álvaro Sodré proporcionou momentos mágicos para seus alunos com a chegada do Bom Velhinho...

 

Nem a chuva, nem a lama, nem o tempo frio puderam apagar o sorriso das crianças com a Festa de Natal da Escola Álvaro Sodré!

 

Iniciamos o dia debaixo de grande aguaceiro com a sessão musical de nossos alunos. Cantaram uma seleção de músicas natalinas do cancioneiro popular e houve apresentação de flauta. Parabéns, professor André! As crianças estavam afinadíssimas e com a letra das músicas na ponta da língua.

 

 

Algumas alunas apresentaram coreografia que foi acompanhada pelos alunos das Classes Especiais. E o Papai Noel chegou, trazido de helicóptero, por um céu muito nublado, mas já sem chuva! As crianças o saudaram com alegria, emocionados. Emocionados, até as lágrimas estavam também muitos dos adultos presentes.

 

                   A chegada do Papai Noel de helicóptero.
 

 

O Bom Velhinho disse algumas palavras de incentivo às crianças e passou a distribuir os presentes, segundo os pedidos expressos nas cartinhas de cada um. Na saída, depois de um almoço bem caprichado, os alunos se deliciaram com a torta e o conteúdo do lanchinho especial.

 

               Papai Noel deixando sua mensagem de boas festas para as crianças e equipe da escola.

 

Agradecemos muito a todos os que, de coração aberto e generoso, contribuíram de todas as formas para que a alegria marcasse o Natal de nossos alunos.

Que Deus os abençoe!

E que possam ter suas vidas marcadas, em 2015, pela alegria e esperança que ajudaram a semear nos corações das crianças da Álvaro Sodré!

 

         Equipe da Escola reunida para a Festa de Natal.
 

 

Solidariedade no Natal

 

Momentos de solidariedade com a doação de sabonetes aos idosos.

 

Além disso, a escola, no dia 2 de dezembro, visitou a Unidade Municipal de Acolhimento Maria Vieira Bazane, localizada no Recreio dos Bandeirantes, para oferecer sabonetes aos idosos ali internados.

O gesto de solidariedade fez parte do projeto pedagógico do bimestre e buscou incentivar em nossos alunos a prática do bem desinteressado, o olhar compassivo para com os outros, a análise da realidade ao redor. Perceber que sempre podemos dar algo e que há sempre alguém necessitado, bem ao nosso lado. E que há necessidades que não são materiais e que podem ser saciadas com um carinho, um abraço. Importar-se com o outro e fazer a diferença na vida dele. Isto é Natal para nós!

Cada turma se fez representar por um aluno escolhido por todos, que foram acompanhados pelas professoras Márcia Arruda e Andrea Toste. As embalagens dos sabonetes foram decoradas pelos alunos com uma borboleta personalizada, símbolo do PPP 2014 de nossa escola.

 

 

Confira, abaixo, o vídeo com a chegada do Papai Noel

 

 

 

 

 

Parabéns a todos os envolvidos por proporcionarem

 momentos mágicos  para os alunos!

 

Parabéns à equipe da E. M. Engenheiro Álvaro Sodré pelo excelente  trabalho desenvolvido em 2014!

 

Boas Festas!

 


Para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela escola, visite o blog:

 

http://emasodre.blogspot.com.br/

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/12/2014

II Seminário do PNAIC/1ª CRE

Tags: 1ªcre.

 

 

O II Seminário do PNAIC/1ª CRE aborda práticas educativas no cotidiano do ensino de Matemática.


Organizado pelas Orientadoras de Estudos da 1ª CRE, o II Seminário PNAIC/1ª CRE teve como tema “Alfabetização: Numeramento” e Letramento – práticas educativas do cotidiano”.

 

 

A professora Cláudia Gomes, da Equipe da GED, fez a abertura do evento e passou a palavra para as Professoras Orientadoras de Estudos, que iniciaram oficialmente os trabalhos do dia agradecendo a participação de todos e revisitaram os momentos da Formação em 2014, através da exibição de um vídeo.

 

Professoras Orientadoras abrindo o Seminário.

 

 

As turmas apresentaram seus trabalhos utilizando diversas formas de apresentar as temáticas dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Os assuntos abordados pelos grupos foram enriquecedores e diversos. "Os processos midiáticos e aprendizagem dos alunos", "A relação afetiva em sala de aula", "O diálogo entre as diversas áreas do conhecimento", "Jogos matemáticos" e "Metodologia de ensino" estiveram entre os assuntos abordados ao longo do dia pelas turmas. Temas estes que foram abortados de formas criativas pelas professores, que se utilizaram de diversas formas de comunicação: vídeos, entrevistas, dramatizações, dentre outras ações.

 

Cursistas apresentando os trabalhos.

 

As Professoras Formadoras do PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – participaram da mesa-redonda “O professor na atualidade”, na qual foram discutidos aspectos da prática docente na atualidade.

 

Mesa-redonda com as Professoras Formadoras.

 

O evento foi encerrado com uma atividade cultural: apresentação musical do cantor Ronaldo, aluno do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal, que brindou a todos com canções clássicas da Musica Popular Brasileira e colocou todo mundo pra dançar!

 

Apresentação Cultural com aluno do PEJA.


Parabéns às Professoras Orientadoras pela organização do belíssimo evento que, com certeza, teve contribuição bastante positiva no repensar do fazer pedagógico de nossas Professoras Alfabetizadoras!

 

Professoras Orientadoras na 1ª CRE.

 

Parabéns, professoras Mônica, Jelseir, Gisele, Sonia, Sabrina e Ana Cláudia!

 

*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.


Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMPARTILHE E COMENTE

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share