A A A C
email
Retornando 63 resultados para o mês de 'Dezembro de 2014'

Segunda-feira, 15/12/2014

Entrega Solene das Tarefas de Férias 2015

Tags: 1ªcre, eventos.

 

 

Como já é tradição em nossas escolas, mais uma vez os alunos e responsáveis receberam os Cadernos Pedagógicos com as Tarefas de Férias.

 

Na Escola Floriano Peixoto, em São Cristóvão, a Solenidade de Entrega contou com a presença das professoras Glória e Anamaria, da CED, e com os professores Valéria Jaconiano e Alexandre Roque, da Gerência de Educação da 1ª CRE.

 

Professores Alexandre Roque (GED), Anamaria(CED), Solange (coordenadora pedagógica), Glória Macedo (CED),  Otília (diretora), Fátima (diretora-adjunta) e Valéria Jaconiano (gerente da GED).

 

Com a presença dos responsáveis pelos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais, o Evento foi aberto pela diretora da escola professora Otília, que deu as boas-vindas.

 

Professora Otília abrindo a solenidade.

 

Dando continuidade, a professora Solange Comerlato, coordenadora pedagógica da escola, apresentou os cadernos com as atividades de férias, falando de sua importância para a consolidação do processo de aprendizagem da criança ao longo do ano.

 

Professora Solange, falando da importância do Almanaque de Férias

 

Um momento de muita emoção para todos os presentes foi a participação dos alunos da Educação Infantil ao 3º Ano, que leram poesias e textos diversos contidos nos cadernos referentes ao seu grupamento, mostrando a todos o resultado de um ano de trabalho voltado para o letramento de nossas crianças.

 

Aluna do 1° ano lendo para os presentes.

 

Os visitantes da CED e da CRE foram convidados a realizar a entrega Solene aos alunos e responsáveis.

 

Professora Glória Macedo entregando o caderno à responsável.

 

Utilizando a Dinâmica do Girassol, a professora Solange Comerlato levou os pais a refletirem sobre a importância do caderno a partir de frases que os alunos sugeriram como regras para a sua melhor utilização durante as férias.

 

Pai participando da dinâmica.

 

A escola frisou a importância de que todos tragam o caderno de volta no primeiro dia letivo do ano de 2015, para que os novos professores dêem continuidade ao trabalho de qualidade que já vem sendo desenvolvido com as crianças.

 

 

Professora Valéria entregando realizando a entrega ao responsável..

 

A professora Gloria Macedo aproveitou a oportunidade para visitar todos os espaços da unidade escolar e ficou encantada com o clima de alegria que reina na Escola Municipal Floriano Peixoto. E a professora, parafraseando um humorista da moda, disse: “Esta escola é a cara da alegria!’.

 

 

 

 

Aproveitamos para desejar a todos os alunos, professores e profissionais da Educação Carioca ótimas férias, recarregando as energias para a continuidade do trabalho constante para a garantia de uma educação de qualidade para todos!

 

*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.


Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/12/2014

Oficina Animação Trash

Tags: 6ªcre.

 

A professora Imaculada Conceição realiza no Núcleo de Arte Grande Otelo a oficina de vídeo Animação Experimental Animação Trash, com alunos de 6 a 14 anos da rede municipal de ensino. Vamos conhecer este maravilhoso trabalho?

 

A professora Imaculada Conceição é arte educadora do ensino público municipal do Rio de Janeiro e leciona na rede há 30 anos no ensino regular e, atualmente, no Núcleo de Arte Sebastião Bernardes de Souza Prata - Grande Otelo - 6ªCRE-RJ/SME-PCRJ.

 

Em 2009, ela criou um curso de vídeo animação, que batizou de "Animação Trash". O tema da oficina mostra a valorização da capacidade criativa, o saber valer-se dos improvisos e acasos numa busca por soluções criativas, do saber apropriar-se da tecnologia disponível (no espaço escolar), tal como os realizadores do cinema denominado "trash" fazem seus filmes com os recursos disponíveis. 

 

E se os filmes trashs são considerados, por um lado, "mal feitos", devido à escassez de recursos, por outro, é um desafio à capacidade criativa e de superação das dificuldades. O "trash", nessa oficina, não traduz o "mal feito", mas o desafio de trabalhar com as possibilidades!

 

Alunas em uma aula de edição de vídeo.

 

A oficina de vídeo animação experimental do Núcleo de Arte Grande Otelo "Animação Trash", coordenada pela professora Imaculada Conceição, tem por objetivos: experimentar, conhecer, trabalhar, refletir a linguagem audiovisual, em especial, a linguagem do cinema de animação, oportunizando a vivência de experiências artísticas e culturais no campo dessa arte. 

 

Na oficina, os alunos conheceram um pouco da arte da animação, assistindo a vídeos e trabalhando técnicas elementares de animação, nos quais o artesanal e o tecnológico interagem. 

 

Os alunos trabalharam técnicas de animação pré-cinema (tamatrópio, folioscópio, flip-book), técnicas "artesanais" de animação (stop motion, captura fotográfica quadro a quadro, com massinha de modelar, com recortes, com bonecos, com objetos etc.), animação com desenhos, animação na técnica pixilation, elementos básicos da edição de vídeo etc.

 

 Revendo "Viagem à Lua", de George Mélies, e construindo os personagens de massinha para realizar a técnica stop motion.

 

Na oficina, foram apresentadas e experimentadas técnicas elementares do cinema de animação, ampliando o repertório artístico-cultural dos alunos, a capacidade de análise crítica e desenvolvendo a capacidade de apreciação da estética cinematográfica e a capacidade de criação/produção de audiovisuais.

 

Os trabalhos de seus alunos participaram, e ainda participam, de vários cine festivais e mostras audiovisuais, como, por exemplo: Anim!Art (2009); I Festival Audiovisual da SME-RJ (2011); 4º Cineducando (2012); FEMACT Rio+20 (2012); Green Nation Fest (2012 e 2013); Festival de Animação de São Gonçalo - AnimaSão (2013, 2014); Recortes da Escola/Mostra Geração, 2012; Mostra Recortes da Escola 2013; Mostra Geração/Festival do Rio 2014; Festiva Anima Mundi (2012, 2013, 2014), entre outros. 

 

 Premiação AnimaRio 2014

 

E ainda dos eventos: Dia da Internet Segura (2013), Tirando a Droga de Cena (2013), Festival do Minuto/Minuteen (2013, 2014), AnimaRio (2014) - etc., onde os alunos foram premiados com os trabalhos realizados na Oficina de Animação Experimental, "Animação Trash", do Núcleo de Arte Grande Otelo/6ªCRE-RJ. 

 

A professora Imaculada coordenou a oficina de vídeo-animação no Núcleo de Arte da 6ª CRE de março de 2009 até o início do segundo semestre de 2010, retornando com a oficina em março de 2013 até o presente momento. 

 

As oficinas do Núcleo de Arte são oferecidas tanto no Núcleo de Arte Grande Otelo, quanto pode ser levada a outras escolas (oficina itinerante) da rede, em especial, as da região da 6ª CRE-RJ.

 

Alunos realizam exercícios de edição de imagem.

 

Na oficina "Animação Trash", podem se inscrever alunos de 6 a 14 anos, de todas as séries do ensino público fundamental do município do Rio.

 

A linguagem audiovisual é uma ótima forma de estimular a criatividade das crianças. Ela contribui muito para o desenvolvimento intelectual, lidando diretamente com a criatividade.

 

Que tal levar essa ideia para a sua escola?

Será uma ótima maneira de aumentar as atividades dos alunos de uma forma muito mais prazerosa: BRINCANDO!

Assim, pais, alunos, diretores, coordenadores e todas as pessoas ligadas à escola poderão admirar as criações dos pequenos e até se surpreender, pois muita coisa inesperada surgirá das férteis mentes infantis.

 

Professora orientando a edição de vídeo.

 

Parabéns, professora Imaculada Conceição, pelo trabalho de excelência que realiza com os alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. É um orgulho tê-la na 6ª CRE!

 

Você quer ver o seu trabalho publicado no Portal Rioeduca? Entre em contato com o professor representante da sua CRE! Até a próxima semana!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª Cre
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net


 

                               

         

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/12/2014

Dinamizando as Aulas de Ciências com o Laboratório Virtual

Tags: educopédia, laboratóriovirtual, práticapedagógica.

 

 

“É importante educar para a autonomia, para que cada um encontre o seu ritmo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, é importante educar para a cooperação, para aprender em grupo, para intercambiar ideias, participar de projetos, realizar pesquisas em conjuntos” (MORAN, 1995).

 

Uma aula de Ciências pode ser estruturada com experimentos virtuais. Que tal uma Aula Interativa em 3D? Já pensou nisso? Com o Laboratório Virtual você pode!


Basta acessar a Plataforma Educopédia e, na pasta do 9º ano, você poderá conferir temas como: "Estados Físicos da Matéria", "Evolução dos Modelos Atômicos", "Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos" e "Átomos, Moléculas e as Substâncias Simples e Compostas". As aulas possuem um roteiro no aplicativo. Eles o ajudam a seguir pelo conteúdo que também aparece listado ao lado esquerdo da tela.

 

Além disso, você poderá personalizar suas aulas inserindo comentários e anotações na tela interativa. E um destaque super bacana: as aulas poderão ser apresentadas em forma de animações, jogo da memória etc.

Suas aulas de Ciências nunca mais serão as mesmas!

 

 

São diversos recursos que ajudarão a dinamizar a prática pedagógica e, ao mesmo tempo, será um suporte aos alunos para compreender conceitos da disciplina.

Pronto para planejar as aulas? Aproveite a reta final do ano letivo e revise conteúdos, realize as retomadas necessárias.

 

Professor(a), o uso do Laboratório Virtual é prático e intuitivo, mas, se precisar de uma orientação, assista ao Guia de Usuário clicando no link que segue. Ele apresenta um tutorial para ajudar você a dar um show em suas aulas!

 

Clique: https://showyou.com/v/y-fT7kOOAaEC4/guia-do-usu%C3%A1rio-educop%C3%A9dia 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 12/12/2014

ApertaQuem 1.0, a Urna Eletrônica Educativa

Tags: 5ªcre, eleições, cidadania.

 

Em outubro, mês no qual escolhemos os governantes do Brasil dos próximos quatro anos, a Escola Francisco Frias da Mesquita vivenciou uma ação cívica com seus alunos em dois dias de votação com um software que simula uma urna eletrônica.


A Escola Municipal 05.15.007 Francisco Frias da Mesquita realizou, nos dias 22 e 23 de outubro, um simulado eleitoral com todas as turmas da escola, quando tiveram a oportunidade de vivenciar o dever cívico e entender, através dessa atividade, o que é e como exercer cidadania quando se trata de eleição.


Nesse plebiscito, as crianças puderam optar em qual candidato à presidência eles gostariam de ver governando o nosso país pelos quatro anos seguintes. Foi uma atividade séria.


"Foi muito emocionante o momento que eles ouviam o som de sinalização do fim do voto. Eles olhavam para a caixa de som espantados e felizes se sentindo verdadeiros eleitores. Nós, professores, batemos palmas com eles comemorando uma votação perfeita, já que saíam da sala de votação satisfeitos. Eu vibrei muito tanto como professora, ao ver os alunos votando, quanto como mãe quando meu filho votou (ele é aluno da escola) e ficou super feliz contando pra família toda. E ainda achou que seu voto tinha aparecido na TV!", relata a professora Cristiane Domingos, da turma EI 11.

 


 

ApertaQuem 1.0, a Urna Eletrônica Educativa


ApertaQuem 1.0 é um software gratuito que nos possibilita uma urna eletrônica educativa com a finalidade de realizar simulações de eleições em ambientes exclusivamente escolares.

 

 

O site Apertaqual Educação (http://apertaqual.com/2010/09/01/apertaquem-1-0/) tem como missão contribuir na busca de uma educação lúdica, educomunicativa e moderna e, para isso, oferece ideias e softwares livres.

"Assim que soube de um software que fazia a simulação das eleições para alunos, fiquei muito empolgada. Sabia que todos eles iriam adorar participar desse momento histórico do nosso país e que, de alguma forma, estariam exercendo sua cidadania, nem que fosse apenas através de uma prazerosa brincadeira", diz a professora Elaine Souza, das turmas 1201 e 1302.

 

 

 


E continua: "então, foi o que eu fiz. Instalei o programa e mãos à obra, isto é, dedos! O momento foi mágico vendo cada aluno apertando as teclas e finalizando seu voto ao som do 'tarararaaaaaaa' da urna, isso foi o máximo! Tiramos fotos dos nossos pequenos eleitores para mostrar a todos que o futuro do nosso país está nas mãos deles. Todas as professoras participaram da nossa inovação com muito gosto, pois sabem da importância desse momento".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Atualmente, quando falamos em educação na escola, devemos nos inserir no mundo real e virtual. Essa conexão está mais próxima deles do que podemos imaginar. Então, porque não trazer o mundo real através da tecnologia para os nossos alunos? Vamos nos conscientizar que cidadania também se faz nas escolas, onde a felicidade é o objetivo de todos", finaliza a professora Elaine Souza.


E então, professor, quer brincar sério com seu aluno?


Aproveite o simulador do TSE muito interessante, clicando no link: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/simulador-de-votacao/simulador-eleicao-2014

 

Acompanhe as ações da E. M. 05.15.007 Francisco Frias da Mesquita através do Facebook: https://www.facebook.com/francisco.friasdamesquita?fref=ts


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share