A A A C
email
Retornando 31 resultados para o mês de 'Dezembro de 2017'

Terça-feira, 26/12/2017

Feira das Nações

Tags: 7ªcre, projetos.

 

Alunos da Escola Municipal Barão da Taquara realizaram a Feira das Nações, no final do quarto bimestre, apresentando  aspectos da  história e cultura  de diversos países.

 

A Feira das Nações da Escola Municipal Barão da Taquara foi desenvolvida durante o segundo semestre, e a exposição dos trabalhos aconteceu no dia 25 de novembro. A feira contou com a participação de todas as turmas, do 6º ao 9º ano, ficando cada turma responsável por um país.

 

 

Pátio interno da Escola.

 

O evento contou também com a participação de todos os professores e funcionários da escola, ficando uma dupla de docentes responsável por acompanhar e avaliar o trabalho de cada uma das turmas. No dia da apresentação dos trabalhos, convidados externos avaliaram o trabalho dos alunos.

 

 Exposição sobre o Brasil.

 

Exposição sobre o México.

 

          Exposição sobre o México.

 

Com a avaliação dos professores durante o processo e a avaliação externa no dia da apresentação foi definida a nota pelo trabalho de cada turma, sendo esta nota usada para a média bimestral dos alunos.

 

 Exposição sobre a Grécia.

 

    Exposição sobre os EUA.

 

   Exposição sobre a China.

 

Exposição sobre Ilhas Salomão.

 

Exposição sobre Emirados Árabes.

 

Cartaz sobre Mandela na exposição da África do Sul.

 

Os países escolhidos para a Feira das Nações foram :Brasil,  México, Grécia, França, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Japão, China, Egito,África do Sul, Emirados Árabes, Quênia, Austrália, Nigéria, Etiópia,  Índia, Peru,  Itália, Portugal , Papua Nova Guiné, Ilhas Fiji, Ilhas Salomão e Coreia do Sul. Na abertura da Feira das Nações,  os alunos participantes da Maratona Castro Alves com melhores produções e os monitores da Sala de Leitura foram premiados.

 

    Mural sobre a Maratona Castro Alves.

 

Apresentação de trabalhos de pop art feito pelos alunos.

 

    Visitação da comunidade escolar.

 

Os trabalhos apresentados foram separados pelas turmas e os alunos apresentaram cartazes com informações diversas sobre os países, maquetes, danças e também aconteceu degustação de algumas comidas ou alimentos típicos dos países.A Feira das Nações foi aberta à visitação para a comunidade escolar .

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Contato da Escola Barão da Taquara:

emtaquara@rioeduca.net

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/12/2017

Orgulho 6.ª CRE: Sejamos Amor e Paz

Tags: 6ªcre, orgulho.

 

No dia 30 de novembro, na Arena Jovelina Pérola Negra, aconteceu a 7.ª edição do Orgulho 6.ª CRE. Ele tem por objetivo homenagear professores e funcionários que foram destaque em suas unidades de lotação durante o ano corrente. Vamos acompanhar como tudo aconteceu?

 

A 1.ª edição do Orgulho 6.ª CRE foi em 2011

 

A Coordenadoria regional de Educação premia os professores e funcionários escolhidos com o troféu Orgulho 6.ª CRE. Os critérios de escolha dos premiados são estabelecidos por cada grupo, mas uma característica comum a todos é a capacidade que têm de fazer a diferença no ambiente de trabalho e na vida pessoal de quem trabalha com eles. Se importar com os outros; colocar sua energia na busca de soluções e não tanto nos problemas; fazer com que o outro veja novas possibilidades e caminhos; estar de bem com a vida; ser alegre e cortês; ser competente; assumir lideranças e riscos; não se exime das responsabilidades indo além do “eu fiz a minha parte”. Este é o perfil do Orgulho 6.ª CRE, das pessoas que fazem a diferença na educação carioca!

A abertura do evento foi feita pelas crianças e professores da Creche Municipal Simone de Beauvoir. A alegria dos pequenos ao cantar e dançar contagiou e emocionou a plateia. Em seguida, tivemos a apresentação da cantora Maynah Faria que homenageou e premiou o Secretário de Educação, César Benjamin, com o troféu Orgulho 6.ª CRE. Os alunos do Ginásio Carioca Coelho Neto declamaram poesias criadas por eles mesmos no projeto Poesia Falada, do PROINAPE. O secretário de ciência, tecnologia e desenvolvimento social, Pedro Fernandes, também foi um dos homenageados do dia por seu talento para surpreender positivamente as pessoas, fazendo “algo a mais” e por ser um líder inspirador.

 

Entrega do troféu Orgulho 6.ª CRE ao Secretário de Educação, César Benjamin e apresentação da cantora Maynah Faria

 

C.M. Simone de Beauvoir e Palavra Cantada com os alunos do G.C. Coelho Neto

 

Homenagem ao secretário de ciência, tecnologia e desenvolvimento social, Pedro Fernandes

 

O diretor da E. M. Paraíba, Prof.º Arnon Duarte, recitou uma poesia “Eternamente Gratidão!”, de sua autoria, em homenagem aos setores da coordenadoria de Educação. “Um dia tão especial que nunca esqueceremos / Das pessoas tão queridas e do orgulho que delas temos / Permitam-me agradecer a tantos que nos ajudam / De cada gerência da CRE que de nossas escolas cuidam / Começando no Gabinete, o coração da CRE / Nossa coordenadora e sua equipe zelando por mim e por você / Assessoria dando apoio pra tudo funcionar / É SEFIP, Censo, Matrícula / Penso que um dia vou enfartar / Protocolo é um entra e sai de documento pra lá e pra cá / O movimento é intenso, o processo não pode parar (...) Compartilho esse troféu com cada um de vocês, que com maestria trabalham sem questionar os porquês / Parabenizo os diretores pelos guerreiros que são / Essa homenagem singela seguida de gratidão.”

 

Prof.º Arnon Duarte recitando a poesia Eternamente Gratidão

 

Apresentaram-se também os alunos do Clube Escolar Pavuna e o cantor Rafael Araújo. O Prof.º Paulo (teclado) e a aluna Yasmin (voz), da E. M. Telêmaco Gonçalves Maia, apresentaram a música “Águas de Março” em homenagem à equipe da E. M. Daniel Piza. que mesmo diante de tantos problemas enfrentados durante este ano com a morte de uma aluna dentro da unidade escolar não perderam a esperança na construção de um mundo melhor através da educação. O encerramento do evento ficou à cargo dos alunos e professores do Núcleo de Arte Grande Otelo. 

Entre uma apresentação e outra, os professores e funcionários das Creches, EDIS, Unidades Escolares de 1.º e 2.º segmentos e Unidades de Extensão eram chamados ao palco para receberem o troféu Orgulho 6.ª CRE. Rongo, Pedro Miranda, Elaine Crespa e Bergue – parceiros culturais da CRE – foram um dos homenageados por seus esforços para inserir a cultura na vida dos jovens e crianças que vivem e estudam em áreas violentas. Foram momentos emocionantes!

 

Apresentações artisticas e homenagem aos professores da E.M. Jornalista e Escritor Daniel Piza

 

Encerramento do evento com a apresentação dos alunos do N. A. Grande Otelo e banda de professores

 

Premiação dos Orgulhos 6.ª CRE

 

Premiação dos Orgulhos 6.ª CRE

 

Premiação dos parceiros culturais da 6.ª CRE

 

Parabéns a todos os Orgulhos 6.ª CRE que fazem do seu local de trabalho um lugar prazeroso através de suas atitudes e da forma como tratam as pessoas que estão ali. Aos poucos, todos à sua volta são contagiados! Com pequenas atitudes vocês conseguiram fazer a diferença na vida de cada criança, jovem e adulto. Fazer a diferença está ao alcance de todos nós! Fazer a diferença é uma atitude, é um estado de espírito e decorre de uma decisão pessoal: eu quero fazer uma positiva diferença para mim mesmo e para as pessoas. É um orgulho ter todos vocês na 6.ª CRE!

 

Quer saber um pouco mais sobre o Orgulho 6.ª CRE? Quer ler a poesia do Prof.º Arnon na íntegra? Quer conhecer os Orgulhos da 6.ª CRE? Entre em contato com o Gabinete da Coordenadoria de Educação! 

6.ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: cre06@rioeduca.net

Telefone: 3017-6989

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/12/2017

Spelling Bee

Tags: 10ªcre, spelling bee.

 

Participação especial dos alunos da 10ª CRE no Spelling Bee


No dia 17 de novembro de 2017, aconteceu na Escola de Formação do Professor Carioca Paula Freire, a final do Spelling Bee das escolas regulares e bilíngues da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, que é um campeonato de soletração em Língua Inglesa. Trata-se de uma espécie do famoso quadro da TV "Soletrando", onde os alunos têm que demonstrar, além das habilidades com o idioma, boa memória e concentração.

A 10ª Coordenadoria Regional de Educação foi muito bem representada na competição das escolas regulares pelos alunos Roberta Cristina dos Santos e William Alexandre de Freitas, ambos da Escola Municipal Haydea Vianna Fiúza de Castro; e pela aluna Isabel Lourenço Castro de Barros, da Escola Municipal Ronald de Carvalho. Além disso, as alunas Giovanna Rangel e Fernanda Rodrigues representaram a Escola Municipal Professora Zulmira Telles da Costa na competição das escolas bilíngues.

 

Alunas Fernanda e Giovanna acompanhadas das professoras Tamiris Carvalho e Michele Calil representando a E. M. Profª Zulmira Telles da Costa

 

— Para os nossos alunos, a escola bilíngue não significa somente ter acesso a uma língua estrangeira, mas é um divisor na sua formação como cidadão do mundo. O projeto é capaz de abrir os horizontes dos alunos para um universo de possibilidades que antes não eram nem imaginadas. Nossos alunos têm a consciência de que o inglês será capaz de mudar suas vidas para melhor. — afirma a professora Michele Calil.

Antes da grande final, os alunos passaram por um intenso processo de preparação junto aos professores. A competição foi muito emocionante, com muitas rodadas de palavras e inclusive rodadas intensas para desempate.

A aluna Isabel Lourenço Castro de Barros conseguiu terminar a competição em primeiro lugar das escolas regulares e ganhou uma bolsa de estudos integral na Cultura Inglesa até o final do curso. Dentre as escolas bilíngues, a aluna Fernanda Rodrigues conquistou o terceiro lugar e recebeu um lindo troféu.

 

Aluna Isabel e professor Marcos com o prêmio do primeiro lugar

 

— No Spelling Bee interno da Escola Municipal Ronald de Carvalho, os alunos perceberam que algo realmente diferente estava acontecendo. O resultado mais evidente que pude perceber disso tudo foi o despertar do interesse dos alunos pela disciplina. Acredito que mais importante que qualquer vitória, é a oportunidade que está sendo dada a essas crianças de promover o estudo da língua inglesa de uma forma divertida, prazerosa e desafiadora. À Isabel, especificamente, a oportunidade de estudar o idioma em um curso de excelência, com uma bolsa de estudos integral, conquistada através de seu próprio esforço e dedicação. — afirma o professor Marcos.

— O Spelling Bee proporcionou à Escola Municipal Haydea Vianna Fiúza de Castro um engajamento não somente dos alunos participantes, mas de todos os alunos e professores, proporcionando atividades interdisciplinares entre Inglês e Artes. O desenvolvimento dos alunos participantes foi muito grande neste projeto e o resultado obtido serviu de exemplo para todos os alunos do Ensino Fundamental. — afirma a professora Gisele.

 

Professora Gisele com seus alunos Roberta e Willian da E. M. Haydea Vianna e aluna Isabel com Professor Marcos Chuvas da E. M. Ronald de Carvalho

 

Parabenizamos os alunos, professores, diretores e responsáveis das Unidades Escolares envolvidas pelo desempenho e pela maneira como se envolveram no projeto.

 

 

Quer saber mais sobre a Escola Bilíngue?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.046) E. M. Professora Zulmira Telles da Costa
Telefone: 3395-3253
Email: emztelles@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/12/2017

Ouro nos Jogos Estudantis com a E. M. Santos Dumont

Tags: 5ªcre, jogos estudantis, medalha de ouro, esporte, queimado.

 

Os jogos estudantis são realizados todo ano pela 5ª Coordenadoria de Educação. É uma competição com várias modalidades e cada escola se inscreve naquela que mais se adequar. A Escola Municipal Santos Dumont se inscreveu na categoria Queimado Feminino e Futsal Masculino, e já assegurou a medalha de ouro com a equipe feminina. Agora é aguardar o resultado das próximas competições!

 

 

A Escola Municipal Santos Dumont, que tem como um dos objetivos o desenvolvimento pleno dos seus alunos, incentivou suas crianças a participarem dos jogos estudantis da 5ª CRE no mês de outubro de 2017, sob orientação do Professor de Educação Física Rodrigo Costa e já conquistaram um resultado excepcional: venceram na primeira categoria feminina de Queimado, com medalha de ouro. Foi feita uma cerimônia de premiação em dia 23/10, com a participação de toda a comunidade escolar que vibrou com o resultado.

 

 

Ainda serão realizadas outras competições com a equipe de Futsal Masculino, que já está muito motivada com a medalha de ouro recebida pela equipe de Queimado. Todos da comunidade escolar estão apoiando e incentivando nossos jogadores.

 

Saiba um pouco mais sobre os Jogos Estudantis:

Os Jogos Estudantis são destinados a alunos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, que estejam dentro da faixa etária citada no artigo 6º do título IV. Art. 8º - A participação nos Jogos Estudantis é restrita aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, cabendo, portanto, às unidades escolares a preparação, a inscrição dos alunos e o acompanhamento técnico e disciplinar dos mesmos. 

 

 

 

São objetivos dos Jogos Estudantis da Cidade do Rio de Janeiro:

  • difundir a prática do esporte com fins educativos;
  • contribuir para a formação para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania;
  • promover o intercâmbio sócio esportivo entre alunos, professores e diretores das diferentes Coordenadorias Regionais;
  • valorizar as atividades grupais como forma de fortalecimento das relações sociais; ? possibilitar aos alunos a descoberta de seus limites e potencialidades.

 

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.15.027) - Escola Municipal Santos Dumont 
Endereço: Pça. 15 De Novembro 29

Bairro: Marechal Hermes
Telefone: 3018-2656 | 3018-2146 | 3018-2134

E-mail: emdumont@rioeduca.net 

Diretora: Sirléa Libonati

Diretora Adjunta: Patricia Tavares

Coordenação Pedagógica: Viviane Pessanha

 


   
           



Yammer Share