A A A C
email
Retornando 31 resultados para o mês de 'Dezembro de 2017'

Terça-feira, 19/12/2017

Rioeduca: Revelando práticas exitosas na Educação!

Tags: 11ªcre, sustentabilidade, meio, ambiente.

 

O Rioeduca está em festa! Sucesso na revelação de práticas exitosas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. CONFIRA!

 

Em outubro foi ao ar no Portal Rioeduca a reportagem sobre alimentação saudável na E. M. Rodrigo Otávio, que tem diminuido bastante a evasão com seu projeto de horta escolar.

Quer ver novamente a reportagem? Clique aqui.

 

Trecho da reportagem que foi ao ar no Rioeduca sobre horta escolar x diminuição da evasão

 

Após a reportagem a repercussão foi muito positiva e a TV Escola, que é uma plataforma de comunicação do Ministério da Educação - MEC, baseada na televisão e distribuída também na internet através do link: tvescola.mec.gov.br, entrou em contato com a escola e realizou uma belíssima reportagem com os alunos envolvidos no projeto da horta escolar.

 

Confira vídeo abaixo:

 

Reportagem da TV Escola que foi ao ar em Novembro

 

O Portal Rioeduca se alegra em ser um dos pioneiros e incentivador na divulgação de práticas bem sucedidas na educação da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, e espera que assim como a E. M. Rodrigo Otávio, cada vez mais escolas ganhem notoriedade nos meios de comunicação, pela qualidade na educação pública!

A E. M. Rodrigo Otávio já foi destaque em jornais locais, confira abaixo!

 

Capa de jornal: Com destaque para alunos e professora Regina da E.M. Rodrigo Otávio

 

 

Jornal local com destaque para os alunos da E.M. Rodrigo Otávio

 

O Rioeduca é um portal feito para e por todos aqueles que sonham e batalham por uma educação pública de excelência na cidade do Rio de Janeiro, professores, diretores, coordenadores, funcionários, merendeiras, servidores da limpeza,  familiares e todos aqueles que acreditam no salto da qualidade da educação pública do Rio. É um portal da Secretaria Municipal de Educação, que visa mostrar os detalhes de tudo o que acontece dentro de cada uma de nossas escolas, creches e EDIs. É um espaço de troca, de aprendizagem e principalmente de alegria. 

Por isso, caso queira nos contar e divulgar mais atividades e práticas pedagógicas de sucesso, entre em contato com o representante Rioeduca da sua Coordenadoria Regional de Educação!

 

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Rodrigo Otávio

Telefone: (021) 3367-7528 e 3383-8867

 

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/12/2017

Pequenos Grandes Escritores

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, riodeleitores.

 

Escola participa de ação projeto, onde textos dos alunos são transformados em livros.

 

Localizada no bairro do Catumbi, a Escola Municipal Estados Unidos atende turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental em dois turnos.

 


Incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura e da escrita, levando os alunos a se perceberem como parte do processo de construção de um livro (autores), além de despertar o gosto pela leitura e escrita, formando estudantes mais críticos com relação ao mundo que o cerca e entender são capazes de desafiar nossa imaginação e possibilitar nosso crescimento intelectual e também enquanto indivíduo são os objetivos principais do “Pequenos Grandes Escritores”, projeto idealizado por Ricardo Monteiro.

 

Alunos Autores reecebendo suas  produções


As atividades do projeto foram desenvolvidas em sala de aula, onde a partir de uma introdução da equipe do PGE (Pequenos e Grandes Escritores), os alunos foram incentivados a escrever e desenhar sobre como viver em paz na comunidade. Após as atividades, os trabalhos foram recolhidos para gráfica, que foi visitada pela turma 1.301 (escolhida como melhor livro). Cada turma teve o seu livro editado e os alunos foram homenageados, em uma festa, recebendo suas produções com a presença dos responsáveis e professores.

 

Responsáveis participando da Cerimônia de Homenagem aos Pequenos Grandes Escritores


“Meu príncipe escreveu um livro, o primeiro de muitos...” nos conta Monica Monteiro, mãe do aluno João Miguel da turma 1101. Já a professora Elaine Carvalho nos fala: “Estou muito feliz de fazer parte da história dos meus alunos de uma forma tão especial...”.


“O Projeto deu aos alunos uma prova de que eles são capazes conquistar o mundo...” nos fala Alda Reis, Diretora Adjunta. “...A partir deste projeto os alunos perceberam que podem viajar o mundo através de suas próprias palavras...” conclui Flavio Oggioni, Secretário Escolar.

 

Equipe do Projeto com Equipe Gestora da Unidade Escolar


Para Saber Mais:

Escola Municipal Estados Unidos

Direção: Alessandra Nunes e Alda Maria Reis

Coordenação Pedagógica: Gabrielle Vieira

Telefone: 2213-5658

E-mail: emeunidos@rioeduca.net


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/12/2017

Projeto: Getúlio Sem Sair do Tom!

Tags: 8ªcre, língua portuguesa, sala de leitura.

 

No ano em que Tom Jobim completaria 90 anos de idade, a Escola Municipal Getúlio Vargas faz uma linda homenagem à memória do grande compositor que marcou a história dos brasileiros. O projeto "Getúlio sem sair do Tom" foi uma combinação de arte, história, emoção e aprendizado. Confira!

 

 

 

Antônio Carlos de Almeida Jobim, mais conhecido pelo seu nome artístico Tom Jobim, foi um importante compositor, maestro e cantor, que ficou conhecido por sua genialidade e também por divulgar em suas canções a beleza da cidade do Rio de Janeiro.

Falar de Tom Jobim e de sua arte é uma maneira prazerosa de elevar a autoestima do carioca, pois suas canções falam muito de sua paixão por essa cidade.

No ano que Tom Jobim completaria 90 anos, sob a orientação da professora Tânia Regina França, a Escola Municipal Getúlio Vargas realiza o projeto "Getúlio sem sair do Tom!".

 

"Neste ano, o compositor Tom Jobim, que foi uma pessoa apaixonada pela cidade do Rio de Janeiro, completaria 90 anos. Como o amor pelo Rio de Janeiro está retratado em quase toda sua obra e nossa escola, que inicia um novo ciclo da sua história, faz parte dessa cidade, o projeto surge como uma necessidade de desenvolver a leitura, a escrita e o comportamento dos alunos perante à nova realidade escolar, que passou a ser uma unidade escolar de turno único (...) também acreditamos que a música, a poesia e os contos podem permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária, de uma forma lúdica."

                                                                              Professora Tânia França - Professora de Língua Portuguesa na E.M. Getúlio Vargas

 

 

 

 

O início do projeto se deu pela apresentação do tema através de uma palestra e exibição de vídeo com textos biográficos.  O objetivo foi fazer com que o aluno se sentisse motivado a conhecer a obra do poeta. No decorrer do período, os alunos participaram de oficinas onde fizeram caricaturas, cartões postais, ilustrações e construção de poemas.

Os alunos realizaram uma detalhada pesquisa sobre o gênero musical Bossa Nova e em seguida, com a ajuda dos professores de Música e Língua Portuguesa, fizeram uma versão de uma das músicas de autoria de Tom Jobim.

As turmas se organizaram e pesquisaram os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Em seguida fizeram maquetes representando-os. O objetivo foi levar os alunos a associar as músicas aos lugares representados nas músicas de Jobim.

Para encerrar o projeto, os alunos apresentaram uma peça teatral que foi escrita por eles e que teve como temática a música "Garota de Ipanema", dos parceiros Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

Todo o projeto trouxe muita satisfação aos seus participantes!

 

 

O Rioeduca parabeniza os alunos do 9º ano da E. M. Getúlio Vargas e seus professores pela realização do projeto

"Getúlio sem sair do Tom!"

 

 

 

 

 

Escola Municipal Getúlio Vargas: emgvargas@rioeduca.net

Diretora: Professora Constancia Kelly

Diretora Adjunta: Professora Marilda Lucas

Coordenadora Pedagógica: Professora Luciane Antunes

 

 

Compartilhe as ações da sua escola no Portal Rioeduca.

Entre em contato!

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 15/12/2017

Eletivas Estimulando a Criatividade dos Alunos

Tags: 10ªcre, ginásio.

 

A importância das eletivas no Ginásio Carioca Aldebarã para contribuir na formação dos alunos


O E/CRE (10.19.016) Ginásio Carioca Aldebarã está localizado na comunidade de Antares, Santa Cruz, Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro. Atende a cerca de 380 alunos, do 7° ao 9° ano, em horário integral. Tem como diretor, o professor Pedro Alves Lima, como diretora adjunta, a professora Laísa Pontes Teixeira Lisboa Martins, e como coordenador pedagógico, o professor Carlos José Oliveira de Souza.

Professora Rosinia, Diretor Pedro, Coordenador Pedagógico Carlos e Professor Leonardo

 

A metodologia desta unidade de ensino se apoia nos princípios educacionais do Protagonismo Juvenil, onde, através de um conjunto de práticas e vivências, visa à elevação dos indicadores de aprendizagem em todas as dimensões.

Além das disciplinas curriculares tradicionais como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Língua Estrangeira e Artes, são oferecidas aos alunos outras disciplinas como Estudo Dirigido, Projeto de Vida e Eletiva. Cada uma delas tenta oferecer recursos para a complementação da formação dos alunos.

O Estudo dirigido tem como objetivo desenvolver a autonomia e o estudo em grupo. Para isso, são realizadas atividades de reforço organizadas pelos próprios alunos; o Projeto de Vida visa gerar reflexões nos alunos sobre seus sonhos e objetivos de vida, especialmente sobre a carreira que desejam seguir e sobre como alcançar suas metas; as disciplinas Eletivas dizem respeito a diversas áreas do conhecimento que não são apresentadas pelo currículo tradicional onde a participação se relaciona às aptidões e interesses dos próprios alunos.

As disciplinas Eletivas de Designer e Artesanato foram uma parceria entre os professores Leonardo Lima (Ciências) e Ronisia Machado (Geografia), que teve como objetivo estimular a criatividade dos estudantes através do planejamento e confecção de peças, dentre elas algumas utilizadas para a decoração de Natal da própria escola.

 

Alunos durante a Eletiva

 

Os objetos criados durante as aulas contaram com o reaproveitamento de alguns materiais de descarte da escola ou da comunidade, tais como: papelão, caixas de leite, fio de instalações elétricas, madeira e papel.

As atividades desta disciplina visaram contribuir para a formação de pessoas responsáveis com relação à produção e ao reaproveitamento do lixo; autônomas para a tomada de decisões que visem à melhoria do espaço comum de convivência; solidárias, considerando que as relações humanas são fundamentais para o desenvolvimento da cidadania; que pudessem ser capazes de conhecer e exercer os seus direitos e deveres mediados pelo diálogo e pelo respeito pelos outros, de maneira democrática, crítica e criativa, mediados pelos valores dos direitos humanos.

 

Professora Rosinia e alunos durante a eletiva

 

— Vivemos um período histórico na educação, de ruptura de paradigmas e remodelação de práticas pedagógicas que nos desafiam a todo instante onde o empoderamento do jovem está diretamente relacionado ao desenvolvimento de sua autonomia e de sua consciência crítica, oferecendo instrumentos para a solução de problemas reais e de seu cotidiano, exercitando a cidadania ao mesmo tempo em que contribuem com a melhoria do espaço em que vivem. — afirma o professor Leonardo.

— Agradecemos aos nossos jovens que abraçaram essa ideia com muita dedicação e por ajudarem a construir um ambiente rico em aprendizagem e crescimento, às nossas merendeiras que reservaram inúmeros materiais de descarte para utilizarmos em nossas eletivas e à direção e coordenação do Ginásio Carioca Aldebarã. – agradece a professora Rosinia.

 

Confecção da árvore de natal

 

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.016) GEC Aldebarã
Telefone: 3395-1985
Email: emaldebara@rioeduca.net

 


 


   
           



Yammer Share