
Sábado, 29/12/2018
E.M. Erpídio Cabral de Souza - Projeto "Eu me concentro eu aprendo."
A professora Elisãngela de Souza da E.M. Erpídio Cabral de Souza realizou o projeto "Eu me concentro, eu aprendo" com o objetivo de estimular a concentração, facilitando o aprendizado. CONFIRA!
O projeto foi realizado no período do mês de setembro e contou com a participação dos alunos da turma 1201, 2º ano Fundamental.
Cada aluno recebeu da professora cinco metros de lã e duas formas de papelão no formato de círculo com um furo no meio, eles deveriam passar a lã ao redor da forma passando por dentro do furo até preencher todo o círculo. Neste momento todos os alunos prestaram atenção e se concentraram no que estavam fazendo para não errar. Todos se empenharam em terminar logo.
Para a concretização do projeto foram utilizados materiais como: papelão, lã, tesoura, elástico. Com esses materiais foi possível estudar formas geométricas, medidas de comprimento, além da concentração dos alunos.
Foi um momento divertido e de muito aprendizado. Houve também muita colaboração entre os colegas, pois alguns tiveram dificuldade em passar a lã pelo centro do círculo.
Ao final desta etapa a professora cortou e amarrou em elástico e a lã enrolada se transformou em um pompom- pula –pula. Todos se divertiram muito, foi gratificante ver o sorriso no rosto de cada um. E que venha o próximo projeto!
Parabéns pelo trabalho realizado!
Quer saber mais sobre?
Unidade Escolar: E/CRE(04.30.015) - Escola Municipal Erpídio Cabral de Souza
Diretor: LILIAN REGINA MARTINS MELO
Telefone: 3438-4857
Contato para publicações:


Sábado, 29/12/2018
Chá com Poesias na E.M. Santos Dumont
No final do ano de 2018, a Escola Municipal Santos Dumont viu o dia do desabrochar das sementes da alfabetização plantadas desde a Educação Infantil e que começaram a florescer. Confira!
Na última semana de outubro, foi realizada a Primavera da Leitura nas turmas do 1º ano da Professora Luydmila Bastos, com o objetivo de proporcionar um Chá de Poesias para as famílias, envolvendo toda a comunidade escolar nesse projeto que foi um sucesso.
Nessa Segunda edição da Primavera da Leitura na E. M. Santos Dumont, trabalhamos poesias, onde os responsáveis puderam saborear a leitura de deliciosos poemas, realizada por nossos pequenos leitores do 1°ano. Momentos que ficarão guardados na memória!
Foram trabalhadas as poesias de Vinícius de Moraes e os alunos recitaram a poesia do Girassol, tema central do evento. Esse foi um projeto que teve participação na Festa Literária da Rede Municipal de Ensino – FLIRME/RJ.
A realização da FLIRME/RJ - Festa Literária da Rede Municipal de Ensino é um movimento ímpar na educação carioca. Pela primeira vez, escolas, creches, espaços de desenvolvimento infantil, bibliotecas escolares, Coordenadorias e Nível Central tiveram a oportunidade de vivenciar, de 16 de outubro a 08 de novembro, inúmeras experiências que tiveram a leitura e as artes como temas centrais. Como protagonistas das ações, destacamos os alunos de nossa cidade, que participaram de momentos bastante significativos, planejados e desenvolvidos pelos profissionais que, muito especialmente, fazem mediação de leitura literária: professores e bibliotecários. Os registros mostram envolvimento expressivo das comunidades escolares, que tiveram oportunidade de realizar atividades diferenciadas, comprovando que a educação é, realmente, o caminho para a transformação de uma sociedade.
Fonte: Gerência de Leitura e Audiovisual
A seguir, a poesia Girassol, uma das poesias trabalhadas no projeto:
O GIRASSOL
Sempre que o sol
Pinta de anil
Todo o céu
O girassol
Fica um gentil
Carrossel.
O girassol é o carrossel das abelhas.
Pretas e vermelhas
Ali ficam elas
Brincando, fedelhas
Nas pétalas amarelas.
— Vamos brincar de carrossel, pessoal?
— “Roda, roda, carrossel
Roda, roda, rodador
Vai rodando, dando mel
Vai rodando, dando flor.”
— Marimbondo não pode ir que é bicho mau!
— Besouro é muito pesado!
— Borboleta tem que fingir de borboleta na entrada!
— Dona Cigarra fica tocando seu realejo!
— “Roda, roda, carrossel
Gira, gira, girassol
Redondinho como o céu
Marelinho como o sol.”
E o girassol vai girando dia afora...
O girassol é o carrossel das abelhas.
Parabéns pelo excelente trabalho realizado!
Sobre a escola:
Escola Municipal Santos Dumont
Diretora: Sirlea Mesquita Libonati
Diretora Adjunta: Patricia Tavares
Coordenadora: Viviane Pessanha
Telefone: 3018-2134 | 3018-2656
E-mail: emdumont@rioeduca.net


Sábado, 29/12/2018
Projeto Cidadania e Alegria na Escola Átila Nunes Neto
O Projeto Cidadania & Alegria da Escola Municipal Átila Nunes Neto foi semestral, ocorreu no período de agosto a dezembro, contou com o envolvimento de todos os professores e todas as turmas da escola.
O projeto Cidadania & Alegria da Escola Átila Nunes Neto teve como objetivo geral proporcionar ao aluno que ele se conscientize da necessidade do respeito mútuo, através do reconhecimento da aplicação de direitos e deveres de cada um, formando valores éticos para o exercício da cidadania e cumprindo assim com o papel da escola: favorecer uma aprendizagem significativa na formação de cidadãos críticos, conscientes e criativos.
Os temas desenvolvidos, de acordo com o projeto, perpassaram por identidade, eleições, reciclagem, preservação do meio ambiente e valores.
Máscaras Cerimoniais - Atividade de artes plásticas com papelão, desenvolvida pela professora Márcia Giovana.
As atividades da Educação Infantil perpassaram por temas como reciclagem e meio ambiente. As turmas do 1º ano trabalharam a reciclagem e a preservação do ambiente aquático. As turmas do 2º ano trabalharam a cidadania através da consciência ambiental e no trânsito. Já as do 3º ano a construção de brinquedos com sucata, com o artista Ivan Cruz.
Mural feito com trabalhos da Educação Infantil.
Alunos do 1º ano e o trabalho feito sobre preservação aquática.
2ºano e a preservação da água.
2º ano - apresentação dos trabalhos sobre a cidadania através da consciência ambiental e no trânsito.
3º ano - construção de brinquedos com sucata, com o artista Ivan Cruz. As memórias e os valores como o amor, através da história “Colcha de Retalhos.
As memórias e os valores como o amor, através da história “Colcha de Retalhos”, com as relações construídas na família e na escola. As turmas do 4º ano trabalharam a cidadania, através das eleições com três autores, para a escolha do nome da sala de leitura. As turmas do 5º ano trabalharam a proposta da consciência negra, uma questão de cidadania, com as Professoras Roberta Nunes e Márcia Magalhães. As turmas do 5º ano trabalharam a proposta da consciência negra, uma questão de cidadania, com as Professoras Roberta Nunes e Márcia Magalhães.
4º ano - trabalhando a cidadania, através das eleições com três autores, para a escolha do nome da sala de leitura.
5º ano - apresntação de trabalhos com a proposta da consciência negra, uma questão de cidadania.
6º ano - Mural : Não deixe que a cor da pele impeça de enxergar quem somos.
A culminância aconteceu no dia 05 de dezembro com exposição aberta a comunidade escolar. Nos intervalos da exposição teve apresentações de dança (com o grupo de alunos que participou da Mostra de Dança), música (violão e violino, com alunos da escola) e da orquestra de garrafas (alunos da turma 1303) que participou da Orquestra Sinfônica Jovens Cariocas.
Apresentação de dança e música.
Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!
Contato para publicações:
robertavitagliano@rioeduca.net
Contato da E.M. Átila Nunes Neto:
Contato para publicações:


Sexta-feira, 28/12/2018
Leituras que Cantam e Encantam o Universo Infantil
A Creche Jardim dos Vieiras desenvolveu os projetos “Surpresas no Balão” e “Palavras, muitas palavras” referentes a literatura infantil envolvendo a família no ambiente literário.
A Creche Municipal Jardim dos Vieiras está localizada a Estrada dos Vieiras, s/n° - Paciência, zona oeste do Rio de Janeiro. Tem cinco salas e atende 100 crianças na faixa etária de 2 a 3 anos, com três turmas integrais (Maternal I e II) e uma turma parcial (Maternal II). Tem como diretora, a professora Cristiane Vilela Soares da Silva, como diretora adjunta, a professora Silvina Ascenção Soares e, como professora articuladora, a professora Iara Ferreira Cortes. O quadro de funcionários da Unidade Escolar é composto por quatro professores de Educação Infantil e nove agentes de educação infantil.
Baseando-se nas obras de grandes autores da literatura infantil, todo corpo docente e discente da instituição, encontra-se motivado para que juntos, possam formar grandes leitores no momento em que a tecnologia se faz presente no cotidiano de todos.
No decorrer do ano letivo, foi trabalhado o eixo gerador: “Leituras que Cantam e Encantam o Universo Infantil”, tendo como norte o universo infantil de brincadeiras e descobertas, que pode ser uma grande inspiração para os mais brilhantes poetas, uma vez que, diversos deles que fizeram e fazem parte da história da literatura brasileira enveredaram pelo caminho da poesia infantil.
Alunos da turma EI 33
O projeto proporciona a criança momentos para tocar o livro, folhear, de forma que ela tenha um contato mais íntimo com o objeto do seu interesse. A partir daí, ela começa a gostar dos livros, perceber que eles fazem parte de um mundo fascinante, onde a fantasia apresenta-se por meio de palavras e desenhos. Além de oportunizar momentos de prazer através da leitura, apresentar obras de alguns autores específicos, tais como: Mary e Eliardo França, Vinicius de Moraes, Ruth Rocha e Cecília Meireles. O mesmo foi dividido em dois subprojetos referentes à Literatura Infantil, no primeiro semestre aconteceu o projeto “Surpresas no Balão” e no segundo semestre o projeto “Palavras, muitas palavras”.
— Ao elaborar este projeto, pensamos no verdadeiro sentido da leitura, “O gostar de ler”. A criança precisa ter vontade e descobrir o prazer diante de um livro e para isso, precisamos proporcionar momentos agradáveis. Nosso objetivo também é envolver a família neste Universo literário. Gostamos muito da citação de João Luís de Almeida Machado (doutor em Educação) - Ler histórias para as crianças e fazer com que elas entrem no clima das tramas relatadas cria verdadeira empatia com a leitura entre os pequenos e leva ao cultivo desse salutar hábito em etapas posteriores de suas vidas. — afirma a diretora Cristiane
Contação de histórias
— A leitura é importante porque estimula a criatividade e a imaginação das pessoas. Ela é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento das crianças, a começar pelas percepções de tudo que está ao seu redor, palavras, letras, números, cores, formas, animais, sentidos e sentimentos. O momento de leitura para turma EI 32 é enriquecedor e prazeroso. — afirma a professora Renata Gomes da Silva
Ao estimular o interesse das crianças pelos livros é necessário ensinar a cuidar corretamente dos mesmos. É fundamental deixar que as crianças tenham acesso aos livros e os manuseiem para que sintam prazer, porém interagir com o livro precisa de certos cuidados maneira. Durante o ano letivo, toda sexta-feira as crianças levam uma bolsa literária que foi customizada com o tema da sala.
— O projeto vem agregar mais valores ao Universo da Educação Infantil, pois proporciona e inicia a criança no gosto e o prazer da leitura, unindo todos os segmentos desde a família e a unidade escolar .Oportunizar a aprendizagem pelo lúdico, o mundo imaginário é estar contribuindo para formação de cidadãos críticos. — afirma a professora Andrea Ferrerreiz de Oliveira.
Aluna Sara Vitória e o responsável com a Bolsa Literária
— A atividade Bolsa Literária foi de grande valia, pois ao praticar o trabalho com minha filha, toda família foi envolvida. É tão importante que gostaria de levar todo final de semana, porque cultura nunca é demais. O projeto proporcionou um momento de união com a família que em várias ocasiões não conseguimos estar juntos. — afirma o responsável Renato Gomes, pai da aluna Sara Vitória.
Alunos em atividade após leitura do livro
Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.
E/CRE (10.19.603) Creche Municipal Jardim dos Vieiras
E-mail: cmjvieiras@rioeduca.net
Telefones: 3314-5156
Contato para publicações:

