
Segunda-feira, 17/12/2018
Secretaria de Educação entrega Prêmio Anísio Teixeira
A Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega do prêmio Anísio Teixeira 2018, concedido anualmente aos servidores vencedores do concurso de monografias com conteúdos ligados à educação pública no Município do Rio de Janeiro. "O problema da reprovação escolar" foi o tema abordado nesta edição. Foram aceitos textos acadêmicos e, pela primeira vez, trabalhos literários.
"O Brasil, durante muitos anos, teve uma compreensão incorreta sobre reprovação escolar. Trazer para a Rede Municipal a discussão sobre esse tema é sempre muito relevante" ressaltou o diretor da Escola de Formação Paulo Freire, Marcio da Costa.
O concurso é mais uma iniciativa da SME de valorização daqueles que com o seu fazer, em diferentes espaços da Rede, e sensibilizados pelos seus contextos, são convidados a externar sua criatividade e pesquisa, dando forma a suas ideias.
"Em um grande esforço, a Rede parou para refletir sobre um assunto tão importante. Entre suas pesquisas e análises ainda apresentaram propostas para minimizar o problema" parabenizou o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Cláudio Maia.
Todos os servidores municipais da Educação lotados nas unidades escolares, creches, Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) puderam participar.
A comissão avaliadora, composta pelos professores doutores Rodrigo Rosistolato (UFRJ), Eliane Ribeiro (UNIRIO) e Debora Foguel (UFRJ), escolheu os cinco melhores trabalhos. As monografias serão publicadas e cada autor receberá um prêmio no valor de R$ 5.000,00. Outros dois bons trabalhos também serão indicados pela banca para publicação.
Entre as monografias premiadas está o trabalho do professor de História João Carlos de Souza. O docente escolheu como campo de pesquisa uma unidade escolar com mais de 1400 alunos da Educação Infantil, Primário e Educação de Jovens e Adultos e atendimento em três turnos. O trabalho intitulado "Superando a Reprovação Escolar: o caso de uma escola municipal de baixo nível socioeconômico", manteve o anonimato da escola acompanhada.
"Mesmo com uma gestão árdua, por conta da quantidade dos seus estudantes, a escola apresentou excelentes resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2015, por exemplo, a meta da unidade era 4,7 e ela alcançou 6,2" citou o professor que explicou que seu principal objetivo foi dar visibilidade às escolas que realizam bons trabalhos apesar de todos os desafios.
Monografias indicadas para premiação e publicação:
Título: Políticas Públicas: A Avaliação Educacional no Município do Rio de Janeiro - 1996 a 2016
Por: Ana Paula Lima da Silva
Categoria: texto acadêmico
Cargo: Professor de Educação Infantil
C.M. Padre Valter da Costa Santos (9ª CRE)
Título: Superando a Reprovação Escolar: o caso de uma escola municipal de baixo nível socioeconômico
Por: João Carlos de Souza Anhaia Gino
Categoria: texto acadêmico
Cargo: Professor de Ensino Fundamental - História
E.M. Dilermando Cruz (4ª CRE)
Título: Tecnologia Digital e Neuroaprendizagem, Caminhos para a Superação da Dificuldade de Aprendizagem na Alfabetização
Por: Lyvia Teixeira Santos Silva
Categoria: texto acadêmico
Cargo: Professor de Ensino Fundamental
E.M. Desembargador Ney Palmeiro (7ª CRE)
Título: Na Busca por Caminhos para a Aprovação Escolar
Por: Maria Eny Leandro Picozzi
Categoria: texto acadêmico
Cargo: Professor II
E.M. Paraguai (5ª CRE)
Título: Reprovação Escolar: Os Fins (Educar) Justificam os Meios (Reprovar)?
Por: Anderson Paulino de Souza
Categoria: texto literário
Cargo: Professor
E.M. Gaspar Vianna (5ª CRE)
Monografias indicadas para publicação
Título: Entre a Reprovação Silenciosa e a Aprovação Automática: Análise do Sistema Gerencial Acadêmico (SGA) dos Alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) do Município do Rio De Janeiro
Por: Carla da Mota Souza
Categoria: texto acadêmico
Cargo: Professor II
CIEP Margaret Mee (7ª CRE)
Título: Literatura e Microconto: A Importância da Leitura e da Reescritura para o Ensino
Por: Damiana Maria de Carvalho
Categoria: texto acadêmico
Cargo: Professor I - Língua portuguesa
E.M. Pereira Passos (1ª CRE)
Fonte: ASCOM SME


Segunda-feira, 17/12/2018
Ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 24 e 31 de dezembro de 2018
DECRETO RIO Nº 45478 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2018
Estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 24 e 31 de dezembro de 2018 e dá outras providências.
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,
DECRETA:
Art. 1º O ponto será facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 24 e 31 de dezembro de 2018, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação.
Art. 2º A Secretaria Municipal de Saúde editará Resolução regulamentando o expediente nas Unidades de Saúde da Rede Pública Municipal.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.
Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2018; 454º ano da fundação da Cidade.
MARCELO CRIVELLA
Fonte: Diário Oficial página 22


Segunda-feira, 17/12/2018
A Prefeitura do Rio está elaborando o Plano de Desenvolvimento Sustentável
Você já conhece a Agenda ONU 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
A Prefeitura do Rio está elaborando o Plano de Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de criar a Agenda Rio 2030. Uma ótima iniciativa para discutirmos os grandes desafios de nossa cidade.
A sua primeira oportunidade de participar já está no ar!
Queremos saber a sua opinião sobre quais ODS são mais importantes para você e a sua comunidade.
Para participar, entre em: tinyurl.com/consulta1-pds
Em apenas 2 minutos, contribua para construir uma cidade melhor para você e sua família. Não perca! Essa primeira votação será encerrada em poucas semanas.
Para saber mais, entre em http://participa.rio/pds
Equipe do Escritório de Planejamento


Sexta-feira, 14/12/2018
"Se Senta", Vou contar uma História e Você faz Parte Dela
A Sala de Leitura da Escola Municipal Barão do Amparo desenvolveu um projeto de leitura encantador, que foi exposto na Semana de Alfabetização e na FLIRME/RJ desse ano.
Confira!
Objetivo do projeto:
• Utilizar a sala de leitura como espaço privilegiado para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais necessárias à aprendizagem e ao convívio social, favorecendo também o desenvolvimento da criatividade, o prazer da leitura, da interpretação de textos, facilitando a assimilação de conteúdos.
Mural da Escola
A E.M. Barão do Amparo, em 2018, completou sessenta anos, e estamos em festa! A professora Márcia Brum, regente de Sala de Leitura, fez o seu Projeto “Se Senta”
Sala de Leitura
Durante os três primeiros bimestres, com o seu Projeto, os alunos mergulharam em um mundo de fantasias, histórias, ilustrações, ouvindo, lendo, contando, recontando, desenhando e ressignificando os vários autores da Sala de Leitura Ana Maria Machado, que é o coração da Unidade Escolar e que oxigena todas as outras salas com o prazer da leitura.
Todos os alunos participaram do 1º ao 5ºano, Classe especial e Educação Infantil com a mediação da professora Marcia Brum. Eles fizeram sessenta e dois livros, textos cubos, ilustrações cada um contribuindo com suas particularidades.
Exposição na Semana de Alfabetização
Os livros ficaram expostos na Sala de Leitura e durante a VI Semana da Alfabetização e na FLIRME/RJ, que também contou com os trabalhos desenvolvidos pela professora Mônica Faraj, da turma 1201, sobre neologismos. Quando os trabalhos foram expostos no pátio da escola, os alunos vibraram ao reconhecer suas obras.
Exposição na FLIRME/RJ
Parabéns a E.M. Barão do Amparo pelo trabalho de excelência!
Texto enviado pela Coordenadora Pedagógica Carmem Rita.
Sobre a escola:
Unidade Escolar: Escola Municipal Barão do Amparo
Diretor: ELOISA JESUS DA SILVA
Diretor Adjunto: SHEILA RAMALHO
Endereço: Rua Ana Teles 30, Campinho
Telefone: 3018-2319 | 3018-2463
E-mail: emamparo@rioeduca.net

