A A A C
email
Retornando 63 resultados para o mês de 'Dezembro de 2018'

Quarta-feira, 26/12/2018

CIEP Coronel Sarmento em Concerto de Natal

Tags: 3acre, natal, orquestra.

 

 O dia 07 de dezembro trouxe  muita emoção à toda comunidade escolar do CIEP Coronel Sarmento. A unidade recebeu o Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca.

 

Que alegria! Confira! 

 

 

Uma manhã muito especial no CIEP CORONEL SARMENTO. A comunidade escolar recebeu a apresentação de Natal da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Rivadavia Corrêa. Entre os convidados, o professor Carlos Antonio de Matos, Coordenador da 3ªCRE, a professora Elisa Fernandes, Assessora Adjunta da CRE, a professora Adriana Carvalho - Gerente da GED da 3ªCRE além de outras gerentes da Coordenadoria, escolas do entorno e alunos da Unidade. Foi um privilégio ouvir música de qualidade tocada pelos alunos da Rede.

 

 

 

O Concerto de Natal começou com uma mensagem de acolhimento ministrada pelo Coordenador da 3ª CRE aos presentes. Ele agradeceu à diretora da Escola professora Vera e à toda equipe organizadora do evento. Em seguida, chamou Moana maestrina responsável, na Secretaria Municipal de Educação, pelo projeto Orquestra Sinfônia Juvenil Carioca. 

 

 

 

 

A maestrina fez um breve relato a todos sobre a apresentação, sobre o projeto e convidou novos alunos para ingressarem à Orquestra no ano que vem. Os alunos da Unidade e também das Unidades do entorno ficaram encantados com o trabalho dos seus colegas da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, acompanhando com atenção e aplaudindo cada peça apresentada.

 

 

 

 

O CIEP Coronel Sarmento também possui uma orquestra, composta por alunos do próprio CIEP, a Orquestra de garrafas regida pela professora Karita Felício. Nessa experiência não se realiza apenas um trabalho musical, como também se trabalha  conceitos de sustentabilidade e reutilização de materiais.

 

 

 

Após a execução das Orquestras, o Coordenador deu os votos de Feliz Natal aos presentes  e homenageou a maestrina Moana e a diretora do CIEP Professora Vera Caetano.

 

 

 

 

Para saber maiores informações: 

CIEP CORONEL SARMENTOciepasarmento@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/12/2018

Brincando Também se Aprende Matemática

Tags: 2ªcre, literatura, matemática.

 

Os alunos do terceiro ano da Escola Municipal Albert Schweitzer estudaram os conceitos da divisão de uma forma dinâmica e divertida.

 

 

A professora Viviane Lima, regente da turma 1.301 na Escola Municipal Albert Schweitzer, contou ao portal Rioeduca como apresentou aos alunos os conceitos de divisão. A professora relata que trabalhou este conceito matemático contando histórias e usando balinhas de chocolate.


O projeto foi realizado no quarto bimestre e durou uma semana. O objetivo principal foi introduzir o conhecimento inicial da divisão, através de mecanismos interdisciplinares.

 

 

 


A professora partiu do princípio que trabalhar de forma lúdica, ajuda a melhorar o entendimento e apreensão do conteúdo pelas crianças. Para tal, usou o livro “O menino, o dinheiro e os três cofrinhos”, de Reinaldo Domingos, como ferramenta pedagógica, buscando a interdisciplinaridade português-matemática.


Primeiramente, a professora contou à turma a história, segurando o livro em uma das mãos e uma porquinha, feita de material reciclável, na outra. Após isto, passou então à interpretação oral, apresentando aos alunos as questões relacionadas abaixo:

 

  • Quais eram os três cofrinhos do menino?
     
  • Quando ele ganhou os cofrinhos?
     
  • O que ele fez com os cofrinhos?
     
  • Qual o primeiro sonho realizado?
     
  • Qual a cor do segundo cofrinho do menino?
     
  • Qual o segundo sonho realizado?
     
  • Para quem o menino comprou o terceiro cofrinho?
     
  • Por que o menino comprou um cofrinho para seu pai?
     
  • O que eles conseguiram comprar com as economias do cofrinho branco?

 

 

 

Logo após, as crianças receberam uma folha contendo o desenho dos três porquinhos da história e um copo cheio de balinhas. E a professora lançou um desafio matemático, no qual os alunos precisariam dividir o número de balas recebidas pela quantidade de porquinhos.


Após a leitura de cada desafio, os alunos distribuíram as balinhas no quadro desenhado abaixo de cada porquinho.

 

 

 


Ao final das atividades, os alunos puderam comer as balinhas. A professora percebeu que, motivados pelo êxito e ludicidade da estratégia adotada para o trabalho, todos participaram com entusiasmo. Pôde então compreender que, para as crianças, a aprendizagem foi bastante prazerosa e gostosa!.

 

Agradecemos a professora Viviane Lima por compartilhar conosco esta atividade interdisciplinar que motivou os alunos a aprenderem os conceitos matemáticos.

 

 

Quer saber mais?

O contato da Escola Municipal Albert Schweitzer é: emschweitzer@rioeduca.net

Telefones: 2245-5572 2225-1692

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/12/2018

Aqui Geramos Gentileza

Tags: 7ªcre, projetos.

 

Como parte do Projeto de 2018, o CIEP Pablo Neruda desenvolveu o projeto Aqui Geramos Gentileza, apresentando o Profeta Gentileza, personagem marcante que nasceu em São Paulo, viveu pregando amor e paz, deixando, assim, sua marca na cidade do Rio de Janeiro.

 

Observando o envolvimento dos alunos e da comunidade escolar, a equipe pedagógica do CIEP Pablo Neruda percebeu a necessidade de trabalhar mais a cultura popular. Além de, pensar na melhoria das relações, estabelecendo assim, três pilares para o projeto, são eles: mais gentileza, mais cultura e mais alegria.

 

 

No 3º bimestre, com o objetivo de conhecer e valorizar a própria cultura; sentir-se como parte integrante dela; resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira e sua diversidade foi desenvolvido, pelos professores regentes, professores de Educação Física, Artes, Inglês e Sala de Leitura, os seguintes trabalhos:

 

Educação Infantil

Lendas e histórias em geral, teatro, músicas, preservação do meio ambiente, usando sempre a intencionalidade e a ludicidade nas atividades.

 

        Apresentação da Linda Rosa Juvenil.

 

1º ano – Região Sudeste

Mapa da região, estados e capitais, pontos turísticos, culinária, as comunidades nas grandes cidades e danças típicas da região.

 

              Apresentação de trabalhos sobre a região Sudeste.

 

 

Apresentação do samba.

 

Apresentação de quadrilha.   

 

2º ano – Região Centro-Oeste

Mapa da região, estados e capitais, pontos turísticos, culinária, preservação do ambiente, personagens e danças típicas da região.

 

    Apresentação de dança.

 

3º ano – Região Sul

Mapa da região, estados e capitais, pontos turísticos, lendas e histórias, festas da região, personagens e danças típicas.

         Apresentação da dança do pau de fitas.

 

   Apresentação da dança do pezinho.

 

 

4º ano – Região Nordeste

Mapa da região, estados e capitais, pontos turísticos, culinária, preservação do ambiente, artesanato, personagens e danças típicas.

  Apresentação do Maculelê.

 

5º ano – Região Norte

Mapa da região, estados e capitais, pontos turísticos, culinária, preservação do ambiente, artesanato, lendas e histórias, personagens e danças típicas.

 

Apresentação do Carimbó.

 

          Apresentação da dança do  Boi Garantido.

 

 

Após conhecerem através de imagens, vídeos, e objetos que foram trazidos pelos professores e até mesmo pelos próprios alunos e seus responsáveis, além de conversas e debates durante o 3º bimestre, os alunos confeccionaram cartazes e maquetes que foram expostos e junto com seus professores ensaiaram as danças típicas para apresentação no dia da culminância, que aconteceu com a festa CIEP Gera Cultura, Cultura Gera Gentileza.

 

     Equipe da unidade escolar.

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

Contato do CIEP Pablo Neruda:

ciepneruda@rioeduca.net

 

Telefone: 3432-8711 

 

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/12/2018

Projeto "Vou Te Contar" de incentivo a leitura

Tags: 2ªcre, alfabetizacao, literatura.

 

Os alunos da Escola Municipal Conselheiro Mayrink participaram de um projeto de incentivo à leitura.

 

A professora Cristiane Joazeiro, Coordenadora Pedagógica, da Escola Municipal Conselheiro Mayrink entrou em contato com o portal Rioeduca e compartilhou o projeto de incentivo a leitura realizado na Unidade Escolar.

 

O projeto que recebeu o nome de “Vou Te Contar” foi realizado com as turmas da Educação Infantil, 4º e 5º anos, sob a orientação da professora Angela Ramos, regente da Sala de Leitura.

 

 

 


O projeto teve vários objetivos e dentre eles: desenvolver o hábito/prazer pela leitura como prática social; exercitar a habilidade da leitura; desenvolver a escuta atenta; ampliar a formação e visão de mundo; valorizar o livro físico.


Na primeira etapa da atividade, a professora Angela, responsável pela Sala de Leitura, conversou com os alunos de 4º e 5º anos, em suas respectivas aulas, sobre os livros que foram selecionados para a atividade. Os alunos foram convidados a escolher um livro cada um para treinar a leitura em casa, já que teriam que ler para os pequenos. Na segunda etapa, os alunos treinaram a leitura com seus próprios amigos de turma, nas aulas de Sala de Leitura.

 

 

 

 

Na última etapa, a professora marcou um dia com as turmas que estavam treinando a leitura e os alunos da Educação Infantil foram convidados a ouvir essas histórias, contadas pelos alunos maiores. Dessa maneira, a criança maior dividiu um colchonete com a criança menor para lhe contar a história.

 

 

 


A contação de histórias foi simultânea, quem acabava de contar, sinalizava para a professora e ela trocava os leitores. Cada criança da Educação Infantil ouviu aproximadamente de três a quatro histórias na mesma atividade. Os livros selecionados apresentavam textos curtos e simples para que a Educação Infantil conseguisse acompanhar e ouvir muitas histórias na mesma atividade. A preocupação com o tipo de texto também foi importante para que as turmas de 4º e 5º anos pudessem ler com segurança e tranquilidade.

 

 

 

 

A professora a turma da Educação Infantil e os alunos leitores deixaram seus depoimentos sobre o projeto:

 

“As crianças gostaram muito da atividade, além de ter propiciado a interação entre as crianças.” Michele Firmino – Professora da Ed. Infantil.

 

“As crianças gostaram de ouvir as histórias que a gente contou. É uma oportunidade para eles.” Matheus 1501.

 

“Gostei porque as crianças prestaram a atenção. A gente se sente feliz. Ler em voz alta para outra pessoa melhora a nossa leitura.”Giovanna 1501.


“Gostei porque eu nunca tinha feito isso. Foi uma experiência muito boa. Poder ler para uma criança pequena, estimula a gente a ler.” Maria Luíza 1501.

 

“Ótimo porque conheci mais e me senti feliz. Agora não tenho mais vergonha de ler na frente de ninguém.” Sophia Campos 1501.


“Gostei porque eu gaguejava muito na hora de ler e melhorei.”Thamires 1501.

 

 

Agradecemos a equipe pedagógica por compartilhar conosco relatos de uma atividade que incentivou o trabalho em equipe, a interação entre os alunos de diferentes turmas e o incentivo à leitura. Desejamos sucesso a toda comunidade escolar!

 

Quer saber mais?

O contato da Escola Municipal Conselheiro Mayrink é: emmayrink@rioeduca.net

Telefones: 2284-1627  ou 2264-6279

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

 

 

  


   
           



Yammer Share