A A A C
email
Retornando 63 resultados para o mês de 'Dezembro de 2018'

Segunda-feira, 24/12/2018

África: Identidade, Cultura, Tradição e Consciência Acima de todas as cores

Tags: 1ªcre, eventos, projeto, diversidade.

 

Projeto sobre Identidade, Cultura, Tradição e Consciência movimenta escola da 1ª CRE.


A Escola Municipal Pereira Passos, que atende turmas da Educação Infantil ao 9º ano, desenvolveu neste último bimestre o projeto “África: Identidade, Cultura, Tradição, Consciência Acima de todas as cores”

 

 


O projeto surgiu a partir da percepção de que era importante refletir sobre a diversidade e valorizar toda contribuição cultural que os afrodescendentes trouxeram para nosso país e que está, mais do que representado e inserido no dia a dia da comunidade escolar. Além disso, desde o início do ano, o corpo docente, percebendo a necessidade, levou para o cotidiano escolar o debate sobre a Tolerância.

 

Sendo assim, o encerramento de todo o trabalho anual não poderia ser outro, senão um resgate da cultura africana com toda sua diversidade, valorizando e conscientizando sobre a importância do negro na construção de nossa história e reconhecendo que, independente das diferenças, somos todos iguais unidos por uma crença comum: o desejo de oportunidade e igualdade para todos.

 

 


Todas as turmas fizeram um trabalho de pesquisa e escolheram um tema e uma linha de trabalho. Houve debate, contação de histórias e descoberta de lendas como a OBAX, a Abayomi, a Galinha da Angola. Histórias que saíram das páginas de um livro e viraram chaveiros, panôs, murais.

 

A confecção de mapas da África e do Brasil estreitou os laços. Bandeiras foram confeccionadas, países e suas culturas descobertas, músicas foram cantadas, mulheres negras de destaque foram descobertas, personalidades viraram destaque nos murais e máscaras foram confeccionadas.

Um texto contra o racismo foi escrito e encenado pelos alunos, convictos de que são capazes de fazer a diferença.

 

 

 

 

 


O 9º ano fez a diferença. Os professores falaram da culinária, provaram o cuscuz preparado pelos alunos. A canjica foi oferecida pela equipe da cozinha e agentes educadoras, uma degustação de sucesso. Teve também cartaz da Consciência, vocabulário descoberto, palestra de convidado, dando depoimento de perseverança e de sucesso.

 

 

 

 

Para fechar, todos assistiam a coreografia de “Odara”, com música de Caetano Veloso e um rap que fala que somos iguais não importa a cor da nossa pele. A escola toda assistiu, a praça assistiu, todos viram o grupo de dança, com alunos dos dois turnos das turmas do 6º ao 9º ano. Com a dança os estudantes expressaram toda a “Odara” libertadora e  consciente, simplesmente cantando, dançando e celebrando com a alegria toda a origem com orgulho e respeito.

 

 

 


A escola “deu um pulo ali na África” e resgatou nossa identidade, cultura e tradição!

 

 

 

 

 “Sensação, convicção de que vale a pena tudo que fazemos no dia a dia da escola. A escola pública e de qualidade, nós construímos! ”relata a diretora da unidade, Andrea Mota.


Gleice Valadares, responsável por aluno do 7º ano, nos diz: “Você não tem ideia do nível da exposição cultural sobre cultura negra e suas influências foi feito pelos alunos...”

 

CLIQUE NA FOTO ABAIXO E ASSISTA A APRESENTAÇÃO "ODARA"

 

 

PARA SABER MAIS:

Escola Municipal Pereira Passos

Telefone: 2273-5599

E-mail: emppassos@rioeduca.net

 

Contato para publicações:


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 24/12/2018

Festival InterAgindo - Projeto Vôlei em Rede

Tags: 6ª cre, vôlei.

 

O projeto Vôlei em Rede acontece na E.M. Alexandre Farah, desde o ano de 2014.

Este ano, os alunos da Unidade Escolar participaram da festa de encerramento do projeto. 

Vamos conhecer um pouco mais?

 

Professor Alexandre Abreu com os alunos do projeto Vôlei em Rede

 

No dia 27 de novembro, os alunos da E.M. Alexandre Farah, localizada em Ricardo de Albuquerque, participaram do festival de encerramento do projeto Vôlei em Rede. O InterAgindo é um momento de integração entre os alunos dos vários núcleos, por meio de jogos. O evento foi realizado no Núcleo Ramos e contou com a participação dos alunos da E.M. Alexandre Farah e do professor de Educação Física, Alexandre Abreu. Os alunos do núcleo sede receberam os estudantes da 6.ª CRE com muito entusiasmo. Eles tiveram a oportunidade de trocarem de experiências, fazerem novas amizades e fortalecerem o espírito de cidadania. Os professores aproveitaram, também, para aplicar os valores aprendidos nas aulas: cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia.

 

As equipes foram formadas, primeiramente, misturando os alunos dos dois núcleos e, em seguida, a formação foi feita com os estudantes da mesma unidade escolar. A distribuição das medalhas de participação foi um dos momentos de maior integração e respeito ao adversário. Os alunos do Núcleo Ricardo de Albuquerque, E.M. Alexandre Farah, entregaram as medalhas para os colegas do Núcleo Ramos e vice versa. O orgulho estava estampado no rosto sorridente do professor Alexandre Abreu, responsável pelo projeto Vôlei em Rede, nesta escola. Ele desenvolve com alunos de 6.º ao 9.º ano, duas vezes na semana, as atividades do Instituto Compartilhar.

 

Atividades desenvolvidas no festival InterAgindo

 

 

Alunos do Núcleo Ricardo de Albuquerque - E.M. Alexandre Farah

 

 

O Instituto Compartilhar foi fundado pelo técnico Multicampeão Bernardinho e tem como missão o desenvolvimento humano por meio do esporte. Ele enfatiza valores de uma maneira tão verdadeira que acaba pegando os alunos pelo coração. No Rio de Janeiro, o projeto iniciou suas atividades em 2010, com cinco núcleos. No contraturno das aulas regulares, os alunos têm contato com a metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol.

 

 

O projeto Vôlei em Rede já acontece na E.M. Alexandre Farah há 4 anos 

 

 

Momentos de descontração na ida ao Núcleo Ramos (sede do InterAgindo)

 

 

Parabéns ao professor Alexandre Abreu por desenvolver este projeto de tamanha relevância para a vida de seus alunos, com tanta competência, amor e dedicação!

Parabéns à equipe gestora da E.M. Alexandre Farah por receber e incentivar parcerias de sucesso em benefício dos nossos jovens!

Parabéns ao Instituto Compartilhar por, através do esporte, transformar a vida de milhares de crianças e adolescentes pelo Brasil! 

 

Quer conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo professor Alexandre Abreu com o projeto Vôlei em Rede? Entre em contato com ele!

 

E.M. Alexandre Farah

E-mail: emfarah@rioeduca.net

Telefone: 3358-1102

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!


   
           



Yammer Share

Domingo, 23/12/2018

E.M.Min. Afrânio Costa: "Aqui aprendemos, ensinamos, somos felizes!"

Tags: 4ªcre, inclusão.

 

A Escola Municipal Ministro Afrânio Costa desenvolveu ações voltadas para a relevância de uma verdadeira inclusão, com o envolvimento dos Alunos, Responsáveis e toda a Equipe da Unidade Escolar

 

A E.M. Ministro Afrânio Costa desenvolveu o projeto "Aqui aprendemos, ensinamos, somos felizes", na Semana da Inclusão. Nela foram promovidas palestras edificantes que propiciaram a troca de olhares, ressaltando a importância do Afeto, Respeito e Atenção para que aconteça uma real Inclusão.

 

 

 

A Unidade Escolar foi agraciada com a participação, mais que especial, de Gabriel Filgueiras (autista, 14 anos, aluno incluído no 7° ano da E.M.Ary Barroso e da Sala de Recursos da E.M. Plínio Casado), Melissa Rosa (acometida por Paralisia Cerebral, ex aluna da E. M. Alberto Barth e E.M.Estácio de Sá, estudante de direito, escritora e blogueira) e a Sra. Martha, mãe de Aquiles (um autista, aluno da E.M.João de Deus e da Sala de Recursos da E. M. Ministro Afrânio Costa).

 

 

 


 

 

 

 


Foram momentos e vivências muito significativas que emocionaram e AFETARAM, positivamente a todos, sobre a importância de se investir e acreditar na potencialidade de todos os Seres Humanos, indistintamente!
 

 

Parabéns a todos pelo excelente trabalho!

 

 

Unidade Escolar: E/CRE (04.11.017) - Escola Municipal Ministro Afrânio Costa
Diretor: DEISE DE ABREU OLIVEIRA
Telefone: 3885-9510 / 3882-8752
E-mail: emafranio@rioeduca.net

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Sábado, 22/12/2018

E.M. Clóvis Beviláqua na Semana da Inclusão

Tags: 4ªcre, inclusão, reflexão, conscientização.

 

A Escola Municipal Clóvis Beviláqua envolve toda a comunidade escolar quando o assunto é inclusão! Fomentando constantemente a reflexão e conscientização. CONFIRA!

 

Vivemos em uma sociedade diversa, na qual nossa escola é parte dessa diversidade social. Dessa forma, toda comunidade escolar precisa se envolver em um trabalho baseado no respeito mútuo, no direito a educação a todos os alunos, levando em consideração a particularidade de cada um e a diversidade existente, pois somos todos diferentes!

 

 

Alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncional horário pela  ProfªLidiane.

 

 

Mural confeccionado pelos alunos

 

 

A proposta foi iniciada com trabalhos a fim de confeccionar o mural externo da sala de recursos, mural esse feito a muitas mãos de alunos, professora (AEE) Lidiane e professora Luíza (AEE). A professora de Artes, Patrícia, envolveu em suas aulas todos os alunos, buscando promover na  escola a reflexão sobre o tema Inclusão. 

 

 

 

 

 

Os professores de Educação Física (Regina, Sandra e Tonimar) trabalharam em suas aulas atividades conjuntas com a Classe especial e pensaram atividades que os alunos incluídos pudessem participar. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os alunos do PEJA I, por sia vez, com as professoras Jaqueline, Marinalva e Lidiane, discutiram e refletiram sobre : Nossa realidade enquanto PEJA.
 

 

 

Ao longo do ano, sempre estamos trabalhamos a temática Inclusão Social, não somente no Dia I. Realizamos a valorização e o respeito aos nossos alunos deficientes ou não deficientes. No início de setembro, realizamos discussões, reflexões e troca de experiências sobre a diversidade, com a participação de TODOS de nossa escola, através de trabalhos e atuação nas atividades a serem expostas aos nossos alunos e pais

 

 

NOSSO DIA DE CULMINÂNCIA!!
Dia I – Dia da Inclusão

Equipe da Educação Especial
 

 

 

Os desafios são reais, passamos por eles diariamente, contudo a troca entre os pares, a escuta, reflexão de como ajudar um ao outro, a necessidade de buscar aprender mais, as adaptações e todo envolvimento fazem a diferença para que sejamos uma ESCOLA INCLUSIVA.

 

 

Parabéns a todos pelo excelente trabalho!

 

 

Unidade Escolar: E/CRE(04.10.015) - ESCOLA MUNICIPAL CLÓVIS BEVILÁQUA 
Diretor: LUCIANA DA COSTA MARQUES
Telefone: 2573-5709 / 2573-3552
E-mail: emclovis@rioeduca.net

Contato para Publicações:

 


   
           



Yammer Share