A A A C
email
Retornando 63 resultados para o mês de 'Dezembro de 2018'

Sexta-feira, 21/12/2018

Colocando as Mãos na Massa!

Tags: 2ªcre, ciências.

 

Os alunos do sexto ano da Escola Municipal Rodrigo Mello Franco de Andrade participaram de um projeto de Ciências que envolveu experimentos e aquisição de novos saberes.

 

A professora Rosemar de Almeida, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Rodrigo Mello Franco de Andrade, escreveu ao portal Rioeduca contando sobre o projeto de Ciências realizado pelos alunos do sexto ano, que tem como regente a professora Rosani Damázio.

 

 

 


O projeto foi realizado nas turmas do 6º ano, porém no decorrer da realização dos experimentos, os alunos demonstraram desejo em compartilhar os saberes e vivências com todos os alunos e pais. Dessa forma, foi sugerida a realização de uma culminância para que todos pudessem ter acesso ao trabalho realizado pela turma.


O objetivo principal do projeto foi despertar o espírito investigativo, no qual a disciplina Ciências propõe, através de pesquisas, debates e consolidação dos dados, resultados e conhecimentos coletados 

 

 

 

 


Os alunos iniciaram o projeto utilizando o Caderno Pedagógico, livros e internet. A professora Rosani trabalhou o conteúdo através de pesquisas e trocas de informações; debates entre os alunos, induzindo-os a dúvidas e uma parte prática, a partir da realização de experimentos sugeridos no Caderno Pedagógico de Ciências do 3º bimestre.

 

 

 

 

No dia da culminância, os alunos se mobilizaram e prepararam todo o ambiente no qual realizaram os experimentos feitos em sala de aula. O local escolhido foi o pátio de entrada onde foram colocados mesas e cartazes. O local foi estratégico, pois era entrada e saída dos alunos e responsáveis. Os horários também foram divididos para que os dois turnos tivessem acesso a exposição. 

 

 

 


“Acho muito importante para os alunos este momento onde mostram o trabalho deles para os menores. Eles se sentem importantes e valorizados e nossos filhos aprendem e se entusiasmam para também fazer trabalhos assim”. - Pai de aluno do 2º ano do Ensino Fundamental.

 

Agradecemos a equipe pedagógica da Escola Municipal Rodrigo Mello Franco por compartilhar conosco relatos de um projeto que associou teoria e prática.

 

Desejamos sucesso a toda comunidade escolar!

 

Quer saber mais?

O contato da  Escola Municipal Rodrigo Mello Franco de Andrade é: emrfandrade@rioeduca.net

Telefone: 2288-1267

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 21/12/2018

Redescobrindo a Divisão

Tags: redescobrindo, 7ª cre, divisão.

 

Redescobrindo a Divisão

 

As contas de dividir, muitas vezes, podem ser um verdadeiro terror para as crianças. Mas não para os alunos da Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro! Eles descobriram uma boa estratégia para driblar as dúvidas em divisão e vão contar para vocês!

 

Então... Vem! Vamos conferir!

 

 

 

Para começar, que tal um vídeo do Canal “Redescobrindo”?

A videoaula está disponível no Youtube para facilitar o acesso de pais, alunos e professores, clique aqui para assistir! 

 

 

 

Na aula “Redescobrindo a divisão”, Ju e Ly vivem uma verdadeira aventura numa casa abandonada na busca por dicas para decifrar o mistério das contas de dividir. 

 

 

 

 

Uma das dicas que elas encontram é que aprender com jogos é muito mais divertido e eficaz!


Por isso, ao final da videoaula, os alunos são incentivados a realizar o desafio de construir seu próprio dominó de divisão!


 

 

 

Prontinho! Missão cumprida! Dá pra ver no rostinho de cada um a satisfação por ter construído seu próprio jogo e, assim, ter feito suas próprias descobertas matemáticas!

 

 

 

 

Tem coisa melhor que construir o próprio jogo? Teeeeeeem! Reunir os amigos para descobrir a alegria de aprender brincando!

 

 

 

 

Vamos jogar, nos divertir e compartilhar as descobertas! Afinal dividindo ideias, multiplicamos o conhecimento!

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Desembargador Ney Palmeiro

E-mail: empalmeiro@rioeduca.net

Tels.: 2408-6042 / 2408-5482

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 21/12/2018

Poesia na Escola 2018

Tags: gla, poesia na escola, coletânea.

Poesia na Escola 2018

 

 

No dia 30 de novembro, a Gerência de Leitura e Audiovisual promoveu a cerimônia de premiação dos autores dos textos das coletâneas do projeto Poesia na Escola 2018, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian.


O projeto Poesia na Escola tem como objetivo difundir a leitura literária e a formação de leitores a partir do estímulo à produção de textos poéticos pelos membros das comunidades escolares da Rede, entre estudantes, seus responsáveis e profissionais da educação de diferentes funções.

 

.

Após as etapas locais, realizadas nas unidades escolares, e regionais, no âmbito das CREs, a equipe da GLA reuniu os poemas mais bem avaliados para comporem uma coletânea, a ser distribuída no formato digital aos autores e um exemplar impresso para cada autor, Gerências de Educação das Regionais e Bibliotecas Municipais Escolares.


Foi um momento lindo de celebração poética, com a leitura de poemas por alunos e professores, entrega de certificados e livros de presente aos premiados. Além disso, a arte-educadora Beth Araújo apresentou um número literomusical com algumas professoras da Rede que fazem parte do grupo Mulheres do Cordel, e a professora Fátima França nos levou belas palavras sobre a presença da poesia em nossas vidas.
 

 


 


A cerimônia contou também com a presença de representantes das Gerências de Educação das CREs e do chefe de gabinete da SME, professor Cláudio Maia, representando a professora Talma Suane, secretária municipal de educação. Vários participantes da ação elogiaram o projeto e falaram da importância de valorização da escrita poética dos estudantes, profissionais e responsáveis.

 

 "A coletânea Poesia na Escola 2018 exemplifica como esse encontro com a poesia no espaço escolar vale a pena. O contato com a poesia não deve se encerrar apenas com essa descoberta, é preciso dar continuidade à experiência da leitura, em outros contextos", diz a Gerente de Leitura e Audiovisual Heveny Mattos.

 

Apresentamos as coletâneas do projeto Poesia na Escola 2018, que reúnem os textos premiados de autoria de alunos e profissionais da Rede, além de responsáveis. Há duas coletâneas: a categoria I reúne os trabalhos de estudantes; já a II, os poemas dos profissionais e responsáveis.


Poesia na Escola Coletânea Alunos

 

Poesia na Escola Coletânea Profissionais e Responsáveis

 

Mais uma vez, as diferentes vozes de nossas unidades escolares, incluindo os profissionais do Nível Central e Coordenadorias, puderam exercer sua representatividade. Parabéns, poetas da Rede! 

 

Gerência de Leitura e Audiovisual

E/SUBE/GLA


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 20/12/2018

Um tesouro a ser descoberto

Tags: 1ªcre, educaçãoinfantil, edi, passagem.

 

Alunos de Creche da 1ª CRE tiveram o primeiro contato com o novo espaço educacional, que frequentarão no ano letivo de 2019.

 

Com o objetivo de tranquilizar as famílias e os pequenos alunos, em razão da transição para novo espaço educacional, a Creche Municipal Eduardo Moreira dos Santos, em parceria com o EDI Morro dos Telégrafos, realizaram nesse mês de dezembro uma atividade de acolhimento para os alunos e responsáveis, que a partir de 2019, estarão frequentando este novo ambiente.

 

 


A visita da creche ao EDI começou com uma contação de história, escrita e ilustrada especialmente para esse momento. O texto escrito valoriza o novo espaço como um tesouro a ser descoberto, um espaço onde os pequenos encontrarão novos amigos, pessoas, coisas e lugares que lhes trarão afeto, segurança e despertarão emoções. A história foi uma ação motivadora que despertou em todos o interesse em conhecer o novo espaço: o EDI Morro dos Telégrafos

 

 

 

 

Ao final da contação, foi proposto uma caça ao tesouro, que estava escondido na nova unidade escolar, seguindo as pistas apresentadas na história que eles ouviram.

 

 

 


Em seguida, crianças, familiares, direção e equipe foram recebidas pela gestora da nova unidade, participaram do desjejum e puderam conhecer e se integrar ao novo espaço. As crianças e responsáveis tiveram oportunidade de conhecer as salas, sendo acolhidos pelos professores.

 

 

 


 

Além disso, os alunos do EDI Morro dos Telégrafos apresentaram um brinquedo cantado para as crianças e familiares visitantes da Creche. 

 

 


A professora Marcela Lemos nos diz: “achei produtivo e gratificante, pois possibilitou conhecer e despertar nas crianças a curiosidade pelo novo espaço e perceber nas famílias a alegria em ver seus filhos animados com a futura escola”.

 

 


Ficou curioso para saber o que caçavam?


Para saber mais:

Creche Municipal Eduardo Moreira dos Santos

Telefone: 3895-2939

E-mail: cmesantos@rioeduca.net

 

Contato para publicações:


 


   
           



Yammer Share