A A A C
email
Retornando 63 resultados para o mês de 'Dezembro de 2018'

Quinta-feira, 20/12/2018

Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas

Tags: 2ªcre, artes visuais.

 

A disciplina de Artes Visuais proporcionou aos alunos da Escola Municipal Noel Rosa atividades culturais que agregaram o conhecimento dos educandos.

 

 

A professora Julia Veneza, regente de Artes Visuais da Escola Municipal Noel Rosa contou ao portal Rioeduca sobre uma visita que os alunos do quinto e sexto anos da unidade escolar fizeram à exposição: “Olhares Cruzados: imagens de duas culturas”.


A atividade foi desenvolvida na disciplina de Artes Visuais e contou com a colaboração da professora regente Denise Marques e da Diretora Adjunta Adriana Neiva.

 

 

 

 

Os objetivos principais da atividade foi conhecer o prédio histórico do Arquivo Nacional e ver a exposição “Olhares Cruzados: imagens de duas culturas”.

 

 

 

 

A exposição “Olhares cruzados: imagens de duas culturas” traz a visão do fotógrafo canadense Robert DiVito sobre a cultura da Cidade do Rio de Janeiro e da fotógrafa brasileira Ana Rodrigues sobre a cultura da Cidade de Toronto, no Canadá. Após a visita à exposição, os alunos foram convidados a criar fotomontagens com imagens das duas cidades e colagens com materiais variados, trazendo uma visão própria do grupo.

 

 

 


“Através da exposição, os alunos puderam perceber as diferenças culturais entre as duas cidades, mas também encontraram muitas coisas em comum: os grafites nas ruas, o contraste entre a arquitetura nova e antiga, o movimento das grandes cidades. Foi uma experiência muito interessante! ” – Relata a professora Julia Veneza.

 

 

 

 

Agradecemos a professora Julia por compartilhar conosco o relato de uma atividade que colaborou com o conhecimento cultural dos educandos.

Desejamos sucesso a toda comunidade escolar!

 

 

Quer saber mais?

O contato da Escola Municipal Noel Rosa é: emnoelrosa@rioeduca.net

Telefones: 2218-4595 / 2218-6930

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 20/12/2018

Conselho de Segurança se reúne e define metas para 2019

Tags: 9ª cre, conselho de segurança, proerd.

 

Representantes do 40º Batalhão da Polícia Militar reúnem-se com a Coordenadoria da 9ª CRE, gestores escolares, professores, alunos e representantes da Comunidade Escolar.

 

No último dia 06/12/2018, foi realizada a última reunião no ano de 2018 do Conselho de Segurança da 9ª CRE. O encontro ocorreu na Escola Municipal (09.18.098) Miguel de Oliveira e contou com a presença do Coordenador da 9ª CRE, professor José Mauro da Silva, gestores escolares, professores, alunos, representantes da Comunidade Escolar e Policiais Militares do 40º BPM.

 

 

A gestora Nílber e a professora Camila abrem a reunião com a apresentação dos alunos

 

 

Inicialmente, os alunos da escola Miguel de Oliveira fizeram uma linda apresentação de dança e encantaram a todos os presentes. A diretora da unidade escolar, professora Nilber Lázaro de Abreu Pequeno, relatou que os ensaios ocorrem durante as aulas de Educação Física, ministradas pela professora Camila Gomes de Souza, e as apresentações têm surtido um efeito muito positivo dentro da escola.

 

 

Alunos da Escola Municipal Miguel de Oliveira realizando a apresentação de dança

 

 

Logo após, o Coordenador da 9ª CRE iniciou agradecendo os policiais militares presentes, Tenente Ivanir, Tenente Rezende, Sargento Eduardo, Cabo Ebert e Cabo Josiane. As reuniões do Conselho de Segurança ocorrem bimestralmente e fazem parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e diversos órgãos de segurança pública, como a PMERJ, Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, além do Conselho Tutelar.

 

 

O Coordenador José Mauro agradece a parceria firmada com o 40º Batalhão da Polícia Militar 

 

 

O Comando do 40º BPM inovou na forma de manter as escolas da 9ª CRE seguras. Fora criado um aplicativo que permite um contato direto entre a 9ª CRE, os gestores escolares e o 40º BPM, garantindo uma agilidade na prestação dos serviços de emergência, quando solicitados pelas unidades escolares. Todos os gestores foram unânimes em afirmar que o uso do aplicativo revolucionou a garantia da ordem, culminando com uma segurança mais eficaz para os alunos e professores.

 

 

José Mauro sempre mantendo o diálogo com os órgãos de segurança pública

 

 

O Coordenador José Mauro agradeceu a parceria e todo o empenho dos policiais nos atendimentos às unidades escolares durante o ano de 2018. O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, de autoria da PMERJ, foi bastante elogiado pelos professores. Nesse contexto, foram, ainda,  traçadas metas e estratégias para realização do projeto no ano de 2019. Além disso, foi ressaltada a importância do aplicativo para que as direções das escolas sempre estejam informadas sobre eventuais operações ou ocorrências no entorno das unidades.

 

 

Público atento às palavras do Coordenador da 9ª CRE

 

 

A Tenente Ivanir afirmou ser um prazer atender às demandas das escolas e agradeceu todos os elogios dos gestores escolares presentes ao trabalho realizado pela PMERJ. Segundo a oficial, a parceria entre os segmentos Educação e Segurança Pública é sinônimo de sucesso e promove melhorias nas condições de trabalho dos policiais e nas condições de vida da população carioca.

 

 

Policiais militares anotam as demandas da 9ª CRE

 

 

De acordo com o Tenente Rezende, a parceria firmada tende a ser mantida, mesmo com a mudança no Comando Geral da Polícia Militar e com a assunção do novo governador eleito. 

 

Para saber mais sobre a 9ª Coordenadoria Regional de Educação:

Coordenador: José Mauro da Silva
Coordenadora Adjunta: Sandra Maria Jardim de Souza Jeronimo
Telefone: 3498-1389
Email: gabcre09@rioeduca.net

 

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 

Contato para publicações:

   

 


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 20/12/2018

I Encontro IATI KÓ EKÒ – Batuques e Movimentos

Tags: encontro, gpec, cultura afro-brasileira.

I Encontro IATI KÓ EKÒ – Batuques e Movimentos

 

 

 

O l ENCONTRO IATI KÓ EKÒ Batuques e Movimentos, da Gerência de Projetos Extra Curriculares (GPEC), aconteceu no dia 24/11/18, no Museu da História e Cultura Afro-brasileira localizado na Gamboa.

 

Em sua abertura, o evento contou com a presença de Helena Theodora e Bruno Rossato, que falaram da importância das ações da cultura afro-brasileira no dia a dia em nossas escolas. O evento também contou com apresentação de trabalhos em pôster desenvolvidos por professores da rede municipal sobre a temática africana, seguido de rodas de conversa com temas relacionados a desconstrução da intolerância étnico racial na educação. Dentre os dinamizadores, Raphael Soares, Juliana de Jesus, Fábio Batista, Mônica Luquett, Rita Alves, Renata Francis, Carolina Ferreira, Patrícia de Andrade, Renata Maia. 

 

No intervalo, os participantes puderam se deliciar com uma feijoada cultural, com apresentação da dança dos alunos da graduação em Educação Física da UNISUAM, além de expositores de produtos afro.

 

 

Continuando a programação no período da tarde, aconteceram as práticas corporais voltados a estética, representação e corporeidade negra, com oficinas diversas administradas por Juliana de Jesus, Raphael Soares, Renata Francis, Du Carmo, Neidinha dos Santos, Franci Ferreira, Renata Martielo, Frederico Baeta, Kátia Bezerra, Mestre Priminho e componentes da CIA Folclórica da UFRJ.

 

Finalizando o evento com um samba de roda com todos os participantes.

 

Texto enviado por:

Djane Rachel

E/SUBE/GPEC

  


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/12/2018

Conhecendo a Cultura Brasileira

Tags: 2ªcre, folclore.

 

Os alunos da Escola Municipal Barão de Itacurussá participaram de um projeto sobre o folclore brasileiro que envolveu muita cultura e diversão.

 

A professora Denise Dias, regente da turma 1.102 da Escola Municipal Barão de Itacurussá, contou ao portal Rioeduca sobre as atividades desenvolvidas com sua turma no projeto sobre o folclore brasileiro.

 

 


O projeto Folclore Brasileiro foi desenvolvido com as turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental. E teve como objetivos principais o conhecimento da riqueza, da diversidade e a valorização do folclore brasileiro.

 

 


A professora Denise relatou que para cada semana do mês foi escolhida uma lenda, uma cantiga e uma parlenda a ser trabalhada. Na última semana, foram confeccionados os brinquedos.

 

 

  • 1º momento: Sensibilização e conhecimento – apresentação de cantigas e lendas do nosso folclore – sala de vídeo;

 

  • 2º momento: Sala de aula – escrita das cantigas, lendas e parlendas que resultou na confecção de três livros. Atividades de oportunidades de prática da escrita e leitura com textos de conhecimento dos alunos (completar lacunas);

 

  • 3º momento: Confecção de cartazes com resumo das lendas;

 

  • 4º momento: Sala de aula – confecção de brinquedos (pipa, pião, teatro de fantoches e o Boitatá com tampinhas);

 

  • 5º momento: Brincadeiras com o painel representativo das lendas brasileiras. 

 

 

 

Dessa forma, o projeto mobilizou todo o primeiro segmento. Os responsáveis dos alunos da turma 1.102 também se envolveram, pois enviaram caixas de sapato e tampinhas de garrafa pet para que fossem usadas nos trabalhos pedagógicos desenvolvidos. As crianças ficaram surpresas e encantadas com os brinquedos confeccionados em sala de aula.

 

 


Agradecemos a professora Denise Dias por compartilhar conosco o relato deste projeto que proporcionou aos educandos o conhecimento do folclore brasileiro.

 

 

Quer saber mais?

O contato da Escola Municipal Barão de Itacurussá é: emitacurussa@rioeduca.net

Telefones: 2268-3029 2258-7244

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 


   
           



Yammer Share