A A A C
email
Retornando 27 resultados para o mês de 'Fevereiro de 2013'

Segunda-feira, 25/02/2013

Prata da Casa da 6ª CRE na Semana de Capacitação

Tags: 6ªcre.

 

A Semana de Capacitação 2013 dos professores da rede municipal de ensino aconteceu no período de 04 a 07 de fevereiro. Ao todo, foram oferecidos 59 cursos, que englobaram todas as disciplinas e projetos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Esta ação teve por objetivo aperfeiçoar a formação profissional dos professores, visando melhorar a qualidade da educação carioca.

 

 

A Semana de Capacitação 2013 dos professores das áreas específicas (Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia e Matemática) teve como proposta utilizar os docentes Prata da Casa para serem os dinamizadores dos encontros de formação. Curiosamente, intrigou-me o porquê da utilização dessa expressão.

 

 

Segundo Vítor Marques, na definição mais simples, a expressão caracteriza alguém que é criado, preparado no próprio local onde está atuando, socialmente ou profissionalmente. Usa-se esta expressão para valorizar a formação recebida, desde a mais básica até a mais complexa, e que culmina em proporcionar a esse indivíduo um meio de aprendizado positivo, levando-o a uma posição de destaque.

 

 

Segundo Carlos Rocha, não se conhece a origem  dessa expressão, mas pode-se pensar que tenha surgido por comparação com o que se passava nas casas burguesas dos séculos XIX e XX. Em ocasiões especiais, ostentava-se o melhor que se possuía, por exemplo, à refeição, recorrendo à baixela de prata. Por extensão, "prata da casa" passou a significar usar o que se tem de melhor.

 

 

Professor com esta característica é o que não falta na 6ª CRE. Contudo, foi preciso escolher, entre tantos talentos, dez profissionais para atuarem como dinamizadores dos encontros  com os docentes de 4º ao 9º ano. Vamos conhecê-los?

 

 

 

O professor é o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem e sua atuação em sala é determinante para o desempenho dos alunos. "A qualidade de um sistema educacional não será maior que a qualidade de seus professores", consta no levantamento "Os Sistemas Escolares de Melhor Desempenho do Mundo Chegaram ao Topo", realizado pela consultoria McKinsey.

 

 

 

 

 "Não existe educação de qualidade sem o bom professor. O professor é o profissional mais estratégico para uma boa aprendizagem, é a peça-chave, e por isso precisa estar apto para transmitir o conteúdo de forma adequada", diz a secretária de Educação Básica do ME Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva.

 

 

 

A escolha destes professores pelas gestoras da Escola Municipal Andréa Fontes, Erica Martins Barros, e da Escola Municipal Rose Klabin, Aline Menduiña Calil, ocorreu devido a algumas características comuns aos docentes do século XXI. Uma delas é a elevada autoestima na prática docente que significa, entre tantos outros conceitos, aceitação do seu próprio ser. E nesse contexto, a autoestima desses professores reflete diretamente no comportamento de seus alunos, motivando-os para a aprendizagem.

 

 

Outra característica marcante nestes professores é a lealdade, que implica agir com ética e fazer uso de valores profissionais. Para eles, a aceitação de regras e normas é imprescindível a qualquer profissional, mas ao professor o cumprimento delas é algo valioso para a e efetivação do seu trabalho.

 

 

Em suas escolas, eles demonstram interesse em compartilhar experiências, dúvidas, resultados, projetos e problemas. Em sala de aula, esse mesmo interesse contempla seus alunos, pois as experiências se ampliam a cada encontro. A sensatez, presente na prática desses docentes, demonstra a percepção necessária para trilhar o caminho da aprendizagem de forma a contemplar todos os seus alunos.

 

 

Seu fazer pedagógico é fundamentado em um dos pilares da educação: Saber Conviver. Apresentam uma convivência harmoniosa com seus alunos para que possam consolidar seus objetivos, dentre eles, o processo de aprendizagem. Enfim, a opção pelo trabalho docente implicou a cada um deles uma nova postura social, pois lidam e convivem com diversas pessoas  e acabam se tornando, inclusive, exemplos de vida positiva para crianças, adolescentes e jovens.

 

 

É por estes motivos e muitos outros que estes professores são a Prata da Casa da 6ª CRE que valem Ouro!

 

 

 

"A oportunidade de desenvolver o conhecimento por meio de uma formação que seja contínua é direito de todo professor e contribui muito para sua superação", relata a secretária do MEC Maria do Pilar Lacerda.
 

 

 

 

A Prata da Casa Dinamiza a Semana de Capacitação 2013

 

 

Aperfeiçoar a formação profissional dos professores é uma medida de suma importância para qualquer esforço visando melhorar a qualidade da educação. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação realiza, todos os anos, a Semana de Capacitação em parceria com as Coordenadorias Regionais de Educação e outros parceiros.

 

 

Este ano, a Semana de Capacitação aconteceu no período de 04 a 07 de fevereiro. Foram planejadas atividades em dois turnos: manhã e tarde. Somente as ações do PEJA aconteceram à noite. Ao todo, foram oferecidos 59 cursos, que englobaram todas as áreas do conhecimento e projetos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação.

 

 

Dentre as ações realizadas, destaco  o programa Repensando o Ensino dos Professores da Rede: Cadernos Pedagógicos e Educopédia. Os professores Prata da Casa da 6ª CRE dinamizaram estes encontros com o auxílio da professora Patrícia Fernandes, Assistente da Gerência de Educação e Representante do Rioeduca.

 

 

Patrícia Fernandes reuniu-se com os professores dinamizadores após a capacitação que ocorreu na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, no dia 01/02 (sexta-feira), para traçar o planejamento das atividades a serem realizadas na Semana de Capacitação.

 

 

 

Constituída por atividades que têm como objetivo a construção e a socialização de conhecimentos, a formação continuada vem fazendo parte cada vez mais das perspectivas dos profissionais de educação, que priorizam tanto a formação como cidadão, quanto como docente.

 

 

Os encontros iniciaram com um acolhimento feito pela professora Patrícia Fernandes, em que foi explicada a proposta dos trabalhos da semana e a pauta da reunião. Em seguida, os professores assistiram ao vídeo Ser Professor, que fez uma bela reflexão sobre o papel deste profissional que sabe enfrentar os obstáculos com serenidade e atitude.

 

 

Após a apresentação do vídeo, o grupo fez uma reflexão sobre ele, e concluíram que ser professor é saber que a cada etapa do conhecimento uma semente será plantada e que, cada uma, formará o futuro do nosso país.

 

 

Este foi o pontapé inicial para apresentar aos professores o conteúdo da capacitação. A partir de uma apresentação de slides, a professora Patrícia Fernandes mostrou ao grupo a importância do Portal Rioeduca para a vida funcional e pedagógica do docente, assim como  as novidades da Subsecretaria de Novas Tecnologias. Este momento recebeu o reforço da Articuladora da Educopédia Cristiane, que tirou as dúvidas dos professores presentes.

 

 

 

O Rioeduca é feito para e por professoras e professores, diretoras e diretores, coordenadoras e coordenadores, merendeiras, servidores da limpeza, familiares e todos aqueles que acreditam no salto da qualidade da educação pública do Rio.

 

 

 

 

O Rioeduca é um portal da Secretaria Municipal de Educação, mas que visa mostrar os detalhes de tudo o que acontece dentro de cada uma de nossas escolas, creches e EDIs. É um espaço de troca, de aprendizagem e principalmente de alegria.

 

 

 

 

Conheça a Educopédia, o Pé de Vento, a Educoteca, a Máquina de Testes e o Educomundo, projetos pioneiros no uso da tecnologia voltada à educação, da SME-RJ.

 

  

No segundo momento, os professores dinamizadores se apresentaram ao grupo e deram continuidade à capacitação, assistindo ao vídeo enviado pela SME. Após esta apresentação, foram realizadas várias reflexões sobre o que foi visto. Foi um momento de excelentes colocações e de trocas de experiências incríveis. Os encontros terminaram com a bela mensagem Educação e Vida, que emocionou a todos. Ela mostrou que não há aprendizagem sem abertura, e que ter uma mente aberta é ter escolhas.

 

 

Durante toda semana, várias reflexões, questionamentos e trocas de experiências foram feitas. Momentos ricos que precisam se repetir durante o ano, pois sabemos que a velocidade das informações nestes novos tempos está obrigando o profissional de educação a renovar seus conhecimentos sempre.

 

 

 

Cuidar da formação docente. Este é o segundo mandamento do estudo da consultoria McKinsey para uma nação chegar ao topo da Educação. O estudo "Os Sistemas Escolares de Melhor Desempenho do Mundo Chegaram ao Topo" comprova que: "A única forma de melhorar resultados é melhorar a instrução".

 

 

 

 

Não é só o aluno que precisa de um bom professor para aprender. O educador também necessita de bons formadores para fazer a diferença em sala de aula. O impacto na aprendizagem de iniciativas de capacitação em serviço costuma ser direto e rápido.

 

 

 

 

É de importância vital estabelecer vínculos entre os resultados das avaliações de aprendizagem e a formação dos professores, tanto a inicial como a educação continuada, a fim de que o processo de aprendizagem em sala de aula possa ser efetivamente renovado.

 

 

 

 

A valorização e a qualificação dos professores são consideradas fundamentais para a melhoria da qualidade da educação, assumida pelos Estados Membros da UNESCO, incluindo o Brasil, em dois dos seis objetivos (objetivos 2 e 6) do Marco de Ação de Dacar (2000 - Declaração sobre Educação para Todos, Dacar). 

 

Portanto, é muito importante oferecer aos professores um espaço como este, com o interesse de aprimorar suas habilidades profissionais, buscando a excelência em suas tarefas.

 

 

Parabéns aos nossos professores Prata da Casa por aceitarem este desafio e o realizarem com tamanha excelência e dedicação. É um prazer e um orgulho tê-los na 6ª CRE!

 

 

 

Vídeo Educação e vida apesenta uma visão sobre educação e a humanidade.

 

 

Gostou desta postagem? Deixe um comentário para os nossos professores Prata da Casa! Nós somos a Sexta CRE!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

Facebook: Patrícia Fernandes

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/02/2013

Projeto Folcloreando com Luiz Gonzaga

Tags: 5ªcre, projetos.

 

No ano de 2012, as professoras Flávia Guimarães e Rosa Dias, regentes da Sala de Leitura Ministro Edgar F. Romero, da Escola Municipal 05.14.009 Mato Grosso, desenvolveram o Projeto "Folcloreando com Luiz Gonzaga", trabalhando a cultura popular, baseado no projeto maior da SME: "Os Cem Anos de Luiz Gonzaga".

 

 

 

A 5ª CRE está de parabéns, pois a procura  por parte dos professores ao Rioeduca vem aumentando. A finalidade é de compartilharem com o mundo trabalhos maravilhosos que desenvolvem com seus alunos (atividades e projetos). 

Assim aconteceu, também, com as professoras Rosa Dias e Flávia Guimarães, regentes da Sala de Leitura Ministro Edgar F. Romero, da Escola Municipal 05.14.009 Mato Grosso. Elas nos mostrarão como desenvolveram em 2012 o Projeto "Folcloreando com Luiz Gonzaga", em que trabalharam dois importantes temas: o folclore brasileiro e "Os Cem Anos de Luiz Gonzaga".

 

 

Projeto "Folcloreando com Luiz Gonzaga"

 

 

Imagem do Site Forró Fest 2012 -  http://www.forrofestparaiba.com.br/wordpress/luiz-gonzaga/

 


JUSTIFICATIVA:

Este projeto alia dois temas extremamente interessantes de serem trabalhados com os alunos: o riquíssimo folclore brasileiro e a comemoração do centenário de Luiz Gonzaga.

São temas afins, pois Luiz Gonzaga soube apresentar de forma magistral a nossa cultura popular, difundindo-a e enriquecendo-a também com suas criações. É nossa intenção levar aos alunos um pouco do artista e do homem que ele foi, além de mostrar as manifestações folclóricas do Nordeste, onde Luiz Gonzaga nasceu, em Pernambuco, e de outras regiões do Brasil, pois, com certeza, estas foram suas referências.

 

OBJETIVOS:

 • Apresentar a vida de Luiz Gonzaga: ambiente onde nasceu, família etc.;
• Conhecer algumas obras de seu repertório musical;
• Apresentar material relacionado às manifestações folclóricas: lendas, parlendas, trava-línguas etc.;
• Apresentar aos alunos bons textos literários sobre o tema;
• Reconhecer o folclore como manifestação popular e registro da história de nosso povo;
• Auxiliar os alunos a expressarem-se criativamente a partir das atividades propostas;
• Desenvolver com alunos apresentações artísticas a serem apresentadas na comemoração do folclore. 

 

ATIVIDADES E DESENVOLVIMENTO:


A escola desenvolveu este projeto através de roda de leitura e da contação de histórias feita pela professora da Sala de Leitura, além de assistirem a vídeos de lendas e entrevista com Luiz Gonzaga. Professoras e alunos produziram vídeos com recontos de lendas e músicas de Luiz Gonzaga; dramatizaram lendas, parlendas e cantigas de roda; criaram varal de parlendas, trava-línguas, quadrinhas e frases de caminhão, varal de músicas de Luiz Gonzaga, jogo de mímica com frases de caminhão; entrevistaram responsáveis, funcionários e/ou alunos vindos de Pernambuco ou de outro estado do Nordeste; apreciaram e confeccionaram literatura de cordel; produziram livros individualmente ou em grupo em papel ou computador (escâner); confeccionaram brinquedos tradicionais.

Para complementar este projeto, uma exposição dialogada com apresentação em powerpoint: a vida de Luiz Gonzaga, localização geográfica do Rio de Janeiro, Pernambuco e região Nordeste. 

Por fim, registraram no blog da escola todas as atividades realizadas neste projeto.
 

 

 

 
RECURSOS MATERIAIS:

• Material de papelaria;
• Computador;
• CDs;
• DVDs;
• Datashow;
• Livros;
• Blocão;
• Etc.

 

 

AVALIAÇÃO:


O projeto foi avaliado a partir do interesse despertado nos alunos, tanto em ouvir quanto ler poesias; na produção das suas próprias poesias; na participação das atividades propostas e/ou culminâncias, além das observações feitas pelas professoras e pela direção com relação aos alunos.

O resultado foi maior e melhor que o esperado.

 

Luiz Gonzaga, o Gonzagão

 

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu, no dia 13 de dezembro de 1912, e faleceu em 2 de agosto de 1989 na cidade de Recife/PE.


Foi um dos artistas mais consagrados da música popular brasileira, admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, e um genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias.


Gonzagão, como era chamado, cantava acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levando a alegria às festas juninas e aos forrós pé-de-serra, bem como mostrando em suas canções a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país. Ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).
 

 

Assista aos vídeos das atividades desenvolvidas com os alunos, clicando na imagem do Blog da escola.

 

 

Visite e comente no Blog Mundo Digital da E. M. Mato Grosso.

http://www.escolamatogrossorj.blogspot.com.br/

 

 Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos que impactaram a aprendizagem de seus alunos.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Se você está com dificuldade de acessar seu e-mail do rioeduca.net, veja aqui o passo a passo de como abrir sua solicitação na Central de Gerenciamento. 

 

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora  Regina Bizarro

Twitter: @rebiza / Facebook: rebiza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net


 

                               


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 21/02/2013

O Encanto Desta Cidade é Meu - Concurso Cultural

 

Concurso Cultural "O Encanto desta Cidade é Meu".

O objeto do Concurso é uma produção textual sobre a Cidade do Rio de Janeiro. Os vencedores estarão subdivididos nestas categorias:

 

Categoria Professor
Categoria Servidor
Categoria Família
Categoria Aluno (até 7 anos e 11 meses)
Categoria Aluno (de 8 anos a 9 anos e 11 meses)
Categoria Aluno (de 10 anos a 13 anos e 11 meses)
Categoria Aluno (de 14 a 17 anos)
Categoria Aluno EJA
Categoria Aluno Portador de Necessidades Especiais
Categoria Professor Aposentado

 

Inscrições: de 18 a 27 de fevereiro às 17 horas.

Publicação dos Textos Vencedores: 1º de março

Clique na imagem abaixo, acesse o REGULAMENTO e veja como participar: 

 

 

O Concurso “O Encanto desta Cidade é Meu” contará com o apoio da Natura, que doará gentilmente kits de produtos específicos por faixa etária para a premiação.

 

 

Aproveite e conheça o Instituto Natura, que é um dos parceiros da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, apoiando o Projeto GENTE (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais).

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


(estará ativo para preenchimento de 18 até 23 de fevereiro)

 

 

OU CLIQUE AQUI PARA ABRIR

O FORMULÁRIO EM NOVA PÁGINA

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 21/02/2013

Volta às Aulas com Cores e Alegria

Tags: 9ªcre, blogdeescolas.

A 9ª Coordenadoria Regional de Educação voltou às aulas com muitas cores e alegria e as Unidades Escolares prepararam muitas atividades para este retorno.

 

 

A alegria pouco a pouco vai invadindo as escolas e com ela muitas cores, sorrisos... Crianças e professores retornando às suas atividades e isso tudo vai sendo mostrado pelas unidades que aderiram aos blogs.

 

Você já pensou na importância de sua escola manter um registro de todas as suas atividades?

 

Hoje, vamos mostrar registros do retorno às atividades escolares nos blogs de algumas Unidades Escolares da 9ª CRE. Para ver o blog, basta clicar nos links ou na imagem.

 

 

Blog EDI Ludmila Maximo Moreira Cardoso

 

 

 

Blog da E. M. Henrique Dias

 

 

 

Blog da E. M. Presidente Arthur Bernardes

 

 

 

Blog do E.D.I. Dom Bosco

 

 

 

Blog da E. M. Rosária Trotta

 

 

 

Blog da C. M. Sempre Vida Profª Eugenia Mª Veloso Marchese

 

 

 

Blog da E. M. Rio Grande do Norte

 

 

 

Modernidade e educação têm que caminhar de mãos dadas. Compartilhar ideias, momentos e vitórias podem ser possíveis com um clique... no blog da sua escola!

 

 

Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE:

E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net

Twitter: @marciacrisalves
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share