A A A C
email
Retornando 27 resultados para o mês de 'Fevereiro de 2013'

Segunda-feira, 04/02/2013

Rotina: Aliada ou Inimiga?

Tags: 6ªcre.

 

A Escola Municipal Ana Maria Cristina Marques Ribeiro encontrou no planejamento uma forma de dar segurança aos professores e demonstrar toda a organização que envolve o bom profissional, transformando, assim, a rotina escolar em sua aliada.

 

 

Muitas pessoas se queixam da rotina do dia a dia dizendo que é a mesma coisa e que nada muda, certo? Saiba que repetir os mesmos comportamentos todos os dias é algo positivo na vida das pessoas, inclusive das crianças. É a repetição de tarefas diárias que faz com  que o organismo funcione adequadamente, evita o estresse e, ainda, a ansiedade e faz com que cada indivíduo se torne mais seguro.

 

A psicóloga Graziela Vanni diz que a rotina funciona como uma bússola, indicando o rumo que cada um deve seguir.

"Ter uma rotina é a  melhor forma de tornar a vida de um ser humano mais tranquila. Para introduzi-la no dia a dia, é preciso que haja uma organização de tudo que deve ser feito no dia, na semana e, até mesmo, no ano; assim, aos poucos, a pessoa vai se condicionar a utilizar melhor o tempo". 

 

 

 

Vídeo Administração do Tempo + Produtividade. Aprenda a administrar seu tempo com foco em seus objetivos; torne-se mais produtivo e tenha mais tempo, dinheiro, mais qualidade de vida; use a Agenda PoupTempo, uma ferramenta fantástica para levar você aonde realmente deseja.

 

 

Mas não são somente os jovens e adultos precisam de rotina, ela também é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Deve ser parte da sua vida logo no primeiro ano de idade e a partir  de exemplos e ações ensinadas pelos pais. Somente através da rotina, as crianças vão aprendendo a dinâmica da vida e adquirindo disciplina, limites e cumprimento de regras.

 

A falta de rotina leva o corpo a um alto estresse e a presença dela faz o ser humano sentir-se seguro.

"Uma pessoa sem rotina e organização não prioriza o que é de fato importante, perde um tempo que às vezes lhe seria útil  e perde o foco. Acaba sendo ruim para a vida dela e até para quem convive junto", afirma Gabriela Vanni.

 

"Contudo, vale ressaltar que deve haver um limite para tudo. Não se deve confundir rotina com acomodação. Há um risco de a pessoa ficar estagnada e não conseguir ir além. O ideal é que sempre faça um balanço da própria vida e avalie o que de novo pode ser feito. Além disso, uma pessoa extremamente rotineira não sabe lidar com os imprevistos da vida. Quando estes aparecem, elas se perdem e ficam ansiosas não dando mais conta de nada. Entenda que dentro da rotina existem imprevistos", finaliza a especialista.

 

 

 

Fazer da rotina sua aliada é uma questão de organização e escolha.

 

 

Rotina Escolar: Aliada ou Inimiga?

 

Prever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da classe ajuda a obter  os resultados esperados. Preparar cada aula, organizar o material didático, levantar diferentes recursos para ensinar um conteúdo e cuidar da ambientação da sala, sem abrir mão da formação continuada, não é uma tarefa fácil, mas é possível. Orquestrar todas com maestria é a chave para atingir os objetivos.

 

O professor fica muito mais tranquilo quando se organiza, pois é capaz de dominar os compromissos. Mas toda essa organização não tem nada a ver com burocracia ou com repetição automática de ações, como na música de Chico Buarque de Holanda "Todo dia ela faz tudo sempre igual", lembra? Isso, na verdade, não acontece. Quantas vezes você preparou uma atividade e a pergunta de um aluno mudou o rumo  da discussão e da sua aula? Fatos como esse são muito positivos. "Só improvisa bem quem prevê suas ações", avisa Gisela Wajskop, mestre em educação e diretora do Instituto Singularidades em São Paulo.

 

 

Um bom profissional não é feito somente de competências tangíveis, mas também de competências intangíveis. Saber lidar com situações que nem sempre estavam programadas é importante.

 

 

Para quem ainda acredita que a sistematização acaba podando a criatividade do professor, reflita um pouco mais. É difícil entrar na classe e, na hora, inventar uma boa aula, não é? Quando se senta para planejar o trabalho, surgem ideias  sobre as melhores maneiras de ensinar os conteúdos. A organização, portanto, abre as portas para a condição de criar!

 

 

Fazendo da Rotina uma Aliada

 

 

O trabalho de excelência desenvolvido pelos professores da Escola Municipal Ana Maria Cristina Marques Ribeiro se deve, entre outros fatores, à capacidade destes educadores de transformar  a rotina escolar em sua aliada através do planejamento detalhado e cuidadoso das atividades a serem desenvolvidas na escola. O planejamento deu aos professores desta escola segurança e capacidade de lidar com o inesperado; além de  demonstrar toda a organização que envolve o bom profissional.

 

 

 

O sucesso profissional tem mais a ver com competência e sabedoria do que entusiasmo e sorte. É preciso exercitar a paciência para esperar o momento certo, ter a visão aprumada para enxergar uma solução por entre águas agitadas. O lado bom disso tudo é a capacidade de tornar um projeto ainda mais atraente, mais envolvente.

 

 

Um dos maiores desafios da atualidade é aprender a aproveitar o tempo. Como dar conta de todos os compromissos e ainda ter tempo para si? Uma rotina planejada irá garantir tranquilidade, qualidade de vida e sucesso nas metas traçadas. Os profissionais que trabalham na Escola Municipal Ana Maria Cristina Marques Ribeiro sabem bem disso e fazem do ato de planejar a rotina escolar um aliado.

 

Para iniciar este processo de planejamento  é necessário ter um jeito próprio de se organizar. Não existe certo ou errado quando se fala de rotina profissional. Cada professor precisa descobrir as ferramentas que melhor se encaixam ao seu estilo de trabalho. Pode ser um bloco do tipo agenda, um caderno tradicional ou um arquivo de computador.

 

Planejar com antecedência é o segundo passo. Separar o material didático previsto para ser usado na semana seguinte e reservar um dia para rever o roteiro de atividades é sempre bom para garantir que nenhum detalhe seja esquecido.

 

Reservar um espaço para estudar é fundamental para manter-se atualizado, tanto em relação aos conteúdos quanto à prática de sala de aula. O professor pode fazer um mestrado, uma especialização ou apenas estabelecer uma rotina de estudo em casa. O que vale é crescer sempre!

 

A troca de ideias na escola não pode ficar de fora dessa rotina. As reuniões com os colegas, a coordenação pedagógica e a direção são fundamentais para revisar o planejamento e encaminhar as questões relevantes.

 

 

 

 

A rotina e a organização escolar ajudam a organizar o processo de ensino-aprendizagem, a refletir o que se fez e a planejar o que ainda há de se fazer.

 

 

 

 

Uma rotina compreensível e claramente definida é, também, um fator de segurança. Serve para orientar as ações das crianças e dos professores e favorece a previsão de situações que possam vir a acontecer.

 

 

 

 

 A organização do tempo precisa ensejar alternativas diversas e, frequentemente, simultâneas de atividades mais ou menos movimentadas, individuais ou grupais, que exijam maior ou menor grau de concentração da atenção; determinar a hora do repouso, da alimentação, da higiene, a hora do brinquedo, da recreação, do jogo e do trabalho sério.

 

 

Prever a melhor maneira de ambientar a sala de aula é uma importante forma de gerir o seu tempo. As atividades  previstas para o dia serão desenvolvidas individualmente ou em grupo? Esta pergunta deve direcionar o planejamento do professor.

 

Outro fator importante é contar aos alunos o que será feito ao longo do dia. Primeiro, porque ficam mais confortáveis, sem aquela euforia de "O que será que vem agora?". Depois, porque faz com que saiam da postura passiva de quem está sempre aguardando um comando.

 

Outras dicas são de extrema relevância para tornar a rotina uma aliada. Definir exatamente as tarefas é uma delas. Outra ação a ser realizada é prever atividades extras. Afinal, nem tudo sai conforme o previsto, certo? Portanto, ter na manga algumas tarefas capazes de envolver a turma é sempre bom. Pense nisso!

 

Encerrar o dia informando o que será realizado no dia seguinte é uma ótima estratégia, porque gera uma expectativa positiva e permite aos alunos se prepararem melhor ao compreender a continuidade no processo educativo.

 

 

 

Para não perder o sentido pedagógico, as tarefas devem ter estratégias adequadas para cada faixa etária, além de planejamento. O professor deve saber qual é o objetivo do trabalho e, em função disso, dar orientações claras e objetivas. Terminada a atividade, deve fazer uma avaliação.

 

 

 

 

Para uma aula de qualidade, antes, o professor tem que se planejar, pois ninguém é bom o suficiente para improvisar tudo. É preciso planejar-se bem antes, levando em conta todos os prós e os contras para realização de tal atividade.

 

 

 

 

A rotina é muito importante na vida da criança ou do adolescente, ou seja, é fundamental. É por meio da rotina, que a criança terá o seu dia organizado longe da insegurança ou ansiedade.

 

 

 

A psicóloga Andréia Chagas explica que o estabelecimento da rotina faz a criança criar disciplinas. “Ela vai conhecer os limites, perceber o que pode ou não pode fazer e criar uma certa autodisciplina”, comenta.

 

 

 

Enfim, pensar grande é essencial! É preciso ter uma visão de conjunto para poder planejar a rotina diária.  Com esta matéria, foi possível refletir e perceber que, se o professor tem uma intenção, a rotina norteará sua prática. Quando ele não repensa o dia a dia, as aulas tendem a se transformar em uma sequência de atividades sempre iguais e sem significado. Pense sobre isso!

 

Gostaríamos, por fim, de parabenizar o excelente trabalho desenvolvido pelos professores da Escola Municipal Ana Maria Cristina Marques Ribeiro por contribuírem de forma tão significativa para o crescimento da educação carioca. É um orgulho tê-los na 6ª CRE!

 

 

Desejamos a todos um 2013 de muito sucesso! Nós somos a seXta CRE!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

Facebook: Patricia Fernandes

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 01/02/2013

Projeto Cuidando da Natureza, Eu Cuido de Todos

Tags: 5ªcre, projetos.

 

A Creche Municipal Jeciá de Freitas Ferreira desenvolveu, em 2012, o projeto Cuidando da Natureza, Eu Cuido de Todos, vivenciando a alegria da estação Primavera, a presença multicolorida das flores e o cuidado com os animais.

 

 

A Creche Municipal 05.14.602 Jeciá de Freitas Ferreira está localizada na Praça Nossa Senhora da Apresentação, 298, no bairro de Irajá, próximo à Igreja Nossa Senhora da Apresentação, uma das igrejas mais antigas do Rio de Janeiro, datada de 1613.

 

Sua equipe desenvolveu, em 2012, o projeto Cuidando da Natureza, Eu Cuido de Todos, dando continuidade ao subprojeto Fazer o Bem Faz Bem e realizando atividades envolvendo a natureza, especificamente as plantas e os animais. Foram momentos de prazer e descontração em que as crianças se alegraram ao contemplarem as maravilhas dessa estação do ano e o bem-estar que a convivência com a natureza proporciona.

 

 

 

 

 


TEMAS ABORDADOS

 

  • ANIMAIS: Como nascem, crescem, reproduzem-se e morrem? Sua utilidade.
     
  • SOLO: O que é solo? Alguns tipos de solo (areia, barro, argila, etc.). Poluição do solo e consequências.
     
  • PLANTAS: Como crescem? Sua utilidade. Plantas que utilizamos na alimentação. Plantas medicinais.

 

 

 

 

OBJETIVOS GERAIS


 

  • Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
  • Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente;
  • Valorizar a diversidade ambiental;
  • Identificar-se como parte integrante (e importante) na formação do meio ambiente;
  • Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
  • Conscientizar a criança da importância das plantas, dos animais e da natureza, mesmo no ambiente urbano;
  • Conhecer o desenvolvimento das plantas e animais e o que necessitam para sobreviver;
  • Apreciar a natureza que nos rodeia;
  • Trabalhar a percepção tátil, as cores, os aromas, as medidas, formas, texturas e as consequências; 
  • Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência;
  • Observar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança. 
     

  

 

 

 

 

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES 

 

  • Conversação, debate, pesquisa e atividades que motivem a descoberta do meio;
  • Confecção de roupas e acessórios para apresentação das atividades;
  • Uso das peças confeccionadas na apresentação das atividades;
  • Apresentação de teatro através das músicas do dia a dia;
  • Música de roda;
  • Experiências com animais, observando seus hábitos;
  • Passeio ecológico pela praça e quadra da comunidade, observando o meio ambiente;
  • Horta ecológica;
  • Atividades orais e escritas;
  • Plantio de diferentes sementes;
  • Jogos: Quebra-Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
  • Brincadeiras;
  • Músicas e Danças;
  • Pinturas, Dobraduras e Recortes;
  • Técnicas de pintura;
  • Painéis.


 

Para desenvolver esse projeto, a equipe se baseou na seguinte bibliografia:

- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Ministério da Educação e Desporto. Brasília, 1998.

- Revista Nova Escola – Setembro 2006.

- Revista: Guia Prático para Professoras da Educação Infantil.

- Projetos Escolares – Educação Infantil.





Espaços da Creche Municipal Jeciá de Frentas Ferreira


 

A Creche Municipal Jeciá de Freitas Ferreira está de parabéns por este trabalho e por todos os outros desenvolvidos durante o ano de 2012.

 

Visite o blog da Creche Municipal Jeciá de Freitas Ferreira http://cmjecia.blogspot.com.br/ 

 

 Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos.

  Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

 

 

 

Se você está com dificuldade de acessar seu e-mail do rioeduca.net, veja aqui o passo a passo de como abrir sua solicitação na Central de Gerenciamento.
 

 

 Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora  Regina Bizarro

 Twitter: @rebiza / Facebook: rebiza

 E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                               


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 01/02/2013

Encerramento do ano letivo na Escola Professora Rosa Maria

Tags: 10ªcre, riosempreconceito, riocidadania.

 

As fotografias que a diretora Patrícia enviou ao Rioeduca mostram o quanto foi producente o ano letivo na Escola Municipal Professora Rosa Maria Alves de Oliveira.

 


Em julho de 2012, foi publicada no Portal do Rioeduca, a postagem intitulada “Pequenos hoje, cidadãos sempre”, quando relatamos, a partir da nossa visita à escola, as atividades ali desenvolvidas no primeiro bimestre.

 

Com as atividades pedagógicas sendo encerradas e alunos e professores se preparando para o início das férias escolares, é hora de registrarmos mais um pouco de tudo o que aconteceu na Escola Municipal Rosa Maria, exclusivamente voltada para a Educação Infantil.

 

O texto com a apresentação do projeto anual para 2012 destaca o papel da Educação Infantil na formação dos pequenos cidadãos, propiciando aprendizagens significativas, diversificadas e interativas, com respeito às singularidades de cada um.

 

De fato, observando as fotografias que registram todos os momentos marcantes da escola no decorrer deste ano letivo, dá para perceber o quanto a direção e professores se empenharam para despertar nas crianças a consciência cidadã.

 

No evento organizado como parte final das atividades pedagógicas, além da exposição de trabalhos feitos pelos alunos em sala de aula, foram apresentadas peças teatrais, danças, brincadeiras do faz de conta, histórias infantis e outras encenações divertidas.

 

Temas como preservação ambiental, sustentabilidade, cuidados pessoais com a higiene, direito ao lazer, respeito às diversidades e identidade fizeram parte da programação, tanto para os alunos das turmas do primeiro, quanto do segundo turno.

 

A dedicação dos profissionais da Escola Municipal Professora Rosa Maria, que já tivemos oportunidade de ressaltar na primeira visita que fizemos à escola em novembro de 2011 (por ocasião da “Feira de Ciências”), é compartilhada pelos pais, mães e responsáveis, sempre atuantes e participativos, conforme tem registrado a diretora Patrícia.

 

A festa alegre, colorida, dotada de vitalidade, dinamismo e movimento, que marcou a culminância do projeto anual “Pequenos hoje, cidadãos sempre”, comprovou que foram plenamente alcançados, todos os objetivos traçados pela direção e professores da Escola Municipal Professora Rosa Maria Alves de Oliveira em 2012.

 

 

 

 

 


Leia também:


Feira de Ciências da E.M. Profª Rosa Maria Alves de Oliveira

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=1630

Pequenos hoje, cidadãos sempre!

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=2328

 

 

Sinvaldo do Nascimento Souza, professor representante do Rioeduca na 10ªCRE
E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net
Facebook.com/SinvaldoSouza
Twitter: @SinvaldoNSouza


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share