A A A C
email
Retornando 11 resultados para o mês de 'Fevereiro de 2019'

Segunda-feira, 25/02/2019

Saiba para qual endereço você pode enviar seu trabalho ou projeto desenvolvido

Tags: rioeducadores.

 

Cada CRE possui um representante na Equipe Rioeduca - todos professores da rede. Saiba para qual endereço você pode enviar seu trabalho ou projeto desenvolvido com os alunos:

 

 

 

1ª CRE: Alexandre Roque de Araujo - alexandrearaujo@rioeduca.net

2ª CRE: Renata Rodrigues de Carvalho - renata.carvalho@rioeduca.net

3ª CRE: Letícia Carvalho Monteiro - leticialmonteiro@rioeduca.net

4ª CRE: Adriana Silva - adrianasilva033@rioeduca.net

5ª CRE: Juliana de Oliveira - julianaosilva@rioeduca.net

6ª CRE: Patrícia Fernandes Ferreira - pferreira@rioeduca.net

7ª CRE: Roberta Carmina Vitagliano - robertavitagliano@rioeduca.net

8ª CRE: Neilda Silva - neildasilva@rioeduca.net

9ª CRE: Igaro Guimarães Gouveia - igarogouveia@rioeduca.net

10ª CRE: Rodrigo Abreu - rodrigosantos@rioeduca.net

11ª CRE: Ingrid Medeiros - ingridporciuncula@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 21/02/2019

Programa Orquestra nas Escolas recebe especialistas de todo Brasil na semana de formação

Tags: orquestra, neojiba.

 

Durante 15 dias, professores e equipe pedagógica do Programa Orquestra nas Escolas participaram de encontros de capacitação e integração. As atividades que aconteceram na Escola Municipal Orsina da Fonseca foram conduzidas por especialistas convidados de todo Brasil, que compartilharam conhecimentos através de rodas de conversas e de oficinas práticas de vivência e sensibilização.

 

 

Os educadores e gestores do Programa Neojiba – Núcleo Estadual de Orquestras Jovens e Infantis da Bahia apresentaram suas experiências com uma tecnologia socioeducacional de sucesso, através do ensino e prática musical coletiva. O programa é uma das ações prioritárias do governo da Bahia para desenvolvimento e integração de crianças, adolescentes e jovens.

 

Oficinas como ‘Utilização do corpo como instrumento musical’ realizadas pelos músicos do Grupo paulistano Barbatuques permitiram que os educadores exercitassem a criatividade e percebessem as possibilidades diversas, através do próprio corpo.

 

Para a coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, os encontros de formação com professores e equipe pedagógica foram oportunidades de aprendizado e troca:

 

“Estamos recomeçando nossas atividades em 2019 com expectativas renovadas pela inspiração desses mestres incríveis, cheios de generosidade, que dividiram suas práticas, tecnologias educacionais experimentadas e que têm feito a diferença na vida de inúmeras crianças e jovens em todo o Brasil.” – comemora Moana.

 

Foram mais de 40h dedicadas à formação dos professores, instrutores e estagiários do Programa Orquestra nas Escolas. Aulas e oficinas sobre a música nordestina, técnicas pedagógicas, prática de regência e principalmente sobre inovação que, para Moana, é a capacidade de colocar em prática aquilo que é possível, realizável e efetivo. "Estamos transbordando por tudo aquilo que vimos e experienciamos nesses dias" – relata.

 

O Programa Orquestra nas Escolas conta com uma equipe de cerca de 150 profissionais entre educadores, estagiários e profissionais de apoio, está presente em 45 escolas e atende a mais de 11 mil alunos da rede.

 

Texto: Renata Oliveira

Crédito das Fotos: Rafael Ribeiro


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 15/02/2019

Creche Municipal Rachel Leite Dias na Semana de Acolhimento

Tags: creche, acolhimento.

 

SEMANA DE ACOLHIMENTO

 

Breve histórico da Unidade Escolar:


A Creche Municipal Rachel Leite Dias fica situada na Rua Henriete de Holanda Amado, s/nº, Engenho de Dentro. Estamos inseridos na Comunidade Fernão Cardin, desde janeiro de 1998, oriunda do Projeto Favela Bairro. A comunidade é participativa e adere às ações desenvolvidas na creche; mantemos as portas abertas para o diálogo e a troca, visto que acreditamos ser fundamental para uma gestão democrática a parceria entre creche e comunidade.

Neste ano letivo de 2019, temos matriculadas nesta U.E. 136 crianças. A faixa etária contemplada é de 6 meses até 4 anos. Estamos organizados em 6 grupamentos de acordo com as idades: 2 turmas de berçário, 2 turmas de maternal I e 2 turmas de maternal II.


Nosso espaço físico é muito agradável e acolhedor! Temos um pátio com pinturas no chão, uma casinha e um brinquedão com escorrega. Temos também chuveirões na área externa para recreação em dias quentes. O espaço interno é compacto, deste modo cada cantinho é valorizado e organizado de forma a ampliar as possibilidades de interação e exploração dos recursos disponíveis. Organizamos uma sala de leitura aconchegante, atraente e divido em cantinhos de interesses diversos. Embaixo da escada que dá acesso ao segundo andar, temos mesa e cadeiras, quadro de avisos e estante com livros e revistas pedagógicas, onde as educadoras se reúnem e planejam suas ações. As salas de atividades são amplas e com recursos diversificados para o fazer pedagógico.

 

 


Nossas práticas pedagógicas estão organizadas de forma a oportunizar a diversidade de experiências e interações com a finalidade de potencializar o desenvolvimento infantil. Estabelecemos uma rotina preocupada em respeitar o bem estar das crianças e suas individualidades.


O Projeto Pedagógico Anual traz como proposta “Os valores”, tendo a visão de que toda criança é sujeito de diretos. Deste modo mantemos uma escuta ativa e priorizamos o protagonismo infantil, onde o interesse dos pequenos é o centro de nossas ações, respeitando as especificidades, habilidades e competências de cada fase do desenvolvimento, entrelaçados aos campos de experiências, de acordo com a BNCC.


Equipe de Direção:

Diretora Geral: Camila Brasil
Diretora Adjunta: Daniele Henriques


Equipe de Educadoras:


EI 11 – PEIs Joice e Denise
AEIs Letilza, Maria Lúcia, Fran e Patrícia Aquino


EI 12 – PEI Brunna
AEIs Alessandra, Rita Machado, Ilza e Rita de Cássia


EI 21 – PEI Gabriela
AEIs Juliana, Vera e Ana Lúcia


EI 22 – PEI Márcia
AEIs Angela, Janaína, Ana


EI 31 – PEI Samantha
AEIs Rafaela e Fabiana


EI 32 – PEIs Cíntia e Adriana
AEIs Patrícia Rossani e Eloísa


PA – Viviane Batista
Projeto de Leitura – Clara (AEI readaptada)

 

Breve resumo das atividades:


Fizemos o registro de algumas atividades realizadas durante a primeira semana de acolhimento (quinta-feira, dia 14/02/2019) do Maternal I (EI 22), onde a professora Márcia junto com as AEIs propiciaram um momento de roda de conversa, com cantigas infantis, e contamos com a participação de alguns responsáveis, que estavam dando apoio às suas crianças neste período tão importante e cheio de significados.

 

Após isto, oportunizamos a todos um momento descontraído de desenho livre. Em seguida, a professora Márcia propôs a rodinha para contação de história, já sem a participação dos responsáveis. Depois disto, as educadores ofereceram massa de modelar para os pequenos deixarem a imaginação correr solta. Encerramos o dia de acolhimento com um delicioso almoço, onde nossos pequenos já demonstraram toda sua independência, autonomia e segurança em nosso espaço acolhedor, cheio de afeto e de novas experiências.
 

Enviado por:

E/CRE 03.13.608 C.M. Rachel Leite Dias


   
           



Yammer Share