A A A C
email
Retornando 79 resultados para o mês de 'Março de 2011'

Sábado, 19/03/2011

BLOG DA ESCOLA MUNICIPAL PORTUGAL - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, blogsdeescolas.

A ESCOLA MUNICIPAL PORTUGAL, da 1ª Coordenadoria Regional de Educação compartilhou com o  Rioeduca.net seu blog educacional.


Na página virtual http://escolamunicipalportugal-rio.blogspot.com/  você irá encontrar artigos interessantes, links educacionais, e também diversos  trabalhos desenvolvidos por alunos e professores.

Selecionamos algumas imagens deste ambiente digital exclusivamente pra você...

 


 

 

CARNAVAL PORTUGAL

 

 

SEMANA DE PREVENÇÃO AO BULLYNG

 


 

 

Aproveite a oportunidade de interagir com outros Educadores e de saber tudo que está acontecendo na Escola Municipal Portugal .

Com apenas um clique você pode visitar e seguir este ótimo blog :


http://escolamunicipalportugal-rio.blogspot.com/
 


   
           



Yammer Share

Sábado, 19/03/2011

CIEP BARÃO DE ITARARÉ - 10ª CRE

Tags: 10ªcre.

CIEP BARÃO DE ITARARÉ

As Escolas da 10ª CRE e seus Patronos


1 – Localização: O CIEP 10-19-206 BARÃO DE ITARARÉ faz parte da 10ª Coordenadoria Regional de Educação e está localizado no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na Rua Vítor Dumas, sem número, próximo ao popularíssimo Largo do Bodegão (onde são realizadas as tradicionais festas religiosas de São Jorge), no logradouro conhecido como “Quarteirão Cultural do Matadouro”, onde ficam também as escolas municipais Princesa Isabel, Fernando de Azevedo, Prefeito João Carlos Vital, a Escola Técnica Estadual de Santa Cruz (FAETEC), o Colégio Estadual Barão do Rio Branco, a Vila Operária do Matadouro, as ruínas do Matadouro, a antiga estação ferroviária, a Vila Olímpica Oscar Schmidt, a Biblioteca Popular Joaquim Nabuco,o Ecomuseu e o Centro Cultural Dr. Antonio Nicolau Jorge.
É, portanto, um quarteirão de expressivo valor educacional, histórico e cultural, e de permanente agito de crianças, de adolescentes e também de idosos, que circulam diariamente por ali em direção às escolas, à Vila Olímpica ou ao Centro Cultural. Acredito que circulem, pelo Quarteirão Cultural do Matadouro, Largo do Bodegão, Rua Vítor Dumas, Avenida Isabel e ruas transversais, pelo menos dez mil pessoas por dia.

 

Direção do CIEP BARÃO DE ITARARÉ;(da esquerda para a direita) Ângela, diretora adjunta; Janaína, coordenadora pedagógica e Claudy, diretora.

 


2 – Direção do CIEP BARÃO DE ITARARÉ, seus professores, funcionários e alunos: A equipe da direção é formada pelas professoras Claudy Elayne de Souza Firmino, diretora; Angela Maria Porcino da Costa Motta, diretora adjunta e Janaína de Moura Firmino Perez Marques, coordenadora pedagógica. A Sala de Leitura Monteiro Lobato, que será motivo para um texto especial, é coordenada pela professora Rosangela Elias dos Anjos França, que também trabalha, em dias e turnos alternados, na Escola Municipal Nelson Romero, localizada em Sepetiba. Os professores e funcionários, em número que se aproxima de 60, são profissionais comprometidos com a educação de qualidade, em turmas da Educação Infantil até o 6º ano experimental, modalidade que teve início neste ano letivo.
Os alunos matriculados no CIEP BARÃO DE ITARARÉ moram nas ruas próximas à unidade escolar, que também recebe muitas crianças e adolescentes vindos do Conjunto Nova Sepetiba, e que dependem do transporte do Ônibus da Liberdade ou do Riocard Escolar.
Quem chega ao CIEP BARÃO DE ITARARÉ encontra, logo na rampa de entrada, um lindo e didático mural mostrando algumas das atividades desenvolvidas naquela unidade escolar, como: Educação Especial; Ensino do 1º ao 5º ano; Projeto Mais Educação; Reforço no contra-turno; Sala de Leitura; Projeto Nenhuma Criança a Menos; Sala de Recursos Multifuncionais; Educação Infantil; Acelera 1 e Ginásio Experimental 6º ano. Além disso o BARÃO DE ITARARÉ mantém parceria permanente com a Guarda Municipal, que ocupa o prédio do antigo projeto “Aluno residente”; cede o espaço para funcionamento do Clube de Atletismo, da 10ª CRE e também faz parceria com Estado, que ocupa as dependências do CIEP à noite, com turmas do Ensino Médio.

 

 

 

3 – Patrono do CIEP – BARÃO DE ITARARÉ. Há uma foto de Aparício Torelli na parede principal da sala da direção, e as professoras demonstram conhecimento e orgulho pelo nome e biografia do patrono. A diretora Claudy Elayne faz questão de mostrar, na Sala de Leitura, os livros e almanaques publicados pelo jornalista, e cita algumas da “pérolas do Barão de Itararé” como: “Voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato.” “Banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro.” “Sábio é o homem que chega a ter consciência da sua ignorância.”
No “Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro - Pós-1930”, coordenado por Alzira Alves de Abreu e publicado pela Fundação Getúlio Vargas, há um verbete com informações biográficas bastante precisas sobre o Barão de Itararé, que usou também os pseudônimos de Aporelli e Axi.
Irreverente desde os tempos de estudante, quando publicou, ainda em colégio administrado por jesuítas, o jornal “O Capim Seco”, Torelli enfrentou os percalços da época em que viveu sendo preso e espancado, por defender idéias libertárias.

Durante a ditadura do Estado Novo (1937 a 1945), ele esteve preso com outros intelectuais no presídio Frei Caneca, sendo companheiro de cela do escritor Graciliano Ramos, que se refere ao Barão de Itararé no livro “Memórias do Cárcere”. “Na ocasião Torelli declarou a Graciliano que havia adotado inicialmente o título de duque de Itararé, passando depois a barão “como prova de modéstia”, conforme consta do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro acima citado.
Aparício Torelli teve uma ativa vida jornalística e intensa participação política, sendo um dos fundadores da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e, signatário da declaração em favor da democracia contra o Estado Novo, por ocasião do I Congresso Brasileiro de Escritores, que se realizou em São Paulo,em janeiro de 1945, promovido pela Associação Brasileira de Escritores.
Ainda de acordo com o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, “quando do decreto de anistia de 18 de abril de 1945, pelo qual foi beneficiado, Aparício Torelli declarou: “A anistia é um ato pelo qual os governos resolvem perdoar generosamente as injustiças e os crimes que eles mesmos cometeram.”
Após deixar o jornalismo em 1957 realizou uma série de viagens ao exterior para fazer conferências. De volta ao Brasil, já doente, passou a viver praticamente sozinho no seu apartamento no Rio de Janeiro, onde faleceu no dia 27 de novembro de 1971.

 

4 – Projeto Político Pedagógico – “Leitura, um caminho para a cidadania” Em fase de atualização e adequação às novas realidades da unidade escolar, o Projeto Político Pedagógico do CIEP BARÃO DE ITARARÉ já está recebendo acréscimos alusivos à implantação do 6º ano do Ginásio Experimental, à Educopédia, à implantação do Programa Saúde nas Escolas e aos demais programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação objetivando valorizar cada vez mais a leitura, a interpretação e a escrita dos alunos do ensino fundamental da Prefeitura.
Tendo em vista que muitos professores do CIEP BARÃO DE ITARARÉ vêm de outros bairros da cidade e também de outros municípios, é intenção da equipe da direção incluir no PPP atividades relacionadas à história, à cultura e à geografia do bairro, como aulas-passeio e visitas aos principais pontos e monumentos históricos de Santa Cruz.

 

 

 

 

Professora Rosangela Elias dos Anjos França, da Sala de Leitura, com alunos após contação da história "Charalina", de autoria de Nelson Albissú.

 

Sinvaldo do Nascimento Souza

Professor representante da 10ª CRE no RIOEDUCA  


   
           



Yammer Share

Sábado, 19/03/2011

Blog - ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE ARTHUR BERNARDES

Tags: blogsdeescolas, 9ªcre.

 

 

SUSTENTABILIDADE


Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.


Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.


A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

 

 

Na reunião realizada no dia 18 de março, na 9ª CRE, onde fizemos a apresentação do Blog do Rioeduca.net aos Regentes de Sala de Leitura, Articuladores de Creche e representantes dos Espaços de Extensão, tive o prazer de conhecer, entre outras colegas de trabalho, a professora Shirlei Videira, que é regente da sala de leitura da E.M. Arthur Bernardes. Ela ficou muito entusiasmada com o projeto e gentilmente nos enviou o link do blog da escola do qual tiramos o conteúdo acima. 


Apesar do blog  “Escola Presidente Arthur Bernardes” estar iniciando, vamos encontrar nele vídeos muito interessantes e uma organização por páginas que nos levam aos segmentos da escola, onde serão postados trabalhos e conteúdos pertinentes a estes setores. Fica assim a sugestão deste blog para aqueles que ficaram contagiados com a ideia de construírem seus blogs.

 

 

Quando forem visitar não esqueçam de deixar um comentário e, se desejarem seguir este blog, basta clicar em “seguir” e se logar por uma conta do Google que você preferir. 

 

 

http://escolapresidentearthurbernardes.blogspot.com/

 

Parabéns à E. M. Arthur Bernardes! A Equipe Rioeduca deseja muito sucesso!


   
           



Yammer Share

Sábado, 19/03/2011

Blog - POR UMA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

Tags: blogsdeescolas, 9ªcre, dengue.

 

Nas pesquisas feitas durante o recesso de Carnaval pela Equipe Rioeduca, foi sugerido pela colega Ruth Albanita (1ª CRE) a troca de blogs por CRE. Sssim quem encontrasse um blog de outra CRE, repassaria o endereço para o colega da CRE correspondente. Sendo assim, recebi este link da Fátima, representante da 2ª CRE,  e logo que abri fiquei encantada com o capricho que percebi logo nas primeiras páginas. Trata-se do blog da professora Jeane Ricardo que atua no Ensino Especial e na Educação Infantil.

 

 

 

Passeando pelo blog podemos perceber que ela vem desenvolvendo este trabalho desde 2009 e tem muitas postagens interessantes.


Vamos conhecer um pouco a professora Jeane...

“Sou professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro (9ª CRE). Mãe de uma criança com síndrome de Down e microcefalia. Atualmente dedico-me à pesquisa do processo de Educação Inclusiva no Brasil e à produção literária sobre deficiência e inclusão. Assumi uma Classe Especial em 2009 e faço dupla regência com uma turminha de Educação Infantil. Procuro amigos para trocar informações, materiais, idéias, livros, revistas e filmes sobre todos os tipos de deficiência e sobre a Educação Especial Inclusiva.”

 

Ao entrar no perfil da professora Jeane, observamos que ela segue outros blogs e que a troca entre eles é muito grande e podemos perceber isso nos comentários das postagens.

 

Percebemos que a professora está, também, bem antenada com os projetos atuais como retrata o print sobre o Combate a Dengue.

 

 

Outra coisa que nos chamou a atenção foi o livro de sua autoria “Flor de Mel” em que Jeane trata da Síndrome de Down de um jeitinho muito especial, como nos diz a autora: 


“Flor de Mel: a florzinha com Síndrome de down, é o meu primeiro livro! Ele conta a história de uma abelha que é responsável por cuidar de um grande e belíssimo jardim que pertence a Deus. Nesse jardim há muitas flores, porém uma é especial! Ela tem Síndrome de Down!”

 

 

Poderíamos ficar aqui falando do blog em linhas infinitas, mas que tal vocês darem uma olhadinha?

 

http://jrlamaral.blogspot.com/

 

Jeane receba nosso carinho e continue seu lindo trabalho. A Equipe Rioeduca lhe deseja muito sucesso!
 


   
           



Yammer Share