A A A C
email
Retornando 79 resultados para o mês de 'Março de 2011'

Quarta-feira, 23/03/2011

BLOG TVL (TIO VAGNER LÚCIO) E.M. CLAUDIO GANNS / 6ªCRE

Tags: 6ªcre, blogsderioeducadores, dengue.

 

O professor Vagner Lúcio criou este blog para divulgar o trabalho que vem realizando na E.M. Claudio Ganns/6a.CRE. Atualmente, envolvido no projeto "QUEM COMUNICA AMIGO É: MANDA A DENGUE DAR NO PÉ!"

Saibam um pouco mais sobre a proposta do projeto em nossa próxima postagem (6a.CRE) ou clicando no link do blog: http://tiovagnerlucio.blogspot.com/

 

 

http://tiovagnerlucio.blogspot.com/


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 22/03/2011

PROJETO DIDÁTICO: CONTEÚDO COM SIGNIFICADO E VALOR SOCIAL

Tags: 6ªcre, blogsderioeducadores, dengue.

Reproduzo mais um texto do prof. Vagner Lúcio da E.M. Claudio Ganns / 6a. CRE (original: http://tiovagnerlucio.blogspot.com/2011/03/projeto-didatico-conteudo-com.html )

 

 

 

 

 

 

Projeto didático: conteúdo com significado e valor social

 

 

Profº Vagner Lúcio

 

 

A experiência com projetos, em sala de aula, não é um exercício simples nem fácil. Exige a participação ativa de todos os envolvidos, clareza de objetivos e avaliação processual.

Quando propomos um projeto para nossa turma, levamos em consideração a necessidade e o interesse dos alunos, o projeto estratégico da escola e as orientações curriculares emanadas da Secretaria Municipal de Educação. Mas é no contexto da sala de aula que o projeto se funda, para dar significação aos conteúdos previstos para a série.

É no desenvolvimento do projeto didático que o aluno reconhece a função social do conhecimento, aprende a ser, a conviver e a transformar a sua própria realidade, a partir dos conhecimentos, valores e habilidades que vai construindo.

Trabalhar com projeto não é modismo nem representa a oferta de um ensino fraco para nossos alunos. Pelo contrário, é uma estratégia que demonstra a qualidade e a força da escola como instituição social, capaz de formar cidadãos bem preparados para compreender os fatos sociais e exercer, reflexiva e criticamente, sua cidadania.

Por isso, vem aí “Quem comunica amigo é: manda a dengue dar no pé!”

 

(leiam o texto do projeto "Quem comunica amigo é: manda a dengue dar no pé" no blog TVLhttp://tiovagnerlucio.blogspot.com/2011/03/quem-comunica-amigo-e-manda-dengue-dar.html ou aqui, em nosso portal RIOEDUCA.NEThttp://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=758 )

 

 

 

 

LINK DA POSTAGEM ORIGINAL: http://tiovagnerlucio.blogspot.com/2011/03/projeto-didatico-conteudo-com.html

 

 

NÃO DEIXEM DE VISITAR O BLOG TVL http://tiovagnerlucio.blogspot.com/


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 22/03/2011

PROJETO do Prof. VAGNER LÚCIO

Tags: 6ªcre, blogsderioeducadores, dengue.

 

Reproduzo aqui o texto do professor Vagner Lúcio, da E.M. Claudio Ganns / 6a.CRE, de apresentação de seu projeto na escola (origial: http://tiovagnerlucio.blogspot.com/2011/03/quem-comunica-amigo-e-manda-dengue-dar.html )

 

 

Quem comunica amigo é: manda a dengue dar no pé!

Profº Vagner Lúcio

Desde que iniciaram as aulas, foram, praticamente, três semanas de atividades ligadas ao nosso primeiro projeto de trabalho: “Quem REvisa amigo é!”

Privilegiando a realização dos exercícios dos Cadernos de Revisão de Língua Portuguesa e Matemática, fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação a alunos e professores, pudemos observar e identificar as necessidades e possibilidades de cada educando quanto à leitura e ao desenvolvimento do raciocínio lógico.
Durante as atividades de revisão, no convívio inicial com os alunos, ficou evidente a necessidade trabalhar urgentemente:
- a comunicação, para aprenderem a conhecer;
- o respeito, para aprenderem a conviver;
- a autoestima, para aprenderem a ser;
- a função social do conhecimento, para aprenderem a fazer.
Não só durante os exercícios dos Cadernos de Revisão individuais, mas também nas dinâmicas e nos trabalhos em grupo, percebemos uma grande limitação dos alunos no uso da expressão oral, na resolução de conflitos por meio do diálogo e na aplicação em situações do dia-a-dia do conhecimento científico. Com isso, passam boa parte do tempo se estranhando, com medo de socializar algum ponto de vista ou comentário pessoal.
Agrava ainda mais o fato de escreverem muito mal e terem pouquíssimas experiências com a leitura no universo familiar e escolar. Poucos escrevem mais de um parágrafo com coerência, coesão e clareza; ninguém leu algum livro, jornal ou revista fora da escola ou na escola este ano. Todos, no entanto, declararam que gostam de ler e ouvir histórias!
Nesse contexto, nasce o “Quem avisa amigo é: manda a dengue dar no pé”, cujos objetivos são basicamente:
— Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões por meio de cartas, textos narrativos e notícias, bem como acolher, interpretar e considerar os dos outros.
— Utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar informações de combate à dengue, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
Para isso, a nossa metodologia está voltada para a dinamização das práticas educativas interdisciplinares, valorizando a participação de cada aluno nas atividades individuais e cooperadas, orais e escritas, tendo como estratégias as:
- leitura diária de notícias
- roda de leitura de contos e fábulas
- troca de cartas entre os alunos da turma
- organização de jornal mural com informações sobre a dengue
- carta entre as turmas
- carta a um vizinho informando sobre os cuidados com a dengue
- elaboração de jornalzinho de combate à dengue
- criação de música de combate à dengue
- apresentação de telejornal da dengue
- representação teatral sobre a dengue
Não adianta ficar falando muito: “fé sem obras é morta”. Então vamos lá! A sala de aula é o nosso lugar. E é de lá que vamos trazer notícias frequentemente, revelando nossa alegria de criar!

 

 

 

Postagem original no blog TVL: http://tiovagnerlucio.blogspot.com/2011/03/quem-comunica-amigo-e-manda-dengue-dar.html


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 22/03/2011

BLOG DA CRECHE MUNICIPAL ZUZU ANGEL /6ªCRE

Tags: 6ªcre, blogsdeescolas, creches.

 

 

 

 

"Bem-vindos ao Mundo Encantado das Crianças na Creche Municipal 06.25.610. Zuzu Angel*** Nossa Creche ganhou o Prêmio Anual de Qualidade na Educação 2010-SME-PCRJ" 

(texto de apresentação do blog: cliquem no link: http://cmzuzuangel.blogspot.com/ )

 

 

NÓS SOMOS A 6a. CRE!

 

 

NÓS SOMOS A 6a.CRE!

 

NÃO DEIXEM DE VISITAR O BLOG! http://cmzuzuangel.blogspot.com/


   
           



Yammer Share