A A A C
email
Retornando 79 resultados para o mês de 'Março de 2011'

Domingo, 13/03/2011

E.M.Prof.Gilberto Bento da Silva – Afeto, desprendimento, espontaneidade e manifestação de alegria.

Tags: 9ªcre, eventos.

Confiram alguns dos projetos em que a “Gilberto Bento” está inserida..

 

Boas Vindas de 2011

 

A arte de viver é a forma de executar com habilidade e a imaginação o exercício do dia a dia, e encontrar o espaço e o território da alegria. Sendo assim, a Escola Municipal Professor Gilberto Bento da Silva acolheu o ano letivo de 2011, de braços abertos, em um ato próprio de afeto, de cuidar, de dar colo com desprendimento, espontaneidade e espirituosa manifestação de alegria. O mural feito em forma feminina e braços gigantes, preenchidos pelos alunos com bolinhas de jornal, pode ser manipulados pelas turmas, que podem perceber-se envolvidos e protegidos, o que dimensiona a escola como um espaço de interação e vivencias de aprendizagem significativa. Contextualizar as Artes como elo de motivação e reflexão do aluno em direção à sua autonomia, é uma maneira de despertar para as formas de apreender e aprender de fato. E só registra em fotografias a animação desejada para o processo de disposição e aprendizagem do ano inteiro. Sejam Bem vindos!!!!


Murais do Carnaval


Alegria e espontaneidade que faz pensar o sentido terapêutico da arte é retomada com a chegada do carnaval nas obras de J. Carlos. Analisamos personagens do carnaval carioca, e não há forma melhor de se comemorar o aniversário do Rio de Janeiro. Identificar o genial cartunista, ilustrador, poeta do humor carioca, artista sensível aos detalhes da sociedade daquela época. Com riquezas de detalhes suas charges marcam o ritmo da festa que faz da cidade um palco. Os desenhos de pierrôs, colombinas, malandros, foliões e defensores de um tempo que através do talento e versatilidade de J. Carlos idealizamos um espírito de harmonia e romantismo. Esses personagens mascaram os sonhos e fantasias com muito glamour e muita arte. “Eitá” carioca danado...


Os alunos PEJA, lembrando as marchinhas, esse ritmo que arrasta qualquer um para a folia, escolheu “Olha a cabeleira do Zezé”, Música de João Roberto Quelly que brincou com prazer e atenção às diversidades que andam pela cabeça, cor, linha, ponto, ritmo e volume... Códigos visuais!!!


(Texto da Professora Carla Regina – Artes)


Mostra Municipal de Dança


Mais uma iniciativa da SME para despertar vocações e valores artísticos entre as crianças. A Mostra Municipal de Dança propicia aos alunos da Rede Municipal de Ensino o acesso à linguagem da Dança, enquanto manifestação artístico-cultural, oportunizando também a formação de plateia. A Mostra caracteriza-se pela apresentação das composições coreográficas produzidas pelos professores da Rede Municipal de Ensino junto aos seus alunos durante o ano letivo.


Escola de Bamba


Projeto que exalta os valores culturais do Carnaval, através de ações nas escolas, culminando com a apresentação de uma escola de samba mirim.
A Escola de Bamba consiste na articulação de um conjunto de ações de caráter pedagógico e técnico que se constitui na formação de uma escola de samba genuinamente pública municipal. Durante o Carnaval, essa escola de samba mirim, que conta com alunos de diversas escolas municipais, desfila na abertura oficial do Carnaval Carioca.

 


   
           



Yammer Share

Sábado, 12/03/2011

PLANEJAR É PRECISO

Tags: 1ªcre, blogsderioeducadores.

 

Muitas vezes, o professor trabalha em mais de uma escola, com turmas diferentes, isso sem falar no tempo que utiliza para fazer os planos de aula, navegar na internet, ler livros, comparecer às reuniões, atualizar os blogs, interagir nas redes sociais...

 

Foi pensando nisso, que Tatiana Coelho resolveu criar o blog: “planejarehpreciso.blogspot.com”


Tatiana é Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida da 1ª Coordenadoria de Educação. Desde 2006 participa da elaboração dos Cadernos Pedagógicos de Geografia e este ano comemora mais duas grandes conquistas pois tornou-se Educopedista, e foi chamada para segunda matrícula como Professora de Geografia na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de janeiro.


Como você conferiu, a vida da Tatiana é bem dinâmica, mas ainda assim ela compartilha com outros professores e amigos, notícias de educação, mensagens, e trabalhos que desenvolve.

 

Tudo isso e muito mais, você pode ver no interessante blog da Tati. No mês de março, ela conta para os leitores o que ela aprendeu sendo uma Educopedista.

 

Aproveite que você está aqui, e descubra mais deste interessante blog. Clique e siga =>


http://planejarehpreciso.blogspot.com/


 

 

   
           



Yammer Share

Sábado, 12/03/2011

Acompanhe nossa Timeline do Twitter

Tags: rioeduca, twitter.

A partir de hoje, você pode acompanhar tudo que ocorre na nossa "timeline" do twitter através do "Diário Rioeduca". Se clicar em "assinar" receberá as atualizações diárias diretamente em seu e-mail, mesmo que você não seja usuário do Twitter.

Você não vai querer ficar "de fora" do que se passa na telinha do Twitter Rioeduca, vai?

 


   
           



Yammer Share

Sábado, 12/03/2011

O Dia em Que Charles Chaplin Caiu no Samba Carioca

Tags: rioeducainforma, 5ªcre.



 

Era para ser mais um baile de carnaval, na E. M. Prof. Alfredo Russell, 5ª CRE, mas aquele dia foi diferente...

 

Com a ajuda do amigo Caio ZIP, Personagem dos livros de Regina Gonçalves, Charles Chaplin resolveu viajar no tempo e foi visitar o carnaval carioca, e foi parar no baile da Alfredo.

 

Foi uma grande festa! Todos ficaram contentes com a visita do ator/comediante, que contou um pouco sobre a história das marchinhas de carnaval, e com a visita da passista Michelle, do GRES Portela, que deu um show, além de ensinar os pequenos foliões a sambar.

 

Parabéns à diretora Márcia Rodrigues da Silva e sua equipe, sempre empenhados em fazer uma educação de qualidade, o que inclusive já rendeu à escola o prêmio anual por desempenho, aumentando seu IDEB em 38%.

 

A escola participa do Projeto Mais Educação, e foi o coral Mais Educação que deliciou os ouvidos dos presentes com várias marchinhas, e uma bela homenagem ao aniversário da nossa querida cidade do Rio de Janeiro.


   
           



Yammer Share