A A A C
email
Retornando 51 resultados para o mês de 'Março de 2013'

Sexta-feira, 08/03/2013

As faces femininas da 11ª CRE

Tags: 11ªcre.

É muito importante a sociedade ter um olhar diferente do que estamos  acostumados a ver com a velocidade das informações que nos cerca diariamente. Este é um momento gratificante para lembrar de grandes atuações e reconhecer a dedicação daquelas que se preocupam com uma educação de qualidade total. São elas as protagonistas da 11ª CRE.



Dia Internacional da Mulher – mulheres que transformaram seu tempo.
 


“Porque!! um dia é preciso parar de
sonhar, tirar os planos das gavetas
e, de algum modo, começar...”
Amyr Klink


...e assim tantas mulheres tiveram coragem, sempre, de ousar ou de fazer algo que pudesse transgredir o que aparentemente era algum impedimento para recomeços, continuidades ou inovações.


A novíssima 11ª CRE, oriunda da 4ª CRE, ganhou Unidades Escolares exclusivamente localizadas no bairro da Ilha do Governador. O prêmio casual foi herdar patronesses que, além de nomear suas escolas, foram personagens contribuintes de muitas discussões sobre o desenvolvimento do ambiente político e educacional, formal ou não. Essas mulheres, civicamente corretas, lutaram pela conquista e efetivação da sua importância como transmissoras de cultura, de conhecimento, de sabedoria, de perspicácia feminina, misteriosa ou pouco compreendida. Cada uma deixou sua marca na construção de valores e práticas sociais.

 


Conheçamos essas personagens históricas femininas...

 

  • CIEP Olga Benário Prestes - Militante comunista alemã executada pelo regime nazista, casada com o político Luís Carlos Prestes, organizou atividades de solidariedade e resistência, com aulas de ginástica e história nos campos de concentração.
     

 

  • Creche Municipal Cora Coralina – Cora Coralina foi o pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, senhora das palavras que priorizavam a mensagem ao invés da forma. Escreveu poemas, contos brasileiros e teve seu primeiro livro publicado quando já tinha quase 76 anos de idade. 

 

  • Creche Municipal Stella Maris - A Secretaria Municipal de Educação herdou parte do complexo social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A creche era um dos projetos do complexo social que ampliou e ganhou um novo olhar pedagógico. O nome “Stella Maris” significa “estrela do mar” e é uma expressão latina que se manteve. Embora haja inúmeras histórias para explicar a escolha desse nome, ela evidencia um símbolo da presente e constante atuação do gênero feminino na história da educação.

 

  • Creche Municipal Maria Arminda F. Souza Aguiar – mãe do ator Miguel Falabella foi, de fato, muito mais que professora, mas uma educadora nata. Iniciou sua carreira como professora universitária e seu nome foi emprestado a um local que deve simbolizar o primeiro estágio da educação pública.

 

  • Escola Municipal Alice Tibiriçá - Alice de Toledo Ribas Tibiriçá foi uma das grandes atuantes das causas sociais femininas no Brasil na primeira metade do século XX.

 

  • Escola Municipal Anita Garibaldi - Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida por lutar pela independência gaúcha e de outros territórios na América do Sul.

 

  • Escola Municipal Madalena Tagliaferro - Magdalena Maria Yvonne Tagliaferro, conhecida como Magda Tagliaferro, foi pianista brasileira que recebeu prêmios e condecorações nacionais e internacionais. Desenvolveu a carreira artística, sem nunca esquecer da missão pedagógica. 

 

  • Escola Municipal Profª. Lavínia de Oliveira E. Dória - Formou-se como professora aos 21 anos e foi regente de turma durante muitos anos. Foi escritora, trabalhava nas causas sociais e deixou manuscritos inéditos em prosa e verso. Foi um exemplo de Educadora durante toda a sua vida. 

 

  • Espaço de Desenvolvimento Infantil Neusa Maria Goulart - Filha do ex-governador Leonel Brizola, fez sucesso na década de 1980 como cantora ao lançar hits "new wave". Além disso, debatia com o pai sobre mudanças que deveriam ocorrer no partido e manifestava seu ponto de vista.

 

  • O elenco dos nomes das escolas públicas da 11ª CRE é aqui apresentado com a finalidade de homenagear o Dia Internacional da Mulher. São personagens de grande expressão social, política e educacional que, de alguma forma, transformaram o seu tempo e influenciaram na formação ou na transmissão da cultura sob a ótica feminina. 

 

 

Equipe da 11ª CRE

 

 

 

 


Nelilda Ormond é professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
É candidata a representar o Portal Rioeduca na 11ª. CRE

twitter: @nelildaormond
facebook: Nelilda Ormond
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Nelilda Ormond Ver Comentários (11)

Sexta-feira, 08/03/2013

Informativo Multirio - 8 de Março

Tags: multirio.

 


 

Multirio

Tempo e Movimento discute a família contemporânea

O programa desta semana fala sobre a família como espaço de proteção e de pertencimento, bem como a importância da filiação na construção de quem somos. Além disso, o programa fala da rede de laços afetivos que sustenta a vida.  Para debater estas questões, o ator e apresentador Isaac Bernardt recebe a jornalista Samantha Mendes e a antropóloga Ilana Strozenberg que vão ainda debater os novos arranjos e as transformações culturais advindas das novas descobertas e das diferentes experiências de vida.  Tempo e Movimento vai ao ar neste sábado (9),às 13h30 na Web TV. Programe-se! www.multirio.rj.gov.br/webtv


Pequenos Notáveis homenageia Chico Buarque

Aos cinco anos de idade o menino já mostrava interesse pela música e mantinha um álbum de recortes com fotos de cantores do rádio. Aos oito, inventava marchinhas de carnaval. Criado entre irmãs cantoras em um lar de intelectuais, aos 12 anos de idade Chico compôs umas operetas, que apresentavam juntos. Na adolescência, sonhava ser cantor de rádio e imitava João Gilberto. O programa destaca o repertório infantil desse queé um dos maiores nomes da MPB, sua participação nos Festivais da Canção e, ainda, sua paixão pelo Fluminense.Pequenos Notáveis vai ao ar domingo (10),às 20h, no canal 14 da NET.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: www.twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
(21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 07/03/2013

Homenagem da 9ª CRE ao Dia Internacional da Mulher

Tags: 9ªcre.

É com grande alegria que a 9ª CRE prestigia suas lideranças femininas e estende esta homenagem a todas as mulheres que compõem o quadro de diretoras, coordenadoras, professoras e funcionárias da nossa coordenadoria. Parabéns, vocês são a força do nosso trabalho!
 

 

Reunião do Gabinete
Da esquerda para direita: José Mauro (Coordenador), Adriana Mattos (AIT), Marli Boaventura (Ouvidoria), Suely Bouças (AAI), Elizabeth Proença (Protocolo), Sandra Jardim (GAB), Rita Simone (GED), Julimar Maia (GIN), Sheila Bittencourt (GRH) e Rosilene dos Santos (GAD).

 

 

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro tem uma estrutura que conta com onze Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). Cada coordenadoria é responsável pelas políticas relacionadas à sua região, tendo como atribuições coordenar, orientar e supervisionar escolas, oferecendo suporte administrativo e pedagógico para a viabilização das políticas da secretaria. Além disso, busca a integração entre alunos, famílias e a comunidade, oferecendo oportunidades de diálogo e de interação que promovam o compartilhamento de informações e a construção de conhecimentos, integrando a escola à prática social.

 

A Coordenadoria Regional de Educação representa a secretaria na área de sua jurisdição, tendo como atribuições, também, o fornecimento de pessoal qualificado para atuar nas escolas e a gestão de seus recursos financeiros e de infraestrutura. 

 

As gerências e assessorias da 9ª CRE são o elo entre a SME e as Unidades Escolares e são elas que atendem a todas as demandas para que essa grande engrenagem funcione com harmonia. Hoje, vamos conhecer um pouco desse trabalho nas palavras da sua equipe de chefia.


 

 

GABINETE

Sandra Jardim – Adjunta da Coordenação

 

Substituta do coordenador nos impedimentos legais e eventuais administrativos. Articula ações com as gerências, além de ser muito receptiva e atenciosa quanto às situações levadas ao gabinete e que estejam na alçada de resoluções deste departamento. Quem conhece Sandra Jardim se encanta com sua empatia natural, postura profissional e presença de espírito humano, pela cordialidade. Devido à sua dedicação, esta grande mulher é merecedora de multiplas homenagens.

 

 

ASSESSORIA DE GABINETE

Suely Bouças Rodriguez - Assessora de Gabinete 

 

O fundamento da gestão democrática pressupõe a ideia de participação, isto é, do trabalho associado de pessoas, analisando situações, decidindo sobre o seu encaminhamento e agindo sobre elas, em conjunto. Desse trabalho compartilhado, orientado por uma vontade coletiva, cria-se um processo de construção de uma escola competente comprometida com a sociedade. 

 

Como Assessora de Gabinete da 9ª CRE, executo ações transparentes, pautadas no poder compartilhado e com uma estrutura de fluxo de informações ágil. Estou atenta às necessidades dos gestores escolares, conectada aos avanços tecnológicos, comprometida com a formação integral do aluno e com o sucesso da unidade escolar. E ainda, empenhada em orientar, monitorar e avaliar a dinâmica das ações dos gestores diante da realidade atual. Estou sempre pronta e disposta a resolver os desafios da gestão escolar, numa perspectiva democrática e comprometida com a política educacional da Secretaria Municipal de Educação.

 

 

GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO

Anita - Gerente de Administração


A Gerência de Administração tem como objetivo principal adequar os recursos orçamentários da 9ª CRE, tendo como principais atribuições: planejar, coordenar e executar atividades relativas à aquisição de materiais e à prestação de serviços; a concessão e prestação de contas do SDP; a prestação de contas do PDDE e suas atividades; o controle dos bens patrimoniais; executar atividades relativas à aquisição de materiais e prestação de serviços por meio de processo licitatório ou dispensa de licitação; viabilizar o procedimento e controle para a execução dos contratos e promover a liquidação física das despesas efetuadas. Estas atribuições são realizadas para dar suporte às Unidades Administrativas da 9ª CRE, visando o êxito da atividade fim, que é a Educação. Apesar de ser um grande desafio, administrar um orçamento que envolve tantas despesas torna-se gratificante quando ao fim, com o esforço de toda Equipe, consegue-se promover resultados positivos.

 

 

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO

Rita Simone - Gerente de Educação

 

As atividades desenvolvidas pela Gerência de Educação possuem foco pedagógico, ou seja, priorizam o desenvolvimento, o aprimoramento e a qualificação de subsídios no processo ensino-aprendizagem, que atendam às Unidades Escolares de forma eficaz na busca frequente por uma Educação de qualidade.

 

Para o Sistema de Ensino Público Municipal, a Gerência de Educação se apresenta como mediadora dos ideais eficientes de uma educação sistematizada, entre as orientações emanadas do Nível Central e as Unidades Escolares, em busca de efetivos resultados.

 

Enquanto Gerente de Educação da E/SUBE/9ª CRE, é certo afirmar que as possibilidades de aprendizagem e crescimento profissional são claras, tendo em vista a perspectiva interativa das ações desenvolvidas, traço inerente ao próprio trabalho desta Gerência.

 

GERÊNCIA DE INFRAESTRUTURA 

Julimar Maia - Gerente de Infraestrutura

 

A Gerência de Infraestrutura busca acompanhar e orientar os trabalhos desenvolvidos nas Unidades Escolares, visando transparência do trabalho em equipe e sucesso com qualidade dos alunos. Buscamos, também, para complementar as ações pertinentes à 9ª Coordenadoria Regional de Educação:

 

  • Acompanhar o processo de desenvolvimento, subsidiando as Unidades Escolares em busca da qualidade dos serviços prestados;
  • Acompanhar a execução das obras nas Unidades Escolares;
  • Manter o controle do sistema de merenda escolar, acompanhando todas as etapas, soluções de problemas relacionados e orientação quanto ao bom funcionamento, recebimento das notas fiscais, processos de pagamento, pré-liquidação e liquidação;
  • Acompanhar o fornecimento de GLP;
  • Planejar aquisições, armazenar e distribuir material necessário ao bom andamento das Unidades Escolares;
  • Encaminhar as necessidades das Unidades Escolares e Creches aos órgãos competentes;
  • Gerenciar as viaturas e Concessionárias.

Em nossa gerência, sinto que trabalho em um ambiente onde a cortesia, a consideração, alegria e o respeito mútuo são características presentes. Procuramos manter profissionalismo, responsabilidade e comprometimento. Um verdadeiro trabalho em equipe, onde cada servidor tem seu papel fundamental para o pleno desenvolvimento de nossas atividades.

 

GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS

Sheila Bittencourt - Gerente de Recursos Humanos

 

Cabe à Gerência de Recursos Humanos otimizar a relação profissionais/necessidades da Coordenadoria, a fim de atender, da melhor forma possível, as demandas das Unidades Escolares, aliando as ações aos valores de respeito e transparência. Desta forma, atua com a movimentação de servidores (provimentos/cessões/designações), bem como com o acompanhamento das prestadoras de serviço terceirizadas ou mistas (COMLURB/MASAN/VPAR/SODEXO). Cabe a essa Gerência, também, atualizações da vida funcional do servidor, através da correção e alimentação dos Sistemas de Setor ERGON, Magister, Fênix, Sisverba e Sicop. 

 

O cargo de Gerente suscita não só a responsabilidade, a ética e comprometimento com a tarefa, mas vai além, pois desperta o sentimento de coautoria do processo educacional na sociedade na qual está inserido.

 

 

PROTOCOLO

Elizabeth Proença – Assistente do Protocolo

 

O Protocolo da E/SUBE/9ªCRE dá suporte às Escolas, aos Setores da CRE, executando as seguintes atividades:

  • Recebimento e entrega de expediente (documentos, processos e Diário Oficial) por meio de malotes e/ou escaninho; 
  • Abertura de processos em geral, autuação, cadastro e tramitação de através do Sistema SICOP;
  • Cadastro e tramitação de memorandos e ofícios das escolas;
  • Orientação às escolas e setores da Coordenadoria quanto à elaboração dos atos administrativos conforme o Manual de Redação Oficial da PCRJ;
  • Orientação às escolas e Coordenadoria quanto à guarda ou eliminação de documentos, conforme Circular E/DGAD-1 Nº1/2006; 
  • Gerenciamento do Centro Arquivístico da E/SUBE/9ª CRE, na guarda de documentos, preservação, eliminação ou transferência do acervo para o Arquivo Central da SME.

As atividades desenvolvidas pelo Protocolo são de extrema importância para as escolas e para a CRE, pois contribuem para a obtenção das metas propostas pela SME. Também é bastante significativo o atendimento aos servidores e público em geral na abertura de processos de pessoal e outros.

 

É muito gratificante ter a oportunidade de estar na função de Assistente Responsável pelo Protocolo da E/SUBE/9ªCRE. Esforço-me e me alegro em contribuir, junto com a equipe do Protocolo, com trabalho final que a 9ª CRE e escolas desenvolvem, com seriedade, respeito pelo aluno, responsável ou servidor. Vejo como um desafio, não perdendo de vista a grande responsabilidade que é liderar um grupo de pessoas com suas especificidades e potencialidades.

 

ASSESSORIA DE INFORMÁTICA TÉCNICA

Adriana Mattos – Assistente de Informática 

 

Enquanto Assistente de Informática da 9ª CRE, sou responsável pela AIT - Assessoria de Informática e Tecnologia, tendo como principais atribuições: assessorar a Coordenadoria quanto à implementação e tomada de decisões na área de informática; planejar, executar e controlar as atividades de informática no âmbito da E/SUBE/9ª CRE; difundir a tecnologia da informação e criar estratégias para viabilizar os projetos da SME; gerenciar o suporte técnico quanto à utilização das ferramentas da informática; planejar a aquisição de equipamentos e suprimentos de informática e gerenciar a manutenção técnica dos equipamentos de informática.

 

Desempenhar esta função tem sido uma responsabilidade enriquecedora, um aprendizado contínuo que me traz grande satisfação quando a equipe da AIT consegue, através de ferramentas disponibilizadas ou processos implantados, dar o suporte necessário para contribuir nos resultados positivos que a Coordenadoria e suas Unidades Escolares buscam para o ensino público.

 

OUVIDORIA

Marli Boaventura – Ouvidora

 


A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e a instituição. O principal objetivo da Ouvidoria é buscar a aproximação da instituição com o cidadão, de modo que ambos percebam a importância de uma reivindicação e do acesso direto às informações. O estreitamento dessa relação fortalece o exercício da cidadania e promove a melhoria contínua dos serviços prestados pela instituição. 

 

A Ouvidoria da E/SUBE/9ª CRE desempenha suas atividades focadas nas ações propostas pela SME. Em relação à qualidade de serviços prestados, buscando:

 

  • Desenvolver um trabalho de correção de erros, omissões e abusos;
  • Apurar as questões levantadas e propor as soluções cabíveis;
  • Sugerir e recomendar soluções atuando na prevenção e solução de conflitos; 
  • Representar o cidadão  junto à Secretaria Municipal de Educação, especificamente, às escolas da nossa área de abrangência;
  • Simplificar procedimentos, facilitando o acesso do cidadão à Ouvidoria e agilizando as solicitações; 
  • Encaminhar as questões à área competente para solucioná-la;
  • Atender com cortesia e respeito, sem preconceito ou pré-julgamento, de forma a garantir os direitos do cidadão. 

Considero o trabalho da Ouvidoria bastante significativo e me sinto muito feliz em colaborar com o trabalho, visando à qualidade dos serviços prestados.

 

 

Equipe de gerentes e assessoras da 9ª CRE

 

A 9ª Coordenadoria Regional de Educação Parabeniza a todas as mulheres pelo seu dia!

 

 

 

Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE:

E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net

Twitter: @marciacrisalves







 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 06/03/2013

Orgulho de Ser Mulher Carioca!

Tags: 8ªcre.

 

 

Na Semana do Dia Internacional da Mulher, o Rioeduca destaca a história de uma mulher batalhadora, que é exemplo de cooperação, dedicação e trabalho.

Funcionária da Comlurb e mãe de um lindo casal, Sônia Arlete é uma típica brasileira: vai atrás de seus sonhos, sem pensar em desistir!

 

 

 

Sônia Arlete, Gari no CIEP Poeta Cruz e Sousa.

 

 

É visível que as mulheres têm conquistado cada vez mais seu espaço no mercado de trabalho. Isso ocorre tanto no Brasil, como em todo o mundo!

 

Os valores femininos colocam as mulheres em lugares de destaque quando o assunto é cooperação, dedicação e trabalho em equipe.

 

A combinação de fatores econômicos, culturais e sociais causam não só a crescente inserção da mulher no campo do trabalho, mas também as têm levado a exercerem o papel de provedoras de suas famílias.

 

 

 

Sônia acompanhando os estudos da filha Letícia.

 

 

O Rioeduca tem o prazer de contar hoje a história de vida da funcionária da Comlurb Sônia Arlete, uma mulher que encontra na dedicação aos seus filhos sua maior realização!

 

Sônia Arlete é gari no CIEP Poeta Cruz e Sousa. Ela está há 10 anos nesta função.

 

Como grande parte das mulheres atualmente, Sônia Arlete é a provedora de sua família. Ela mora com os dois filhos e sua mãe.

 

Dividida entre as tarefas domésticas e o seu trabalho, Sônia é uma mãe dedicada, que sonha para os filhos um futuro de muito sucesso, alcançado através do esforço diário.

 

Seus filhos, Letícia e Victor, aprendem que a disciplina, a honestidade e a coragem são valores que devem ser cultivados para uma formação íntegra.

 

 

Letícia Martins e Victor Martins, filhos de Sônia Arlete.

 

 

 

"Eu acordo às 6 horas da manhã, preparo o café das crianças e as levo para a escola.

Letícia estuda na E.M. Roberto Simonsen, ela tem 10 anos e está no 6º ano. É uma menina estudiosa, carinhosa e minha princesa!

O Victor é aluno da E.M. Clementino Fraga, tem 9 anos e está no 5º ano. Ele é um menino esperto, alegre e muito especial!

Os dois dedicam-se muito aos estudos e eu acompanho de perto o desenvolvimento deles. Vou às reuniões, pergunto como estão na escola, procuro estar o mais presente possível. Como sou gari em uma escola pertinho da deles, isso facilita pra mim...

Meu maior sonho é que eles tenham no futuro uma vida melhor, com mais qualidade! Desejo tudo de melhor para eles, por isso faço a minha parte: trabalho muito, organizo meu tempo e dou o meu apoio e amor incondicional!"

                                                                            Sônia Arlete - Gari

 

 

 

 

Sorrisos de uma família feliz!

 

 

O Dia 8 de março não é marcado apenas como um dia para discutir  assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, mas é também um importante momento para homenagear mulheres tão especiais, como Sônia Arlete, que é mãe, profissional e mulher... Mulher Carioca!

 

 

"Ela é carioca, ela é carioca
Basta o jeitinho dela andar
Nem ninguém tem carinho assim para dar
Eu vejo na cor dos seus olhos
As noites do Rio ao luar
Vejo a mesma luz, vejo o mesmo céu
Vejo o mesmo mar

Ela é carioca..."

                                                                                          Vinícius de Moraes

 

 

O Rioeduca presta homenagem a todas as Mulheres Cariocas!

Que seu valor seja reconhecido todos os dias do ano!

 

 

 

Neilda Silva

Professora e Representante do Rioeduca na 8ª CRE

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share