A A A C
email
Retornando 51 resultados para o mês de 'Março de 2013'

Quarta-feira, 06/03/2013

Indispensáveis

Tags: 3ªcre, eventos.

 

 

Mãe, irmã, esposa, filha - são muitos os papéis da mulher na sociedade. Em todos, a dedicação e o carinho são marcantes. Na educação, também. Hoje, vamos conhecer algumas mulheres que fazem a diferença aqui, na 3ª CRE.

 

 

 

Indispensáveis. Somos sempre indispensáveis em qualquer atividade em que estamos presentes. Nossa capacidade de envolver, apoiar e fazer desenvolver tudo que nossas mãos tocarem são bem-vindas sempre e, também, indispensáveis. Somos mulheres!

 

 

 

 

 

 

Indispensável a dedicação como a da professora Claudecira Rodrigues que, do alto dos seus 66 anos, continua alfabetizando. Com sua matrícula na Escola Municipal Brício Filho desde 1976, ela é conhecida em toda a comunidade escolar. Sua garra e determinação na execução de seus projetos e os da escola provocam a admiração e o orgulho da professora Mônica Fonseca, professora da Sala de Leitura da escola.

Os frutos são os objetivos atingidos por seus alunos. Este ano, ela já colocou a mão na massa iniciando a alfabetização de alunos a partir de seus nomes nos cadernos pedagógicos, conforme proposta da SME.

 

 

 

 

 

 

O compromisso das mulheres com aquilo que fazem também é indispensável, como a secretária escolar Aparecida Merlino, que encontrou na proposta dos três "Es” (eficiência, eficácia e efetividade) da E.M. José Lins do Rego, seu espaço de trabalho. Ela começou na escola como agente educadora, um presente, segundo a diretora Márcia Caetano.

Com esforço, garra e dedicação, ela se tornou exemplo ao ser aprovada no concurso para secretária escolar e foi motivo de alegria ao manter seu compromisso com a escola e permanecer na unidade escolar exercendo a nova função e abraçando a antiga também.

Segundo a diretora: “Essa mulher representa para toda a nossa equipe um exemplo de determinação, uma mulher que veio para somar forças, subtrair dificuldades, multiplicar energias positivas e dividir alegrias.” Especial para a toda a equipe!

 

 

 

 

 

 

Indispensável também é o bom humor e a liderança das mulheres como a da diretora adjunta Geisa Ferreira da E.M. Ministro Carlos Alberto Direito. Liderança presente e firme, espírito guerreiro e amiga de todas as horas. Ela é amiga, mãe, mulher bem-humorada, sábia, corajosa e colaboradora e contagia a equipe com seu jeito de ser.

 

 

 

 

 

 

Indispensável é o carinho, marca essencial das mulheres nas tarefas que assumem. Carinho que é marca registrada da servente readaptada Odete Marques. Ela desempenha de forma eficiente e dedicada suas funções na Escola Municipal Jean Mermoz. Seu afeto no trato com as crianças é reconhecido e valorizado entre os responsáveis e funcionários. Grande também é o carinho da equipe por ela.

 

 

 

 

 

 

Indispensável também é aquela mãe que, além de auxiliar seu filho no desempenho escolar, ainda participa do dia a dia da escola participando do Conselho Escola Comunidade. Esta é a Marise Borges, mãe representante que atua junto ao Conselho do GEC República do Peru.

Mulher forte, companheira, batalhadora que doa seu tempo por acreditar na qualidade da escola pública. Sempre atuante, acompanha toda rotina da escola, ajudando, sugerindo e trazendo os anseios da comunidade escolar. E faz aniversário no dia 8 de março! Então, merece parabéns duplo!

 

 

 

 

 

 

Carinhosas, compromissadas, bem-humoradas, eficientes, dedicadas e que acreditam na qualidade da escola pública, assim são as mulheres que fazem a educação carioca na 3ª CRE. Aqui, somente uma pequena mostra das guerreiras que enchem nossas escolas de alegria e competência. A elas nossa homenagem nesta semana da mulher! Parabéns a todas as mulheres indispensáveis na educação carioca!


 Agradecemos as informações enviadas para esta matéria. Aproveite o espaço dos comentários e faça, você também, sua homenagem a uma mulher educadora. 
 

 

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 06/03/2013

Abertas as Inscrições para Estagiários e Voluntários

Tags: cidadeeducadora.

O projeto Rio, Cidade Educadora, que tem como objetivo envolver toda a sociedade na construção de uma educação pública de qualidade na cidade, é o responsável pelo recrutamento de Estagiários e de Voluntários, que atuam nas nossas Unidades Escolares

 As inscrições para o ano de 2013 já se encontram abertas!

 

Venha você também somar-se às milhares de pessoas que já contribuíram, com seu trabalho, para a melhoria não só da Escola Pública, mas para o futuro de mais de 700 mil crianças e jovens matriculados nesta rede: a maior rede de Educação Pública Municipal da América Latina. Deixe esse registro em seu currículo.

 

"É Preciso toda uma Aldeia para Educar uma Criança"

(provérbio africano)

 

Junte-se a nós. Alie-se à educação!

 

 

Para se Inscrever:

 

  

 

 

Sobre dúvidas em relação ao programa de estagiários e de voluntários:

Ligar para 2976-2338

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 05/03/2013

Entenda o Pacto pela Alfabetização

Tags: pactopelaalfabetização, alfabetização.


O que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa?

 


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:


I – alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;

 

II – realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;


III – no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

 

O que significa estar alfabetizado?


Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.
 

Existe uma idade apropriada para a alfabetização das crianças?


Sim, a criança deverá estar alfabetizada ao final do ciclo de alfabetização do ensino fundamental que, nos termos da Lei 11.274/2006 (que ampliou ensino fundamental obrigatório para 9 anos, com inicio aos 6 anos de idade), se dá aos oito anos de idade. As crianças têm direito de se apropriarem do sistema alfabético de escrita e, de forma autônoma, de participarem de situações de leitura e escrita. Aquelas que não sabem ler e escrever textos com autonomia tem dificuldades para dar continuidade ao processo de escolarização e de participar de várias situações extraescolares.

 

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE A ÍNTEGRA DO TEXTO:

"ENTENDENDO O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA"


 

 

 

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 05/03/2013

O Dia da Mulher Está Chegando...

Tags: 7ªcre, projetos, diadamuher.

 

 

No dia 8 de março, será comemorado o Dia Internacional da Mulher. A importância desta data pode ser trabalhada desde a Educação Infantil. Pensando desta forma, as professoras Vera Lúcia dos Santos e Stefânia Franco Fontana da E.M. Octavio Frias de Oliveira iniciaram atividades voltadas  para esse tema, que fazem parte do projeto Identidade.

 


O Projeto Político Pedagógico da E.M. Octavio Frias de Oliveira tem como um dos principais objetivos a construção do conhecimento através de projetos significativos que permitam à criança interagir com seu grupo social de forma lúdica, criativa, autônoma e harmoniosa. Em 2013, o tema gerador é Educação de Verdade: Educação de Qualidade.


Na educação infantil, a questão da Identidade é fundamental para despertar na criança o interesse pela sua história, da sua família, seu relacionamento com a comunidade e com o mundo em que vivem. A partir da história Maria Vai Com as Outras, os nomes das crianças foram apresentados, assim como o nome Maria, que é a personagem principal da história.

 

 

A partir de uma roda de conversa e do nome Maria, as crianças relataram nomes femininos e também puderam falar das tarefas, profissões e importância das mulheres, lembrando, é claro, de suas mães. 


 

 

As crianças também ouviram a música Garota de Ipanema (de autoria de Vinícius de Moraes e Tom Jobim) que, além de exaltar a beleza feminina, também fala de uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro. Desta forma, as professoras conseguiram reunir uma atividade para lembrar do aniversário da cidade, mostrando os pontos turísticos, assim como, ressaltando a importância da presença feminina em nossas vidas.


Durante o ano, as professoras da Educação Infantil trabalharam outras músicas de Vinícius de Moraes juntamente com a Sala de Leitura em um projeto dedicado ao compositor, por ocasião de seu centenário.


No dia 8 de março, as crianças da Educação Infantil produzirão tulipas de dobradura para homenagear suas mães e também as mulheres da escola.

 

 

 

Conheça a origem do Dia da Mulher:

 

 

 

A filosofia educacional da E.M. Octavio Frias de Oliveira é desenvolver a personalidade do educando em seu destino singular como um ser produtivo para a comunidade a que pertence. Trabalhando datas comemorativas, inseridas dentro de um projeto pedagógico, as crianças podem conhecer e entender melhor a vida em sociedade e suas próprias histórias de vida.

 

CURIOSIDADE

 

 

Você conhece as unidades escolaresda da 7ª CRE com nomes femininos?

Veja aqui: 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 

x

p> x

x


   
           



Yammer Share