A A A C
email
Retornando 51 resultados para o mês de 'Março de 2013'

Sexta-feira, 01/03/2013

É Preciso Formar Para Transformar!

Tags: 5ªcre, educopedia, rioeduca.

 

 

 

“Mundo Globalizado, Hiperconectado em Constante Transformação, Submersos em Desafios”, esse foi o tema que a equipe de capacitação da E/SubTE Itinerante apresentou no 1º encontro com diretores de escolas das dez Coordenadorias Regionais de Educação da cidade do Rio de Janeiro.

 

 

De 22 a 30 de janeiro, aconteceu o 1º Encontro da SubTE nas dez Coordenadorias Regionais de Educação, no qual o subsecretário de Novas Tecnologias Rafael Parente, à frente da sua equipe, dinamizou diversos momentos com os diretores das unidades escolares de ensino fundamental. Na 5ª CRE, o encontro aconteceu no dia 23 de janeiro e eu, Regina Bizarro, estive presente como representante do Rioeduca.

A coordenadora da 5ª CRE, professora Valéria Médice, destacou o trabalho da SubTE Itinerante e agradeceu a presença maciça dos diretores de escola do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.


Rafael Parente destacou as principais ações que a Subsecretaria Municipal de Novas Tecnologias está promovendo:

"São inúmeros os desafios que nossa equipe superou ao longo de sua existência, como: Infraestrutura (Conectividade - link Embratel em 181 escolas; Kit Educopédia - instalado em 5.300 salas do 1º segmento e 415 escolas do 2º segmento); Formação; Comunicação e Escola 3.0".

 

Diretores de escolas (auditório), Rafael Parente, subsecretário Municipal de Novas Tecnologias e professora Valéria Médice, coordenadora da 5ª CRE.


  

Em 2012, a SubTE criou e gerenciou: a semana de capacitação da Educopédia, em que participaram mais de 2000 professores; a semana de formação para estagiários, abraçando cerca de 2.000 estagiários; a Oficina Pé de Vento, compartilhada para, aproximadamente, 1000 professores do 1º ano; a Oficina de Bluelab, no qual compareceram 75 escolas, além da Oficina para Coordenadores Pedagógicos, capacitando 1000 professores nessa função.

 

 

 Bê Alqueres, coordenadora Geral e gerente de Projetos Estratégicos da SME, Rafael Parente, subsecretário Municipal de Novas Tecnologias, Francisco Velasques, Formação e Comunicação e Redes Sociais. Na foto central, abaixo, profª Valéria Médice, coordenadora da 5ª CRE ao lado da equipe da SubTE. Nas fotos laterais, diretores de escolas.

                                            

 

 É preciso formar para transformar!

 


Para 2013, a SubTE estará capacitando professores para o uso da Internet, disponibilizando ferramentas para que as aulas fiquem mais atrativas, através dos cursos Transformação 2.0, Transformação 3.0 e no uso de outros meios para formação do professor, usando o Facebook, Twitter e Webinario.

 

No mês de fevereiro, a subsecretaria iniciou a semana de capacitação para professores: a Formação para Transformação. Essas capacitações aconteceram em locais diferenciados para professores de todos os segmentos e anos, professores de Salas de Leitura Pólo, professores de Educação Infantil e coordenadores pedagógicos.

 

Educoteca, Asas de Papel e Grandes Obras, Caixa Mágica e Ciranda Infantil, Pé de Vento 1 e Pé de Vento 2, além do uso da Educopédia na sala de aula farão parte, ao longo do ano, de outras capacitações direcionadas aos professores.

 

Os cursos Transformação 2.0 e 3.0 já estão disponiveis na Educopédia.

 

Diretores de escolas da 5ª Coordenadoria Regional de Educação em um momento de troca de opiniões.

 

 

Rafael Parente ao lado da professora Rosa Maria, diretora da E.M. Pará. Abaixo, diretores de escola.


  

 EDUCOPÉDIA

 

"A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora".

Blog Educopédia 2010.

 

São recursos encontrados na Educopédia:

 

Aulas digitais, cursos especiais, ferramentas (caderno digital, bate-papo), cursos para professores e gestores, Pé de Vento 1 e 2 e Educoteca.

 

Em 2013:

 

Educomundo, Máquina de Testes, Itinerário Formativo e Aulas offline.

 

 

EMBAIXADORES E ARTICULADORES DA SUBTE 

 

Os Embaixadores da SubTE serão professores e alunos indicados pela direção que atuarão dinamizando os programas e ações da Subsecretaria de Novas Tecnologias e incentivando o corpo docente a ser inovador. Eles atuarão nas 75 escolas que receberam carrinhos com netbooks para uso pelos alunos nas Escolas do Amanhã (escolas com baixo IDEB) e nas Salas de Leitura Pólo.

 

Os articuladores da SubTE são 11 Educopedistas que atuam em cada CRE, divulgando e dando suporte aos programas desta subsecretaria. O trabalho é baseado em visitas às escolas de baixo IDEB, na promoção de capacitações de acordo com a demanda da CRE e sob a coordenação do trabalho dos Embaixadores da SubTe. A professora Elaine Oliveira é a Articuladora na 5ª CRE.

 



RIOEDUCA

 

O Rioeduca.net é o canal oficial de comunicação entre todos os funcionários e alunos da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

 

No Portal Rioeduca, apresentamos os blogs: A Revolução Acontece, Educopédia, Entrevistas, Extensividade, Família, Infância, Professores e Rio de Leitores, que oferecem aos leitores matérias que visam mostrar tudo o que acontece dentro de cada uma de nossas Unidades Escolares. Nossos blogs são verdadeiros espaços de troca e de aprendizagem.

 

 

Além disso, oferece e-mail institucional para educadores, funcionários e alunos, facilitando a comunicação entre todos da rede municipal; comunicação horizontal e vertical constante; e-mail de acesso para a Plataforma Educopédia; e-mail para inscrições em Cursos Oferecidos pela SME; Dupla Regência, etc.

 

O Portal Rioeduca também disponibiliza Recursos Pedagógicos da Rede Municipal, como os Cadernos Pedagógicos – vídeos, Cadernos de FÉRIAS – vídeos, Nenhuma Criança a Menos - Coleção completa,  e outros, inclusive links para as redes sociais Facebook, Twitter e Orkut. 

 

A professora Liliane Ravani faz parte da equipe da SubTE e representou a gerente do Portal Rioeduca, professora Lilian Ferreira (ausente por problemas de saúde, mas conectada diariamente), no 1º Encontro com diretores de escolas da 5ª CRE, falando com muita propriedade sobre a funcionalidade do Portal Rioeduca.

 

A coordenadora Liliane Ravani, a professora Suzan Rocha e Francisco Velasquez com alguns integrantes da equipe SubTE no dia 23 de janeiro, durante o 1º Encontro com diretores da 5ªCRE.

 

Ache no Portal Rioeduca todas as matérias relecionadas às escolas e aos professores da 5ª Coordenadoria Regional de Educação clicando aqui.

 

GENTE - Ginásio Experimental de Novas Tecnologias

 

Durante o 1º Encontro da SubTE na 5ªCRE, Rafael Parente comentou como será este novo modelo de escola:

“Nos espaços de aprendizagem, cada aluno fará parte de uma família de seis (6) alunos (um será o lider). Três (3) famílias comporão um (1) time, que terá um professor-mentor. Normalmente, os alunos trabalharão individualmente, buscando desenvolver as habilidades do seu itinerário formativo. Mas, em momentos específicos da semana (na sexta-feira, principalmente), trabalharão coletivamente na produção de conteúdos, problemas, vídeos, jogos digitais, etc e também nos projetos transdisciplinares. Sempre que o aluno tiver uma dúvida, ele buscará ajuda primeiro em sua família, depois com o professor-mentor e com o tutor virtual”.

 

No GENTE a educação é contextualizada, considerando o aluno como sujeito, protagonista de sua formação como ser humano e cidadão.

 

Inicialmente, 180 crianças e jovens da Rocinha usufruirão deste espaço privilegiado de aprendizagem, que recebeu o nome Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais, inserido na Escola Municipal André Urani. O espaço foi totalmente reformulado para essa nova proposta, perdendo paredes, lousas, mesas individuais e professores tradicionais, ganhando grandes salões, tablets, “famílias”, times e mentores. Será um modelo de escola e educação voltada para o Séc. XXI, século em que as informações "voam".

 

 

Até o ano de 2014 a SME pretende ampliar o número de escolas no modelo do GENTE.


Essa equipe é mesmo nota DEZ!

 

 

Equipe da Subsecretaria Municipal de Novas Tecnologias, E/SubTE, gerenciada por Rafael Parente.                          
 

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos que impactaram a aprendizagem de seus alunos.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Se você está com dificuldade de acessar seu e-mail do rioeduca.net, veja aqui o passo a passo de como abrir sua solicitação na Central de Gerenciamento.

 

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora  Regina Bizarro

Twitter: @rebiza / Facebook: rebiza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
 

                                

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 01/03/2013

O Encanto Desta Cidade é Meu - Categoria Servidor

Tags: 4ªcre.


Daysi Gomes dos Santos Pereira 

Merendeira da EM João de Deus

 

Palco de Encantos

 

Rio de Janeiro, minha cidade maravilhosa, palco da minha vida, passarela de encantos. Amo você!


 Como não te amar?


 Você é a terra do carnaval e futebol. Terra do mar e azul do sol que todos os dias aquece os povos de todas as cores!


 Rio, você é verdadeiramente a mãe gentil, nos presenteando a cada dia com uma surpresa!


Declaro meu grande amor à Quinta da Boa Vista, ao Jardim Botânico com todo aquele verde exuberante! Lá existe um lindo orquidário! É o lugar da minha paixão de menina!


E o nosso Cristo Redentor? Com seus braços abertos proporciona segurança e certeza de que está sempre atento para proteger todos os seus súditos.


 E o Pão de Açúcar? Simplesmente deslumbrante com seus bondinhos pra lá e pra cá!


As cores do uniforme dos nossos alunos, têm a cor do céu azul e a cor da paz. Azul e branco é também a cor da escola em que trabalho. Linda!


Como é bom ver crianças cariocas sorrindo, complementando as maravilhas do meu querido Rio de Janeiro! As crianças de hoje são o futuro do meu Rio amanhã.


Rio, nunca perco meu amor por ti. Dia primeiro de março é teu aniversário. Você continua cada vez mais novinho. Agora os preparativos para a Copa do Mundo vão te deixar mais bonito. Vai aumentar teus mil encantos.


Eu falo tudo isso porque... Rio eu amo você!

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 01/03/2013

O Encanto Desta Cidade é Meu - Resultado

 

O período de inscrição foi de apenas 10 dias, mesmo assim, mais de 200 pessoas enviaram seus textos para o Concurso Cultural "O encanto desta cidade é meu".

A escolha foi difícil, pois a qualidade dos textos, em todas as categorias, é inquestionável.

E hoje o é grande dia em que comemoramos os 448 anos da cidade maravilhosa.

Nada melhor que deixarmos para os leitores do Portal Rioeduca os dez textos  vencedores que declaram seu amor pela cidade do Rio de Janeiro.

 

Parabéns, Rio de Janeiro!

Parabéns, guerreiros da Educação Carioca!

Parabéns a todos os participantes e aos vencedores!

 

Confira abaixo quais foram os textos vencedores* em cada uma das categorias:

 

Categoria Professor

Categoria Servidor

Categoria Família

Categoria Aluno (até 7 anos e 11 meses)

Categoria Aluno (de 8 anos a 9 anos e 11 meses)

Categoria Aluno (de 10 anos a 13 anos e 11 meses)

Categoria Aluno (de 14 a 17 anos)

Categoria Aluno EJA

Categoria Aluno com Necessidades Especiais

Categoria Professor Aposentado

 

*Comissão julgadora composta por professores de Língua Portuguesa da Mídia Educação e da Equipe de Redatores e de Revisores do Portal Rioeduca.

Além dos dez selecionados, outros excelentes textos serão publicados no Portal Rioeduca.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share